Dúvida entre Gibson 500t e Suhr Doug Aldrich

    Autor Mensagem
    RoLP
    Veterano
    # abr/13


    Galera beleza?

    To numa dúvida absurda.
    Minha Gibson é uma studio, modificada para goldtop (cor) no Edmar Luighi e coloquei dois caps novos nela... Alnico pro II no braço e Gibson 500t na ponte.
    O som dela é bem legal.

    Mas conferi um captador para ponte, que o som me chamou bastante atenção...é o Suhr Doug Aldrich. Toda guitarra que conferi o som no youtube, com amplificadores diferentes....ficaram absurdamente balanceadas e fortes...

    Estou pensando em colocar o Surh na ponte e manter o alnico po II no braço.

    Alguém aí já teve uma experiência com ambos captadores: 500t e Suhr para me dar um parâmetro se a troca compensa? No que eu posso perder e no que posso ganhar nesta modificação?

    Abraçosss

    MMI
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    RoLP

    Eu já tive 3 Gibson com 500T (2 LP e 1 Explorer) e sempre achei esses caps fortes demais, não acho maravilhoso, mas ainda dentro do que eu acho aceitável para um captador, talvez no limite do que eu acho legal. Os Suhr que eu já experimentei achei muito bons, mas nunca me deparei com um Aldrich.

    O set do Suhr Aldrich tem 9KΩ (neck)​ e 17.5KΩ (bridge), enquanto o 496R/500T tem 8,5KΩ (neck)​ e 15KΩ (bridge) mais ou menos. Ou seja, esse set Suhr é mais forte que a combinação da Gibson. Portanto tem vantagens e desvantagens, depende do ponto de vista.

    RoLP
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    MMI
    É...essa é realmente a dúvida que estou....
    Mas não sabia que o Suhr era mais forte....foi mto boa essa informação pra mim.

    john Norum
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    vi o video do edmar modificando sua guitarra no you tube.

    RoLP
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    john Norum
    Eu acho que não era a minha...é uma com p-90 nao é?

    A minha era uma preta que virou goldtop....
    É esta aqui:

    Keith.Scott
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Keith.Scott
    · votar


    RoLP
    Rodrigão, e suas dúvidas "chatas", fazendo a galera do FCC viajar!
    hahaha! =PPP
    Po, RoLP.... abra uns tópicos que causem menos GAS na gente , cara!! =/

    Tá sumido, heim rapá! E banda... como vai???

    Bom... hoje eu não vou poder ajudar (não sou a pessoa mais indicada no assunto...).
    Os mestres vão tomar conta do pedaço! Esse eu só vou assistir!!!
    Olha o MMI já chegando com td ae! ;)

    Abraços!

    RoLP
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Keith.Scott
    E aeee Keithhh!! Como c ta???? :)
    Me adiciona no facebook lá man!!! Rods Lacrima!!
    Eu e o Tato trocamos idéia direto por lá!

    Estamos gravando um novo clipe...vai ficar da horaaaaa

    Drinho
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Suhr Doug Aldrich.

    Um amigo tem uma les paul com esses captadores....

    são uma cacetada e limpam com elegância ao mesmo tempo...

    não é atoa que custam uma fábula

    dificilmente você se arrependerá...

    PS. A guitarra é uma epiphone hehehehehe... as vezes eu chego á acreditar que um captador pode fazer milagre....

    renatocaster
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Drinho

    as vezes eu chego á acreditar que um captador pode fazer milagre....

    Concordo contigo. Sei que essa é uma discussão eterna, mas colocar bons captadores numa guitarra mediana já dá um resultado absurdo, imagina captadores top numa guitarra de qualidade superior...

    Quer ver um exemplo? Manda fazer uma guitarra de luthier com umas madeiras bacanas, acabamento natural, sem muita frescuragem (tipo as Charvel San Dimas e as próprias Suhr) e lança e um set de caps à vera pra tu ver como a bicha vai cantar bonito, hehehe.

