Review: Benson Nemesis DLX (Telecaster)

    Autor Mensagem
    james.gurley
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: james.gurley


    Recentemente estava atrás de uma guitarra para tocar slide em "epen e", pois é muito chato ter que ficar trocando a afinação toda hora que for tocar, e depois ter que volta para a afinação normal. Estava atrás de uma guitarra barata, entre uns 800 e 1000 reais.

    Pensava em comprar uma les paul ou uma sg, andei olhando uns instrumentos pela internet, mas sempre fico com o pé atrás em comprar guitarra pela internet pela questão do transporte, outro problema é que nessa faixa de preço, a grande maioria dos produtos vem da China, e tem um controle de qualidade muito baixo.

    Muito comum guitarras do mesmo modelo apresentarem grandes variações na qualidade da construção. Pra piorar quase sempre esses vendedores vem com o papo de que a guitarra vem com a caixa lacrada, e enviam assim para o cliente. Na minha opinião é uma grande burrada comprar qualquer instrumento de corda lacrado, ainda mais vindo da China. Todo instrumento deve ser testado antes de ser vendido ao consumidor, e é justamente isso que lojas sérias fazem.

    Decidi então tentar a sorte em alguma loja aqui de Brasília. Como era um sábado entrei em uma das poucas lojas abertas na parte da tarde. Infelizmente não achei nenhuma lespa ou sg que coubesse em meu orçamento, dei uma olhada então em uma Condor CT-10, modelo de Telecaster que já havia me interessado, o preço estava bom (650), e tele sempre vão bem com slide. Foi então que o vendedor me mostrou outro modelo de tele, a Benson Nemesis DLX, com frisos no corpo, que apesar de um pouco exagerados, deram um toque interessante à guita. Eu particularmente nunca tinha ouvido falar dessa marca, mas resolvi dar uma chance e testei as duas.

    A guitarra desconhecida se saiu melhor que a Condor, principalmente no quesito braço e captação. Ambas possuem o braço e escala em maple, mas o braço da Benson é uma peça única, ou seja, a escala é o próprio braço, enquanto na Condor são duas peças distintas. O acabamento do braço da Benson também era visivelmente superior, com trastes impecáveis, sendo que o da CT10 estava bem abaixo do braço de uma strato GX da Condor que eu tenho há uns dez anos, e alguns trastes estavam mais ou menos.

    A captação da Condor também se mostrou muito tímida, o que já é comum em guitarras da Condor (tbm tenho uma CLP2, e troquei a capt. original). Já a Benson se mostrou muito honesta e com timbre típico de tele clássica, embora tenha 3 captadores. Os caps são da Wilkinson, como descobri depois. O acabamento do corpo também era bastante honesto para uma guitarra desse preço.

    Ainda assim estava com um pé atrás, pois nunca tinha ouvido falar dessa dita cuja de Benson, até tentei fazer uma pesquisa rápida no smartphone e nada. Como a guitarra era toda pintada, não dava para ver a madeira, embora o vendedor achasse que fosse em Ash. Fiquei com medo de ser de compensado ou de ser formada por trezentas peças, e não me venha com o papo de que o que importa é o som, você paga pelo que leva, jamais pagaria mais de 500 reais em uma guitarra de compensado, mesmo que o som fosse maravilhoso.

    Resolvi arriscar, e levei a guitarra. Chegando em casa finalmente descobri o site da guitarra, onde informava que a guitarra eram em ash. Acredito que seja ash chinês, mas isso não importa, abri o escudo da guitarra e constatei aliviado que não era compensado, muito provavelmente formada por 3 peças de ash, a julgar por um outro modelo de tele da Benson, um pouco mais básico, que tbm estava disponível na loja. Na tira de aço onde ficam os potenciômetros, um exemplo da falta de controle de qualidade chinesa: a cavidade era muito grande para a tira, o que não deixava lugar para que o parafuso fosse fixado, com isso os chinas colocaram uma resina para que o parafuso fosse fixado sem problemas como podemos ver em uma das fotos. Futuramente irei pedir para um luthier limpar essa caca, e providenciar uma tira de aço alguns poucos centímetros maior. A guitarra tbm veio com um pequeno defeito no acabamento próximo à junção com o braço, mito provavelmente causado por excesso de tinta a verniz que não foi devidamente lixado.

    O braço dela é gordo, e com uma formado levemente em v, (soft v), assim como as teles clássicas dos anos 50. No fim das contas, o valor final foi 720 reais (o inicial era 800), e posso dizer que estou satisfeito com a compra. Certamente é uma guitarra melhor que a Condor CT10 que testei.

