"Chinesinha" por dentro.

    Autor Mensagem
    bestrafe
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: bestrafe


    Olá pessoal, eu iria trocar o captador da ponte da minha EGS 267, mas antes de comprar resolvi abrir e ver a parte elétrica da minha guitarra e agora fico na duvida se terei que ajeitar um pouco a parte elétrica dela. Segue algumas fotos dela.

    http://img809.imageshack.us/img809/3648/p2250005y.jpg

    Aqui é a ligaçao dos captadores na chave seletora e o aterramento deles na carcaça do potenciometro do volume.

    http://imageshack.us/photo/my-images/27/p2250008v.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/825/p2250007m.jpg/

    Esses 2 potenciometros estão com a perna do meio ligada a chave seletora e uma das perninhas está ligada ao terra, estou pensando em desligar esses potenciometros já que não vejo diferença aumentando ou diminuindo o TONE.

    http://imageshack.us/f/802/p2250009.jpg/

    Potenciometro de volume, o unico que funciona =D

    Então, a minha duvida é a seguinte, queria saber se precisaria trocar os potenciometros do tone e volume já que eles não marcam a potencia e também vi sobre os pot de 250k 500k e tal, soh tem um simbolozinho atrás deles e ainda por cima são chineses, pois não sei se eles interferem no som ou timbre, irei trocar a captaçao da ponte por um Malagoli Intruder mas antes decidi verificar a parte elétrica, por isso queria saber se preciso trocar algo ou posso colocar o captador normalmente que não perderei nada do mesmo.

    Obrigado

    magoX
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Os valores dos pots devem estar gravados na parte da frente(aquela parte marrom), por isso não estão visíveis.

    bestrafe
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    magoX

    Bem, seja como for os tones praticamente nao funcionam, o volume funciona bem, queria saber se isso pode influenciar em algo se eu trocar o captador e mais tarde trocar os potenciometros. Obrigado

    Wotalovisk
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    bem pra você ter um melhor desempenho do captador creio que teria que troca-los por pots de 500k.

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    bestrafe
    voce vai trocar os caps voce mesmo ou vai mandar trocar?
    é uma boa hora pra aproveitar e já arrumar isso, é bem simples.

    se for mexer voce mesmo, antes de tudo, estude mais sobre como funciona o esquema elétrico, pra nao sair fazendo no chutometro.

    pra resumir: o tone pode nao estar funcionando por varios motivos, sendo o principal algum fio solto no caminho todo.
    provavelmente se arrumar vai fazer diferença.

    pro cap novo, nao muda nada. se tiver com o tone funcionando, vai funcionar.
    se tiver com o tone sem funcionar, vai continuar sem, e o volume e o cap vão funcionar normalmente.

    bestrafe
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Wotalovisk Creio que irei fazer isso mesmo.

    kiki Eu estudei bastante sobre a parte elétrica da guitarra e tenho experiencia com solda, nao gosto de "atirar no escuro" =D, vou aproveitar que é uma guitarra barata é mecher bastante nela para ganhar experiencia e conhecer mais sobre meu instrumento, com todo cuidado lógico.

    O pot de tone estão todos ligados pelo que já vi em alguns esquemas mas nao vejo diferença mechendo neles, to pensando em desativar o pot de tone e deixar somente o de volume, será que é uma boa?

    fconde77
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    bestrafe

    Olha existem várias ligações possíveis, deixar apenas o volume, volume e tone, manter o original entre outros.
    O problema do tone não atuar deve ser por conta dos potenciômetros baratos, já tomei muita surra por conta disso montando pedais, e a troca resolveria isso facilmente.. mas aproveitando essa mexida testaria esse esquema aqui

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    bestrafe

    Se o pot de tone não tá funcionando ou ele tá quebrado ou a ligação tá errada. Você têm como testar com um multimetro se o pot tá bom:

    "Para testar um potênciometro, vc primeiro terá que checar se o valor homico entre o pino 1 e 3 está correspondendo com o indicado pelo fabricante. Com o auxilio de um multimetro vc poderá testar fechando em curto os terminais 1 e 2, e depois com uma das pontas de prova do multimetro entre os terminais já fechados 1 e 2, e a outra ponta no terminal 3, vc deve girar o potênciometro do mínimo ao máximo. Verificando se a resistencia está incrementando. Se acontecer em algum momento dela decrementar, ele estará condenado."

    Se tiver bugado, aproveita que vai refazer a elétrica e compra um pot novo prá tone...é barato!

