TELEMOG: por favor opinem nesse projeto.

    Autor Mensagem
    rcorts
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: rcorts


    Minha GAS tem aumentado bastante ultimamente e, como não quero simplesmente sair correndo e pegar uma das inúmeras guitarras que tem chamado minha atenção ultimamente, resolvi tentar ser mais racional e colocar no papel o que eu espero de uma guitarra nesse momento.

    Após fazer todas essas considerações e reflexões por mim mesmo cheguei num resultado. Quero uma telecaster com corpo de mogno, braço de maple, 22 trastes medium jumbo, dois humbuckers, potenciômetro No Load tone e tarraxas com trava, mas daquele modelo Kluson vintage das Fender anos 50.

    Primeiramente, acham que ficaria legal esse potenciômetro No Load tone nesse corpo de mogno? até onde sei, com o pot na posição 0 (zero) ele deixa o som do captador passar tipo em true bypass, sem influência do pot de tone, deixando o timbre da ponte mais agudo. Eu acho que ficaria bom pelo fato do corpo ser de mogno. O que acham?

    Pois bem. O corpo de mogno ainda estou pensando como irei conseguir. Mandei um e-mail para um luthier de Blumenau, chamado Cavalheiro, alguém por aqui conhece?

    Gostaria também que me indicassem outros luthiers nos quais confiam que possam me fazer um corpo de telecaster em mogno.

    O braço, como já tenho experiência com um Mighty Mite na minha strato e estou muito satisfeito, vou pegar um também para esse projeto de Tele.

    Quanto a captadores: estou pensando no Seymour Pearly Gates para ponte e Jazz Model para braço. Alguém conheçe, usa, já tocou em guitarras com esses captadores? o que tem a dizer?

    Alternativas de captadores: as alternativas de captadores que vejo, no caso pra ficar mais High Gain seria: DiMarzio Super Distortion na Ponte e Air Norton ou Paf-Pro no braço. Ou Seymour Alnico Pro 2b na ponte e 59 no braço, para uma saída mais moderada e timbre mais vintage.

    Ainda não fiz essa escolha claramente. Qualquer dessas opções seria viável. Ainda vou pensar se quero um projeto High Gain ou moderado, mas o que não estou cogitando são single coils, ou humbuckers de saída baixa.

    Bom, o projeto é basicamente esse. Gostaria que opinassem. Aguardo as respostas.

    Obrigado.

    PS.: EDIT: sem tummy cut (ou confort cut, corte de conforto para o corpo, na parte de trás do corpo), nem arm cut (corte de conforto para o braço). O que acham também? acham que eu deveria pedir pelo menos o arm cut?

    Ah, e as cordas passarão por trás do corpo através de buchas, para maior sustain.

    JJJ
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    rcorts
    Mandei um e-mail para um luthier de Blumenau, chamado Cavalheiro, alguém por aqui conhece?

    Se é quem eu tô pensando, o pessoal conhece... mas... faz uma busca aí...

    rcorts
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: rcorts
    · votar


    JJJ
    Se é quem eu tô pensando, o pessoal conhece... mas... faz uma busca aí...

    Então, conhece, mas aprova? recomenda?

    Obrigado pela atenção. Valeu.

    Buja
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Por que nao coloca um humbucker ou stack que permita splitagem, para ter maior variedade timbristica?

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    JJJ
    rsrsrsrs

    rcorts
    cara, só pra adiantar, leia cada post desse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/291497/

    Acho que não preciso dizer mais nada...

    Velvete
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    rcorts

    Cara, por onde vc andou nesses últimos anos???rs

    PS: Adoro projetos de telecaster. Eu fiz o meu, mas não foi nada comparado ao seu.

    Abraços

    rcorts
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Buja

    Seria uma idéia realmente interessante, mas isso já vou fazer na strato, que tem corpo de Alder e fica mais legal o timbre esplitado.

    E no caso da tele, quero realmente ela com som de humbucker mesmo e apenas isso. Nesse caso estou pensando em dar uma identidade própria pra guitarra, saca? em vez de versatilidade. Mas valeu pela sugestão.

