Palheta faz a diferença!

Autor Mensagem
Pentatônica Menor
Membro
# mai/13


Galera, galera, galera.

Eu tenho algumas palhetas aqui em casa, uma de 0.80 mm uma de 1.0 mm e uma de 3.0 mm, sempre usei a de 1.0, era a mais gostosa e tals, quando eu a perdia até usava a de 0.80 mais não gostava muito, era molinha de mais.

Eu nunca dei bola pra de 3.0 mm porque pra mim era palheta de metaleiro maluco, até que hoje quando eu perdi a de 1.0 e a de 0.80 e fui pegar a de 3.0 mm, toquei um pouquinho e achei bem estranho, ela é muito pequenininha e gordinha, 5 minutos depois, "boom" (le efeitos especiais) minha velocidade, precisão e definição das notas dobraram, se não triplicaram, não sei porque, a palheta parece que "encaixou" na mão melhor que as outras, sei lá.

Já aconteceu isso com vocês, de a palheta fazer uma grande diferença?
Qual palheta vocês gostam? A medida? Conte para nós.

Drinho
Veterano
# mai/13
· votar


Pentatônica Menor

claro

0,75 pra violão e big stubby 2 mm para guitarra são as minhas prediletas

Pentatônica Menor
Membro
# mai/13
· votar


Acabei de perder a palheta, ÔOÔOÔOÔOÔO vida.

V.J.EighTeeN
Veterano
# mai/13
· votar


Realmente... Só "consigo" tocar com a minha de 2.0mm.

ALF is back
Veterano
# mai/13
· votar


Pentatônica Menor
eu tbm gosto de palhetas duras pra guitarra...uso a jazz III...nem sei o calibre dela, mas deve beirar os 2.0...
pra violão ja gosto de uma palheta manteigona, bem mole, pra evidenciar bem o ataque...
repare q minha preferencia por palheta nao é apenas a comodidade, mas o som tbm...tem diferença no som...quando li o titulo do topico entrei aqui esperando uma discussão sobre o timbre delas...rs
o maior motivo de eu usar a jazz III é pq ela é pequena e tem a ponta bem "afiada"...gosto assim!
abç

makumbator
Moderador
# mai/13 · Editado por: makumbator
· votar


Pentatônica Menor

Para mim faz muita diferença, e não apenas sonora. É item decisivo na execução e tem influência no quanto determinadas técnicas e passagens ficam mais ou menos fáceis.

É um item muito importante, e bastante negligenciado.

Eu uso V-picks (a original, a diamond e outra que não lembro o nome)

Pentatônica Menor
Membro
# mai/13
· votar


ALF is back

Desculpe não ser a discussão que você esperava :(
Bom eu nunca senti diferença no timbre, meu equipo não é dos melhores ele deve "comer" essa diferença de palhetas.
Bom pelo menos eu acabei de achar a palheta que eu acabei de perder.

mrs.blues
Membro
# mai/13
· votar


Eu comecei a aprender violão usando os dedos quase que exclusivamente então nunca tive muita paixão pela palheta quando passei p'ra guitarra. Nessa dúvida se é tão importante, mandei um email p'ro Phillipe Lobo e ele me respondeu prontamente, se posso dizer: Mudou minha visão. Imaginava a palheta só como um objeto para treinar algumas vezes, ele me convenceu que não se limitava a isso, tem todo um feedback sonoro quanto a isso, usar a palheta como instrumento de exploração sonora, um aditivo.

Continuo usando muito os dedos, mas cedi para palheta.

GnR_Fan
Veterano
# mai/13
· votar


faz sim diferença, eu prefiro as menores de 3.0 e 2.0mm

uma vez fui testar uma maior e não gostei.

GnR_Fan
Veterano
# mai/13
· votar


Acabei de perder a palheta, ÔOÔOÔOÔOÔO vida.

ashusuashaushaushauhaushaushau

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar


ALF is back

Também só uso a Jazz III. Por falar nisso, o gnomo das palhetas sumidas já passou por aqui e levou uma vermelhinha que tava em cima da mesa, rsrsrsrs.

