Sobre tocar escalas menores em musicas de blues maiores

    Autor Mensagem
    NoIdeaS
    Veterano
    # abr/13


    La estava eu solando, e resolvo q devo aprimorar minhas habilidades na escala pentatonica maior. Pego alguns videos de blues, como esse :


    Só q, embora na descriçao do video esteja escrito q essa é um bt em G , a melhor escala a ser usada, pelos meus ouvidos, é a G menor pentatonica. Isso se repetiu nas outras bts maiores q eu procurei.

    Sera q a descriçao esta errada ou eu q me acostumei muito com a menor, e meus ouvidos nao estao acolhendo bem o som da escala maior (kkkk) ??

    markolino
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    NoIdeaS
    Cara, nao lembro "tecnicamente" para te explicar, mas na época que eu fazia aula eu me recordo de alguma coisa relacionada isso.

    A "escala de Blues" é a pentatonica menor do teu tom (G) com uma nota a mais, no caso de tom G, escala pentatonica de GM com a nota C# na escala.

    Existe a "Blue note" tbem, que seria a nota B nessa escala citada. Tenta ai ..

    abç

    Renato F
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    markolino
    Você se confundiu. A blue note é o C#. Se você acrescentar o B (3ª M) a escala deixa de ser menor.

    Escala Blues G: (penta Gm + blue note)
    G Bb C C# D F
    Alguns teóricos consideram o Bb também como blue note. Mas isso é outra história.

    NoIdeaS
    Quando toco blues não me preocupo com escalas, penso nos acordes. Mas como você está querendo aperfeiçoar esse lado, tente o seguinte:

    1 - a escala acima;
    2 - Modos gregos (mixolídio e dórico) - o último tem saber usar MESMO pra funcionar;
    3 - escala blues maior (penta maior + blue note)
    Ex. G A A# B D E
    4 - Quando estiver improvisando cuidado com os repousos. Blue notes não são "boas" pra repouso. São notas de passagem.

    Bom, são só algumas dicas. É claro que essas dicas não são tudo que se precisa pra tocar blues, só vão servir de ponto de partida pra vc ir encontrando as sonoridades que procura.

    Abraço!

    markolino
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Renato F
    Opa, valeu!!

    Eu achava mesmo que a (B) era a blue note... mas ela tbem tem em alguns padroes de blues certo? tem nome pra ela?

    eu na verdade, pego o tom e vou no feeling mesmo, mando escala maior/menor, cromatismo e por ai vai kkkkkk

    abç

    Figonzalez
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    NoIdeaS

    Pelo o que eu sei, em regra em blues de tons maiores, pode-se usar tanto a penta maior ou menor. Explico: A penta maior encaixa-se porque obviamente é a escala do tom da musica que está tocando. Já no caso da penta menor, há um choque de terças entre a base (terça maior) e a escala (terça menor), o que gera uma sonoridade típica do blues.

    Agora no caso de uma base em tom menor, a penta maior não encaixa-se muito bem não.

    Resumindo:

    * Blues em tom de G maior: Pode-se usar tanto a penta de G maior (G - A - B - D - E ) quanto a de G menor (G - A# - C - D - F), acrescentando as blue notes pra ficar mais incrementado, e inclusive, misturando as duas pentas.

    * Blues em tom de G menor: Só a penta menor (G - A# - C - D - F) e suas derivadas (m7, m6), dependendo do contexto e da sonoridade que você quer tirar, tambem acrescentando blue notes.


    obs 1: Não sou professor nem nada, o que eu aprendi foi pesquisando na internet e aqui no fórum mesmo, então caso eu esteja falando alguma besteira, me corrijam.

    obs 2: Claro que há tambem outras infinitas possibilidades nestes exemplos, como por exemplo usar outras pentas ( a de C e D, por exemplo, num 12 bar blues em tom de G) ou acrescentar outras notas da escala menor num blues em tom menor (como Page faz em Since i've Been Loving You)

    Luisfelp FR1
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Boa Tarde,

    Cara vou te explicar brevemente pois o pessoal já deu uma boa explicada.
    O Blues é um tipo musical especial, que além de varias peculiaridades existe a de que na maioria das músicas que são em acordes maiores, os solos em escalas menores e vice-versa. Este é uma das coisas que da a ''cara'' do blues, dentre outras

    LeandroP
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    NoIdeaS

    Nem tudo é o que parece!

    A escala, que até então, é chamada de menor, na verdade é uma especie de escala dominante, e maior.

