Improvisação Tonal e Modal [Modos Gregos]

Autor Mensagem
bielcamboim
Veterano
# jan/13


Pessoal já vi em vários cantos muita gente falando sobre improvisação modal e tonal , que cai muito sobre modos gregos . Existe um Livro sobre modos gregos muito interessante e eu o postarei no final do tópico . Vamos então primeiramente falar dos modos Gregos .


Uma parte que eu achei muito interessante nesse livro foi sobre a Aplicação dos modos gregos na Progressão ( base ) :

Aplicação do Modos Gregos:

Para aplicarmos os modos gregos na construção de solos ou na improvisação dos mesmos,
vamos inicialmente ver em cima de qual base iremos trabalhar, e depois ver quais modos se
adéquam a essa base e qual a intenção que vamos aplicar.
EX: Sabemos que a base no momento é um Dó Maior com a 7ªMaior, ou seja, as notas
tocadas no momento são Dó, Mi, Sol e Si. Como a Tônica do trecho é Dó, vamos trabalhar com
um modo em cima de Dó, entretanto não pode ser qualquer modo, o modo que formos colocar
sobre esta base deverá possuir todas as notas da base (Dó,Mi,Sol e Si). Os únicos Modos em
Dó que possuem essas notas são os Modos Dó Jônio (Dó,Ré, Mi, Fá, Sol, Lá , Si) e Dó
Lídio,(Dó, Ré, Mi, Fa#, Sol, Lá, Si). Logo, neste trecho deverá ser escolhido se a intenção a
ser utilizada será uma intenção Jônio ou uma intenção Lídio. Caso escolha Lídio , lembresse que você estará no CH de G maior .
Caso você queira compor uma música utilizando os modos, é necessário saber que os modos
sempre sugerem uma tétrade, por exemplo, o modo Frígio é um modo que sugere a tétrade
menor com a sétima menor. Então caso você queria compor uma melodia Frígio, e quiser
aplicar uma harmonia em tétrade, deverá utilizar uma tétrade menor com a sétima menor. Se
você utilizar uma Base com a terça maior, ou com a sétima Maior, não será possível a
utilização do modo Frigio, vamos exemplificar o por que:
Notas do Mi Frígio: Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré.
Notas do Mi menor com a Sétima Menor: Mi, Sol, Si, Ré
Repare que todas as notas da harmonia menor com a sétima menor estão contidas no modo
Frígio, por isso a compatibilidade do modo com esta base. Agora Observem um acorde Maior
com a sétima maior:
Nota do Mi Frígio: Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré.
Notas do Mi maior com a Sétima Maior: Mi, Sol#, Si, Ré#
O Sol# e o Re# não pertencem ao modo Mi Frígio, portanto, não poderia ser aplicado o modo
Frígio em cima desta base.
Adiante vamos explicar a intenção de cada modo e também as bases possíveis para a
aplicação de cada modo.

Link do Livro - Nautilus entendendo os modos Gregos : http://www.4shared.com/office/vthihiM_/Nautilus__modos_gregos.html

Se quiserem falarem de modos gregos mais um pouco para chegarmos na improvisação TONAL fiquem à vontade :D

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Postem Dúvidas e Dicas !!

ALF is back
Veterano
# jan/13
· votar


bielcamboim
fala cara! estou com pouco tempo agora, mas to marcando aqui pra ler dps...
agora uma coisa, entrei aqui pq achei q vc tinha gravado alguma coisa...entao aproveito pra deixar a dica:

Se quiserem falarem de modos gregos mais um pouco para chegarmos na improvisação TONAL fiquem à vontade :D
será legal abordarmos o assunto, mas acho q vc ta mto restrito a essa coisa de "falarem", "falar", "conversar", "tirar duvida"...isso é importante, mas acho q vc ta precisando mesmo é por a mão na massa um pouquinho....por mais q vc esteja fazendo isso em casa, na surdina, acho interessante vc gravar alguma coisa e postar aqui pra gente discutir...é isso que realmente importa...infinitos guitarristas auto didatas trabalham modos gregos sem nem saber o q são, apenas por buscar as sonoridades com o ouvido...enquanto vc ficar no papel, sua evolução será apenas subjetiva...faça isso, pegue uma BT e grava alguma coisa...pega uma BT com uma mizona rolando e trabalhe os modos, ou entao procure BTs de modos gregos, tem um monte, e sola nela! ponha em pratica o q vc ta aprendendo aos poucos!
abraço

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


ALF is back
Vlw cara , vou fazer sim !!

