Natanael_DM Veterano |
# jan/13 · Editado por: Natanael_DM
E aí galera! Tudo numa boa?
Bom, venho aqui humildemente oferecer um review da minha última aquisição: uma Fender Telecaster American Standard, 1991, com Seymour Duncan Little 59 na ponte.
Faço esse review por 2 motivos: o primeiro, é que, pelo que pesquisei, não encontrei nenhum review de Tele American Standard. O segundo, é porque sempre tem alguém querendo fazer um upgrade em seu instrumento e, dessa forma, já dá pra emitir uma opinião sobre um dos captadores que sempre é uma opção pra galera.
Já de início, digo que não há qualquer problema com os caps originais da Teleca. O lance é que eu queria uma guitarra um pouco mais versátil. Essa é a minha segunda Tele American Standard e, pro meu gosto/necessidade musical, os captadores originais são muito "vintagezados". Curto o twang, mas, às vezes, gosto de algo mais pesadinho. Por isso optei pelo Little 59. Já usei vários modelos da Seymour e da Dimarzio, tanto em Stratos quanto em Teles, e, dessa vez, não queria um captador com aquele ganho dos infernos (hehehe), como o Hot Rails, por exemplo. Aí o Little 59 entrou como uma luva.
Vamos ao que interessa:
Visual: começo pelo começo, já que é a primeira coisa analisável, em qualquer instrumento, mesmo que através da vitrine da loja (hehehehe), é o aspecto visual. Nesse caso, pro meu gosto, a guitarra é excelente. Tem um visual já meio vintage, com o escudo começando a amarelar, pela ação do tempo. A cor é aquele preto sólido, bem tradicional. Eu acho lindo.
Acabamento: como era de se esperar de um instrumento da Fender do início dos anos 90, o acabamento é excelente. Tudo no seu devido lugar, com aquele capricho que hoje em dia não se vê mais.
Ferragens/tarraxas: são todas originais. Tem aquela ponte tradicional das Standards dos anos 90, com 6 saddles e aspecto chapado. Eu curto bastante e, pro meu uso, tá excelente. A mesma coisa vale pras tarraxas. Já tive a oportunidade de usar modelos melhores (da PRS, por exemplo), mas essas que vieram nessa Tele estão em ótimo estado, mesmo com seus 20 e poucos aninhos e seguram a afinação quase que perfeitamente. A ponte fixa colabora, imagino.
Madeiras: não sou um expert no assunto. Na real, sou fraco, mas, pelo que se sabe, as Standards têm o corpo em alder. Não sei em quantas peças, mas afirmo que o bicho é pesado. O braço é em maple e a escala em rosewood. Gosto dessa combinação.
Elétrica: novamente, não sou expert, mas sei que a parte elétrica está 100% em dia, com componentes de qualidade. Uma coisa interessante é que o botão de tonalidade possui aquele potenciômetro TBX, que, na época, devia ser de linha nas Standard. Ponto positivo, na minha concepção.
Captadores: os originais são ótimos, pra quem procura aquele timbre 100% vintage, com twangs e chiadinhos. Não sei dizer o nome do modelo (e a Fender não respondeu minhas súplicas! Hehehehe!). O do braço ainda é mais bacana que o da ponte, embora não muito diferente. De qualquer forma, o som é muito interessante, mas, pra mim, meio enjoativo. Gosto de poder variar um pouco mais.
E é aí que entra o Seymour Duncan Little 59. Captador excelente, que suporta boas quantidades de distorção, mas ainda conserva aquele timbre mais clássico, com cleans brilhosos e gordinhos. Embora eu já tivesse usado diversos outros modelos da Seymour, o 59 era novidade pra mim e preciso dizer que estou feliz com ele. Cumpriu exatamente o papel que eu queria.
Bom, acho que era isso! Qualquer dúvida, tô aí pra responder.
Espero que tenha sido útil.
Fotos: Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4
Som: Fender Telecaster American Standard com Little 59
*PS: não sei por que os links não estão abrindo direto. Mas se clicar com o botão direito do mouse e pedir pra abrir numa nova guia, ou algo do gênero, vai funcionar.
|