Gilmour influencia Afram, e não é virtuose?

Autor Mensagem
vintagentleman
Veterano
# mar/13
· votar


Agora, se for para comparar, de uma coisa tenho certeza.

Todos os citados são melhores do que eu rsrsrsrs

joao b.
Veterano
# mar/13
· votar


vintagentleman


Agora, se for para comparar, de uma coisa tenho certeza.

Todos os citados são melhores do que eu rsrsrsrs



Faço minhas as suas palavras... rsrsrsrs

eduardodff
Veterano
# mar/13
· votar


A declaração do Afram pra mim só tem uma explicação:
Hoje em dia o termo "virtuoso" está substituindo "fritador", coisa que realmente o Gilmour não é!
Virtuoso hoje em dia é fritador, shreder, veloz
Então ele quis dizer que o Gilmour não é um fritador!

Leomju
Veterano
# mar/13
· votar


Concordo com o amigo eduardodff, que o Juninho quis se referir a velocidade mesmo.

Na verdade, o virtuoso, pra mim, é aquele que tem aptidão natural, algo que é inerente ao indivíduo.
Esses dias vi um menino de 13 anos que está na sexta aula (terceira semana) de aulas de guitarra.
Eu cheguei no estúdio e o professor disse: - Mostra pro Léo o negócio que você tirou.
Ele começou a tocar a Sinfonia nº 40 de Mozart, nota por nota.
Eu perguntei: - De onde cê tirou isso, cara?
Ele tirou um aparelho e disse: - Tem no meu celular.
Eu perguntei: - Em que tom está? De quem é a sinfonia?
Ele falou: - Não sei, agora cê me apertou.
Perguntei: - Há quanto tempo cê tá tirando isso, ele disse ontem no almoço, assim que cheguei do colégio.

Ele não sabia que o tom era Sol Menor, pedi pra ele fazer um Dó Sustenido Menor e ele não sabia fazer.
O professor disse que agora é que ele tá iniciando o campo harmônico.

Eu disse ao professor que ele é um virtuoso, e deveria investir nele.

Um virtuoso é um super-dotado pra música, tem mais facilidade, algo que a maioria demorou meses e até anos ele pode pegar em uma semana.
Acho que esse é o termo.

Já viu aqueles meninos de 12 anos que resolvem equações ferozes?
É um virtuoso.

Mas no caso do Juninho, creio que ele se referiu à velocidade mesmo.

makumbator
Moderador
# mar/13
· votar


Leomju

Para mim esse cenário que você descreve não é necessariamente o de um virtuose, e sim de um prodígio (que pode ser ou se transformar em um virtuose).

Pepe Le P
Veterano
# mar/13 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Na minha opinião virtuoso não é sinônimo de fritador, mas sim uma pessoa com amplo domínio técnico do instrumento (o que inclui, mas não se limita a tocar frases rápidas).

Gilmour é um grande guitarrista sem dúvida e tem excelente técnica (basta observar os bends precisos e vibratos afinadíssimos), mas concordo com o Juninho, ele não é um virtuose da guitarra, e isso não faz dele um músico pior de maneira nenhuma.

Eu acho que o pessoal acaba pecando muito pelos extremos na hora de avaliar o guitarrista: ou acha que o negócio é fritar sextinas a 140bpm e o resto que se exploda ou então considera que esse povo que toca rápido são uns fritadores sem originalidade, que só sabem "punhetear" a guitarra.

Eu, por exemplo, acho que o Malmesteen tem muita coisa legal e sabe fritar de um forma bem melodiosa (mesmo que as vezes ele passe um pouco do ponto) e acho o Vai um cara bem criativo, muito embora não estejam entre meus guitarristas preferidos.

Dessa galera "virtuose" da "nova" (nem tão nova assim) geração eu gosto bastante do Guthrie Govan e do Andy Timmons e pretendo escutar mais coisas de uns brasucas que tenho ouvido por aí.

Dito isso eu não considero o termo "virtuoso" como sendo um adjetivo positivo ou negativo por si só, apenas uma característica que se refere a fluência/domínio e diversidade técnica de um instrumentista.

vintagentleman
Veterano
# mar/13
· votar


Pessoal,

Olhem, analisando a palestra do Afram e toda a bagagem musical dele, acho que ele tem sabedoria mais que suficiente para não confundir virtuosismo com velocidade.

Prova disso é ele ter criticado o Malmsteen, dando a entender que a fritação dele é exagerada e sem sentido.

Prefiro acreditar, como disse um colega aí para trás, que ele acha que são virtuosos os guitarristas que têm conhecimento amplo de todo o potencial do instrumento, aqueles que fazem tudo e o que querem da guitarra...

