Definitivamente não dá pra ganhar muita grana c/ música no Brasil (seja tocando ou trabalhando...)

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jan/13
· votar


vinibassplayer
leia os tópicos do Lelo sobre viver de música e desencana...
Já tinha lido os tópicos dele ... hehehehehheheee

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


Fernando de almeida

O Brasil é mais pobre que a Alemanha, a Alemanha investe mais em cultura, então um músico lá vive teoricamente melhor que aqui, só que um engenheiro lá vive melhor que o daqui, e um engenheiro lá ou aqui, tem mais mercado de trabalho e opções que um músico. Então, dada as devidas proporções, dá na mesma.

Independente de qualquer coisa (excetuando os que fazem sucesso, seja em que estilo for), música se enquadra em arte.

Repetindo, excluindo os que fazem sucesso:

- Que pintor ganha dinheiro?
- Que escultor ganha dinheiro?
- Que ator ganha dinheiro?
- Que bailarino ganha dinheiro?

Um cara que se mete com arte, tem que saber onde esta pisando em não se iludir com dinheiro.

Esp_erto
Veterano
# jan/13
· votar


Com música no Brasil, não é difícil ... é impossível (segun o que pesquisei, é claro).

Acho melhor pesquisar de novo. A menos que eu não saiba o que é impossível.

Bigtransa
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
Não acredito que exista um conceito definitivo de "milionário", ou melhor, devem existir diversos e cada um utiliza o que quiser de acordo com a conveniência. Ao menos para a Economia não é um conceito importante. Fico com a língua portuguesa nessa, pra mim milionário é quem tem mais de 1 milhão.

Esp_erto
Veterano
# jan/13
· votar


Aproveitando a oportunidade, esse cara tem umas ideias interessantes e um bom histórico, creio que muitos já viram esse vídeo em que ele fala infatigavelmente a frase "música dá muito grana!".


Buja
Veterano
# jan/13 · Editado por: Buja
· votar


Eu concordo, que musica nao é pra ser milionario. So gostaria de acrescentar que para ser milionario, voce tem que cativar o interesse das pessoas pelas coisas que são essenciais para elas. É o desejo do que vem aos olhos, desejo de possir, consumismo.
Por isso que loteria da dinheiro (voce promete dar algo que a pessoa mais deseja, dinheiro),
Comercio pseudo-religioso da dinheiro (voce promete curar as doencas da alma e do corpo e dar-lhe a gloria eterna, alem de bencaos materiais [ahh deus vai me dar a gloria de ter aquele carro ou aquela casa] ),
Trafico de drogas da dinheiro (voce promete dar alivio e enforia a uma mente conturbada),
Cerveja da dinheiro (precisa guitar?)
Industria do sexo da dinheiro (voce promete dar algo famigerado pela humanidade),
Moda e beleza da dinheiro (voce promete dar a sensacao de estar sempre top a vista das pessoas)
Tecnologia da dinheiro (voce promete colocar as pessoas superiores as outras pelos itens mais modernos que tem e estar mais feliz com isso)
Politica da dinheiro (generalizando [existem excecoes]: roubo é a forma mais facil de ganhar dinheiro. Nao há porque omitir, corrupcao nao existe so aqui, existe no mundo inteiro)
Etc, Etc, Etc....

Resumindo, tudo que mexe muito com a mente das pessoas dá muito dinheiro. O que mexe pouco, dá pouco dinheiro. O que nao interessa a quase ninguem, nao da dinheiro nenhum.

Por isso que futebol da bilhoes, michel telo da milhoes, big brother da milhares. Ao passo que rock da alguns mils. E green peace nao da nada.

Isso é no mundo todo. O que é mais facil sentir necessidade? Ouvir uma boa musica ou tomar uma coca cola? Quando voce esta com vontade de ouvir uma boa musica voce nao sai tao desesperado procurando por isso, como procuraria por uma coca. Nao é imprescindivel. Logicamente, coca cola da mais dinheiro.

Com este texto mal digitado e pouco explicativo, eu so quis defender a opiniao, de que, nao da pra comparar uma ramo comercial com outro. Futebol, carro e mulher sempre vai dar mais dinheiro que musica boa.
Arte nao faz dinheiro. O que faz dinheiro é dinheiro, corrupcao, ilusao e peixada.

