Chega de escalas para um hendrixiniano/rock player?

    Autor Mensagem
    thms555
    Veterano
    # abr/13


    Galera, como sou autodidata (aprendi sem professor), basicamente tudo que faço na guitarra. Queria saber com mais experientes e conhecedores do fórum, se acham que eu já tenho o conhecimento necessário em termos de escalas, das mais usadas para solar e compor no estilo blues rock como:
    Hendrix, Clapton, Gilmour, Angus Young, Frusciante, (que seriam alguns dos meus guitarristas favoritos)
    Beatles, Oasis, Cream, Neil Young, Pink Floyd, Arctic Monkeys (que seriam algumas das minhas bandas favoritas)

    Eu já conheço a penta maior, menor, sei adicionar a blue note (logo sei a penta-blues, ou escala de blues), e conheço além das pentas e as blues notes, a escala maior e menor diatônica (7 notas). Digamos, que pelo meu estilo, o que vocês me indicariam de nova escala a estudar? Lembrando que como citei em cima influencias, não toco jazz, nem metal extremo, fico mais no estilo rock n roll classico, blues rock etc Por que, eu simplesmente só vejo nos solos, improvisos, arranjos, do que citei nesse estilo, nada fora desse padrão que eu já sei, estou perdendo algo? Ou estou bem dentro do meu estilo mesmo?

    Abraço

    ogner
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Relacionar estilo com escalas é simplesmente bizarro. Não sei nem responder sua pergunta.

    Pra compor nesses estilos vc tem muito mais é ouvir musica, ser criativo, doq de fato estudar escalas! Vc não esta pensando corretamente, não é por ae.

    De qualquer modo, recomendo procurar e assistir alguns videos lessons do Robben Ford, só pra agregar mais no seu estilo.

    Ahhh e mais importante que saber/decorar as escalas, é saber usa-las!! hehe!!

    o/

    rstrings
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Acredito que se você se limitar ao que eles usavam e procurar fazer somente o que eles faziam você nunca será um cara diferenciado. Esses caras que você citou são ícones, mas eles inovaram e tinham uma criatividade monstruosa para a época. Mas você está numa época onde muita gente sabe muito e tem acesso a muitos materiais... se eu fosse num show seu e percebesse que sua preocupação é mostrar que sabe essas escalas eu nem gostaria de pagar o ingresso...

    estou perdendo algo?
    Eu acho que você está perdendo algo, sim. Acho que tá perdendo a essência do rock n roll que é passar informações (digamos assim) com liberdade. Você perde a essência quando se prende em técnicas e deixa partes mais importantes como dinâmica e criatividade de lado.

    No mais, boa sorte.

    Ahh sim: mais importante que saber/decorar as escalas, é saber usa-las!! - bem lembrado, ogner

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    ogner
    Cara... as vezes eu acho que tirar um som do blackmore, do sambora e de caras assim é mto melhor do que ficar levando surra de metronomo...

    Claro que tem que existir o treino teórico, mas... ouvir musica pode ser um aprendizado muito grande....

    ogner
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    MarcosMalmsteen
    Ok, mas eu não disse nada sobre metrônomo, técnica etc...

    guizimm
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Você perde a essência quando se prende em técnicas
    se prender em técnicas?(ou decorar teoria)
    o cara ta qurendo saber só um modelo de escala e mais nada, isso não é nada
    thms555
    não é assim tão fácil, e pra tocar vc só tem que reproduzir as notas, não precisa nem saber escala, só decoras os acordes e os solos
    Mas pra compor é preciso muito mais do que decorar umas escalinhas, a não ser que vc queira fazer variações do que já existe.
    Na minha opinião, pra compor é preciso querer dizer alguma coisa, ter uma mensagem inovadora e se propor a inovar no patamar dos grandes artistas, não só querer fazer algo bonitinho ou legal.

    Drinho
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Chega de escalas para um hendrixiniano/rock player?

    Nunca!

    Ah cara, depende....
    Confesso que sou meio limitado quanto isso, fico buscando as notas de passagem entre as notas da pentatonica e da escala comum e me divirto pra caramba assim há muito tempo

    sem nem pensar nos termos de quais intervalos estou tocando, simplesmente toco o que o coração manda

    mas sei lá, pega a escala maior e joga a quinta nota meio tom pra frente que vai virar a menor harmonica... pronto voce tem outra escala pra ficar brincando ae...

