alguem ja tirou a carteirinha da omb ?

Autor Mensagem
guitarplayerflm
Veterano
# jan/04


eu queria saber como eu faço pra tirar minha carterinha da omb, pra q ela serve e quanto eu tenho de pagar anualmente

Edu_Afram
Veterano
# jan/04
· votar


oque é omb?

LOW Fl
Veterano
# jan/04
· votar


guitarplayerflm
Esse assunto já rendeu aqui, use a busca e vc vai saber a furada que é essa organização hoje em dia e porque eu me nego a tirar essa carterinha.

Edu_Afram
Veterano
# jan/04
· votar


hahahaah q treco estranho

guitarplayerflm
Veterano
# jan/04
· votar


omb é a orgnização dos musicos do brasil

Fencer
Veterano
# jan/04
· votar


Não sei como funciona nos outros estados, mas o braço da Ordem dos Músicos aqui no Rio Grande do Sul é uma vergonha. Essa instituição arrecada dinheiro, te ameaça com sanções legais por exercício indevido da profissão - quem toca ou já tocou na noite profissionalmente sabe disso - e não faz absolutamente nada pela valorização do músico. O próprio procedimento para obter a carteira é uma piada. Na época em que eu tirei a minha, as provas consistiram de um teste teórico primário (definição de compassos, escalas e intervalos), uma prova de solfejo "rezado" (te mostram uma partitura e tu precisa somente dizer as notas que estão ali) e um teste prático onde pediam uma lista com dez músicas para escolherem três. Podia ser qualquer música, composições de três acrodes gavetões estavam valendo. A que vem isso? Não bastasse qualquer músico pagar para tocar no Brasil, ainda precisa se sujeitar a ser extorquido por essa espécie de sindicato inerte? Há anos deixei de pagar as mensalidades e aconselho todos que me perguntam sobre o assunto a fazer o mesmo. Mantenham distância dessa corja.

Funkyman
Veterano
# jan/04
· votar


Fencer

o que você ganha tendo essa carteirinha kra ?

bass_player
Veterano
# jan/04
· votar


guitarplayerflm
ordem dos musicos do brasil

GuitarHouse
Veterano
# jan/04
· votar


200 a prova e uns80 por ano

GuitarHouse
Veterano
# jan/04
· votar


Funkyman

todo musico profissional ou amador tem q ter.
Em shows, os fiscais vao la e 1 da banda tem q ter, senao confisca td e impede o show...eh lei...mas há contradicoes, etc, pq a OMB nao faz nada pelo musico, apenas fiscaliza e ganha grana. Nao faz nada a favor.

Musico mesmo amador q toca em barzin tem q ter. Mas grande maioria nao tem.
Todos esses profis ai tem.

Funkyman
Veterano
# jan/04
· votar


GuitarHouse

aff. q droga, ainda bem que é 80 e por ANO. Tipo vale a pena eu tirar quando começar a fazer showzinho e tal... ?

Tipo eu li uma vez q o kra queria tirar a carteirinha ele pediu pra um amigo dele ensinar 3 acordes de teclado e ele passou no teste.

GuitarHouse
Veterano
# jan/04
· votar


Funkyman
eh ridiculo o teste. como nao tem limite de vaga, qualquer um q chegar la e souber um minimo eh musico. O presidente da OMB eh acusado de corrupcao etc...procyra na BUSCA q vc vai encontrar links pra textos mais completos sobre assunto, opiniao da galera e links tb pros textos indicano a corrupcao do cara.

GuitarHouse
Veterano
# jan/04
· votar


Funkyman
precos da OMB em MG

http://www.ombmg.org.br/paginas/valorinsc.html

Funkyman
Veterano
# jan/04
· votar


GuitarHouse

vlw kra

Funkyman
Veterano
# jan/04 · Editado por: Funkyman
· votar


GuitarHouse

os kra faz isso só pra cata grana dos pobres condenados dos músicos.

da muita raiva desses kras.

Vern
Veterano
# jan/04
· votar


Existia a de AMADOR e a de PROFISSIONAL. Hoje em dia é uma só toda junta. Realmente o sindicato não faz nada. Eu mesmo só vou tirar depois de fechar minha faculdade. Mesmo assim contra minha vontade. Música não nasçe mole, nego rala rala rala. Não tem lugara para mostrar seu trabalho e esses caras ainda "mamam" em cima dos músicos. É foda. Infelizmente quem toca como músico contratado tem que ter.