    Depois experimenta colocar uns caps genéricos, vai ficar uma merda. Pode estar usando as madeiras e construção que for.

    Led Zé
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Drinho
    renatocaster
    Eu nem discuto isso mais...Eu tenho certeza que captador faz milagre ou caga uma guitarra. Nego pode falar o que for sobre madeira, mas captador e comprimento da escala são as chaves do timbre da guitarra. Claro que existem outros fatores , mas o "grosso" vem desses dois elementos, pra mim.

    RoLP
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    renatocaster
    Concordo. Captador faz total diferença.

    renatocaster
    Moderador
    # abr/13 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Led Zé

    ...Eu tenho certeza que captador faz milagre ou caga uma guitarra.

    Pois é. Nego também costuma ter uma tara por captador fora do comum. Não é o caso do RoLP, que já é um cara experiente e sabe o que quer. Mas às vezes até os caps stocks são bons, dependendo da guitarra. Aí tu muda e descaracteriza a porcaria do som todo da guitarra. Tem que ter cuidado com os exageros também.

    Troca de caps eu sou a favor totalmente, mas tem que ser uma coisa bem estudada. Hoje em dia eu sou bem mais comedido com troca de captadores. Sei lá, eu acho que tem caps mais adequados para modelos específicos de guitarra e em alguns casos nem precisa mudar. É como naquele ditado popular: "Se melhorar, estraga".

    E como falei antes, uma guitarra com construção minimamente decente com um bom set de caps já mata a charada. Também não me vai colocar um trio Lindy Fralin numa Memphins de 250 pratas que aí já é sacanagem, hehehehe.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Led Zé
    Engraçado é que tinha um professor meu que falava exatamente o contrário, que captadores mudam uma pequena porcentagem do timbre.
    Claro que pra mim o que você disse foi comprovado empiricamente por mim, quando peguei minha guitarra do luthier, com os captadores novos (2 malagoli's custom 59) o som era outra coisa...

    Led Zé
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Led Zé
    · votar


    renatocaster
    O que eu acho que a galera aqui viaja, é querer trocar captador pra chegar num som de algum guitarrista. O cara tem uma Les Paul qualquer e gasta uma nota num SD Alnico sei lá o quê pra imitar o som do Isléche.. Só que ele não tem o amp, os pedais e a mão do cara. Aí, é viajem errada. Agora, ter preferência por caps de saída alta ou baixa, cerâmico ou alnico, mais graves ou agudos, single ou hb, P90, etc., isso tudo pra mim é válido e também acho que ninguém merece ficar com caps fudidões, mesmo sendo uma Memphis Mg. Não precisa ser um Lindy Fralin, mas uns Malagoli já fazem um estrago tremendo.

    jigo__
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Led Zé
    concordo com td que vc disse!!!

    precisa se ter em mente tb o som que se quer alcançar com o captador em questão!

    eu ja tive um 500t e apesar do ganho que ele tinha não curti mto a estridência dele!!!! mas usei ele por mto tempo e fui mto feliz, ja ouvi falar mto do suhr mas nunca ouvi ao vivo...


    abçs

    MMI
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    RoLP

    Eu ia ficar quieto por não ter experiencia com esse modelo da Suhr, mas já que falaram de mim, parece que esperam que eu não fique tão quieto... kkkkk

    Eu lembrava que já tinha ouvido seus sons e achado legal, mas agora ouvi de novo e lembrei... Nem é tão pesado, tão pancada, então acho que você não precisa dessa força toda (estou errado?).

    Eu entendo que existe uma mítica na troca de captadores. Ao contrário do que colocaram em dúvida, acho que captador muda e muito o som de uma guitarra. Claro que depende do que se compara, um Gibson `57 e um SD Seth Lover são praticamente a mesma coisa, mas a diferença de um `57 para um 500T e um P-90 muda tudo. Pena que eu não gravei o antes e depois do Seymour Duncan `59 para o Lindy Fralin Unbucker que troquei, acho que o provaria definitivamente que muda muito o som. Mas pode acreditar, muda sim (você sabe, mas para os que ficam na dúvida...rs).

