Alteração da afinação

    Autor Mensagem
    fernandesrc91
    Membro
    # abr/13


    Pode ser uma dúvida meio noob, mas vamo lá.
    Tava tentando pegar aqui,de ouvido, a música "Awake and Alive" do Skilelt. Peguei a introdução e a base no teclado e cheguei a uma sequência em que maioria das notas da música segue a escala de G (Relativo de Em, certo?). Então fui passar tudo pra guitarra.

    Tenho sempre o hábito de conferir se as minhas notas estão corretas, buscando outras versões cover na net. Notei que a maioria dos guitarristas (Um até alegando ter a tablatura oficial da banda), abaixa a afinação para D, na hora de tocar essa música.

    Não entendo porquê os guitarristas fazem isso. A menos que as notas que estou tocando estão erradas, não seria mais fácil simplesmente eu tocar as notas do teclado na guitarra, em forma de power chords?

    kiki
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    fernandesrc91
    cara, não sei se entendi bem sua dúvia, mas vamos lá.

    voce tirou os acordes no teclado, e a música está em Em.
    voce foi tocar esses mesmos acordes na guitarra, e deu certo.

    aí voce viu que outras pessoas tocam com a guitarra inteira um tom abaixo, é isso?

    se for isso, o que acontece: com a guitarra afinada um tom abaixo, o desenho dos acordes passa a ser como se fosse em F#m, ou em A maior. isso muda as possibilidades de arranjo (dedilhados, uso de cordas soltas, etc.).
    pode ser até que a banda tenha como padrão usar a guitarra com essa afinação.

    voce pode perder algumas questões de arranjo (por exemplo se usar a 6a corda solta como um ré grave, ou se tiver muitos dedilhados com corda solta), mas se os acordes estiverem certos dá pra tocar mesmo assim.

    A menos que as notas que estou tocando estão erradas, não seria mais fácil simplesmente eu tocar as notas do teclado na guitarra, em forma de power chords?
    se a musica for em power chords, não vai mudar muito.

    fernandesrc91
    Membro
    # abr/13
    · votar


    isso ae velho. Saquei.
    Era isso mesmo. Agora entendi.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alteração da afinação