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d.u.n.h.a. Veterano |
# mar/13
Tava pesquisando archtops para uma eventual compra e me deparei com as feitas pelo Ricardo Baldacci: http://www.ricardobaldacci.com/home_instrumentos.html
Alguém conhece os instrumentos??? Confesso que o preço é interessante, essa eu achei linda: http://www.ricardobaldacci.com/russel.html
Mas... e a qualidade??? Será que são instrumentos de confiança???
Se o próprio Ricardo visse o tópico e viesse postar aqui seria muito legal...
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Edson Caetano Veterano
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# mar/13
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d.u.n.h.a. Sem ser totalmente noob no seu tópico hehe poderia falar um pouco mais sobre Archtops para mim.., características e semelhanças com os modelos tradicionais
Você disse que o preço é interessante, mas 7300,00 tem que ser um super instrumento, é por aí mesmo que anda os modelos concorrentes?
Aliás, muito linda mesmo
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d.u.n.h.a. Veterano |
# mar/13
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Edson Caetano Então man... eu não conheço nenhuma marca concorrente aqui no Brasil, tirando uma ou outra de luthiers completamente desconhecidos, para essa marca aí. Na verdade até então eu só conhecia archtops gringas, Foster, D´Aquistio, Benedetto, D´Angelico... E essas custam muito mais que 7mil aqui. Se for importar, contando com impostos, saem no minimo por 20mil dilmas, chegando na casas dos 6 digitos sem muito esforço O.o.
poderia falar um pouco mais sobre Archtops para mim.. Isso eu deixo pra quem manja das paradas... nichendrix, MMI, podem vir!!! hahaha
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MMI Veterano
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# mar/13
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d.u.n.h.a.
Amigo, eu já entrei em contato com ele, mas pelo visto ele não se interessou em levar em frente nem foi muito simpático.
São guitarras feitas na China (ele próprio me disse), imagino que seguem o padrão da Eastman. Honestamente, se quiser, conheço um cara aqui em São Paulo que faz num padrão extremamente alto, com preços mais em conta e altamente interessante. Em vista disso, eu acho que não vale a pena.
Abraço.
Edson Caetano
Amigo, eu sou vidrado nesse tipo de guitarra. Agora não dá para falar muito, mas deixo um vídeo (basicamente é um violão archtop que pode ou não ter captadores piezo ou magnéticos).
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d.u.n.h.a. Veterano |
# mar/13
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MMI Valeu man! Realmente não vale a pena então, se for assim é melhor ficar de olho e esperar aparecer uma usada ou realmente conversar com um luthier e encomendar uma do jeito que eu quero...
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Edson Caetano Veterano
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# mar/13
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MMI Ou o músico é um cara pequeno, ou o instrumento é enorme hehe
Interessante ele ensinado a posição de trabalho do instrumento, ergonomia é tudo mesmo
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MMI Veterano
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# mar/13
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d.u.n.h.a.
Se quiser, entre em contato que te explico. Eu fui lá, tem uns amigos que foram também e estão negociando. Se quiser mesmo, entrando no rolo acho que dá para melhorar alguma condição de pagamento.
Edson Caetano
Só uma coisa: no vídeo ele diz que usa cordas de bronze, mas dá para usar qualquer uma, geralmente bem grossas - de 12 para cima - na minha uso flatwound com nylon.
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MMI Veterano
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# mar/13
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Edson Caetano
Sim é grande e ele deve ser pequeno. A dele deve ser uma 17 ou 17,5`, são grandes mesmo.
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d.u.n.h.a. Veterano |
# mar/13
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MMI Uma dúvida que eu sempre tive... as archtops também pegam a caracteristica do dono delas como um violão clássico faz??? Porque é incrivel.... esses tempos emprestei um violão rozini concertista para um amigo meu que toca dando patada, feito um cavalo e o violão veio outro, não respondia ao meu toque, demorou uns 10 dias para que voltasse a ser o que era antes hahaha As archtops também tem essa coisa com a vibração e talz??? Se ficar muito tempo sem tocar nelas elas também ficam semi-mortas??? Ou isso é só frescura do violão clássico???
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Edson Caetano Veterano
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# mar/13
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MMI Falou nas cordas de bronze, e pelo tamanho, deu vontade aqui de reviver meu baixolão, que está pendurado a um ano, vou mandar para o luthier reviver e sair tocando...
A semelhança é só a corda de Bronze e o Tamanho, que acho enorme...
Já andei vendo uns videos e o som é porreta mesmo, mas ele é indicado para o Jazz claro, mas encaixa em outros estilos ?
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MMI Veterano
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# mar/13
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d.u.n.h.a.
Tem, e muito. É até engraçado, mas são coisas típicas que dependem altamente da Madeira.
Edson Caetano
É especial para som limpo, se encaixa nesse tipo de som. Alguém me disse inclusive que o Metallica usou uma em Nothing else matters, ou seja, da para usar em vários estilos.
