Acordes - Novas possibilidades por Mateus Starling (video + TAB)

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13


    Esse aqui é o ultimo exercício da aula nova:
    Acordes - Novas possibilidades.

    Estou disponibilizando o video com a TAB e partitura no proprio video para quem quiser estudar e entender um pouco mais do conceito.

    Estou tocando 2 blocos por acorde, o que é um pouco exagerado, mas a intenção é mostar as possibilidades de blocos e a combinação da voz guia dos mesmos.

    Bons estudos e Fiquem com Deus.



    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling

    Muito bom... seus vídeos sempre muito didáticos.

    O que mais sinto falta na geração de guitarristas atuais é a falta de "vocabulário harmônico" ou "repertório de acordes" e acho isso empobrecedor demais.

    Acredite, conheci caras capazes de tocar Yngwie Malmsteen, por exemplo, melhor que o original e que não são capazes fazer dois acordes dissonantes.

    A pior coisa num músico é o argumento: Prá que eu preciso aprender isso se nunca vou usar.....

    Parabéns, pela luta heróica de mostrar outros mundos nas "6 cordas"!!

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig Obrigado parceiro. Essa ai é so um pedacinho da rabiola da musica, mas acredita se quiser, apesar da sonoridade, todos os acordes são consonantes.
    Guitarristas demoram a desenvolver um bom vocabulario de acordes porque, diferentemente do piano, costumam ver acordes e improviso como duas coisas distintas.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling
    Guitarristas demoram a desenvolver um bom vocabulario de acordes porque, diferentemente do piano, costumam ver acordes e improviso como duas coisas distintas.

    Guitarristas, acordem para os acordes.

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    LeandroP rs.....Acredito que a condição fisica da guitarra contribua um pouco para isso tamb, o piano é mais facil de visualizar, alem da vantagem de contar com 10 dedos disponíveis ao mesmo tempo.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    mateusstarling

    Também acredito nisso. Entre outras vantagens do piano.
    Muito legal a progressão. Uma vez sem querer, usando o Band in a Box, eu cliquei num botão que transformou uma harmonia simples em uma melhor elaborada. Quando descobri isso comecei a escrever algumas músicas simples do repertório popular e ver o que o programa me oferecia na re-harmonização. Show de bola!!! Vi o seu vídeo e me lembrei. Achei legal o acorde Eb7 aparecer depois como Eb7M, e como você disse: apesar da sonoridade, todos os acordes são consonantes.

    Essa ai é so um pedacinho da rabiola da musica

    Eu nem imagino o resto.

    Rednef2
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Rednef2
    · votar


    O que Lelo Mig falou é verdade, eu mesmo as vezes sinto que meu vocabulario harmonico é mediocre hehehe. Agora que to começando a me dedicar mais nessa parte.

    Esse lance de vizualizar acorde e improviso juntos é meio complicado mesmo.

    Falando sobre isso, eu to estudando improviso pelo livro de Almir Chediak.
    E vi uma coisa que eu achei interessante. Lá ele diz que independente do desenho que você usa, a escala será a mesma.

    Por exemplo, eu posso tocar a escala de Dó jonio, começando pela nota Fá e terminando com a nota Lá.

    Desse jeito fica mais facil vizualizar no braço da guitarra. A não ser que eu tenha entendido algo errado.

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    LeandroP Onde esta isso no band in a box?

    Rednef2 A questão da escala é que você começar e terminar em qualquer lugar que você quiser. Não gosto da maneira que ensinam modos dentro da premissa de que é a escala X começando da notal Y.

    Existe uma questão harmônica que muitas vezes as pessoas não entendem. O primeiro passo para sacar bem de harmonia é saber bem acordes, dissecar bem as inversões de triades, tetrades, dos drops, das tensões, blocos quartais e inversões dos mesmos, so nisso ai você já tem milhares de possibilidades de rearmonizar sem saber nenhuma tecnica especifica de rearmonização.

    tomcykman
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling
    ótimo vídeo! no meu ponto de vista, qualquer dissonância só é "dissonante" aos nossos ouvidos por convenção, ou seja, se estivéssemos acostumados com acordes totalmente dissonantes desde a idade das pedras, hoje eles seriam consoantes para nossos ouvidos.

    por isso gosto muito de "dissonar" na guitarra, pra tirar as pessoas do costume de achar que consoante = bom.

    abraço

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    tomcykman Valeu meu irmão.
    É que na verdade no sentido lato da palavra, as pessoas dizem que dissonante seria tocar algo que esta fora da escala. Os acordes que eu toquei estão todos dentro da escala, o que da o som diferente é o tipo de intervalo no qual o acorde é gerado.

