Medidas da Fender Stratocaster Southern Cross

    Autor Mensagem
    phrother
    Veterano
    # mai/13


    Boa noite, amigos;

    Procurei nos demais tópicos sobre essa guitarra, mas não encontrei a informação que preciso. Os tópicos antigos versavam mais sobre se a guitarra era boa ou não, se era barata ou não, etc.

    O que eu precisaria saber, de fato é bem simples: para substituir a ponte devo comprar uma nova com as medidas das stratocasters americanas ou das mexicanas?

    Como vi que várias pessoas já fizeram alterações nesse modelo em específico, acredito que essa informação já tenha sido pesquisada por alguém.

    Muito obrigado!

    felipelfln
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    phrother

    Southern Cross usava o mesmo hardware das standard mexicanas pelo que ja li....

    felipelfln
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Fora que até onde eu sei as americanas usam ponte de 2 pivos, as mexicanas usam de 6.

    ogner
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    felipelfln
    Fora que até onde eu sei as americanas usam ponte de 2 pivos NOT
    Não velho! Não são todas, e tem mexicana, Classic Player é MIM, com 2 pivos!
    E tem AM com tremolo classico!

    phrother
    Não sei! :(

    felipelfln
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    ogner

    Sim, mas tava me referindo as standard.. Fui pouco específico hehe

    ogner
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    felipelfln
    Ahhh, sim!!
    Mas mesmo assim as Standards AM vem com 2 pivos é recente! Não era assim, vc deve saber disso, hehe!!

    o/

    phrother
    De qualquer forma, quando descobrir o tamanho ( acredito que seja das MIM) recomendo dar uma olhada nesse site pra comprar http://www.guitarfetish.com/Tremolos_c_3.html

    felipelfln
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    ogner

    Isso ja nao sabia haha achei que ja fosse assim ha uns 15 anos... ou mais

    Euxinus
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Infelizmente não vou poder ajudar. Troquei praticamente todo o hardware menos a ponte...

    - Tarrachas com trava Fender
    - Rebaixadores Fender
    - Nut Graphtech
    - Potênciômetros CTS
    - Chave Fender
    - Jack
    - Escudo Fender Original (deu certinho nas furações)
    - Captadores Seymour Duncan Everything Axe Set
    - Carrinhos

    Justo a ponte o Luthier avaliou e achou muito boa.

    Deiab
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Deiab
    · votar


    Pra facilitar sua vida, tire a medida bem no meio do primeiro e do último parafuso da ponte, se der 5,2 cm de distância entre eles é a mesma das MIM e das guitarras coreanas e chinesas em geral.
    Quase certeza que é igual a das MIM e não das americanas.
    Quando você for comprar a ponte, a referência é 2 1/16 inches. Eles usam polegadas como padrão de medida.

    No ebay você encontra original e não é muito cara, ou se você tiver a manha, compra em partes e monta. Sabendo comprar e conhecendo os vendedores você monta uma relativamente barato, não é milagre, mas é um pouco mais barato.
    Ex: Se a sua bridge plate (base da ponte), estiver boa e quiser uma ponte vintage, compra os carrinhos originais e um bloco de ponte daqueles mais largos e pesados e monta, ou leva pro luthier montar.

    PS: De qualquer maneira você vai ter que regular a guitarra inteira, se não conhece do assunto, melhor levar no luthier.

    Abraço.

    phrother
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Bom dia, amigos;

    Muito obrigado por todas as informações. Acredito que isso já me auxiliará.

    Vocês comentaram sobre levar a guitarra a um luthier. De fato já fiz isso. Inclusive ela está lá agora, e não tenho como tirar as medidas.

    Vocês, acertadamente, poderiam pensar: "Então pergunte isso para ele!"

    Antes de conversar com ele sobre isso, gostaria de já ter um embasamento e uma idéia mais clara. Por isso pedi o auxílio no fórum.

    Sei que talvez não interesse ninguém, mas minha idéia é transformá-la em uma David Gilmour Signature.