    Se fosse minha única guitarra certamente eu faria isso mesmo.

    rcorts
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Velvete
    Cara, por onde vc andou nesses últimos anos???rs


    Como assim meu?, sempre por aqui, ha ha.

    Velvete
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    rcorts

    É porque há um já citado tópico imenso sobre o referido Luthier...rs

    Quase impossível não ter acompanhado.

    rcorts
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Velvete

    PS: Adoro projetos de telecaster. Eu fiz o meu, mas não foi nada comparado ao seu.

    Abraços



    É meu, mas no meu caso não vou me arriscar a construir nem braço nem corpo. Vou apenas montar as partes e ligar os captadores e parte elétrica, que é algo que já fica mais dentro da minha realidade. Assim que eu conseguir montar esse projeto vou voltar aqui pra dar um feedback pra galera.

    Eu gostaria de ver o resultado do seu projeto, onde posso ver fotos e/ou ouvir samplers dele?

    Abs.

    Demolisher
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    esse cara aqui faz o corpo do jeito que vc quiser...
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476941908-corpo-fender-telecast er-thinline-em-mogno-_JM

    rcorts
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Velvete
    É porque há um já citado tópico imenso sobre o referido Luthier...rs

    Quase impossível não ter acompanhado.



    Beleza, mas realmente ano passado eu fiquei um pouco desligado do fórum mesmo. Agora estou voltando a ser mais participativo.

    rcorts
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    strinbergshredder

    Valeu por citar o tópico. Após ler inúmeros posts deu pra sacar que é um cara com aptidão excelente para fabricar instrumentos, mas com profissionalismo praticamente 0 (zero).

    Não dá pra confiar não.

    rcorts
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Demolisher

    Valeu. Eu já tinha realmente visto os produtos dele no ML e inclusive entrado em contato. Ele me falou que em cinco dias úteis já constrói o corpo e envia pro meu endereço.

    Mas ainda não decidi a fazer com ele pois segundo o mesmo ele não tem como fazer o corpo em peça única, como eu queria. Mas se não encontrar ninguém mais que faça em peça única, vou encomendar com ele mesmo. Afinal de contas, não é também nenhum martírio um corpo em 2 peças.

    Muito obrigado pela atenção.

    rcorts
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: rcorts
    · votar


    Pessoal, muito obrigado a todos até então pelos comentários. No mais, ainda gostaria de mais sugestões.

    Queria encontrar algum luthier que possa me fazer esse corpo em peça única de mogno.

    No mais, ainda, gostaria que comentassem sobre os captadores citados, quem já usou os captadores acima, quem conhece e tem opinião formada pra me dar umas dicas.

    Abs e obrigado novamente.

    EDIT: por favor, deixem suas dicas também sobre esse potenciômetro No Load, o que acham? já usaram? etc...

    MMJr
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Queria encontrar algum luthier que possa me fazer esse corpo em peça única de mogno.


    rcorts

    Nesse caso, o problema nao vai ser achar o Luthier, mas sim, um "pedaco" de mogno do tamanho desejado... E lembre-se : para confeccao de instrumentos musicais nao e qualquer mogno que serve...A madeira deve ser cortada adequadamente seguindo o sentido natural das fibras/nervuras da mesma....

    Valeu e boa sorte nessa empreitada...

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    rcorts
    pois é cara, o que é uma pena, pois ele perde uma gama de clientes em potencial com essa visibilidade negativa...

    Velvete
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    rcorts

    Rapz,

    Minha teleparts é artesanal! rs Longe de qualquer pretensão profissional.

    Confira:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/280303/

    Abraços

    rcorts
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: rcorts
    · votar


    MMJr
    Nesse caso, o problema nao vai ser achar o Luthier, mas sim, um "pedaco" de mogno do tamanho desejado... E lembre-se : para confeccao de instrumentos musicais nao e qualquer mogno que serve...A madeira deve ser cortada adequadamente seguindo o sentido natural das fibras/nervuras da mesma....

    Valeu, brigado. Por isso mesmo que eu não quero me arriscar a comprar blank e levar em marceneiro para fazer os cortes e acabamentos.

    strinbergshredder
    pois é cara, o que é uma pena, pois ele perde uma gama de clientes em potencial com essa visibilidade negativa...