    O desenho é de uma pentatônica menor, pois aparentemente tem o intervalo de 3a menor. Porém, analisando a escala com um outro olhar, você verá que não se trata de um intervalo de 3a menor e sim de 2a aumentada, que por uma questão de "enarmonia" essas notas ocupam a mesma casa, têm o mesmo som, mas pelo acorde ser maior (ter a 3a maior), então obviamente o intervalo é de 2a aumentada. Veja como um acorde G7(#9).

    elciosouza
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    pense apenas em sonoridades distintas e...para encaixar bem a penta maior, tem certas notas que são destacadas no baixo que fazem com que soem "corretas". sou autodidata....nunca estudei teoria, mas uma coisa que aprendi ouvindo muito blues, é que vc tem que ir em busca da intenção que vc quer passar e qual escala vai expor o que vc quer. eu vejo a penta menor como triste e maior, como uma escala mais alegre. vc pode deixa-la triste fazendo bends de 1/2 tom em certas notas, que vão te dar notas da penta menor. é complicado, pra mim, descrever...se vc não entendeu o que eu dissr...não vou te culpar se vc não entendeu...hehehehe.... ouça BB King....ele é mestre em fazer isso e o Clapton em Over The Rainbow.


    Renato F
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    markolino
    "Eu achava mesmo que a (B) era a blue note... mas ela tbem tem em alguns padroes de blues certo? tem nome pra ela?"

    Com certeza, se estiver improvisando sobre um G7, por exemplo, o B é a 3ª M do acorde, então, repousar nesta nota com um vibrato ou usá-la como passagem para a tônica (ex. Bb - B - G) dá um toque bem bacana.

    Abraço!

    NoIdeaS
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Realmente obrigado gente, me ajudaram bastante. Sou autodidata tbm, entao é meio complicado posts como o do LeandroP kkkk

    No mais, nao tem jeito, o negocio é tocar e ir escutando kkk
    Na minha mente a escala menor é dominante, estou aprendendo agora a improvisar na maior pentatonica, mas ta complicado kk . Os shapes sao iguais tambem, isso ajuda muito, mas toda a criaçao de frases muda, to acostumando o cerebro ainda kkkkkk

    Renato F
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    NoIdeaS
    Na minha mente a escala menor é dominante
    Não, isso vai depender do contexto. Não vou me alongar porque já percebi que você não entende muito de teoria.

    Leia de novo o que o LeandroP escreveu:
    A escala, que até então, é chamada de menor, na verdade é uma especie de escala dominante, e maior.

    E o que EU escrevi anteriormente:
    Escala Blues G: [penta Gm + blue note (C#)]
    G Bb C C# D F
    Alguns teóricos consideram o Bb também como blue note. Mas isso é outra história.


    Porque se tocá-la sobre um acorde maior, a nota Bb (que caracteriza a escala como menor), passa a ser uma blue-note. Então a escala pode ser considerada como dominante devido ao intervalo de 7ª m (G - F).

    Não sei se ajudei ou confundi mais, mas não consigo ser mais simples e objetivo que isso. hahahaha

    Aconselho você a estudar formação de escalas, intervalos e acordes. Nesta ordem. Depois que vc entender como os acordes são formados poderá partir para o estudo de suas funções, então entenderá o que é dominante, por exemplo.

    O blues, na maioria das vezes, é composto apenas por acordes dominantes.

    Abraço!

    NoIdeaS
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Renato F


    Nao nao, falei q a escala menor é dominante na minha mente, pois eu consigo solar com ela, entao sempre quando ligo uma bt, ela flui muito melhor, "domina" a escala maior uaheuhaeu

    Ta foi meio infeliz essa palavra kkkk

    ALF is back
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Só a nível de curiosidade,
    Quando vc sola em penta maior no blues, ele fica com"cara" de country...
    A sonoridade "Blue" do blues se da por conta do uso da penta menor e seus intervalos...
    A explicação do LeandroP foi muito boa! Eu não sabia dessa da terça menor ser maior a realidade uma segunda maior!

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    No Blues usar sempre acordes com Sétima é uma regra, correto, então ele sempre vai estar preparando o próximo, então pergunto, qual a relação das 7mas e este lance de poder usar qualquer penta?

    A princípio isso é algo que vem me encucando tambem neste inicio dos estudos guitarrísticos...

    LeandroP
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Edson Caetano

    A sétima menor com a terça maior forma um trítono, que é um intervalo de 3 tons e que divide a escala exatamente ao meio, provocando uma tensão ou preparação. Fiz um tópico somente sobre o assunto "trítono".

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    LeandroP
    Sim, mas isso tem relação em permitir que a gente consiga solar tanto com pentatonicas maiores e menores, exatamente está tensão preparatória?

    LeandroP
    Moderador
    # abr/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Edson Caetano

    Por isso que eu disse "parece menor, mas não é".

    O blues tem uma característica muito legal que é a aproximação cromática entre a segunda aumentada e a terça maior. O que acontece é que como a segunda aumentada ocupa o mesmo lugar da terça menor, a gente diz que é uma escala menor por causa do desenho. A terça maior já está no acorde. E o intervalo de segunda aumentada pode ser tocado natural ou com um bend de semitom, justamente pra atingir a terça maior.