Agora eu concordo sim. Musica boa da dinheiro la fora, nao por causa do maior poder aquisitivo de alguns paises, mas porque la, tem cultura pra ouvir musica boa. La as pessoas se preocupam em comprar um bom aparelho de som pra ouvir com fidelidade uma boa musica.
Aqui se preocupam em comprar uma televisao LCD grande pra mostrar pros outros como o big bosta brasil fica maior na tv de 55" do que na tv de 42", velha e antiga ja.

La fora com certeza musica boa da mais dinheiro, mas tambem nao fica milionario.

Rednef2
Veterano
# jan/13 · Editado por: Rednef2
· votar


Quer ser milionario pra que cara? pra se exibir por ai?
qual a motivação pra sonhar com rios de dinheiro?

cada dia fico mais triste em ver que hoje em dia as pessoas só sabem falar em dinheiro, sei que precisamos de dinheiro pra pagar as contas, mas pra que sonhar com rios de dinheiro? qual a motivação por tras disso? algum projeto de abrir uma multinacional? um shopping?

Agora quem acha que trabalhar com Arte da dinheiro é melhor desistir.

E nas outras áreas tem que ralar também, ou acha que é só se formar na facul e ja ta com a vida feita? hoje em dia a competitividade aumentou bastante e se tu não abandonar tua vida social e se dedicar somente a estudos vai ser sempre um funcionario ganhando um salario mediocre por anos e anos. Isso se não for demitido.

janick
Veterano
# jan/13
· votar


Fernando de almeida
Depende man. Outro dia vi uma postagem do EFX falando que tinha vendido tipo 600 ou 800 pedais num ano. tirando a média de 200 mangos por cada pedal dele, e tirando os custos, vi que vendendo pedal, o cada tava faturando na casa de uns 8000 por mês. O que é um salário relativamente bom, apesar de ser algo "não fixo" sacou? Mas de música mesmo, é foda viver aqui.

marcuslk
Veterano
# jan/13
· votar


Buja
Explicou tudo.

Natanael_DM
Veterano
# jan/13
· votar


Acho que a proporção de músicos "milionários" no Brasil é a mesma que se encontra em outras profissões (engenheiros, médicos, advogados, dentistas, etc).

Não acho que seja mais ou menos difícil ganhar dinheiro com música. Penso que é a mesma situação que se encontra em qualquer outra área profissional. Neguinho tem que ralar, tem que suar, tem que estudar, tem que ter ideias boas/diferentes, tem que se virar e rezar pra, algum dia, dar certo. Isso vale pra qualquer área.

Alguns médicos vão ficar muito ricos atuando. Poucos.
Os outros vão viver na média. Assim funciona em todas as profissões, em todo o planeta, observados os índices médios de faturamento/rentabilidade das atividades e profissões em cada localidade (obviamente, em números brutos, um médico americano ou inglês vai faturar, em média, mais que um médico paraguaio).

Por que ganhar dinheiro com música nos EUA, por exemplo, é mais fácil do que aqui? Obviamente porque tem mais gente, lá, com grana pra "comprar" música (show, disco, DVD, etc.)

Mas, mesmo assim, se tu for analisar o universo de músicos de lá, certamente aqueles que faturam zilhões representam uma parcela pequena quando comparados ao restante da galera, que ganha pouco ou p**** nenhuma.

Sinceramente, não vejo motivo pra tanta desolação. Hehehehe!

E outra coisa: qual o problema de querer se trabalhar com arte visando lucro?
É uma possibilidade tão viável quanto qualquer outra, que depende de uma combinação de diversos fatores, exatamente como em qualquer outra área.

Não vejo a arte como um área sagrada e intocável, na qual o auferimento de lucro implique, necessariamente, em dizer que o artista é um m****, vendido, comparsa do Bin Laden ou coisa do gênero.

Isso é meio que um tiro no pé. Justamente porque a maior parte dos músicos reclama de ganhar pouco com música! Daí, se o cara começa a faturar, ganha uma grana bacana e aumentar o padrão de vida e coisa e tal, tem logo um pra dizer que a arte ficou comprometida. É a antítese exacerbada.

dieguito guitar
Veterano
# jan/13
· votar


Definitivamente não dá pra ganhar muita grana com música no Brasil (seja tocando ou trabalhando com equipamentos) ... - No meu caso Guitarra e/ou Equipamentos de Guitarra.

