Meu Relato. Guitarra antiga meia-boca(Eagles, Washburn Lyonetc ) não vale mais a pena.

    Autor Mensagem
    Philipi
    Veterano
    # fev/13


    Ha anos atrás e eu ate diria no inicio da década passada, antes das Guitarras Chinesas adquirirem uma qualidade mais aceitável na madeira e na construção, era comum alguns reviews e ate exaltações exageradas sobre algumas guitarras antigas, como as antigas Eagle Strato, as Washburn Lyon e algumas outras do nível como sendo grande maravilhas.

    Devemos levar em consideração que no tempo passado em que se dizia isso as guitarras baratas eram na maioria fabricadas em matérias de péssima qualidade, no geral o braço era de madeira verde e mal-construído(para não dizer péssimo).

    O material do qual era fabricado o corpo era aglomerado de madeira, diferentemente do aglomerado de serragem, mas era aquele material moldável que vem em pó, o material é inclusive de difícil aparelhagem pois é necessário uma serra muito resistente para cortar assim dificultando uma boa construção do mesmo, mas no que toca a durabilidade é um lixo.

    Outra péssima lembrança era o tensor travado, que por falta de experiência por parte da manufatura colavam errado o tensor e assim inutilizando o mesmo. Isso somado ao fato da madeira ser verde totalizava uma merda de uma guitarra inútil.

    Os captadores então eram um lixo, os single tinham som abafado e para atenuar eram utilizados potenciômetros de 500k, por outro lado os humbuckers davam microfonia pois nunca eram parafinados, ou funcionava apenas uma bobina trazendo uma chiadeira típica dos single, eram tão ruins que nem a blindagem resolvia.

    Certo que os captadores das guitarras baratas de hoje não são perfeitos, mas tiveram uma notável melhora na qualidade. Inclusive minha Shelter Califórnia quando abri vi que os captadores estavam cobertos por uma camada de cera deixando visível que foram parafinados, e realmente não dão microfonia e tem som apropriado para uma strato!

    Diante a todos esses relatos é notável que uma guitarra que tivesse condições mínimas de qualidade seria exaltada de forma que hoje pareceria ate exagero. Logo os reviews poéticos exaltando as qualidades da Washburn Lyon fabricada de laminado com braço em madeira de qualidade e com captadores não tão ruins contrastam com a realidade atual.

    Vou aqui mostrar a experiência que tive ao comprar uma antiga Eagle com o famoso “headstock estilo Fender” VS a experiência que tiver ao adquirir uma Shelter California.

    Relato Eagle Strato:
    Paguei 150r$ na Eagle que veio com captadores inúteis, parte elétrica fu$#%, braço empenado, trastes desgastados ao máximo, tarraxas gastas e inutilizadas pelo uso, os parafusos haviam enferrujado ao ponto de eu ter que quebrar o escudo para remover pois haviam grudado na madeira(isso acontece, por isso cuidem esse ponto) o nut também estava inutilizado e o braço empenado.

    Fui logo bem feliz tentar apertar o tensor e cheguei ao máximo sem resolver deu uma melhorada, então pequei a chave e com ajuda de um pé de cabra forcei ao máximo, depois troquei os trastes por trastes jumbo e retifiquei assim cheguei a um nível muito bom, eis que o vejo que o braço é largo demais e dificulta a pegada, mas isso nem é problema!

    O corpo dela é de madeira maciça porem feito em umas 11peças(uma salada) com acabamento muito espeço fazendo a guitarra quase não ter som quando tocada desplugada, isso indica que o acabamento influencia sim no som, pelo menos desplugada.

    Troquei os captadores e coloquei os de uma Fernandes (cerâmicos). No fim a guita ainda ficou ruim, o som ficou bom, mas não afina direito, agora refiz o trabalho nos trastes apertei mais o tensor com o pé de cabra e estou esperando as peças novas que comprei, vamos ver no que vai dar

    Philipi
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Agora o Relato com a Shelter California.

    Paguei 230r$(na época). Troquei os trastes, blindei, toquei os trastes por médio-jumbo, troquei o escudo, troquei os saddles abaixadores de corda e o nut e tirei as farpas da ponte que estraguei na época forcei muito a alavanca e acabei estragando a ponte e tendo que trocar a ponte por uma baratinha que ficou 100%!

    O Braço dela é magnifico 100%, a ação das cordas é perfeita, pegada magnifica, ação das cordas muito baixa, o braço é estreito, da de mil a zero em uma SX sst, a madeira do braço é ultra resistente, o tensor funciona 100%, as tarraxas apesar de não serem blindadas são muito boas!
    O corpo é feito em 3peças de madeira maciça e muito bem construído com acabamento excelente.

    Os captadores tem som típico de strato, não são muito agudos mas não chegam a ser abafados, tem som bastante definido e vieram parafinados, blindei ela e ficou 0% de chiado!