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Edson Caetano Veterano
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# mar/13
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MMI d.u.n.h.a. Violão sentimental... pior que tem tudo haver, a pegada, a propria posição que o cara do vídeo tanto explicou, e é madeira, susceptivel a mudanças constantes, mesmo que sejam nuances...
Instrumentos desse só serão emprestados se forem para musicos excepcionais hehe (vocês dois eu empresto)
Eu mesmo não me permito muito ainda a tocar na minha guita top (que eu considero ok) , fico mais com a boa e velha strato tagima de guerra, imagina em algo de 5 ou 6 dígitos e ainda emprestar hehehe, meu ciume iria explodir hehe
Mas entendi a propósta dela
Nas cordas é como nos teclados, temos o instrumento genérico e temos os específicos, a gente passa muito tempo com os genéricos até se afeiçoar pelos específicos, aí o bolso fica extremamente doente, e os espaços de casa vão para o espaço
Hoje entendo o que o Maurício diz sobre espaço hehe e muitos e muitos, e muitos, cases e bags jogados para todos os lados
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d.u.n.h.a. Veterano |
# mar/13
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Edson Caetano a gente passa muito tempo com os genéricos até se afeiçoar pelos específicos, aí o bolso fica extremamente doente, e os espaços de casa vão para o espaço
hahahaha pura verdade man... essa semana chegou aqui um 7 cordas de nylon... tive que me desfazer do meu 12 cordas washburn por falta de espaço mesmo (pelo menos vendi para um brother meu...)
Mas essa história de violão sentimental é curiosa mesmo... sei que tem luthier desenvolvendo até maquina pra deixar a madeira vibrando 24h por dia pra melhorar o som e tudo mais...
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Fernando de almeida Veterano |
# mar/13
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d.u.n.h.a. Ricardo Baldacci: Putz ... ia comprar um ampli desse cara e outro cara chegou na minha frente e levou ... fiquei p.
Quanto as guitars dele, eu acho umito boas ... não são laminadas ... Só acho o preço salgado ...
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clebergf Veterano
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# mar/13
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Ah Archtops...meu sonho... xD
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d.u.n.h.a. Veterano |
# mar/13
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clebergf Eu também man, se tudo der certo esse ano se realizará... Mas pelo menos já realizei um dos meus sonhos de consumo, um nylon de 7 cordas clásico.
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clebergf Veterano
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# mar/13
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d.u.n.h.a.
Pois é cara...ultimamente meu único sonho de equipo é um Archtop, não que eu tenha, longe disso, mas o único equipo que deixa meus olhos brilhando é a archtop...
MMI
Curtiu o vídeo do James né...xD
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MMI Veterano
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# mar/13
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clebergf
Lembrei dele quando vi a pergunta. Mas se faltou a referência, foi você quem mostrou!
Na hora eu não podia explicar muita coisa sobre archtop, ia escrever quando chegasse em casa, mas cheguei agora e não tenho gás para tanto... Hard days... Mas acho que o vídeo ilustrou bem.
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d.u.n.h.a. Veterano |
# mar/13
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MMI Poxa man... mas quando quiser escrever fique a vontade, o pessoal adora seus posts :)
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MMI Veterano
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# mar/13
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Edson Caetano d.u.n.h.a.
falar um pouco mais sobre Archtops
Em 1894 Orville Gibson começou a fabricar instrumentos baseados nos violinos, violas e cellos, com o tampo arqueado. Basicamente fazia mandolin, mas desenvolveu violões nesse formato. Por essa questão do tampo, bracing e detalhes de construção, seus instrumentos tinham mais volume e maior resistência, o que deu um sucesso de vendas a seus instrumentos. Em 1898 ele recebeu sua patente e em 1902 cinco empresários de Kalamazoo formaram a Gibson Mandolin Guitar Mfg. Co. Ltd. Eu tenho um mandolim 1907 dessa fábrica, é algo excepcional, extremamente interessante, com som alto e diferente do que os instrumentos atuais.
O grande salto realmente desse tipo de violão foi com Lloyd Loar, que além de desenvoler mais os mandolins da fábrica, desenvolveu os "f-holes", colocou um braço maior (mais longo, os instrumentos eram menores), colocou a ponte mais para o meio do corpo e a parte final do braço e escala fez flutuante, sem tocar no tampo para dar maior vibração. Ele começou a estudar uma forma de eletrificar o violão, que acabou virando a guitarra que conhecemos, inclusive chegou a estudar instrumentos praticamente sólidos. Ele desenvolveu o modelo L-5, lançado tanto como modelo acústico como, atualmente, modelo elétrico.