Dá pra ganhar dinheiro se vc tocar o que as pessoas querem ouvir, lamento dizer isso mas rock não é de origem brasileira, veio dos EUA e da Inglaterra, toca sertanejo universitário, Roberto Carlos e MPB pra tu ver, mas já digo sou rockeiro.

A verdade é que nenhum empresário brasileiro quer investir mais em rock, a moda agora é sertanejo universitário, pode ver as bandas que usavam bastante distorção como o charlie brown jr por exemplo, se praticamente não deixaram de usa-la em suas músicas atuais, cade a pitty? que sumiu tbm. até a mtv do brasil faliu por conta disso, deixou de passar clipes de rock. Isso é pra pensar ...

Natanael_DM
Veterano
# jan/13
· votar


Dá pra ganhar dinheiro se vc tocar o que as pessoas querem ouvir, lamento dizer isso mas rock não é de origem brasileira, veio dos EUA e da Inglaterra, toca sertanejo universitário, Roberto Carlos e MPB pra tu ver, mas já digo sou rockeiro.

Penso que a origem não tenha a menor influência no faturamento/consumo.

Acho que é muito mais uma questão de poder aquisitivo.

Afinal a country music pop, apelidada de sertanejo universitário, pelo que me consta, também não nasceu no Brasil.

Outro exemplo, a música eletrônica de massa (house, techno, trance, etc...) tem origem europeia mas é consumida bagarái nos EUA, sendo que quase todos os artistas pop de "sucesso" já se aventuraram por essas bandas da eletrônica, com parcerias com DJs famosos e tal.

Se essa fosse a lógica, a da origem do som, o BB King teria que vender mais que a Rihanna, já que o blues é uma instituição americana por excelência, e a música eletrônica pop é uma mistura de culturas.

Chines da Padaria
Veterano
# jan/13
· votar


Vamos aguardar a opinião do De Ros....
Acho que o ponto de vista dele será muito esclarecedor caso ele passe por aki...

clebergf
Veterano
# jan/13
· votar


Ser milionário é complicado em qlq ramo de atividade, para cada milionário em alguma profissão existem algumas centenas/milhares/milhões de profissionais trabalhando e ralando para apenas pagar as contas do mês, quando consegue...

Se a intenção da pessoa é única e exclusivamente ser milionária o que importa para ela no final é o dinheiro, então o meio é do menos, desde que o objetivo seja alcançado....

bezerrabru
Veterano
# jan/13
· votar


Esta pesquisa está muito superficial.

Vou dizer o porque.

Ela tem uma uma tese ("ganhar dinheiro com música, chegar ao status cuo de milionário"), tem uma pergunta ("é possível?") e a resposta definida pelo autor do tópico.

Pois bem, pontos que ao menos eu acredito estar equivocados.

1.Quando digo muita grana é ficar milionário - Nas pesquisas que fiz, muitas profissões podem deixar o profissional (se trabalhar para isso) milionários em menos de 15 anos de profissão ... É claro que essas profissões dão "ferramentas ou caminhos" para a "grana vir" ... O mesmo não ocorre (ou raríssimo de ocorrer) nas "ferramentas ou caminhos" oferecidos pela música.
Dificil uma só profissão que dê este dinheiro com 15 anos de carreira, de verdade. Há duas hipoteses mais aceitáveis para alguém chegar há 15 anos de carreira com status de milionário: Nascer em um excelente berço e ser "herdeiro" de uma empresa; ser artista/jogador de futebol com um forte empresário e um grande potêncial. Fora estas duas, não conheço outra hipótese (não para ficar rico com 15 anos de profissão).

2.Fiz uma pesquisa gigante a respeito de como os profissionais de cada profissão ganham sua grana - atuando na profissão ou até mesmo sendo empreendedor/empresário a partir de algo que envolva sua profissão ... Pra começar, nessa pesquisa (envolvendo sites e revistas especializadas nos mais diferentes ramos e especializadas em negócios/ empreendorismo em geral) em nenhuma situação apareceu nada que nem lembrasse Música ...
Poderia por favor apresentar as fontes usadas para estudo?
Não podemos estudar somente casos isolados, como Eike Batista, Silvio Santos, Roberto Marinho, entre outros... Uma visão mais realista, cotidiana, daríamos para avaliar melhor. Dentro deste raciocinio, podemos pegar o exemplo do Michel Teló, Gusttavo Lima, entre outros... Devem ter tido 7 digitos de faturamento com suas músicas, mas não é uma verdade absoluta para muitos músicos no Brasil (e no Mundo também).