    Também alterei a parte elétrica dela para adicionar mais duas posições que são: braço+ponte e os 3 juntos! Assim aumentando a versatilidade.
    Devo dizer que é infinitamente melhor que a Eagle e não deu nem 10% do gasto.

    Por isso meu amigo, se te oferecerem uma velharia por mais de 80r$ não aceite. Ofereça os 80r$ ou nada.

    Hoje temos uma serie de Guitarras custando na faixa de 200r$ que são bastante satisfatórias, alguns exemplos são: Cruzer ST-50, Giannini Strato, Shelter California. Muitas ainda com acabamento transparente deixando visível a madeira.

    São essas na sua maioria perfeitamente confiáveis. Esqueçam a historia de padrão Fender de construção do formato do corpo dessas guitarras antigas, pois de fender elas não tem nada, só a semelhança no Headstock!

    edalko
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Acho que fazer tudo isso numa guita de R$150,00 é uma baita roubada.
    Não compensa o tempo, dinheiro e trabalho.
    São guitarras construídas com o intuito de serem simples, baratas e ruins. Pode ser que num balaio vc encontre uma ou outra com alguma qualidade de entonação, afinação, etc.
    Mas o propósito não é ser uma guitarra boa no geral, pois destina-se a iniciantes.

    Melhor pegar essa grana extra e comprar uma guita de qualidade superior.

    Guitarra barata é para dar pros filhos brincarem ou para enfeitar o estudio ou quarto. Só.

    EduBluesMan
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Philipi
    Hoje temos uma serie de Guitarras custando na faixa de 200r$ que são bastante satisfatórias, alguns exemplos são: Cruzer ST-50, Giannini Strato, Shelter California. Muitas ainda com acabamento transparente deixando visível a madeira.
    Concordo plenamente com o que vc disse.
    Há um ano atrás, dei de presente pro meu filho de 8 anos (na época), uma Memphis nova que paguei exatos 200 dilmas.
    Tenho aqui em SP um amigo Luthier (Marlon Tedaldi) que é um dosmelhorez da ZL de São Paulo e cismei de levar a guitarra nele pra dar uma turbinada, mas já adiantei que queria algo legal, com um custo baixo, já que a guita era de baixo custo e destinaria ao meu filho (ainda aprendiz de guitarrista).
    Aí é que tá.
    Compramos umas tarrachas EZ-Lock para stratos da Wilkinson, um roller nut e colocamos nela. (isso me custou cerca de 100 dilmas - nas peças).
    O Marlon ainda tinha um set de captadores de uma Yamaha da década de 90, que eram aqueles stackeds e colocou nelas pra mim.
    O resultado final foi que mudou completamente o som do instrumento... ficou animalesticamente adorável a guitarra.
    Resumo, com aproximadamente 400 contos, fiquei com um instrumento muito interessante que bate em muitos outros por aí.

    Philipi
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Guitarra barata é para dar pros filhos brincarem ou para enfeitar o estudio ou quarto. Só.


    Não vejo exatamente assim, certamente guitarras baratas não chegarão a qualidade das mais caras. Mas no caso essas mudanças que fiz foi eu mesmo, não levei a Luthier, eu sou um "meio-luthier", dai não fica tão salgado, paguei apenas no preço das peças.
    Tarraxas 25r$
    Nut 15r$
    Trates sanko 30r$
    Material para escudo +pots 30r$
    captadores 70r$.

    170r$ tudo incluindo os fretes. No fim saiu 320r$ e por esse preço não se acha nada que preste mesmo.
    No caso com 320r$ não se acha anda muito melhor mesmo, fora a diversão e o aprendizado em fazer isso que é enorme!

    Já na Shelter não gastei quase anda e deixei ela bem melhor do que originalmente, e também se revelou uma Guita com braço muito bom.

    EduBluesMan

    É interessante, pois as guitarras chinesas de agora já estão vindo com uma madeira melhor, o braço já não e de madeira verde e o corpo já é de madeira maciça, e na maioria em apenas 3 peças(isso é magnifico). Algumas Condor vem ate em 2 peças! A construção do corpo é 100%cnc.

    Um bom jogo de tarraxas da condor sai por 35r$, um trio de bons captadores sai por uns 250r$, uma boa ponte Fender sai uns 150r$, os trastes sanko uns 30r$.

    200r$ da guitarra mais 465r$ das peças sai 665r$ ou 515r$ se for manter a ponte original e usar ela fixa!

    Te garanto que por esse preço você não acha nada melhor de fábrica por esse preço! Tudo depende de quanto dinheiro você tem para gastar!

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Thyago_Trajano
    · votar


    Philipi
    Concordo contigo...pior é ter que aturar a cambada no ML vendendo troço que é ruim, com o já manjado jargão: " é das antigas"...

    Me diz se uma Giannini Strato dos anos 90 vale mesmo R$ 1.000...eu mesmo tenho uma Southern Cross, e meus pés são bem no chão...não vale os R$1.200,00 ou mais que a galera pede, nem a pau...R$800,00 estourando muito...paguei na minha menos que isso...