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    bestrafe
    O pot de tone estão todos ligados pelo que já vi em alguns esquemas mas nao vejo diferença mechendo neles,
    pode ser que esteja com algum defeito.
    se arrumar direitinho pode ficar bom.

    talvez se mudar alguma coisa pode ficar mais evidente o efeito (principalmente mudar o valor do capacitor, que vai fazer cortar mais frequencias, e eventualmente trocar o pot, pra deixar mais forte o efeito).

    to pensando em desativar o pot de tone e deixar somente o de volume, será que é uma boa?
    ai depende de voce, do seu ouvido e do seu gosto.

    vou te contar minha história: toco baixo, e meu pot de tone quebrou nos primeiros anos (instrumento barato e mal usado). fiquei uns 10 anos sem, achando que nao precisava. e de fetao, na epoca acho que nem era capaz de ouvir seu efeito (cubinho meia boca sem potencia nenhuma, tocando uns nirvanas e greendays barulhentos).
    recentemente arrumei ele, e liguei num ampli decente, e percebi como faz difereça. é um recurso a mais na mão.

    pode não ter, mas talvez seja bom ter. aí voce aprende a usar.

    no caso das strato, eu nunca me entendi com o fato de ter 2 tones (eu só toco tele), e acho que eventualmente pode ser legal deixar um tone só geral, mas principalmente se voce quiser usar outro botão pra alguma coisa, ou "limpar" o escudo.

    Marthin87
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Tem um vídeo com o assuntto do tópico no Xvídeos. Huahauhua!!!

    Wotalovisk
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    eu nunca entendi os 2 tones de statocaster.. tenho uma mas nunca reparei no que faz o segundo.. aiuehiuahe
    alguém poderia me dizer as diferenças? :')

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Wotalovisk
    eles são especificos do captador (nunca lembro qual de qual, um pega só um e o outro pega os outros dois acho).

    Wotalovisk
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    entendi.. valeu Kiki

    bestrafe
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Boa noite, desculpe pela demora ao responder pois a internet tinha caido e eu já precisava sair para o cursinho.
    Pois bem, já estava lendo sobre os potenciomentros logaritmicos e linear, será que em qualquer casa de eletronicos encontro eles ou soh em acessorios de lutheria?
    E outra duvida que me apareceu, estava vendo os esquemas de sobre HSS no site da malagoli com um pot 1 volume e 2 de tone para a instalaçao do captador, na maioria dos videos, até mesmo sobre a instalaçao dos malagoli, falava para isolar os fios preto e branco, mas no esquema diz para soldar na chave seletora, será que isso poderá ter alguma diferença?

    Obrigado.

    kevinluis
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Wotalovisk
    eu nunca entendi os 2 tones de statocaster.. tenho uma mas nunca reparei no que faz o segundo.. aiuehiuahe
    alguém poderia me dizer as diferenças? :')


    O tone perto do volume é do captador do braço, e o outro é do captador do meio, o captador da ponte não tem pot de tone, pelo menos na minha fender e na minha memphis é assim...

    Wotalovisk
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    kevinluis
    valeu brother \o\

    bestrafe
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Bom dia cidadãos

    Uma duvida que me apareceu é que no site da malagoli diz para soldar os fios preto e branco na chave seletora e do jeito que conheço apenas isolava esses 2 fios, será que fará alguma dferença consideravel?

    fconde77
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    bestrafe

    Cada fabricante adota um padrão de cores diferente. Se os captadores não forem da Malagoli o esquema de cores é diferente... Por isso é importante estudar a ligação e anotar tudo.

    Nefelibata
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    kevinluis
    kiki

    Os dois tones das stratos normalmente são ligados de duas formas:

    O de cima é só do braço e o de baixo é só do meio. Mas hj tem muitas séries da fender em que o tone de baixo controla meio e ponte. O que acho ótimo.

    A maioria ta vindo assim.

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Nefelibata
    kevinluis
    valeu por esclarecer!

    bestrafe
    Pois bem, já estava lendo sobre os potenciomentros logaritmicos e linear, será que em qualquer casa de eletronicos encontro eles ou soh em acessorios de lutheria?
    acha sim. em geral, usa tudo logarítimico.

    isolar os fios preto e branco, mas no esquema diz para soldar na chave seletora, será que isso poderá ter alguma diferença?
    o importante é saber qual é o terra e qual é o sinal (hot).

    o terra isola tudo, o outro caminha pelo circuito.

    bestrafe
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    kiki

    Obrigado pela ajuda, também tinha enviado um email para o Erico Malagoli perguntando sobre esses 2 fios preto e branco que são soldados na chave seletora, ele me respondeu e disse que isso era para esplitar (nao sei se escrevi certo) o Humbucker quando a chave estiver na posiçao 2.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Chinesinha" por dentro.