As suas três hipóteses estão bacanas, pode-se discutir alguns ítens citados entretanto é mais questão de opinião, varia de pessoa para pessoa.

- Não dependo de música para viver (embora eu faça uns trampos com música) e sei que a opção de ser milionário com música (diferente de várias outras profissões) é muuuuuuuito difícil no Brasil.
Partir do ZERO e se tornar milionário no Brasil é quase que impossível, em qualquer profissão. Dentro do prazo proposto ainda, ai sim fica impossível.

- Estou PESQUISANDO a opção de trabalhar com música FORA do Brasil.
Não é impossível, mas para trabalhar com músico fora do Brasil o cara tem que ter um diferencial, sair da "mesmisse", lá fora está cheio de Virtuosos, Blueseiros, Jazz, Fusion... Está muito dissiminado esta área de uma forma que vai chegar o momento em que todos vão soar iguais.
Temos pontos fora da reta, por exemplo De Ros (vou falar dele porque acompanho o trabalhodo dele aqui pelo fórum) tem uma técnica absurdamente foda, e tem um diferencial, é muito autêntico e procura sair da mesmisse da guitarra, sempre inovando em suas versões e nas músicas que ele toca.
O mateusstarling também, uma técnica refinada e toca em um estilo que eu vi poucos mandar bem. Na minha concepção é um Jazz bem elaborado, com frases inteligentes e diretas, fora a vontade que ele tem de ajudar novos guitarristas por ai, ele vai ser e já está sendo recompensado por isso.

Bom esta é apenas minha opinião.
Falei da tese porque assim, sendo direto, estudo em uma Universidade que o foco é pesquisa, trabalho em uma área que a pesquisa fundamentada é primordial.
Estudo na Universidade Federal do ABC, faço Bacharelado de Ciência e Tecnologoa e curso, em paralelo, Engenharia Ambiental e Urbana na mesma Universidade.
Trabalho com Tecnologia da Informação há mais de 4 anos.

Nestas duas áreas, não conheço nenhuma pessoa dito "normal" que chegou ao Status de Rico...
Vindo de berço pobre, conheço uma quantia considerável que possua um salário nominal entre R$7.000,00.
Agora, dos que eu conheço que conseguem poupgar R$5000,00 para ter R$1000000,00 em 15 anos, quase nenhum.

Iria trazer para o Valor Presente e ver quanto eu teria que depositar hoje para ter esta grana, mas estou com preguiça...

Abraços.

Esp_erto
Veterano
# jan/13
· votar


Não acho que seja mais ou menos difícil ganhar dinheiro com música. Penso que é a mesma situação que se encontra em qualquer outra área profissional.
E ponto final!

ALF is back
Veterano
# jan/13 · Editado por: ALF is back
· votar


A experiência profissional da maioria aqui do fórum foi adquirida com a guitarra, instrumento mais típico do rock...o rock é um genero depreciado no mercado comercial atualmente, por vezes referido como "oldschool" pela mídia...se quiser ouvir rock na TV, espere por alguma propaganda de carro, como back in black pro Ford fusion, born to be wild pro crossfox, highway star pro JAC...entao acho q para nós, guitarristas, o mercado da musica é sim mais fechado...a menos q tenhamos a cabeça mais aberta pra tocar os estilos mais comerciais...
É o mesmo q vc fazer médicos a para querer atuar na área de medicina alternativa nepalense, ou o engenheiro mecânico q se forma querendo atuar na construção e restauração de relógios classicos, ou o diplomata q se forma pra trabalhar com ongs africanas...enfim, o q conta mais é a "moda", em qualquer profissão!

Will Bejar
Veterano
# jan/13
· votar


GuitarristaGuitarreiro
Mas isso não existe ! ele sempre vai ter tempo pra outra coisa !
Monte seu próprio negócio e depois a gente volta a tocar no assunto!!! hehehehe

Fernando de almeida
Veterano
# jan/13 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


bezerrabru
Ótima explanação cara ...

Também sou formado na área de Tecnologia ... Fiz Eletrônica no Mackenzie, depois pós em pedagogia e depois Mestrado em Tecnologia na Fatec ... Quase fui fazer UFABC (moro a 10 minutos dela) ...