    Só quero fazer uma ressalva, como todo instrumento chinês barato, teste a guitarra. A minha foi um verdadeiro achado, pode ser que outra do mesmo modelo não se saia tão bem. Na loja por exemplo testei outros 3 instrumentos da Benson:

    1- uma Strato com corpo em Ash e ferragem e captação Wilkinson, uma guitarra muitíssimo interessante, e com preço justo (cerca de 800).
    2- Uma tele parecida com a que comprei, mas sem frisos, apenas 2 captadores, e com escala em maple distinta do braço, braço mais menos, corpo com 3 peças em ash, não pagaria mais 500 por ela, embora a loja cobrasse 700, mesmo sendo inferior à Condor CT10.
    3- um modelo les paul com braço colado. guitarra horrível, mal acabada, braço excessivamente grosso, e caríssima até para o valor cobrado por ela (650).

    Resumindo: ainda não confio na marca Benson, mas confio na guitarra que comprei Para bom entendedor isso basta. Teste seus instrumentos antes de comprar, evite compras pela internet de produtos baratos e saiba o que está fazendo, pois vc pode encontrar uma guitarra bastante interessante em uma marca como a Benson, e instrumentos ruins em marcas como Squier ou Epiphone.

    Poucas são marcas como Gibson o Fender, que pode comprar até de olhos fechados. Dessas marcas não muito caras, eu recomendaria a Vintage, a V52 é uma tele que sai por uns 1300 reais, e vale cada centavo. Mas chega de texto, seguem as fotos. Qualquer dúvida que tiver ficado, só perguntar:

    http://imageshack.us/photo/my-images/688/img20130203162905.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/267/img20130203162943.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/5/img20130203152555.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/16/img20130203152710.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/12/img20130203153505.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/89/img20130203153519v.jpg/

    Caixxa Escura
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Muito bonita a guitarra, gostei do Review e das dicas no final...
    Não sou muito fã das Teles devido ao seu som "estralado" e brilhante (mais do que as das Stratos), mas acho que trocando os caps. pra uns hot rails ou stack, deve ficar bom para estilos mais pessados, que são os meus favoritos... kkkkkk

    Natanael_DM
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    james.gurley
    Que guitarra bonita!
    Muito legal.
    Se o som for do mesmo nível do visual, é um excelente negócio.
    Felicidades com a guita nova!

    Natanael_DM
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    james.gurley
    Que guitarra bonita!
    Muito legal.
    Se o som for do mesmo nível do visual, é um excelente negócio.
    Felicidades com a guita nova!

    james.gurley
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: james.gurley
    · votar


    @Caixxa

    Essa tele tem 3 caps, e 5 posições na chave, assim como as strato. Apenas em duas posições ela tem o som beeem ardido e brilhante, nas outras posições nada que destoe muito de uma strato, aliás, dependendo da regulagem é perfeitamente possível fazer uma tele soar parecida com uma strato. Hendrix gravou algumas de suas mais conhecidas com uma tele. O solo de Starway to Heaven do LZ é em uma tele.

    @Natanael

    Cara, o som de uma guitarra depende de quem toca, do amp, efeitos, etc. Mas te digo que o som dela com os caps. originais é bem interesante, vai bem com wah, fuzz e ainda tem o inconfundível som limpo de uma tele. Foi uma grata surpresa essa guita.

    Foaguitar
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Eu possuo uma Telecaster dessa. Ótimo custo benefício. Apesar de serem chinesas as Benson tem qualidade boa. O que deve ser considerado antes de comprar é a série! Existe a série normal assim como a Les Paul mencionada e a Telecaster comprada que provavelmente é a Custom Series. Todos os instrumentos Custom Series são bem feitos(não como uma Fender) e merece o valor pago.

    A Les Paul e guitarras de series mais simples deles geralmente podem apresentar corpo em compensado assim como a Les Paul mencionada mas as da Custom Series são madeiras sólidas de boa qualidade geralmente 3 partes de madeira. O que foi mencionado do braço ser uma coisa só seria no caso braço e escala feitos em o mesmo tipo de madeira:maple. O acabamento do braço é bem feito dando a impressão que é uma coisa só mas, não seria possível colocar o tensor sem que Braço e escala fossem duas peças de madeira separadas.

    As Benson chegam à valer até 1000 reais dependendo da cotação do dólar. Guitarras que compensam comprar e até mesmo tunar seriam apenas as Custom Series.

    As Benson normais
    http://proshows.com.br/produtos/Benson/Guitarras

    As Benson Custom Series
    http://proshows.com.br/produto/Benson_Custom_Series

    Essa é a que tenho
    http://proshows.com.br/produto/Benson_Custom_Series/NEMESIS-VINTAGE

    No meu canal do Youtube(Felipe Omega) vocês encontram vídeos com essa guitarra. Posso dizer que é maravilhosa. Para uma marca pouco conhecida garanto que vale cada centavo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Benson Nemesis DLX (Telecaster)