Pentatônica Menor
Membro
# mai/13
· votar


Descobri qual é a minha, é uma Dunlop Stubby 3.0 mm

Lelo Mig
Membro
# mai/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pentatônica Menor

Cara, tenho e sempre tive um problema sério com palhetas, que é o seguinte:

"Não consigo tocar com a mesma palheta, as vezes nem no mesmo dia"

Não sei explicar porque, mas a cada dia, as vezes a cada música, eu preciso trocar de palheta, "sentir" a que se encaixa melhor em meus dedos na hora.

Então, eu possuo basicamente 4 tipos:
Dunlop Stubby 3.0 mm, Dunlop Turtle 1.14mm, Fender Shell Mediun e Dunlop 500 1.5mm.

Preciso ter dezenas, jogadas num pote, e um potinho menor para quando saio. Aí vou pegando e jogando de volta no pote, até achar a "do dia"... as vezes toco um ensaio inteiro só com uma, as vezes mudo a cada música.

Confesso que não têm lógica e prá ser sincero eu acho que isso virou uma mania ou um "tique".... mas tenho essa mania há décadas, acho difícil conseguir perder.


Obs: Curiosidade:

Mais alguém têm essa mania? Só eu? Será que é T.O.C?

vinibassplayer
Veterano
# mai/13
· votar


como toco com a mão meio inclinada, gosto de palheta com a ponta estreita pra ñ ficar raspando torto na corda.

ALF is back
Veterano
# mai/13
· votar


Pentatônica Menor
UAHSuHAShUAS
repare bem no ataques das notas usando diferentes palhetas...toque uns acordes com a guita clean bem devagar, usando palhetas moles e duras...verá q tem diferença sim e com ctza vc vai ser capaz de ouvir...apenas nunca reparou!

renatocaster
eu gosto da vermelhinha pq ela some menos facil q a preta! as pretas minhas somem e pouco tempo! kkkkkkkk
jazz III vermelha é melhor q a jazz III preta...tem um som mais "red"
kkkkkkkkkk

SkyHawk
Membro
# mai/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Comprei algumas, ganhei outras, perdi várias, as vezes aparecem umas do nada que estavam sumidas a séculos.... Sinais cabalisticos ????? Kkkkkkkkkk

Bom, mudam o timbre sim, principalmente ataque a amplitude da onda sonora. Eu uso 0.75, 1.5 e 2.0 mm. O material também tem efeito só que mais sutil as asperas são mais graves e as lisas reforçam os agudos.

Quando estou aprendendo um riff começo com a mais mole que é mais fácil, depois troco pela mais grossa que dá mais peso e definição.

FBlues_rock
Veterano
# mai/13
· votar


Uso mais as Dunlop Stubby 1.0mm (mais rígida que a Jazz III), mas uso também a Stubby 2.0mm, Big Stubby 2.0mm e Jazz III.
Gosto da Jazz III para executar acordes, mas prefiro as Stubby 1.0 e 2.0mm para melodia e solos.

Comprei esses dias a TeckPick (metálica) para testar, Pat.Pending e talz... pior palheta que usei nos últimos anos!

renatocaster
O Gnomo maldito fez a festa aqui hoje, passei o dia todo sem achar nenhuma das palhetas! Só achei agora

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mai/13
· votar


Eu uso a Dunlop Stubby (pequenina) de 3 mm. Acho muito boa. Encaixa bem na minha mão e fica legal tanto pra solos como bases ou dedilhados na guitarra. Tentei usar umas Lost Dog, estilo Jazz III, mas não me acostumei. Não gostei tanto do ataque e do "feeling" da palheta.

Pra tocar violão eu curto umas de 0.7mm quando toco só base, e quando tem algum solo de violão ou quando quero fazer firulas, uso a mesma palheta da guitarra, que serve muito bem também, tanto pra bases como solos.

Forneria
Veterano
# mai/13
· votar


Eu utilizo a Dunlop 0.71mm cor rosa, hehehe.

Não gosto de palheta rígida, pois nesse caso tenho de tocar muito leve.

J.Airton.Jr
Veterano
# mai/13
· votar


Lost Dog de 1,50 lilas. Toco bem melhor com ela.

ogner
Veterano
# mai/13 · Editado por: ogner
· votar


Se eu disser que palheta altera o timbre tb vcs vao dizer q estou de mimimimi e é mais uma lenda de guitarrista né?

