diferença sonora - Alnico II e V?

    Autor Mensagem
    gordodg
    Veterano
    # jan/13


    Bom galera, estou à procura de saber cada vez mais sobre sons e materiais das guitarras... Captadores são peças fundamentais.
    Então, fiquei na dúvida, por já ter visto diversos captadores vintage (os que gosto) que usam esses ímas.
    Mas qual é a diferença no som (médios, agudos, graves) entre eles?

    janick
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    gordodg
    EU pelo menos acho que tu está atirando para vários lados sem ter muita noção para onde vai, certo?
    O tópico dos amplificadores, gastar em captações caras como as "alnico" da SD, dentre outros. Eu acho que seria uma boa cara, tu relaxar um pouco e tentar focar mais numa ideia geral de equipo, para depois acertar detalhes como a captação. Acerta o amp primeiro. Depois, habitue-se com ele e com tua guitarra, depois tu vai olhando no teu board de pedais se tem algum que te falta, se pode comprar cabos e fonte melhores, etc. Depois, pense na captação. Acredite em mim, captação é apenas uma pequena fração de toda esta equação. Dependendo da tua guitarra, talvez troca de captadores não seja um assunto tão "urgente".

    Enfim, espero não ter ofendido e ter sido mal entendido, apenas tive uma interpretação da situação e vi nisso uma maneira de te aconselhar. Mas enfim, boa sorte na jornada e um abraço!

    Cristhyano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu já acho que depois de ter um amp fodasso e guitarra fodassa, a próxima coisa a se acertar é a captação.
    Mandei pro chapéu meu captador cerâmico de alto ganho da ponte e o de alnico v do braço (SD Custom e SD '59) em troca de dois Van Zandt Trubucker, que são alnico 2. A guitarra ainda vai demorar pra voltar para eu dar um parecer, mas sei de antemão que a diferença é dia e noite.
    Sou a favor de começar acertando o som pelo início do sinal. Plugue a guitarra direto no amp e veja qual captação lhe atrai mais, depois vai trocando o restante da cadeia de sinal.
    Se o seu captador não for do seu agrado e você ficar mascarando com pedais, o que acontece quando você não tem a possibilidade de usar pedais? Fica com aquele som que não te agrada de maneira nenhuma.
    Deixe a guitarra com uma sonoridade foda sem precisar de pedais primeiro.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Acho que aqui tem uma resposta bem interessante de um fabricante:

    # 1- Tudo sobre captadores (português y español). DS Pickups - Marcos De Ros na fabrica da DS
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=lLUpYKaf-Ls#t =280s

    Aliás, os 3 vídeos são imperdíveis!!!

    Abs

    gordodg
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    janick
    Cara, a questão não é atirar pra todos os lados.
    Não to estressado com isso, bem pelo contrário... A questão mesmo é eu querer entender mais, saber as diferenças, pra quando precisar fazer trocas e compras, eu já tenha em mente o que é, diferenças e tudo mais. Não to aqui pra, dois dias antes de fazer uma compra, vir perguntar e achar que tudo será resolvido. Aprender é um processo lento e gradual, e é simplesmente isso que to tentando fazer.
    P.S.: Aprender do jeito que dá, lendo. Não tenho como fazer um curso de luthiaria, nem como comprar e trocar diversos caps, amps, guitarras... tipos de ponte, qualidade de tarraxas e tudo mais.
    Recorro, então, ao fórum, pois nele há pessoas com bastante conhecimento e que explicam com muita clareza, fazendo-se ter uma noção de determinado assunto ;)

    gordodg
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    janick
    Obrigado pelo conselho... mas o som da minha guitarra é algo que não bate com o som que eu realmente gostaria de fazer. Mas, estou indo com calma, sem me estressar... a banda que to com meus amigos tá evoluindo, e eu quero ter um equipamento bom se precisar gastar muito (lê-se bom como aceitável, som que agrade aquele que está tocando)
    Abraços ;)

    ogner
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: ogner
    · votar


    gordodg

    qual guitarra e qual som vc quer? qual seu amp, ou qual vc quer?

    Meu nome do meio é vintage!!

    hehehehe

    Ógner Vintage Gonzales

    gordodg
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    gordodg
    O melhor nome, sem dúvida hahha ;)
    Tenho uma shelter SG, não é uma má guitarra, mas não é top de linha... Pro momento é exatamente o que preciso, apenas algusn ajustes como a troca de caps e tarraxas (e talvez a ponte) já melhorem bastante. Amp eu ainda não me decidi, quero um bom pra tocar e ensaiar (acho que vou de MGV30 pra começar a ter contato com valvulados)
    Mas a dúvida que tenho sobre a diferença desses alnicos e pertinente. Gostaria de saber, sonoramente, qual a diferença entre eles

    gordodg
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ogner
    citei a mim mesmo... sou uma besta.
    o comentário de cima é pra ti... abraço

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    gordodg
    Pro momento é exatamente o que preciso, apenas algusn ajustes como a troca de caps e tarraxas (e talvez a ponte)
    amigo, se voce trocar cap, ponte e tarraxas voce quase fez outra guitarra!

    que ampli voce tem?
    o ampli é responsavel por algo em torno de 50% a 70% da qualidade do som!

    Alnico II e V
    bem por cima, o V é mais forte que o II (vai de I ate VIII), entao tende a ter mais saida, mas depende tambem da bobina e do formato.
    essa resposta voce achava pronta no fórum, é só aprender a usar a busca.
    no mais, veja o video que o nosso mestre MauricioBahia postou, e pesquise mais.

    gordodg
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    Procurei pelo fórum, e não havia nada que respondesse de modo simples... Mas agora fui lendo e percebi. Sim, é quase uma mudança de guitarra, eu sei... mas não sairá tão caro quanto outra :D
    Vi o vídeo... bem esclarecedor.
    Valeu pelas respostas galera ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a diferença sonora - Alnico II e V?