    Pois é, infelizmente.

    Velvete

    Pois é cara, mas as suas fotos no PICASA não estão aparecendo. EDIT: Teria como postar novamente?

    Velvete
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    rcorts
    https://plus.google.com/photos/101476118471058089292/albums/5705019120 696284369/5705019200160165090?banner=pwa&authkey=CJiB7pHLrt3YAg

    Leomju
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    rcorts
    Amigão, desculpe invadir seu tópico e desvirtuá-lo... hehe
    Mas é que estou com problemas pra mandar mensagem e o único jeito de falar com você é por aqui...
    .
    Só estou lembrando que o prazo da minha Jam termina em 10 dias e eu gostaria muito que você enviasse seu vídeo.

    Dá uma passada lá:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/302481/

    Um grande abraço e fico no aguardo.

    rcorts
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Pessoal, antes de mais nada, desculpem a demora pra responder mas o tempo anda muito curto mesmo.

    Velvete

    Cara, gostei mesmo do seu trabalho. O shape poderia ter levado um acabamento melhor de lixa nas quinas, mas nada que você ainda não possa fazer, certo?

    Tá ligado que tu errou uma coisa básica na sequência de etapas na construção do corpo né: dar primeira demão de tinta antes de escavar as cavidades do corpo. Mas no final não influenciou em nada. Gostei muito da escolha da cor.

    Quanto ao escudo, porque você não deixa sem mesmo, ou coloca um escudo de verdade? Iria valorizar bastante o visual do seu projeto.

    Que braço foi esse que você usou? e como fez as cavidades de captadores?

    E quanto ao som, ficou bacana com corpo em cedro?

    Leomju

    Valeu brother. Obrigado pela consideração. O tempo tá curto, mas mesmo assim vou tirar uma horinha nessa semana pra gravar o vídeo.

    Abraços.

    rcorts
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Aos companheiros de fórum que porventura estejam acompanhando o tópico:


    Tive uns contratempos e ainda vai demorar um tempo pra iniciar o projeto, porque não recebi um dinheiro que estava esperando e provavelmente só iniciarei a compra das peças em Julho.

    Na medida que eu for comprando as peças vou postando as fotos aqui pro pessoal ver, assim como vou detalhando as etapas da montagem e tudo mais.

    Um abraço a todos.

    Velvete
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Velvete
    · votar


    rcorts

    Opa!

    Sobre pintar antes de confeccionar as cavidades eu não sabia.

    Quem fez os "buracos" dos captadores e braço foi um luthier xexelento daqui da região. Como ele errou feio em parte do serviço o escudo se torna necessário. Para piorar, ele não alinhou corretamente a região dos controles, então um escudo padrão na encaixe. Estou usando um improvisado por enquanto.

    O acabamento ficou razoável. Poderia ter arrendondado as quinas... mas a pressa falou mais. Nada que, em último caso, retire a seladora e refaça.

    A cor foi uma tentativa de sunburst que ficou original.

    Viu como quase tudo deu errado e mesmo assim eu fiquei feliz???rs

    Abraços

    EDIT: Braço baratinho comprado no ML e som encorpado. Não tem aqueles estalos do ASH/ALDER, mas ficou bacana assim mesmo.

    rcorts
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Velvete
    rcorts

    Opa!

    Sobre pintar antes de confeccionar as cavidades eu não sabia.

    Quem fez os "buracos" dos captadores e braço foi um luthier xexelento daqui da região. Como ele errou feio em parte do serviço o escudo se torna necessário. Para piorar, ele não alinhou corretamente a região dos controles, então um escudo padrão na encaixe. Estou usando um improvisado por enquanto.


    Beleza. Tem umas chapas próprias pra fazer escudo. O foda é fazer um corte bem bonito. Infelizmente não manjo quase nada sobre o corte de plásticos.


    O acabamento ficou razoável. Poderia ter arrendondado as quinas... mas a pressa falou mais. Nada que, em último caso, retire a seladora e refaça.

