Tópico Oficial de Dúvidas de Teoria Musical

Autor Mensagem
guizimm
Veterano
# fev/13


Que tal?

Mesma coisa que o de compra de guitarra e o do Bertola, porque normalmente as dúvidas requerem apenas um ou dois posts para serem respondidas, era mais fácil um tópico só para todas elas.
Eu acho bem mais fácil, mas vai requerir a solidariedade dos users mais experientes no assunto.

É isso ae, minha sugestão, postem dúvidas ou não.
(perdoem a rima)

alexdiffer
Veterano
# fev/13
· votar


Bom eu não sou um expert no assunto mas posso ajudar.

Se quiserem só dar um toque.

Filippo14
Veterano
# fev/13
· votar


guizimm
curti a ideia, isso limpa bem o forum, se quiserem tambem, ajudo no que eu souber.

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


porque normalmente as dúvidas requerem apenas um ou dois posts para serem respondidas

°.°

Sei não...

jadson32
Veterano
# fev/13 · Editado por: jadson32
· votar


Já podemos começar com as duvidas ?

- Acho que sim .

Alguem me responde porquê em uma musica no tom de G

podemos usar a Penta maior de G ou a Penta Menor de E ?

- Porquê são relativas .

Mas porquê existem as duas se formam a mesma coisa ?

LeandroP
Moderador
# fev/13 · Editado por: LeandroP
· votar


jadson32

Porque uma pertence a uma tonalidade maior e outra pertence a uma tonalidade menor. Tom é altura, e tonalidade é um adjetivo, uma qualidade dada a esta altura. A tonalidade ou é maior ou é menor.

jadson32
Veterano
# fev/13 · Editado por: jadson32
· votar


LeandroP

Mas se aplica no campo harmônico também ?

No caso , os acordes que " encaixam " são os mesmos , assim como as notas da escala ?

isso de tonalidade se aplica aos acordes não é ?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# fev/13
· votar


jadson32
as porquê existem as duas se formam a mesma coisa ?

Não exatamente. São as mesmas notas, mas os intervalos em relação à tônica são diferentes.

jadson32
Veterano
# fev/13 · Editado por: jadson32
· votar


Então sonoramente não há mudança mas teóricamente sim ?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# fev/13
· votar


jadson32
Então sonoramente não há mudança mas teóricamente sim ?

Hum... Vejamos...

Pegando um exemplo na prática. Se você tocar a penta de Em partindo da tônica, que é E e seguindo até o fim, você vai ter uma sonoridade diferente de quando toca a penta de G a partir do G. Então, mesmo tendo exatamente as mesmas notas elas podem soar de forma diferente. É bem como o LeandroP falou:

Porque uma pertence a uma tonalidade maior e outra pertence a uma tonalidade menor. Tom é altura, e tonalidade é um adjetivo, uma qualidade dada a esta altura. A tonalidade ou é maior ou é menor.


jadson32
Veterano
# fev/13
· votar


e no caso de criar um solo , elas fariam alguma diferença ?
já que eu não seguiria ordem de notas .

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# fev/13
· votar


jadson32

Daí eu já não me arrisco a responder. Eu não manjo muito de teoria. Na hora da música ou do solo, o que eu criar e der certo, e encaixar direitinho com a harmonia e o que está dentro da minha cabeça, pra mim tá valendo.

Abraço!

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


jadson32

"No caso , os acordes que " encaixam " são os mesmos , assim como as notas da escala ?"

Cara, não sei se entendi direito tua dúvida, se não, me desculpe. Mas, de forma simplificada:
Porque o acorde de Sol maior têm esse nome?

Porque ele é formado pelas Tônica, Terça e Quinta (Sol, Si,Ré) da escala de Sol Maior. O de Sol Menor, pelas Tônica, Terça e Quinta (Sol, Lá#, Ré) da escala de Sol Menor e assim sucessivamente.

A formação dos acordes, assim como as escalas, estão intimamente ligados ao mesmo princípio.

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


jadson32
e no caso de criar um solo , elas fariam alguma diferença ?
já que eu não seguiria ordem de notas .


Sim, faria uma enorme diferença. Você não pode pensar e simplesmente despejar as notas só porque elas são do tom ou algo parecido. Seria a mesma coisa que escrever "u i e i a e o u o"... Veja que eu só usei vogais, mas não disse nada.

jadson32
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig

Acho que você não entendeu , a minha dúvida era , qual a diferença entre a penta maior de Sol , e a penta menor de Mí , já que elas são formadas pelas mesmas notas ...

LeandroP
Moderador
# fev/13 · Editado por: LeandroP
· votar


Mas se aplica no campo harmônico também ?