Talvez por isso, para ele um Gilmor, que faz excelentemente bem seus solos melodiosos e bends precisos, poderia não ter um conhecimento suficientemente abrangente para ser considerado virtuose.

guizimm
Veterano
# mar/13
· votar


como isso rendeu...

O que tem de mais o cara se influenciar por alguns aspectos da música de outro artista que tem uma pegada diferente e incorporar isso na dele?
Não entendi por que tanto alarde

Lelo Mig
Membro
# mar/13
· votar


guizimm

Concordo....também não entendi muito a questão.

Quase todo mundo é influenciado por B.B King, que não sabe nem fazer um acorde de Dó Maior .....

Totalmente irrelevante a questão do "virtuosismo".

guizimm
Veterano
# mar/13
· votar


Lelo Mig
acho que esse tipo de pensamento existe porque os guitarristas são muito bitolados no geral(não é uma critica direta ao criador do tópico), até alguns mais experitentes, eu penso que os valores musicais que a maioria de nós tem é diferente dos de outro músicos

d.u.n.h.a.
Veterano
# mar/13
· votar


Quase todo mundo é influenciado por B.B King, que não sabe nem fazer um acorde de Dó Maior .....


A mais pura mentira isso... o BB King manja, e muito, de teoria. Ele simplesmente não gosta de tocar acordes. Dá uma sacada nessa aula dele:


Não sei porque o povo tem essa ideia estúpida que blueseiro não manja nada de teoria, que é um ignorante de teoria. Pura besteira issa.

Eric Clapton
Veterano
# abr/13
· votar


d.u.n.h.a.

Pois é man. Todo mundo acha que só pq o cara só toca blues ele só conhece as mesmas escalas manjadas.

Existe uma grande diferente entre ter conhecimento e usar o conhecimento aonde, como e quando quero.

+1 pelo post

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# abr/13
· votar


Eu e um amigo quase caímos de costas! Pessoalmente achei a declaração, no mínimo, muito polêmica...

Acho que quem quer criar polêmica é você. Não tem nada demais na resposta. O Gilmour despertou o interesse no Juninho para aprender a tocar guitarra. E daí? Qual a estranheza disso?

O David Gilmour está entre os principais guistarristas surgidos 60 e 70. Tocou em alguns dos discos mais representativos e influentes de todos os tempos. Enfim...

Mas, de fato, técnicamente, ele não toca coisas muito complexas. O estilo dele é baseado no blues, como grande parte dos guitarristas de rock da época. Deve ser por isso que você e seu amigo ficaram tão "chocados".

cafe_com_leite
Veterano
# abr/13
· votar


Its Fucking Boring To Death
guizimm
Lelo Mig
Má interpretação de suas partes, a polêmica que o autor do tópico está querendo erguer não é a de o juninho ter sido influenciado por gilmour e sim no fato dele não considerar o gilmour um virtuose, oque eu concordo, Gilmour é foda, mas pra mim virtuosidade é o cara ter domínio completo do instrumento, e isso o gilmour não tem, ele mesmo falou isso.

maspn
Veterano
# abr/13
· votar


tudo depende do contexto.
o que ele disse antes, o assunto e o que ele disse depois.


como pode entender ' virtuose '

David gilmour lhe despertou o interesse pela guitarra, porém, não era inspirador para o Juninho afram.

Nada demais nisto, Eu particularmente admiro, mas não gosto de Hendrix.

Lelo Mig
Membro
# abr/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


d.u.n.h.a.

"A mais pura mentira isso... o BB King manja..."

Eu sei disso... só usei essa "força de expressão", pela discussão sobre virtuose no cerne principal do tópico, e B.B King passa longe do conceito de virtuose, admitido por alguns.

cafe_com_leite

Cara, não entendi errado não. Apenas quero dizer e reforço, que David Gilmour é um gênio, e Afran não passa de um bom guitarrista.

Isso são conceitos subjetivos e absolutamente pessoais, entendo o desejo e preocupação de muitos em serem/quererem ser virtuoses, e se isso é o objetivo, que vá trás deles. Mas em meu gosto pessoal, prevalece o bom gosto e capacidade artística e não técnica. Guitarristas "virtuosos" nunca me impressionaram, a não ser os que possuem um senso artístico acima da média, como Jan Ackerman ou Steve Howe, por exemplo.

Que Afram é tecnicamente de altíssimo nível, ninguém discute. Mas, repito, para meu gosto pessoal, não faz/fez nada que o diferencie de pelo menos mais uma centena de sua geração mundo à fora.

Gilmour, B.B King e outros citados, são únicos. Afram não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gilmour influencia Afram, e não é virtuose?