Freiheit
Veterano
# jan/04
· votar


Aqui no Ceará teve mo quebra pau antigamente porcausa da OMB. As bandas de rock daqui se recusaram a pagar a anuidade da OMB dai nao me lembro se fundaram a ACR (Associação Cearense do Rock) ou brigaram com ela, ai sei que os kras faziam os shows sem carteira de musico, e qdo os kras da OMB chegavam eles botavam os kras pra fora e era mo comedia.
Isso é a maior roubada que pode existir é essa OMB, uma tremenda vergonha, mas como no nosso pais tudo que existe pra roubar o povo é legal e tem de ser cumprido, só resta dizer uma coisa... ESTAMOS È FUDIDOS

Tedy
Veterano
# jan/04
· votar


Povo, será que é interessante eu tirar a minha? Entrei em uma banda e estamos começando a fazer shows no Bixiga principalmente, será que eu tenho que ter? Mas eu toco guitarra faz uns 5 meses, violão uns 10 teclado toco faz uns 2 anos e flauta uns 10 anos... precisa tirar a carterinha? uma carterinha serve pra todos os instrumentos?

Freiheit
Veterano
# jan/04
· votar


Onde é esse bixiga que vc fala? Tem um aqui em Fortaleza, é esse que tu fala?
Cara assim...
Se chegar algum fiscal da OMB pra te atazanar c vai ter uma puta dor de cabeça com o kra, que vai dizer q c precisa dar carteira etc e tal.
Eu acho que mesmo sendo absurdamente desnecassario, se tu ta trabalhando como musico em bar, eu acho que tu deverias tirar pra evitar problemas, como tipo o kra la e interditar o teu show, e o dono do bar nao gostar de perder a banda na hora e nao chamar mais voces e tal.

Jean
Veterano
# jan/04
· votar


Fencer
De q cidade do RS que vc é?

piratarix
Veterano
# jan/04
· votar


eh escroto...meu professor eh socio e disse q naum tem vantagem nenhuma de ser socio

caiohleal
Veterano
# jan/04
· votar


Ainda bem q minha irmã ta fazendo curso de direito....qualquer coisa eu chamo ela e ja da um jeito... até pq daqui a pouco ela ja ta formada daí provavelmente ela vai ser advogada.......

mas só uma pergunta.... se vc ñ entregar a carteira pro cara e se recusar a deixar ele aprender suas coisas... o q acontece????

ñ da pra desce o kct neles?

meiomundo
Veterano
# jan/04
· votar


Aqui no RS algumas bandas já conseguiram liminares (não sei se esse é o termo correto) para exercerem sua ARTE sem precisar dessa besteira. É absurdo imaginar que para eu tocar a minha música preciso de autorização de alguém. Essa ordem ainda é resquício da ditadura militar - que queria manter os músicos sobre a sua vista - e nenhum governo teve o peito de dissolvê-la.

Imagine a ordem dos pintores do Brasil. O cara só pode vender um quadro depois de passar num prova (?). Ou ainda, ficando na música, imaginem um peão de fazenda (para ficar aqui no RS) que compõe e toca gaita, precisa fazer um teste para poder tocar no boteco da cidade. Isso é absolutamente intolerável. Já toco por aqui a uns 10 anos quase e me nego a seguir essa lei estúpida e irracional.

Freiheit
Veterano
# jan/04
· votar


Bem era isso que eu queria saber. Não sabia se já tava dando pra entrar com liminares pra poder tocar sem a carteira. Vou até passar essa informação aqui adiante pra quem eu sei que toca e tem a carteira da OMB.


Caiohleal
Se tu descer o cacete neles tu ta fudido... pq eles tão fazendo o que a Lei manda, por mais idiota e fudida q seja essa lei.
E mesmo que nao tivesse... se tu agredisse o kra podia ir no DP e prestar queixa (se é que nao fossem pegos por guarda na hora do quebra pau).

meiomundo
Veterano
# jan/04
· votar


Freiheit
Achei um link da notícia:
http://trombeta.cafemusic.com.br/trombeta.cfm?CodigoMateria=1233

Freiheit
Veterano
# jan/04
· votar


vlw.