    Me lembro dessas Eagles...eu tive uma, muitos anos atrás...a guitarra era horrível!

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Philipi
    Relato Eagle Strato:
    eis que o vejo que o braço é largo demais e dificulta a pegada, mas isso nem é problema!
    Comprei um braço desses e já repassei novamente por conta disso. Achei muito gordo e largo... fiquei com um de Shelter na minha guitarrinha mesmo.

    Belo post!!!

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Thyago_Trajano

    Os caras supervalorizaram a Gianinni Southern Cross mesmo, concordo, já vi pedirem até 2 paus.

    Mas essa guita, se achar por uns 600/700, é uma guita que realmente vale a pena gastar uma grana. Ela realmente foi bem construída.

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig
    Mas essa guita, se achar por uns 600/700, é uma guita que realmente vale a pena gastar uma grana. Ela realmente foi bem construída.

    Pode crer... já toquei numa dessas aí é bem legal mesmo, mas os captadores e tarraxas são bem mais ou menos...

    vintagentleman
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Numa guitarra de duzentão acho que o máximo de investimento que compensa é um bom ajuste geral num luthier.

    Se você achar uma com um bom som, no fim pode até ficar com uma guitarra razoável... Mas é o tipo de análise que um iniciante, que é o público alvo dessas guitarras, é incapaz de fazer.

    Para mexer legal, investir um pouco, acho que só compensa numa guitarra de uns R$ 450,00 em diante. Tipo uma daquelas Pacificas mais simples. Investindo um pouco ali, você tem um ótimo instrumento.

    Philipi
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Thyago_Trajano

    Sobre a Southern Cross o que nela você pode me dizer que é bom e o que é ruim?

    Will Bejar
    O da Shelter California é muito bom!

    Lelo Mig
    O que nela(southern cross) você acha bom ou ruim?

    vintagentleman
    Se encontrar uma guitarra antiga seguindo padrões fender, com ponte vintage, tarraxas boas e captadores estagiados em alnico com corpo e braço bem construído, e sem que o braço esteja empenado, provavelmente custará caro, mas se for barato ta valendo, mas e raro!!!

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Thyago_Trajano
    · votar


    Philipi
    Sobre a Southern Cross o que nela você pode me dizer que é bom e o que é ruim?

    Acho legal a construção dela (corpo e braço)...a minha, por exemplo, deve ter sido furado a ponte com algum erro milimétrico, não ajustava oitava nem por reza braba! Só foi corrigido o problema, depois que um luthier tampou os furos antigos, e "refurou" no local correto! edit: me refiro à furação da ponte!

    O corpo é de Cedro...não dá aquele som característico de strato, mas pode agradar a alguns...o braço, infelizmente eu perdi, pois um "luthier" daqui de João Pessoa escavou tanto, ao escalopar, que chegou no tensor...o braço se perdeu!

    Então eu coloquei um da Giannini, da mesma época, porém com escala escura! É bem legal, e confortável, para o meu jeito de tocar. Eu prefiro cordas mais altas, porque me permite tocar mais forte, sem trastejar. Já que não sou nenhum virtuose, me ajuda bastante...

    A captação original não posso falar nada, pois quando peguei a minha, ela veio com singles genéricos, os quais foram trocados por um trio tex mex!

    A ponte dela, e as tarrachas ainda são as originais, como não uso alavanca, nunca desafina! Pode se abusar nos bends, que ela não desafina mais do que o normal para uma guitarra com tremolo!

    No geral, eu acho ela uma boa guitarra, só não acho que valha o que pedem...

    Kaah_lol
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    eu tive sorte ao comprar uma giannini stratosonic anos 80. Madeira do corpo é cedro rosa e o braço em marfim.. Madeiras boas pra upar na parte elétrica. Acho que o azar ta aí nas eagles mesmo..

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Kaah_lol
    Não sei a sua, mas já toquei em uma guitarra dessa, e eu achei os trastes (que eram originais) horríveis...achei dura de tocar! A tua ainda já teve os trastes trocados?

    Cristhyano
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    A questão é a referência. Só endeusa Eagle quem não tem contato diário com coisa de qualidade.
    Só fui entender o que é guitarra de verdade quando consegui uma.

    Kaah_lol
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Thyago_Trajano

    não (pelo menos não enquanto ela está comigo, pois ela teve outro dono), mas pretendo trocá-los. Achei o braço dela macio..
    mas como ouvi falar em um outro tópico, essa série de guitarras sempre vem com algum defeito (e não é o mesmo em todas elas).
    eu tive sorte.. O problema veio na chave seletora.
    abraços

    Philipi
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Philipi
    · votar


    Vejam no meu outro tópico o escudo que fiz para minha Eagle e a parte elétrica blindada e refeita!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/301890/#8660181

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu Relato. Guitarra antiga meia-boca(Eagles, Washburn Lyonetc ) não vale mais a pena.