    Comprarei um escudo montado no ebay. As tarraxas ainda não decidi. A ponte terá que ser uma vintage com big block, talvez da Fender ou da Calaham.

    E é exatamente graças ao site da Calaham que essa minha dúvida veio à tona. Lá tinha pontes para as duas medidas.

    Enfim, não quero despertar paixões nem ira (já li cada arranca-rabo por esses fóruns...). Essa é só a idéia de um carinha que não toca nada e que quis dividir uns pensamentos com vocês.

    Um abraço!

    Will Bejar
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    phrother
    para substituir a ponte devo comprar uma nova com as medidas das stratocasters americanas ou das mexicanas?
    É a que tem os 10.5 entre um carrinho e outro, ou seja, das mexicanas. SE BEM QUE, isso é relativo, pq minha Fender American Traditional (USA) tem essa mesma ponte!!! O importante é saber a distância entre as cordas na saída do carrinho.

    Tô com uma dessas do meu primo pra eu dar uma geral.. pesadinha a guitarrinha... hehehehe

    Comprarei um escudo montado no ebay. As tarraxas ainda não decidi. A ponte terá que ser uma vintage com big block, talvez da Fender ou da Calaham
    Se eu fosse vc, compraria no site que o ogner sugeriu www.guitarfetish.com onde comprei a ponte Wilkinson pra minha Fender que funciona muito bem!!! Fiz até um reviewzinho sobre isso (procura nos meus tópicos).

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    phrother

    veja bem antes de qualquer coisa é necessário você compreender os padrões da guitarra....

    as guitarras da fender possuem um padrão rigoroso, elas são exatas e teoricamente não há riscos, veja bem TEORICAMENTE, hoje em dia eu nao duvido de nada, inclusive as medidas deles são referencia para diversos fabricantes....

    isso se falarmos das fender importadas... então basicamente as fenders possuem dois formatos....

    1 - reedições das guitarras antigas que basicamente usam o tremolo simples de 6 parafusos...
    2 - guitarras modernas que basicamente usam tremolo de dois parafusos (american standard, deluxe etc...)

    veja que entre essas guitarras (dependendo do modelo há variações de medidas de nut, raio, shape e etc....

    a questão aí é a seguinte, a fender southern cross foi fabricada pela giannini há trocentos anos quando as guitarras nacionais eram (me desculpem a sinceridade) duvidosas....

    Portanto pegue um paquimetro e meça sua guitarra de cabo a rabo e veja a que fender de verdade ela pelo menos se assemelha para que voce substitua peças sem nenhum risco de incompatibilidade... meça mesmo!
    uma ponte um pouquinho mais espaçada e a corda cai pra fora do braço.... pensar nisso é um absurdo mas eu já vi isso acontecendo....

    ogner
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Drinho

    Ate pela distancia tb, pode gerar problema de entonação e não afinar 100% nunca.

    Drinho
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    ogner

    sem dúvida

    Euxinus
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Sei que talvez não interesse ninguém, mas minha idéia é transformá-la em uma David Gilmour Signature.

    Foi isso que fiz coma minha SC, usei a Blackstrat do Gilmour como inspiração.
    Claro que foi inspiração só nas cores... não usei uma alavanca menor, por exemplo, mas o resultado ficou muito legal...

    phrother
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Olá, amigos;

    Ratificando o que muitos já haviam adiantado: as medidas das pontes das guitarras Fender Stratocaster Southern Cross brasileiras são as mesmas das guitarras Fender Stratocaster Standard mexicanas.

    Seguem medidas:
    - 2 1/16" mounting, 2 1/16" string spacing, ou seja, 2,06in (5,24cm) de distância entre o centro do primeiro parafuso de fixação da ponte ao corpo ao centro do último parafuso e 2,06in (5,24cm) de distância entre o centro do primeiro parafuso de entonação ao centro do último parafuso.

    Um abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Medidas da Fender Stratocaster Southern Cross