Hehehehe!!

Mas é!

EDIT
Uso Dunlop USA .96
Mas não gosto dela nova com a ponta toda, quando ela começa a desgastar um pouquinho sinto mais confortável!! hehehehe!!
Gosto, as vezes, de usar de acrilico tb, tenho umas Vpicks aqui!

Deiab
Veterano
# mai/13
· votar


Uso a que eu acho, porque perco todas. No momento uma dunlop tortex 1.0 mm. Faz tempo que uso essas, mas os gnomos parecem ser viciados nessas palhetas em especial.

MetalJames
Membro
# mai/13
· votar


aproveitndo o topico...eu gosto d delay.. mas nao sei se minha guitarra eh ruin ou a palheta.. pq qnd uso delay.. o delay sempre repete o "platct" q a palheta da nas cordas.. eu queria q isso nao fosse captado pra meu delay so soar a nota tocar nao o "plaft" kk

Arimoxinga
Veterano
# mai/13 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Faz um tempão que estou usando uma V-pick modelo screamer! cara é a melhor palheta que já toquei, por ser bem espessa se faz movimentos bem curtos para se atacar a corda, isso me ajuda muito! fora que ela puxa um agudinho a mais por quer as pontas bem agudas.

Só estou triste por que ela dura três vezes (por ter 3 lados iguais) e só me resta um lado e o pior não tenho cartão internacional para pegar outra hahaha.

TRÁGICO
-----

Eu sou o único que troco de palheta para tocar outro estilo? hehehe não todos mas, se vou tocar qual quer coisa bem funkeado gosto das vagabas de 0.80mm

Richardson_Aru
Veterano
# mai/13
· votar


Boa noite pessoa

Não sou muito ativo por aqui mais resolvi comentar \õ

Eu uso NIG 1.5 mm, não consigo usar mais finas o.O.

Deiab
Veterano
# mai/13 · Editado por: Deiab
· votar


[i]Richardson_Aru
Não sou muito ativo por aqui

ehehehehehe!!!Deuzulivre!!!

jigo__
Veterano
# mai/13
· votar


eu uso palhetas de nylon (duras) de 1.5mm e algumas dunlop's que ainda tenho perdidas em casa, tdas variando entre 1.5mm e 2.0mm...

pra mim a palheta é TD se tirar as minhas não toco nem um terço do que toco normalmente!!!

abçs

Bruninho92
Veterano
# mai/13
· votar


Eu tenho várias... Algumas Ernie Ball de 0.73 acho, uma fender medium e tinha uma dunlop turtle 2.0 que o gnomo levou e ainda não devolveu...
Eu acho que muda demais o timbre... as mais macias eu sinto um timbre mais leve, um ataque mais sutil, mas com as mais grossas eu sinto que se tem mais ataque, gosto mais para solos.

Pentatônica Menor
Membro
# mai/13
· votar


ALF is back
Vou testar com mais atenção aqui em casa, pode ser que não tenha percebido mesmo.

Lelo Mig

Hehehe, nunca vi essa, se eu tivesse um potinho de palhetas ia acabar perdendo uma e ja ia pegar lá, ai nunca me preocuparia em procurar palhetas, aí ia comprar palhetas desesperadamente e ia ficar pobre e morar na rua comendo as palhetas que comprei.

juninholiveira
Veterano
# mai/13 · Editado por: juninholiveira
· votar


Quanto mais arredondado for a ponta da palheta, mais macio o som fica, quando mais reta, mais ataque tem. Consequentemente, palhetas grossas tem o som mais aveludado e finas mais ataque, mas isso muda com o tempo se as grossa forem gastanto e afinando a ponta.

Um problema que eu tinha no começo, era de ficar tentando fazer Tapping com a lateral da palheta, e isso comia a lateral tudo, ficava parecendo uma faca dentada, mas to acalmando ultimamente então isso se resolveu.

-Edit-
Eu gosto das Jim Dunlop Heavy. Mas a ultima vez que fui comprar não tinha então comprei Plante Waves X-Heavy 1.25mm.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Palheta faz a diferença!