    A gente aqui fica muito na dúvida por conta da variedade enorme quando pensa em trocar alto-falantes e captadores. Pior que são a maneira mais simples e barata de mudar o som, são efetivos nisso. Daí entra a questão, qual comprar, tem um monte? Mais ainda, vai de captador fraco, médio ou forte? Se a diferença básica é na força, colocar um captador forte direto ou um captador mais fraco com pedal? Não sei responder essas perguntas não, acho que varia muito e cada um acha seu caminho.

    Minha melhor experiência com troca de captadores... Vi que isso demanda uma boa conversa com um cara especializado. E esse cara especializado iria perguntar o por que de trocar o 500T. O que lhe desagrada e acha que ele está devendo, onde o novo captador precisa superar? Você precisa dos 4 fios do Suhr ou pode ser um de 2 fios? O que te levou ao Suhr, é essa a marca que você quer ou pode ser uma outra? O que você acha das madeiras e construção da sua guitarra, como ela soa sem os captadores? O questionário vai longe e nem todas perguntas são fáceis de responder, mas é como um médico que precisa examinar bem o seu problema para acertar no remédio, senão fica na base da tentativa e erro. Nessa praia de captador cerâmico mais forte, eu gosto muito de um DiMarzio que vinha numas Wolfgang antigas (era série limitada, esquece que é quase impossível de achar), o PRS 250 que já está fora de linha e o PRS #7 - este nem é muito equilibrado não, mas num Mesa faz um estrago danado, combina que só, parece que um foi feito para o outro.

    Abs

    Drinho
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    parece que esperam que eu não fique tão quieto...

    claro que não né cacete!

    c é o único aqui que toca nos negócio do mal....

    tem que dar o parecer mesmo sem conhecer o captador hehehehe

    Drinho
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    renatocaster
    Led Zé

    é...
    na verdade hoje depois de ter tocado em instrumentos incríveis, instrumentos ótimos mais econômicos e mesmo instrumentos bem baratinhos acredito que o resultado será sempre a soma dos fatores...
    difícil atribuir o sucesso sonoro apenas á um captador, ou apenas a madeira, ou regulagem, ou pedal e etc....

    até porque a qualidade de instrumento não fica só no som né, ela precisa afinar, o braço não pode ficar andando bruscamente só porque subiu 2 graus de temperatura e etc....

    o bacana de hoje é que mesmo as guitarras de quinhentão que vem lá da china tão vindo dignas de uso né, mesmo prum músico profissional que as vezes não tem poder aquisitivo pra investir alto, elas vem proporcionando algo que o cara pode usar numa boa e se fizer bom uso fica animal.... diferente daquelas tonantes que tinham no mercado antigamente que eram bem arcaicas...

    mas naturalmente guitarra não é série nem tão pouco marca, cada guitarra tem seu som, é única, principalmente as de fabrica onde o padrão não é tão constante na esmagadora maioria das vezes, acredito que essa epiphone que citei veio premiada e alias...
    eu só esqueci de citar uma coisa, ele tem um jcm 2000....

    hehe

    "MAS DEIXA ESSA PARTE EM OFF PQ O CAPTADOR É BOM PRA CARAMBA MESMO!"

    Drinho
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    MMI
    to interessado em pegar o jazz model da seymour cara... já teve experiências com ele?

    MMI
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Drinho

    O jazz é um captador legal da Seymour, muita gente elogia. O problema dele (que pode ser a solução para uns) é que ele tem algo como o `59, muitos agudos e poucos médios. O JB também é agudão, mas tem mais médios.

    Da Seymour os que eu realmente gosto são o Seth Lover e o Pearly Gates, um lance mais fraco. Ou o P-Rails, que é outra parada...