Mas não adianta o que eu faça, a minha opção nº1 era a Música ... Mas acabei estudando a 2ª opção que era a área Industrial voltada para elétrica ... Hoje sou professor (Universitário e nível técnico) em cursos voltados para a indústria (eletrônica, automação, mecatrônica, etc).

Só para você ter uma idéia, curto tanto a música, que não consigo ir adiante em vários projetos na minha área de formação que poderiam, no mínimo, me deixar muuuuuuito bem de vida (hoje só sou bem), mas aí eu não teria tempo para tocar guitarra ...

Vou listar aqui as fontes de pesquisa e depois passo.

Will Bejar
Veterano
# jan/13
· votar


bezerrabru
Fora estas duas, não conheço outra hipótese (não para ficar rico com 15 anos de profissão).
Tóxicos, manolo!!! =P

Natanael_DM
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
Concordo em parte contigo, mas imagino que seja muito mais uma questão de público consumidor do que de qualquer outra coisa.

E aí, sim. O público consumidor se guia pela tal da moda. Mas, mesmo assim, sem dinheiro, não há moda, saca?

Por isso entendo que seja demasia dizer que não dá pra ganhar dinheiro com a música. Claro que dá. E é tão difícil quanto ganhar dinheiro sendo médico, astronauta, advogado ou publicitário.

john Norum
Veterano
# jan/13
· votar


cara se quiser fazer banda no brasil especialmente de rock tem que cantar a lingua mais falada do mudi que e o ingles se as musicas forem boas ai sim vc tem o sucesso internacional.
mas esses cantores pau no cú que tem hoje no brasil tipo restart que são uma merda esses viadinho do caralho fazem sucesso com qualquer musica.Infelizmente e a verdade

Natanael_DM
Veterano
# jan/13
· votar


bezerrabru
Bela postagem.

Rednef2
Veterano
# jan/13
· votar


No fundo o pessoal não quer viver de musica, não quer ganhar o dinheiro suficiente pra se sustentar.

Querem mesmo é ser rockstars tipo Rolling Stones, Beatles, Kiss, Guns, Aerosmith, etc.

Aqui no Brasil isso é quase impossivel mesmo, mas viver de musica por aqui é possivel sim.

Natanael_DM
Veterano
# jan/13
· votar


mas esses cantores pau no cú que tem hoje no brasil tipo restart que são uma merda esses viadinho do caralho fazem sucesso com qualquer musica.

Só faz sucesso porque tem alguém que compre. Não dá pra culpar os caras por serem bem sucedidos comercialmente.

Eu, particularmente, não gosto do som. Mas daí a achincalhar os caras, já acho demais.

E sempre tem a opção de desligar o rádio, ou escolher outra estação.

bezerrabru
Veterano
# jan/13
· votar


Will Bejar
Tóxicos, manolo!!! =P
Mas vai preso também, pô cara você já roubou minha idéia... hahahah vender tóxicos...

Natanael_DM
Obrigado cara... :P

Will Bejar
Veterano
# jan/13
· votar


bezerrabru
Mas não precisa ser necessariamente "vender"... pode ser produtor, importador, "mula", gerente, aviãozinho etc... se bem que nestes 2 últimos acho que não chega a ficar milionário.

Tenho dupla nacionalidade (brasileiro e boliviano)... poderia ir pra lá plantar folhinhas de coca... de quebra ainda vendo pra algumas indústrias de chá e pros caras venderem na rua pros gringos sofrendo de "soroche".

#cocalero

Bigtransa
Veterano
# jan/13
· votar


bezerrabru
Iria trazer para o Valor Presente e ver quanto eu teria que depositar hoje para ter esta grana, mas estou com preguiça...

Abraços.


heheheh... sabia que alguém ia comentar quando falei nos 5555... mas para o exemplo é desprezível... também não fiz a conta, mas, partindo do 0, mesmo com um rendimento muito bom, considerando inflação e imposto de renda chuto que esse valor mensal vai passar de 4500... Continua sendo um absurdo....

Natanael_DM
Veterano
# jan/13
· votar


Will Bejar
Vai precisar de advogado! Tô aí.
Hehauehaueauehauheuahe!

Will Bejar
Veterano
# jan/13
· votar


Natanael_DM
huahuahuahuahua... demorou...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Definitivamente não dá pra ganhar muita grana c/ música no Brasil (seja tocando ou trabalhando...)