    ALF is back
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    thms555
    eu tbm sou da turma dos que acham q vc nao deve parar de estudar escalas, mas ao mesmo tempo, nao deve se preocupar muito com isso! mesmo q vc nao tenha pretensão nenhuma com a musica, po, vc toca por prazer, por hobbie! como q vc consegueria estabelecer: "belza, a partir de agora, nao vou mais procurar aprender teoria, ou escalas" ? acho q nem q vc queira isso é possivel....vc q é autodidata deve saber bem do q eu to falando...tipo, vc ta tocando e de repente faz algo q vc acha legal. Então vc elabora e lapida melhor aquilo e, quando ve, tem um super riff composto por vc na mão...muitas vezes vc faz isso sem pensar muito, sem se prender muito em escalas...mas sabe que por tras daquilo há sim uma escala...quer dizer, vc sabe q ela existe, mas as vezes nem utilizou isso...vc chegou naquilo por outro caminho....só q agora pra tornar o riff em musica vc precisa continuar e a teoria, as escalas, todo o seu conhecimento vai ajudar nisso...
    outra coisa...
    dos caras q vc citou, note q a maioria deles nem se importavam (ou não de importam) com essas coisas...ao estudar a musica deles, vemos q tudo tem uma lógica, mas nessa lista ai tem gente q se guiava unicamente pelo ouvido...e o conhecimento das escalas abriu um grande atalho pra vc...por isso hoje o nivel tecnico na guitarra é tao absurdo, e isso vai continuar! as pessoas já começam a tocar tendo uma referencia de alto nivel...esse quadro foi sendo aprimorado ao longo dos anos, graças ao conhecimento e ao estudo minuscioso do q a sua influencia fazia! é como vc comprar o produto de uma empresa concorrente pra desmontar e ver o "pq ele é melhor q o seu?"...então vc aprimora o seu e coloca recursos q o concorrente não tem! mas pra baratear e o seu preço ser competitivo, vc diminui a qualidade de alguns componentes...nossas TVs hj são mto melhores q as TVs antigas...mas duram menos!
    nao digo na musica pq é generalizar ainda mais o q ja estou generalizando, mas na guitarra hj é tudo desse jeito tbm! tecnicamente, os nego são absurdamente fodas! mas musica q é bom, nem todos conseguem fazer mto bem, e quando fazem, nao duram mto tempo na mesma intensidade de produção
    viajei bem longe, quem teve paciencia de ler tanta besteira aqui, deixo meus parabens!
    abraço!

    thms555
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Então, acho que a galera do começo não entendeu muito bem. Eu mais do que ninguém sei a importância do feeling (algo que é praticamente tudo que eu faço na guitarra, sou elogiado justamente por soar melhor que a média nos improvisos e solos), sempre curti compor e tenho a criatividade levemente aguçada (é o que me dizem).

    Pelo meu estilo, eu nem procuro ser o rei da técnica, e nem quero ser, muito menos me prendo em formatos ou etc Até pq como disse, eu só sei de escala as penta e diatônica. É justamente por isso que eu to fazendo o tópico, ainda que eu tiro varias notas fora quanto to na penta, ou na maior, eu faço variações mas como o amigo ali em cima disse, é muito mais intuitivo do que com o conhecimento em si. O tópico é em cima disso, até que ponto é mais benéfico pra mim e outros players, buscar tocar com criatividade e forma mais intuitiva com base, eu digo BASE, nas escalas poucas que eu sei pra tocar um estilo blues-rock clássico- rock britanico, ou aprender a USAR de uma vez por todas modos, e outras escalas que eu nem sei nome, ainda que não seja usada no estilo hendrix/clapton pentatônico com outsides em busca de um estilo próprio?

    ogner
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    thms555

    Nao estou entendendo mesmo, hehehehe!!!

    Mas assim, nesse estilo, nem tem muita escala pra se aprender ( se vc quer falar sobre escalas ) é isso ae que vc esta fazendo mesmo. Foque mais em tecnicas como bends, vibratos, e conhecimento das notas pelo braço ( sem decorar padrões ) acho q isso aliado a bons ouvidos e criatividade, vc ja se diverte bastante.

