Estudando um pouco - Hijaz Kar

Autor Mensagem
    Homem Cueca
    Veterano
    # abr/13

http://www.youtube.com/watch?v=-sRcAvPTDzk

Antes que alguém me xingue por se tratar de um "violão"...hehehehe é um violão fretless que uso para tocar árabe com minha banda Alimah. hahaha

Tava testando umas luzes pra gravar aqui e aproveitei pra gravar alguns estudos!

Se curtirem comentem ae!!

Felippe Rosa
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Homem Cueca
    Cara, muito maneiro, bem exótico, legal como nesses estilos apenas um instrumento já preenche bastante e cria uma atmosfera característica, o nome do estilo é Hijaz Kar ou é só árabe mesmo ?
    Tenho uma certa fissura por sons meio exóticos no violão, quando pego para improvisar com ele eu sempre curto isar frígios dominantes ou até mesmo a menor harmônica para dar aquela sensação espanhola, hehehe.
    Muito legal mesmo, Abçs !!!

Homem Cueca
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Felippe Rosa
    Cara, muito maneiro, bem exótico, legal como nesses estilos apenas um instrumento já preenche bastante e cria uma atmosfera característica, o nome do estilo é Hijaz Kar ou é só árabe mesmo ?
    Tenho uma certa fissura por sons meio exóticos no violão, quando pego para improvisar com ele eu sempre curto isar frígios dominantes ou até mesmo a menor harmônica para dar aquela sensação espanhola, hehehe.
    Muito legal mesmo, Abçs !!!

Na verdade cara, Hijaz Kar é uma escala derivada do Hijaz. Existem muitas variações da mesma escala no árabe. Eu tava estudando um pouco da escala Hijaz Kar porque é muito usada no Taqsim, que é quando um instrumento melódico, geralmente um alaúde, fica solando sozinho, completamente sozinho.

Temos bastante coisa em comum com as escalas deles. É muito comum você encontrar escalas menores naturais, frígio e escalas maiores. Tudo varia muito com a intenção de cada música. Como é muito ligado com a dança, a escolha das escalas a serem usadas nas músicas são tão importantes quanto a escolha dos ritmos e andamentos.

O frígio maior aparece MUITO e é conhecido como Hijaz...hehehe o Hijaz Kar é o frígio maior com a sétima maior. Fica:
    T 2m 3 4j 5j 6m 7M

É bem interessante o uso!

eo.
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: eo.
    · votar

Homem Cueca
    Esse clima é realmente muito bacana!

Se curtirem comentem ae!!

Curti (Y) !!! hehehehe

Abraço!

EDIT: Cara, da uma sacada no último tópico que criei. Quando ouvi o cara tocando pensei no que você gravou ai com esses efeitos... Ia ser realmente MUITO fod* !!!

Demolisher
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Curti!
    ;D

Felippe Rosa
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Felippe Rosa
    · votar

Homem Cueca
    Legal saber que tem tanto em comum com a nossa música ocidental, onde se encontra material para estudo desse estilo ?

O frígio maior aparece MUITO e é conhecido como Hijaz...hehehe o Hijaz Kar é o frígio maior com a sétima maior. Fica:
    T 2m 3 4j 5j 6m 7M

Aprendi essa escala como escala espanhola há uns 2 anos atrás, é realmente interessante a sonoridade dela, não tinha a menor idéia que seria uma escala árabe, estava até falando sobre ela com o De Ros outro dia : http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/300596/p1#8628634

Abçs !!!

ALF is back
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Homem Cueca
    marcando pra ver em casa!
    mas antes de mais nada, qual é a fonética de Hijaz?

"raidjés"?
    "rijás"?
    "ríjas"?

sAhuSAhuAS

Homem Cueca
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Felippe Rosa
    Aprendi essa escala como escala espanhola há uns 2 anos atrás, é realmente interessante a sonoridade dela, não tinha a menor idéia que seria uma escala árabe

Pois é! hehehehe acontece bastante. É que dentro do sistema deles tem os nomes deles para as escalas. Mas pra variar, tem muita coisa em comum com coisas da europa, principalmente países com costa e sul da europa.

ALF is back

Mulambojr.
    Veterano
    # abr/13
    · votar

Puta merda, demais o som disso tudo! Da escala, do violão, tudo mesmo. Você consegue aplicar essa escala em música "popular"?

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Estudando um pouco - Hijaz Kar