Sim. O que você pensa que é um "campo harmônico"? Se você tem uma escala e combina duas, três ou mais notas de forma sistemática (harmonização), você obtém os acordes gerados por ela, e naturalmente um campo harmônico.

No caso , os acordes que " encaixam " são os mesmos , assim como as notas da escala ?

Sim, ou, mais ou menos. Existem os campos harmônicos das tonalidades maiores e menores também.

isso de tonalidade se aplica aos acordes não é ?

Se aplica aos acordes e às escalas. Como eu disse, tonalidade é um adjetivo. Ex.: escala maior, escala menor, acorde maior, acorde menor. O maior e menor dos exemplos são tonalidades.

Tom, como eu disse, é a altura. Por exemplo, a música está em Dó, em Ré, em Fá#, etc... Não existe tom maior ou tom menor. Isso é tonalidade.

Por exemplo, se a música está em Sol, significa que a altura é Sol, então o tom é Sol. Se este Sol é maior ou menor, então estamos falando de tonalidade.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


jadson32

Qual a diferença, na explicação musical, não saberia te dizer (se é que existe, sou autodidata e meio burrão), mas minha conclusão sobre escalas com notas iguais é matemática.

Pensando matematicamente. À partir do momento em que você têm uma fórmula para a formação de cada escalas, tipo: Maior = T,T,1/2T, T,T,T, 1/2T...em apenas 7 notas e 5 intervalos, haverá coincidência de algumas escalas terem as mesmas notas.

Exemplo, toda escala maior têm uma relativa menor, ou seja, uma escala menor formada pelas mesmas notas que sua maior relativa, exemplo:

Maior de Dó: C,D,E,F,G,A,B
Menor de Ré: A,B,C,D,E,F,G

Ou seja, duas escalas diferentes formadas pelas mesmas notas.

O mesmo acontece com os acordes.

Talvez haja uma explicação musical, que alguém possa dar, mas a conclusão que fiz, quando percebi essa relatividade, foi puramente pela matemática.

eduardodff
Veterano
# fev/13
· votar


jadson32
Simplesmente porque elas têm as mesmas notas em ordem diferente!
Pelo sistema CAGED, o primeiro shape de penta de G maior é o segundo de Em. Se você fizer penta de Em sobre uma musica de tonalidade G ou Em vai encaixar do mesmo jeito, a diferença fica na nota de repouso ou de finalização, na musica em G você finaliza em G e na de Em em Em, exempliificando!!

ALF is back
Veterano
# fev/13
· votar


guizimm
boa ideia cara, mas ja temos um exemplo de que:

porque normalmente as dúvidas requerem apenas um ou dois posts para serem respondidas

é uma afirmação nao verdadeira! kkk
a galera quando sana uma duvida, vem muitas outras...é normal! rs

cafe_com_leite
Veterano
# fev/13
· votar


Os únicos campos harmônicos existentes são maiores e menores? poderia existir um campo harmônico diminuto também?

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


cafe_com_leite

A melhor maneira de descobrir isso é pegar uma escala diminuta e harmonizá-la.

porque normalmente as dúvidas requerem apenas um ou dois posts para serem respondidas


A busca pode ser mais eficiente... (sem querer ser arrogante)

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


LeandroP


Concordo.... acho que um único tópico sobre teoria, não vai dar certo. Vão diluir-se aqui dentro centenas de informações e quando alguém precisar achar algo, vai ficar inviável.

guizimm

Acho que a intenção foi válida....mas na prática vai "zuar".....

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


ALF is back
LeandroP
vcs estão certos, mas acho que funcionaria do mesmo jeito do tópico de compra de guitarra ou o do bertola, várias pessoas vão perguntando, mas eu não sei.
Vão diluir-se aqui dentro centenas de informações e quando alguém precisar achar algo, vai ficar inviável
o tópico de compra de guitarra é assim, não
mas se eu quiser procurar alguma coisa, acho que dá pra achar coments na busca

Nefelibata
Veterano
# fev/13
· votar


jadson32

a minha dúvida era , qual a diferença entre a penta maior de Sol , e a penta menor de Mí , já que elas são formadas pelas mesmas notas ...

Elas não nem as mesmas "notas" diatonicamente falando na verdade, pq os intervalos são diferentes. Enarmonicamente falando, são as mesmas notas, mas somente pq tem a mesma altura (frequencia em hz).

Vejamos:

A pentatonica maior é formada pelos seguintes graus da escala maior: T 2 3 5 6.
A penta menor T 3 4 5 7 da escala menor.

