Reformando uma Tagima T6350

    Autor Mensagem
    stratopunk
    Veterano
    # fev/13


    Bom, tenho essa guita a uns 3 anos, comprei ela usada e o dono fez um relic "nogento", inspirado no SRV. Durante esses anos toquei praticamente rhcp, e soava muito bem, mas de uns tempos pra cá to tocando só thrash..metallica, testament, megadeth, slayer...Então to afim de reformar ela, pintar de preto, pegar um escudo preto com 1 humb ponte e 1 humb braço, sem cap no meio. Bom, pra começar as minhas dúvidas são: quando tirar o braço, giro o tensor pra que lado pra aliviar ele? E pra pra tirar o escudo? tenho que cortar algum fio? Valeu!

    (depois posto algumas fotos)

    stratopunk
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Cacete, foi mal, criei no fórum do contra-baixo =\

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    stratopunk
    Cacete, foi mal, criei no fórum do contra-baixo =\

    É só pedir na "central de ajuda" que a moderação move o tópico pro lugar certo ;-]

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=ajuda

    stratopunk
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Valeuuu! :D

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    stratopunk
    quando tirar o braço, giro o tensor pra que lado pra aliviar ele?

    De maneira alguma! Não mexa no tensor! É só desaparafusar o braço e pronto! Verifique, ao tirar o braço, se não tem nenhum calço no encaixe do braço. Se tiver algum calço, lembre-se de colocar novamente quando montar a guitarra.

    E pra pra tirar o escudo? tenho que cortar algum fio?

    Primeiro você tira o jack. Você desaparafusa ele e solta os fios que estão soldados nele. Não corte! Utilize um ferro de solda pra desligar os fios. Na parte de trás da guitarra, aonde estão as molas, pode ter um fio soldado também. Solte este fio com um ferro de solda também. Então é só desaparafusar o escudo e puxar ele pra cima.

    stratopunk
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    LeandroP
    Estranho, várias vezes eu li que tinha que mexer no tensor quando não tinha corda fazendo força nele..(provavelmente to enganado xP). Beleza. Pra pintar então eu cubro esses buracos junto com o fio? Valeu!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    stratopunk

    Não precisa! Já tirei o braço da minha guitarra muitas vezes e nunca precisei mexer no tensor. Uso encordoamento 0,10". Só pra você ter uma ideia, ela está há 30 dias (+/-) sem cordas, guardada no case.

    snd
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    stratopunk
    Tenho quase certeza que para colocar um HB no braço você terá que cavar a madeira do corpo. Tenho uma tagima strato na configuração HSS (sendo que a original era SSS) e para o captador da ponte já tinha o buraco adequado na madeira.

    stratopunk
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    snd
    É eu sei disso :)

    stratopunk
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    O bixo ta todo desmontado já, e agora queria saber sobre a questão da pintura..o corpo tá praticamente sem tinta (o que restou é facil de tirar), ela tá só na seladora, porém tem alguns arranhões mais profundos e aquela parte emcima do captador do meio onde tem aqueles strach na srv ele raspo até chega na madeira...Queria saber se pra pintar, eu teria que lixar tudo até a madeira e dps passar primer e essas coisas ou dá pra passa uma massa pra madeira nos "maxucados" mais profundos, dar uma lixadinha de leve e pintar por cima? Valeu

    astrataranis
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    vc pode aplicar massa plastica, pode simplesmente lixar, pode realizar outros servicos, como por exemplo molhar bem a area (suficiente para a madeira absorver a agua e isso vai incha-la) depois é passar ferro quente por cima. Se bem q esse metodo se nao fizer bem feito, vai no minimo fazer tua madeira voltar a ficar "verde" ou seja, vai sofrer com a acao do tempo tudo de novo pra secar.

    pode tb passar um pouco de po da propria madeira do lixamento com cola, passa bem, cobre os riscos (passe soh nos riscos) e depois lixe.

    qto a pintura, um primer deixaria td mais nivelado para a aparencia vitrificada, pq vc vai ter q lixa-lo e reaplica-lo umas 2 ou 3x... ja a pintura, pode dar umas 3 demaos, obviamente lixando depois.