    Drinho
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MMI

    é, tinha pensado nesse pearly gates ai tbm... vo da uma pesquisada entre os dois ... pra ver qual o mais adequado

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Drinho
    o bacana de hoje é que mesmo as guitarras de quinhentão que vem lá da china tão vindo dignas de uso né, mesmo prum músico profissional que as vezes não tem poder aquisitivo pra investir alto, elas vem proporcionando algo que o cara pode usar numa boa e se fizer bom uso fica animal.... diferente daquelas tonantes que tinham no mercado antigamente que eram bem arcaicas...
    Pode crer, minha CLP II se enquadra nisso muito bem, eu coloquei um par de malagoli's nela e tenho uma guitarra que posso afirmar seguramente que vou trocar somente para uma gibson.
    Muita guitarra por aí, mormente as CLP's, Vintages, só precisam dessa modificação para ficarem perfeitas, imagine essas top's aí...

    RoLP
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: RoLP
    · votar


    Pessoal....eu acabei fazendo um excelente negócio...e peguei um surh doug e mandei instalar. Pegarei a guita hoje a noite e escrevo pra vcs o que achei.

    MMI
    Vc tem razão sobre eu não precisar de um captador tão forte, porém, eu tava com o 500t na ponte e ele era mais agressivo do que eu precisava...
    Eu li que Surh era mais melódico e com saída maior e menos ganho...ai fiquei tentado.

    E por falar na PRS SC250...tenho ela como minha guitarra oficial...e ela está equipada com dois dragon II que são monstruosos.
    A Goldtop uso meio tom abaixo (que pega a outra metade do set).

    Keith.Scott
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    RoLP
    Parabens! Béla escolha!

    PS: Tá add lá no face... mas dá uma olhada la nas msgs... pq se não vc não vai saber que sou eu! haha!

    Estamos no aguardo de suas impressões sobre o cap!
    Abraço

    Drinho
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    e peguei um surh doug e mandei instalar.

    ai você meteu a mala hein véio!

    aí sim! quando a desgraceira chegar dá um alô!

    abraço

    RoLP
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Drinho
    kkkkk pois é!!! To curioso também. Pego a guitarra no sábado pra sentir a diferença. Mas acho que foi tão grande que o próprio luthier me mandou duas mensagens no celular falando que foi o melhor som de captador que ele já ouviu. Que os harmônicos estavam gritando só de olhar pra guitarra e que o captador era bem nítido, bem limpo...você ouvia perfeitamente cada nota.

    Keith.Scott
    Achei você lá!! Agora sim!!! :) Vamos nos falando por aqui e por lá....você é brother já! :)

    Drinho
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    RoLP

    É, produtos refinados né cara...

    aquelas coisas raras de se ver aqui no terceiro mundo....

    RoLP
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Galera..
    Alterei o captador Gibson 500t pelo Suhr Doug Aldrich e acabei de tocar com a guitarra após a alteração. Me arrepiou inteiro a diferença ABSURDA de captação. O Suhr tem um equilíbrio perfeito das equalizações...e os harmônicos saltam muitas vezes só de você relar na corda. É impressionante a nitidez. Ao ponto da minha Gibson chegar a ter o mesmo nível da PRS SC 250 por causa dele. Se alguém precisava deste balanço...tá aí a comparação. O 500t é mais nervoso e satura mais o som, porém, perde em nitidez e não é tão melodioso quanto o Suhr....e o Surh se torna bastante agressivo conforme vc palheta com mais intensidade.

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    RoLP

    A diferença desses captadores exclusivos é mais ou menos essa mesmo. Os Lindy Fralin também são assim. Os caras equilibram mais o som, a equalização sai mais redonda, as notas mais claras e nítidas. É difícil colocar em palavras o som deles, mas de forma geral é bem isso. Sabia que você ia gostar... Parabéns!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida entre Gibson 500t e Suhr Doug Aldrich