Portanto a escala penta maior de G maior é diatonicamente e enarmonicamente: G A B D E
E a escala penta de E menor é: E G A B D

Então pra começo de conversa nem são as mesmas notas diatonicamente, apenas enarmonicamente, pq por serem graus diferentes (apesar de ser a mesma nota) elas possuem funções diferentes dentro da harmonia.

Aí, uma nota que num campo harmônico define se ela é maior ou menor e dar essa sonoridade, vai transformar a harmonia em diminuta ou aumentada, em caso de alteração ou acidente. Transformando totalmente a sonoridade e isso é bastante perceptível.

Trazendo isso pro mundo da guitarra, essa diferença fica evidente quando se trata de fazer bends. Uma nota num grau de uma escala q normalmente fica bonito fazer o bend, por ser um grau de função diferente em outra escala pode ser que não fica. Pode ser até que soe dissonante.

Pq? pq a nota X não é simplesmente a nota X, ela é a nota X, GRAU TAL da Escala Tal que Cumpre tal função.

Vendo por esta ótica, um solo, por exemplo, não é formado por "notas", mas sim por Graus dentro de uma escala e cada grau este separado entre si por um determinado intervalo.

Então, ao transpor um solo, vc tem q transpor entre escalas iguais. Não dá pra transpor de escala Maior pra menor. Pq ao simplesmente colocar um Grau da escala maior numa menor, o intervalo dela para o outro grau da melodia pode ser diferente.

Cara. dá uma estudada. Não è tão simples assim... pode parecer bobagem até se vc pensar q "são as mesmas notas"... mas depois q vc percebe essa coisa toda de funçoes graus e afins, vc vê q são coisas muito diferentes.

Por exemplo: Vc solar seguindo a escala penta maior de G tem uma sonoridade típica. Ao partir pra relativa menor, mesmo sendo as mesmas notas, a sonoridade e o "feeling" da melodia muda pq os intervalos agora transmitem "funções" diferentes.

guizimm

eheheh acho muito difícil explicar alguma coisa de harmonia em um post...

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


jadson32
a diferença é na sonoridade, é o que a sonoridade sugere, só de ouvir dá pra se dizer se a música é num tom maior ou menor.

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


Nefelibata
eheheh acho muito difícil explicar alguma coisa de harmonia em um post...
tá, quando for uma dúvida muito complexa, é justificável fazer um tópico a parte, mas pra perguntar o que é um bequadro, por exemplo, não é preciso um tópico a parte

Nefelibata
Veterano
# fev/13
· votar


guizimm

ahhh tah.. ehehehehe... foi mal, não quis te censurar! É q eu me embananei todo pra explicar uma coisa pro jadson32.

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


guizimm

mas pra perguntar o que é um bequadro, por exemplo, não é preciso um tópico a parte

Claro que não, para isso basta usar a busca, que já existem vários tópicos sobre o assunto. A sua intenção é bacana, mas já existem diversos tópicos aqui no FCC sobre teoria musical riquíssimos em informações.

Eu acho que unificar todos os assuntos relacionados a teoria musical em um só tópico meio sem efeito. Por exemplo, se eu quiser saber alguma coisa a respeito de modos gregos, eu vou digitar na busca "modos gregos" e vou direto nos tópicos específicos. Eu não vou entrar nesse tópico aqui e ficar catando milho para achar o que eu quero, já que a abrangência é bem maior e envolve outros assuntos. Até porque ele não vai estar organizado por assuntos, as informações estarão dispostas aqui aleatoriamente.

Na minha opinião, é bem mais eficiente usar a busca, até porque eu duvido muito que vai aparecer algum assunto aqui que já não foi debatido antes. Se não tivesse conteúdo algum sobre teoria musical no fórum, talvez seria bom, mas não é esse o caso. Não falta solidariedade, não falta informação, nada disso. O que falta é usar a busca da maneira que deve ser, pesquisar, entrar nos tópicos que apareceram no resultado da busca, ler o conteúdo e se informar. É isso que falta.

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


renatocaster
é, talvez usar a busca seja melhor mesmo, pelo menos a intenção foi boa, hehe

jadson32
Veterano
# fev/13
· votar


Eu não sei se sou burro e não tô entendendo nada , ou vocês não tão me explicando o ponto correto .
Eu quero saber isso ó :

----------------------------------------------------------------|
---------8-8--10b12r10b12r10-------------------------|
----/9---------------------------------------------------------|
----------------------------------------------------------------|
----------------------------------------------------------------|
----------------------------------------------------------------|
----------------------------------------------------------------|

Qual a diferença entre chamar isso acima de estar em Em ou G .
Mesmo que não saibamos qual acorde está acompanhando essa passagem .

Se eu estiver tocando um G em cima então vai ser G a tonalidade ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Dúvidas de Teoria Musical