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Olá ,

Aplicação do Modos Gregos:

Para aplicarmos os modos gregos na construção de solos ou na improvisação dos mesmos,
vamos inicialmente ver em cima de qual base iremos trabalhar, e depois ver quais modos se
adéquam a essa base e qual a intenção que vamos aplicar.
EX: Sabemos que a base no momento é um Dó Maior com a 7ªMaior, ou seja, as notas
tocadas no momento são Dó, Mi, Sol e Si. Como a Tônica do trecho é Dó, vamos trabalhar com
um modo em cima de Dó, entretanto não pode ser qualquer modo, o modo que formos colocar
sobre esta base deverá possuir todas as notas da base (Dó,Mi,Sol e Si). Os únicos Modos em
Dó que possuem essas notas são os Modos Dó Jônio (Dó,Ré, Mi, Fá, Sol, Lá , Si) e Dó
Lídio,(Dó, Ré, Mi, Fa#, Sol, Lá, Si). Logo, neste trecho deverá ser escolhido se a intenção a
ser utilizada será uma intenção Jônio ou uma intenção Lídio. Caso escolha Lídio , lembresse que você estará no CH de G maior .
Caso você queira compor uma música utilizando os modos, é necessário saber que os modos
sempre sugerem uma tétrade, por exemplo, o modo Frígio é um modo que sugere a tétrade
menor com a sétima menor. Então caso você queria compor uma melodia Frígio, e quiser
aplicar uma harmonia em tétrade, deverá utilizar uma tétrade menor com a sétima menor. Se
você utilizar uma Base com a terça maior, ou com a sétima Maior, não será possível a
utilização do modo Frigio, vamos exemplificar o por que:
Notas do Mi Frígio: Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré.
Notas do Mi menor com a Sétima Menor: Mi, Sol, Si, Ré
Repare que todas as notas da harmonia menor com a sétima menor estão contidas no modo
Frígio, por isso a compatibilidade do modo com esta base. Agora Observem um acorde Maior
com a sétima maior:
Nota do Mi Frígio: Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré.
Notas do Mi maior com a Sétima Maior: Mi, Sol#, Si, Ré#
O Sol# e o Re# não pertencem ao modo Mi Frígio, portanto, não poderia ser aplicado o modo
Frígio em cima desta base.
Adiante vamos explicar a intenção de cada modo e também as bases possíveis para a
aplicação de cada modo.


Como sempre , seria interessante utilizar um modo para cada acorde , ou misturar 2 modos por acorde :D

Por exemplo : Uma progressão está sendo tocada no tom de Dó Maior ,
com os acordes de C G F C , então agora iremos " dissecar os acordes " :

C : C E G
G : G B D
F : F A C

Pronto , agora temos a seguinte escala : C D E F G A B

Pronto , analisando a escala , você poderia utilizar tranquilamente um C jônio pois todas as notas acima compõem essa escala !

Pessoal estou certo ? Grato :D

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Para aqueles que tiverem muitas dúvidas em modos gregos , tenho aki alguns bons tópicos que podem servir pra vcs :

Sobre Modos Gregos
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/15616/p4#8597447

Pequeno tutorial sobre os Modos Gregos (Teoria x Prática)
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196149/p2

Dicas e BTs para Estudo de Modos Gregos
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/285937/

【FIXO】 Harmonia Modal-Preceitos Basicos
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/89320/

Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/p17

Aplicação dos modos gregos (Pra galera q gosta)
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/115778/p1

Espero ter ajudado aew , lembrem-se que tbm tem um livro mt bom mesmo sobre aplicação dos modos gregos :

Link do Livro - Nautilus entendendo os modos Gregos http://www.4shared.com/office/vthihiM_/Nautilus__modos_gregos.html

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Pessoal estou com a seguinte dúvida :