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    A intro da aula:


    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling
    Ótimo material, vai abrir a cabeça de mta gente e agregar idéias bacanas sobre acordes e harmonia como um todo, abraço.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling
    Não consegui entender a partitura do primeiro vídeo, é um dó, sol b e lá no primeiro acorde ou é o lá que é bemol ?
    acho que estou com problema de visão, só pode, não consigo ler a tab pra nada também....
    de todo modo, me parece que esse desenho é para piano/teclado, né, bem interessante de se fazer....

    jpguitar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling


    parabéns meu amigo... eu gosto muito de usar coisas como dissonantes...acorde 7 7M 6....e por aí vai, nunca fico somente em acordes naturais...ainda mais que eu toco na igreja...em algumas músicas fica legal usar essa maneira de utilizar acordes...
    espero aprender mais, tem alguma vídeo aula sua falando sobre harmonia?

    abraços.

    JotaEmidio
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mateustarling
    Muito bom o vídeo professor, comecei a fazer um curso de música recentemente e estou vendo acordes com baixo na quarta, quinta e sexta corda por todo corpo da guitarra. Isso abriu demais minha mente e ampliou minhas possibilidades de fazer um mesmo acorde em diferentes lugares e adicionando 7ª, 6ª e por ai vai. Uma coisa interessante que o meu professor falou e que eu concordo é que as pessoas ficam muito presas aos desenhos. Por exemplo: você manda o sujeito fazer um C, ele concerteza vai fazer aquele tradicional Dó, Mi, Sol, Dó ou então Dó, Sol, Dó, Mi ... Ambos com o baixo na quinta corda. E se mandar ele fazer outro C é capaz de nem saber fazer. Por isso acho muito importante esse estudo de possibilidades de acordes por todo o braço do violão/guitarra, porque acaba ampliando as idéias harmônicas sobre o instrumento.
    Abraço.

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    brunoepronto Valeu meu irmão.
    Felippe Rosa O primeiro acorde é um C, G, Ab. Esse modelo é baseado na ideia de cluster na ponta, funciona bem na guitarra e no piano.
    jpguitar Valeu irmão, tenho mais de 60 aulas, tem de harmonia aplicada no improviso e etc. Da uma olhada no meu site que é mateusstarling.com.br
    JotaEmidio Sim, muito importante saber fazer as inversões, os drops, harmonia quartal, clusters e etc, só ajuda a ter mais possibilidades.

    Leomju
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling
    Pô, muito legal mais uma vez cara, às vezes a maneira de pensar põe a gente na forma comum de cada dia. Muito bom!

    Moderadores
    Não sei se são vocês os responsáveis, mas, com essa nova promoção de "títulos honorários" do FCC, o Matheus deveria ter ganho algum reconhecimento, acho que é um dos usuários que mais se preocupa em trazer ensino inteligente ao FCC, isso é muito legal.
    Se observarmos as regras do fórum, o intuito na verdade é bem esse!!!

    Valeu!

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Leomju Valeu parceiro pelo comentario. Não sabia dos titulos honorários, de qualquer maneira obrigado por me recomendar e por dizer que eu trago ensino inteligente para o FCC.

    Leomju
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling
    Ah, sim, todo mundo sabe da sua contribuição.
    Na verdade, essa de "título honorário", na verdade são essas estatuetas que o pessoal merecidamente ganha pelo seu empenho no fórum, vide a do Lelo Mig lá em cima.
    Tem um pessoal que realmente "toca" esse fórum em frente.

    Parabéns a todos!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling
    Onde esta isso no band in a box?

    Não sei te dizer de imediato porque estou sem ele no momento. Descobri fuçando nele (estraguei muitas coisas por isso rsrsrs). É uma opção de re-harmonização. Você escolhe o estilo e tem o nome de um monte de artista. Dá até pra escolher a quantidade de acordes por compasso. Por exemplo, se você escreve um acorde por compasso, ele insere outros acordes entre os que você escreveu. É muito legal isso! Uma pena eu não saber te responder como se deve porque faz tempo que não uso e não tenho mesmo ele instalado. Se você descobrir, dê um toque ;)

    Rednef2
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Harmonia quartal é aquele lance de montar acordes com intervalo de quarta?

    tipo: Dó, Fá, Si, Mi, Lá?

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Rednef2 Sim, isso mesmo.

    Rednef2
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling
    Eu acho a sonoridade desse tipo de acorde muito bonita.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes - Novas possibilidades por Mateus Starling (video + TAB)