Os modelos bem feitos podem ser tocados e gravados acusticamente, se tiverem um captador, também podem ser gravados ou tocados dessa forma, o que fica complicado denominar na nossa língua se é guitarra ou violão. Mas é o tipo de guitarra mais difícil de se construir, com mais nuances e detalhes técnicos e o que pode se considerar como obra de arte. Tanto é que chega a ser comum exposições desse tipo de instrumento em museus como o Smithsonian e outros. A última grande exposição desse tipo (que eu soube) foi no The Metropolitan Museum of Art, em New York em 2011 - mais refrências aqui. Contou com instrumentos do maior luthier de todos os tempos, John D'Angelico e seu aprendiz, James D'Aquisto, e um dos maiores da atualidade, John Monteleone, quem fez 4 guitarras especialmente para esta exposição em homenagem às 4 estações do ano (todas acústicas) e que foram tocadas num show por 4 grandes guitarristas, entre eles o brasileiro Chico Pinheiro.
Esse tipo de guitarra é altamente artesanal, impossível chegar num grande instrumento em linha de produção mecanizada. A madeira tem que ser escavada unformemente, em locais certos e timbrada durante essa fase, eles fazem isso com o "tap tunning", que é uma percussão na madeira para ouvir o som, além do próprio som da lâmina escavando o tampo. Geralmente os poucos grandes luthiers do mundo que se dedicam a esse tipo de construção demoram quase 2 meses fazendo uma, num ritmo muito raro e intenso conseguem fazer 1 guitarra por mês. Por isso tudo que custam caro, os modelos extremamente simples costumam começar por uns 5 mil dólares e os mais requintados e caros batem 50 a 100 mil dólares fácil, isso para um instrumento novo. Só para ilustrar, esta guitarra é um instrumento famoso, feita pelo maior luthier vivo atualmente, que assombrou os especialistas por usar uma madeira aparentemente imprestável para isso e praticamente impossível de se escavar, esta é outra guitarra famosa (tem nome, La Cremona Azzurra), feita para se provar que um instrumento atual feito por esses grandes nomes pode se equiparar aos vintage.
Já falei demais, mas estava devendo para vocês... rs
Abs
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d.u.n.h.a. Veterano |
# mar/13
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MMI Aí sim hahaha
Tava olhando o site da Music Maker e tem uma D´Angelico por 9.900 dilmas... ah se eu pudesse... mas só final do ano agora.
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clebergf Veterano
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# mar/13
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MMI
Não era para colocar referência não, só achei legal q curtiu...rs.. :)
Belo texto cara, essa Il Teredo é do outro mundo...pqp... *___*
Esse show com o Chico Pinheiro é excelente...preciso ver ele completo..rs..
E sempre q se fala em Archtops eu lembro do Masterpiesces Guitar que vc me apresentou.... http://www.allaboutjazz.com/php/article.php?id=16993
http://www.amazon.com/Masterpiece-Guitars-Steve-Howe/dp/B000641YW8
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tchedovollosky Veterano |
# mar/13
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caras não levem a mal mas, vcs devem tocar muito pra querer uns instrumentos desses, eu mesmo me sentiria muito mal tendo um instrumento desse nivel e não tocando po*** nenhuma. na minha opinião que esses são instrumentos pra gênios e não para um mero mortal como eu.
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d.u.n.h.a. Veterano |
# mar/13
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tchedovollosky Imagine que vou levar a mal cara... Antes eu também pensava assim, mas com o passar do tempo parece que o gosto vai se refinando, mesmo que a habilidade não. Eu passo muito longe de tocar bem, de manjar muito, mas gosto muito da parte da música que está nos livros e tenho muito interesse no instrumento guitarra em si... as madeiras, captação, forma de construção e acho que uma boa archtop é o ápice do refinamento, então, pra mim, é natural o desejo de ter uma. Mais pela obra de arte em si do que pelo instrumento a meu serviço, até porque o meu serviço é bem fraco e porco rsrsrs
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MMI Veterano
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# mar/13
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tchedovollosky
Eu tenho uma... Mas não sou gênio, assim como o Cleber (que conheço) ou outros aqui que não conheço pessoalmente, mas nunca me mostraram que fossem.
Não considero que para apreciar guitarra jazz, apreciar uma guitarra bem feita que seja considerada uma obra de arte alguém precise ser gênio. Acho que cada um ganha seu dinheirinho e o gasta conforme seu gosto e necessidade. A diferença de um carro médio para um popular custa mais que uma guitarra dessas, nunca vi alguém ser chamado de gênio por gastar grana num carro médio. São gostos, prazeres, alegrias, apenas isso. Tocar bem é outro departamento, cada um tem um sentido para essa frase.
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tchedovollosky Veterano |
# mar/13 · Editado por: tchedovollosky
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d.u.n.h.a. é natural o desejo de ter uma. Mais pela obra de arte em si do que pelo instrumento a meu serviço Entendo, realmente um instrumento desse e uma obra de arte.
Fico feliz que não tenha interpretado mal fiquei até preocupado por ter postado isso aqui rsrsrs desculpe desvirtuar o tópico... #partiu
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