    Isso mesmo, se você fizer vai ficar show de bola. Também dar uma acertada no shape do cutaway pra ficar mais bonito. Mas no geral ficou bem legal o corte do corpo, só falta mesmo acertar as quinas, detalhes.


    A cor foi uma tentativa de sunburst que ficou original.

    Achei bem legal essa parte, com uma perspectiva vintage, do jeito que eu curto.

    Gostei muito do seu projeto cara. Só fiquei curioso agora sobre os sons. Mas se você der um upgrade nele avisa aí, valeu?

    Abraço.

    kiki
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    rcorts
    MMJr
    Queria encontrar algum luthier que possa me fazer esse corpo em peça única de mogno.
    Nesse caso, o problema nao vai ser achar o Luthier, mas sim, um "pedaco" de mogno do tamanho desejado...

    na verdade, a única coisa que voce tem que se preocupar é em achar um luthier bom e confiável.
    se ele for realmente bom, ele sabe onde conseguir a madeira, e vai te dizer quanto custa.
    não é tão difcícil encontrar mogno, só vai ser um pouco mais caro que outras madeiras.

    rcorts
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    kiki

    Realmente. Um cara bom sabe os caminhos das pedras. Mas outra questão é ter pranchas já bem secas e preparadas para fabricar instrumentos. Aí é outra estória. Segundo a Gibson, eles possuem pranchas que ficam secando por mais de 20 anos até usarem para construírem as guitarras.

    mogicaqui
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    rcorts,

    Acabei de construir uma tele com corpo de Mogno, braço em Maple com escala de Jacarandá Indiano.
    Tome cuidado com o Mogno que você irá utilizar, pois existe uma enorme variação de densidade na espécie Swietenia macrophylla. Procure um corpo que tenha no máximo uns 2,2 Kg.

    Eu comprei um corpo pelo ML que tinha 3,2KG, uma verdadeira Tijolo Caster. A solução que encontrei foi fazer um routing em pisicina sob o escudo, redução da espessura do corpo e cortes para barriga e braço. Mesmo assim é pesadinha.

    Abraço

    mogicaqui
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    rcorts,

    Acabei de construir uma tele com corpo de Mogno, braço em Maple com escala de Jacarandá Indiano.
    Tome cuidado com o Mogno que você irá utilizar, pois existe uma enorme variação de densidade na espécie Swietenia macrophylla. Procure um corpo que tenha no máximo uns 2,2 Kg.

    Eu comprei um corpo pelo ML que tinha 3,2KG, uma verdadeira Tijolo Caster. A solução que encontrei foi fazer um routing em pisicina sob o escudo, redução da espessura do corpo e cortes para barriga e braço. Mesmo assim é pesadinha.

    Abraço

    rcorts
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    mogicaqui

    Valeu pelas dicas amigo. Na verdade já estive cotando os preços e um corpo de mogno (brasileiro, antigo) de um luthier com quem fiz cotação ficava em R$ 850,00. Tem no ML um cara que faz um corpo de mogno por R$ 240,00, mas não sei bem que tipo de mogno seria esse que ele usa.

    Tive que repensar um pouco o projeto depois dessas cotações, porque o que está barato é feito em 3 peças (e o luthier não passou maiores detalhes sobre a procedência da madeira e tempo de secagem), e o que passou as referências o preço já é bem salgado, devido a qualidade do material e do acabamento. Então vou ter que juntar grana por mais tempo pra ver se pego esse mais caro mesmo.

    Quanto ao peso, fico pensando, às vezes prefiro um corpo mais pesado mesmo, pra obter um sustain maior. Não sei se tem muito a ver isso, na verdade, mas acredito que sim.

    A solução que encontrei foi fazer um routing em pisicina sob o escudo
    Essa possibilidade já está descartada pra mim, pois não vou querer escudo na guitarra, só o control plate, então a rota da fiação vai ter que ficar escondida por baixo dos captadores. Agora quanto aos cortes de apoio barriga e de antebraço, vou querer só do antebraço mesmo.

    O que você achou da sua? como ficou o sustain dela e timbre? Agora fiquei curioso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a TELEMOG: por favor opinem nesse projeto.