    Veja nas tablaturas alguns exemplos simples do uso deste intervalo:


    A7 A7
    e---------------------------||-----------------
    B---------------------------||-----------------
    G----------5-(bend 1 ST)----||---------5/6-----
    D-----5-7----------------7--||-----5-7------7--
    A---7-----------------------||---7-------------
    E---------------------------||-----------------
    .
    1 ST = 1 semitom


    Exemplo acima em arquivo midi:
    http://www.4shared.com/music/ECMzmHzE/blues1.html

    O primeiro exemplo mostra um bend de um semitom entre a segunda aumentada e a terça maior de A7. O segundo mostra um slide fazendo a mesma função melódica do bend. Basicamente é a mesma frase, que ilustra como a terça maior também esta dentro da frase.

    Outras ideias:



    A7 A7
    e----------------------------------------------------
    B----------------------------------------------------
    G-----7-----5/6--------------------------------------
    D-----7-----5----------------------------------------
    A--0-----0-----------3-4-5-6-7--3/4------------------
    E------------------5-----------------5---------------
    cromatismo bacaninha


    Country

    A ou A7 ou A6
    e----5---------------------------------------
    B-------5-------------------------------------
    G----------5 (bend de 1 ST) -----------------
    D---------------------------------------------
    A-------------------------------0-------------
    E---------------------------------------------
    |__ deixe soar todas as notas


    LeandroP
    Moderador
    # abr/13
    · votar



    e----------------------------------5~~---
    B----------------------------------8~~---
    G----------------------------------6~~---
    D----------------5-----------------5~~---
    A--------4-5-6/7----7-6-5----------7~~---
    E---5--8-------------------8b--5---5~~---
    A7


    Felippe Rosa
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    LeandroP
    Sempre pensei que dava pra usar ambas as escalas porque a base não faz essa limitação, além do choque de terças, geralmente a base de blues é a Tônica, o quarto e o quinto grau na harmonia, que estão tanto na escala maior quanto na menor...

    LeandroP
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Felippe Rosa

    Dá pra usar a pentatônica menor, é disso que estou falando. Perguntaram o porquê de funcionar a penta menor sobre o acorde maior, e eu disse que é só o desenho de pentatônica menor, mas os intervalos deste desenho de escala em relação ao acorde maior com 7a menor (X7) não são de uma escala menor. É uma só uma mera questão de enarmonia, e que nem tudo é o que parece ser.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Qual é a terça menor de Sol?

    --> É a nota Bb.

    Qual é a segunda aumentada de Sol?

    --> É a nota A#.

    Agora toque a nota Bb e depois a nota A#.

    Tem diferença?

    --> Não!

    Então se o acorde Sol é maior, o intervalo da escala não é 3a menor (Bb) e sim segunda aumentada (A#).

    Por isso que dá certo!

    Felippe Rosa
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    LeandroP
    Então a justificativa sobre a harmonia não conta ?
    Veja bem, praticamente todo blues tradicional segue a regra de T IV V, ambos fazem parte do campo harmônico menor e do maior, isso não influencia também ??

    elciosouza
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    cara, como autodidata e ouvinte de blues faz muito tempo, te digo, com base no que pude aprender sozinho, vai depender muito também da abordagem do baixo. se vc tocar sozinho, como faço as vezes, tocando os bordões e fazendo os licks será fácil fazer solos na escala maior. mas quando entra o restante da banda, como nas BTs, complica...pois eles na maioria das vezes enfatizam os intervalos menores, o que te puxa automaticamente pra escala menor. veja o vídeo do Clapton que coloquei anteriormente, ele tá na escala maior, só que de vez em quando, manda umas notas da escala menore(ele nunca repousa nelas).

    LeandroP
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Felippe Rosa

    Sim, e muito. Eu dizia sobre um acorde. A ideia se aplica aos demais acordes também.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    LeandroP
    Eu esqueço que na guitarra alguns professores, o meu de blues foi um, no começo não explica os porquês, o que basta são shapes e enarmomias, facilita para o iniciante

    Mas no piano (nunca tocava blues) a gente trata Bb e A# dentro de seus contextos harmonicos, mas os desenhos no piano nunca são o mesmo o que impede estas generalizaçoes, mesmo que sejam notas coincidentes

    Perfeita suas colocações e agora ficou bem claro pra mim

    Zebrão
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    To apanhando aqui. Pra tirar uma sonoridade bluesy no teclado, tenho a impressão que é bem mais difícil... sei lá... que é meio ilógico, na guitarra tu digita o shape da penta menor e pronto é blues. No teclado tenho a impressão que... que estou fazendo sobreposições... arperjando sobreposições, ai meu cérebro para de pensar blues... sei lá... e ainda tem essa "7m" em todo acorde... quer saber eu vou estudar mais, fui...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre tocar escalas menores em musicas de blues maiores