Fencer
Veterano
# jan/04
· votar


Sou de Porto Alegre, Jean.

ombpoars
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: ombpoars
· votar


Olá boa tarde, atualmente sou Contador contratado pelo Conselho da OMB-RS, de fato concordo com as opiniões, mas pelo que estou percebendo e trabalhando, posso assegurar que é uma entidade séria, houve problemas no passado, mas atualmente tem uma diretoria séria, aliás convido a todos a irem conhecer a OMB-RS, pois desta forma vocês poderiam participar das decisões e conselhos lá existentes, outra questão pelo que li alguns confundem a OMB-RS com o Sindicato, são duas instituições diferentes, com endereços diferentes que tem funções diferentes.
O Conselho da OMB-RS regula a profissão de músico, assim como a OAB dos Advogados, o CRC-RS dos contadores a qual sou filiado para ter minha credencial de contador, portanto a função legal da ordem dos músicos é regulamentar a profissão de Músico. Sugiro que conheçam a OBM-RS sem compromisso, aliás sobre os testes de música para obter a carteira, tem uma comissão formada por filiados para avaliar, qualquer músico pode participar basta acompanhar às épocas de inscrição e participar. Um grande abraço a todos.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


ombpoars
não tem por que regular a profissão de musico.pelo simples fato de que ninguem tem capacidade de dizer o que é um musico e o que não é... não é função do estado se meter.

regular o exercício da arte é inconstitucional... e finalmente estamos vencendo contra vocês nos tribunais.Vocês não podem transformar condutas que não são dotadas de lesividade em infração,como tem feito, arrecadando muito dinheiro suado diga-se de passagem....

http://www.guitarload.com.br/mobile/noticia/musico-nao-precisa-mais-se -inscrever-na-omb-para-atuar.html

Esta é uma vitória para os milhares de músicos, amadores ou não, que há no Brasil. O Tribunal Regional Federal-3ª Região decidiu, por unanimidade, que fazer música é uma forma de expressão artística. Por isso, o músico não precisa pagar taxa ou mensalidade para exercer a profissão, isentando-o de prestar contas à Ordem dos Músicos do Brasil (OMB).

“Segundo Lei nº 3.857/60, que criou a OMB, seria necessário o registro na autarquia para poder exercer a profissão. Porém, segundo a relatora do acórdão, desembargadora federal Marli Ferreira, essa exigência não foi recepcionada pela Constituição Federal de 1988, por ser incompatível com a liberdade de expressão artística e de exercício profissional, asseguradas no artigo 5º, incisos IX e XIII”, descreveu matéria publicada sobre o assunto no portal jurídico Última Instância.

O caso era antigo e polêmico e mais de uma vez foi debatido nas esferas jurídicas do País. Contudo, quando um músico de S. José do Rio Preto foi impedido de se apresentar em diversas cidades do interior de São Paulo porque não era filiado da OMB e não pagava as mensalidades da Ordem, ele decidiu impetrar um mandado de segurança para garantir seus shows.

Após ter sido julgado com vitória em primeira instância, a Ordem recorreu, e o caso foi parar no TRF, tendo sido mantida a vitória ao músico e acabando por beneficiar a todos os artistas musicais do País.

A relatora do processo, a desembargadora Marli Ferreira, foi enfática: “Não seria razoável aplicar relativamente aos músicos restrições ao exercício de sua atividade, na medida em que ela não oferece risco à sociedade, diferentemente, por exemplo, das atividades exercidas por advogados, médicos, dentistas, farmacêuticos e engenheiros, que lidam com bens jurídicos extremamente importantes, tais como liberdade, vida, saúde, patrimônio e segurança das pessoas”.

E continuou: “A música constitui uma das formas de manifestação da arte, exercendo o seu autor ou intérprete a liberdade supramencionada e submetendo-se ao crivo da opinião pública. Sendo assim, apesar de a Carta Magna permitir restrições para o exercício de atividade profissional por meio de lei ordinária, tais restrições só poderão ser impostas com observância dos princípios constitucionais da proporcionalidade e da razoabilidade, justificando-se a fiscalização somente no caso de atividade potencialmente lesiva”.

A Constituição afirma que somente profissões que coloquem em risco a sociedade podem ser regulamentadas. O número do processo é: 0001747-24.2013.4.03.6106/SP.


inExperienced
Veterano
# jun/14
· votar


rhoadsvsvai
Informação muito boa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a alguem ja tirou a carteirinha da omb ?