Ibanez RG Nove Cordas

Autor Mensagem
TarcisoJunior
Membro
# abr/13
· votar


d.u.n.h.a

Se ele é um porre tocando a de 8, vai ser também tocando a de 7, a de 6, um cavaquinho, um apito...

com certeza, não há dúvidas quanto a isso.

A minha colocação deve-se também ao meu gosto musical (basicamente, rock n roll e metal), e para mim, guitarristas de 7 cordas pra cima parecem mais querer exibir a sua técnica do que realmente fazer música para "não músicos".

Não consigo imaginar o Slash, Hendrix ou Jimmy Page num dilema tipo "se pelo menos eu tivesse mais umas 3 cordas poderia fazer essa música ficar melhor".

Opinião pessoal apenas.

MarcosMalmsteen
Tô vendo uns vídeos desse McAlpine no yt, mas a maioria ele usa a 7 cordas mesmo... de qualquer forma, acho q 6 cordas já são suficientes pra boa música. E confesso, não conhecia esse camarada. Tomara q ele mude meu conceito sobre isso.

Abraços

Buja
Veterano
# abr/13
· votar


TarcisoJunior
de qualquer forma, acho q 6 cordas já são suficientes pra boa música.

Com certeza, nao é o numero de cordas que determina se uma musica é boa. As melhores musicas feitas no baixo sao de baixos de 4 cordas. O violino tem 4 cordas, o cavaquinho tambem, o bandolim, o banjo...todos tem menos cordas. A esmagadora maioria das musicas que todos conhecem e são classicos mundiais sao feitas em guitarras de 6 cordas.

Mas ai vem um porem: quando comprei minha guitarra de 7 cordas, o sujeito que trabalhava comigo, imagino eu que por pura inveja, teceu o seguinte comentario:

"Que coisa mais inutil, pra que 7 cordas? Eu nao sei nem tocar em 6 cordas direito, nao tem necessidade."

Tudo bem. As musicas que ele toca, nao tem necessidade de ser tocadas em 7 cordas. Mas as musicas que eu toco, sim. A necessidade vem de cada um. Com o comentario infeliz dele eu fui obrigado a tecer o meu comentario tambem
"Quando voce precisa de mais cordas, é porque o instrumento chegou no limite da musicalidade que eu tenho na minha mente. Realmente, voce nao precisa de mais de 6 cordas, voce ainda nunca ouviu nada que precisasse disso. Eu sim."

Ademais, alguem critica o tecladista que toca com 48 teclas e resolve partir pra 60? Depois alguem critica ele se ele parte pra 88 teclas?
Nao, ele viu a necessidade de ter mais notas.

É a mesma coisa com guitarras de 6 cordas, 7 cordas, 8 cordas, 9 cordas, 10 cordas, 12 cordas, etc.....do mesmo jeito que tem pessoas que tocam com baixos de 4 cordas, 5 cordas, 6 cordas e até 7 cordas. Necessidade.



ps: nao estou criticando seu comentario nao amigo, de verdade, mas é mostrando como algumas pessoas por ai falam mal de quem quer mais cordas, sem pesar as palavras.

MarcosMalmsteen
Veterano
# abr/13
· votar


TarcisoJunior
Acho isso relativo cara... por exemplo... caras do New Metal (sem criticas), querem guitarras baritonas, 7 ou 9 cordas, unica e exclusivamente pra tocar pesado e grave... só... isso acho limitado e pouco criativo...

Mas se um compositor, como no caso do Tony McAlpine, precisa de um instrumento com mais recursos pra alcançar outras oitavas que possam levar sua composição a outro patamar eu acho válido...

Tem uma banda na suécia que chama Therion, o lider deles Christopher Johnson concedeu uma entrevista a uns anos atras quando estava compondo uma ópera e disse que chegou num ponto de sua partitura que precisava de um Cello de 5 cordas, instrumento que ele precisou procurar por vários anos para poder dar continuidade na sua obra, que ao invés de transpor, ele queria que ficasse como ele imaginou em sua cabeça... eu acho que se for nesse sentido, pela musica e criatividade da obra, é valido sim vc ter uma guitarra de 9 ou 10 cordas

TarcisoJunior
Membro
# abr/13 · Editado por: TarcisoJunior
· votar


Buja

Vc tem toda razão, o meu comentário baseia-se no que eu escuto e já ouvi até hoje, ou seja, meus parâmetros de comparação é que ainda são limitados...

Já ouvi muita música realmente boa com até 7 cordas, acima disso, o que eu ouvi( confesso q não foi muita coisa ), quando não foi algo New Metal, me pareceu muito técnico e chato.

Questão de gosto só.

Mas uma coisa é fato. Uma guitarra com 9,10 cordas, não deveria chamar guitarra rsrsrsrsrsrs

Buja
Veterano
# abr/13
· votar


TarcisoJunior
Uma guitarra com 9,10 cordas, não deveria chamar guitarra rsrsrsrsrsrs
Realmente, deveria ter outro nome, ou pelo menos uma variante, tipo igual existe o piccolo-bass ou baixolão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ibanez RG Nove Cordas