    Posta um som/improviso pra gente ae!!!

    o/

    RDias
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Acho que o desafio é saber quais notas da escala tocar em cima de cada acorde/trecho da harmonia. Tambem estou em uma situação parecida com a sua, e acho que esse deve ser meu proximo passo. Acho que pra isso tem que saber de bate pronto todas as notas do braço (cantando a nota junto com a escala) e acho que saber usar os modos deve ajudar tbm.

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    ogner
    Eu entendi cara... apenas usei a expressão "surra de metrônomo" pra contextualizar toda essa coisa de relacionar escalas com estilos, como vc mesmo disse, acho que me expressei mal... A mensagem era que esses grandes guitarristas como, page, blackmore, angus e outros... podem ajudar mto no aprendizado...

    thms555
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    mais opiniões?

    Filippo14
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    thms555
    Cara, eu tenho a opinião de que para se fazer música é preciso saber música. Não vou mentir para você, eu sou um cara eclético em estilos musicais, mas a um bom tempo eu venho me focando em um fusion, estilo que demanda um nível técnico e teórico mais avançado (não que eu toque bem, mas estou na tentativa hahaha). O ponto é que mesmo músicos que tocam estilos que as vezes não demandam tanto nível teórico e técnico não sabem além. Outro ponto importante foi o que já comentaram ai em cima quanto ao número de pessoas boas hoje em dia. Estava lendo o livro do Jimmy Page e o baixista do Yardbirds comenta em uma entrevista que os guitarristas que ele tocou na banda (Jeff Beck, Jimmy Page e Eric Clapton) na época eram músicos bons, mas que se desenvolveram com o tempo, eles próprios estudavam, tanto que é possivel ver uma melhora geral nos três. Jimmy Page se tornou extremamente criativo e habilidoso dentro do estúdio e usou e abusou da cultura indiana nas músicas (escala bachiana ou de certa forma a menor melódica), Jeff Beck se tornou um guitarrista de rock instrumental criativíssimo e o próprio Eric Clapton que passou por muitos estilos musicais durante sua carreira. Eles estudaram muito para chegar nesse ponto. Agora, se você perguntar se eles usam tudo que eles sabem, eu respondo com certeza que não. Ninguém gosta de tudo que aprende, tem muitas ideias, técnicas, levadas, ideias teóricas e afins que nós não curtimos, mas é preciso conhecê-las para sabermos se não gostamos mesmo, precisamos testar. Bom essa é a minha opinião sobre música, repito que para mim, para se tornar uma pessoa plena em seu instrumento e na música em geral, se tornando de fato um músico é preciso estudar.

    Abraço

    PS: Uma escala que cabe bem no blues e afins é o dórico-blues, da uma olhada nele depois.

    thms555
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    É realmente, mais estudo certamente não vai atrapalhar. Um problema que as vezes muitas pessoas como eu, autodidatas, pode ter, é onde se encontrar material bom para estudo? Eu pelo menos, sempre tive dificuldade nesse ponto, sendo o youtube e o próprio fórum (que tem muita informação, mas na maioria descompassada e sem ilustrações ou didáticas), não que seja culpa do fórum, é um fórum, e essa função é cumprida bem. Professor para mim ta muito complicado agora também. Bom ajuda sempre é bom, se alguém quiser colaborar tamos aí.

    Abraço

    Filippo14
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    thms555
    Cara, tem muito tópico com escalas, técnicas e afins. Se quiser um caminho bom, estude as pentas menores e maiores e tenha naturalidade em usá-las, depois parta para modos gregos e depois de conhecer um pouco cada um, passe a estudá-los separadamente, vendo as pentas deles, arpejos, tétrades, bom, tudo. Depois estude menor harmonica, menor melódica. Após, estude os acordes alterados, escala dom dim. Veja tudo isso e aplique-os, é a melhor coisa.

    Abraço

    ogner
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    thms555

    Cara, ao invés de ficar decorando escala. Estuda guitarristas:

    Mistura:
    Paul Gilbert, Robben Ford, SRV, Jimi Hendrix e Jonh Scofield e pronto!! Vc vai ter um vocabulário completo pra blues. Se quiser sofisticar mais mete um Mike Stern!!

    Hehehe!!!

    o/

    Rednef2
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    ogner
    Vai logo de Allan Holdsworth, ai é loucura total hehehe

    ogner
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Rednef2
    Pensei nele tb!! hehehehe!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chega de escalas para um hendrixiniano/rock player?