    Feito isso, ultima lixa passada, polimento com politriz com polish abrasivo (se for porco, usa massa numero 2, se for mais cuidado, procura um sonax, lincoln da vida q ta otimo), depois limpa com veja pra tirar sujeira e gordura, refaz o polimento mas agora com um lustrador (tipo o finish line da 3m), repassa um pano com veja ou alcool, encera com uma cera nao abrasiva (lincoln ou meguiars ou mother tanto faz), faca o lustro a mao e pronto.

    astrataranis
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    aconselho a retirar toda a tinta antes ou pelo menos o maximo possivel sem estragar a guitarra.

    stratopunk
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    astrataranis
    Cara ela já ta praticamente sem tinta, vai ser facil tira o resto, daí vai fica só a seladora, e o que eu queria saber é se dá pra pintar por cima dessa seladora.

    stratopunk
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Galera, alguém pode me indicar um bom primer e um bom spray pra pintar ela?

    astrataranis
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    cara seladora é um tipo de verniz eheheh se tinha tinta, nao tinha seladora, se vc lixou nao tem nada, esta na madeira CRUA.

    seladora é um liquido que sela os poros, ou seja , deixa impermeavel, muito movel q fica exposto no tempo, usa isso. preste mais atençao.

    se vc quiser passar tinta por cima da madeira, pode sim, mas vai ficar meio porcao pq vai precisar de mais demais de tinta pra ficar bonito e qto mais tinta, pior o resultado final

    stratopunk
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Cara, n sei se vc ta certo...pelo que eu sei seladora vai embaixo da tinta pra fecha os póros..e até porque é uma camada transpartente embaixo da tinta que n é madeira..

    stratopunk
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    daí embaixo dessa camada sim é madeira

    stratopunk
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Alguém pode me indicar um bom primer, um bom spray e um bom verniz pra pintar ela?

    astrataranis
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    cara googleia ai...

    vc ate pode usar a seladora, ela vai "queimar" a madeira, ou seja, ela arrepia as fibras, ai vc lixa, ai passa de novo, lixa de novo, passa de novo e pronto.

    seladora vai fechar os poros, se vc pintar direto sem ela, vai dar umas 5 demaos de tanto que a madeira chupa a tinta.

    pra resolver isso, ou vc passa um fundo, tipo o primer ou "queima" com a seladora.

    A seladora é indicada para quem vai ter um movel mais rustico OU um movel que vai estar em contato com o tempo, umidade ou chuva.

    A diferenca é que a seladora vai impemeabilizar, mas nao vai esconder os os veios da madeira. A seladora também ajuda a aparecer os detalhes da madeira, pq ela escurece um pouco, propria para depois tacar o verniz. Ja o primer, vai impermeabilizar MENOS que a seladora, mas ele uniformiza melhor a pintura, ou seja, deixa liso (obvio depois que lixar).

    Mais ou menos assim:

    a) vai pintar com tinta depois? Usa o primer, primeiro pq vai deixar a madeira respirar de forma diferente e como vai a tinta por cima, no final vai deixar td mais impermeavel. Sem o primer, vc vai ver os buraquinhos dos veios na tinta, detalhes de lixamento imperfeitos e o brilho final sera prejudicado pois o brilho nada mais é que reflação da luz perfeito (estude física), se sua superficie estiver enrugada vai brilhar menos e sujar mais.

    b) vai deixar na madeira ou usar um verniz protetor e quer ver a madeira tingida ou crua? Use a seladora. Obviamente nao vai ficar TAO liso quanto o primer, mas se usar o primer nao vai ver nada além de um treco cinza e feio.

    por fim, nao use SPRAY, spray vai ficar nojento de porco, mesmo tu sendo fera nisso, nunca fica perfeito ou ao menos legal. spray é pintar lixeira, ferro velho etc. Quer uma pintura bem feita? Use pistola de pintura. Nao tem milagres aqui. Mesmo com a pintura é bem capaz de vc fazer merda.

    Verniz, seladora, tinta, procure pelas melhores marcas sempre, sayerlack, suvinil, coral, e outras tantas marcas consagradas. Economizar nisso é burrice.

    Lembrando que o verniz deverá ser bem dosado, um verniz grosso vai ser um inferno pra dar acabamento, um verniz muito diluído vai ser dois infernos para chegar num resultado uniforme.

    Qto mais tinta e verniz usar, pior para sua madeira, lembre-se de uma coisa, vc pode ter uma guitarra feita em 1800 com madeira de 1500, se vc tirou a tinta, lixou, aplicou quimica sobre ela, por mais suave que seja, voce voltou a deixar a madeira "verde" e portanto, prepare-se para problemas que podem ser de simples rachaduras ou bolhas na tinta, até a deformidades na madeira que apenas com longo trabalho e boas mãos pra resolverem.

    Peça sempre para um profissional realizar essas pinturas (pode ser marceneiro, pintor etc), mas peça o mínimo de demãos possíveis e o mínimo de material também, seja seladora, primer, tinta ou verniz.

    Por isso a goma laca é tao desejada entre os violonistas, basta passa-la e secar, é mínima, tem diversos contras mas afeta o menos possível a madeira.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reformando uma Tagima T6350