Se " alguém " estiver tocando uma base em Mi Menor eu verei que ele pode ser Dório , Frígio ou Eólio ( descarto Lócrio pois ele é meio diminuto ) Pois o mesmo é um acorde menor e de acordo com o C.H. o II , III e VI Graus devem ser menores . Então analisarei alguns C.H. e descubro que o Mi menor pode pertencer ao C.H. de D , C e G . Então eu poderia escolher sobre qual C.H. eu solaria de acordo com a sonoridade da progressão , ai vem a dúvida , Eu poderia solar ( dando o C.H. de D como exemplo ) todos os modos de D na progressão de Mi Menor ? ( tirando o lócrio ) Poderia das exemplos por favor ? Tipo eu precisaria a tríade de Em para ver em qual modo ela se encaixaria tanto ?

Grato , BielCamboim :D

eduardodff
Veterano
# jan/13 · Editado por: eduardodff
· votar


Se você decide que esse E menor é do campo harmônico de D, vamos ao campo:

D = jonio
Em = Dórico
F#m Frígio
G = Lidio
A = mixola
Bm = eólio
C#º lócrio

Se você solar em qualquer dessas escalas e a base em Mi menor soará dórico, pois as notas são as mesmas, o que muda é o som que o intervalo da base produz em relação as notas da escala . Se a base estiver parada em Mi menor, você pode tocar C#º lócrio que vai soar dórico, o que vai mudar é que você vai começar com C#, mas vai passear por todas as notas do modo dórico. Se você reparar as notas sempre são as mesmas, só vai invertendo a sequencia, então quem manda é a harmonia da música. Por exemplo se eu fizer uma base F#m e G , e solar F#m frígio, é a mesma coisa de eu solar com D jônio, pois o som que o D jônio produz nessa base soa frígio, a diferença é que ela se inicia em D.

O que vai dar a cor dos modos é você acentuar a nota característica do modo em questão, nesse caso o dórico, você acentua a 3m e a 6M.

Dependendo do acorde você é obrigado a usar determinado modo, por exemplo: se eu fizer um C7M(#11), você é obrigado a fazer um C lídio, pois o acorde pede uma 7M e #4 e o único modo que te dá isso é o lídio, se você fizer um C jônio, a 4J vai soar muito dissonante da 4# e não "casa"

bielcamboim
Veterano
# jan/13 · Editado por: bielcamboim
· votar


eduardodff
cara vlw pela explicação :D

agr poderia me falar um pouco sobre as sonoridades ?

grato :D

Sim enqunato ao fato dos modos maiores ou menores ? interferia em alguma coisa ?

eduardodff
Veterano
# jan/13
· votar


Outra coisa, se você tiver num "groove" parado em por exemplo Dm, quais as opções:

Dm eólio
Dm dórico
Dm frígio
Penta m7 D
Penta m6 de D
Penta menor 7 de D + blues note
Arpejo de Dm tríade
Arpejo tétrade de Dm7
Arpejo de tríade Em e tétrade Em7
Arpejo de tríade de Am e tétrade Am7
Ainda falta muita coisa

Agora você pode me explicar o por que dessas opções todas e quais faltam?

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


eduardodff
Ainda nn peguei arpejo . Ai você só diz escalas a respeito de D menor , q tem 3 possibilidades nos modos , tedo tbm 3 possibilidades nos CH . Acho q o arpejo de am é pq está no IV Grau da escala maior de dó junto com Ré , falta ainda mais alguns como o Mi menor eu acho . E cada modo forma uma tétrade diferente de acordo com seus intervalos , isso falta tbm algumas .Bem acho q é isso , se q errei :( Very Bad =(

eduardodff
Veterano
# jan/13
· votar


O raciocínio está certo, mas o Am está no VI grau do CH de C, que tb contém Dm (II grau) e Em (III grau).
Mas se você imaginar Dm como VI do CH de F ou III grau de Bb, as possibilidades triplicam.
Arpejo é simplesmente você palhetar nota por nota o acorde tríade C, Dm, G, A ou tétrade C7M, Dm7, G7, C9, etc. Tétrade é quando você além das 3 notas que compõe o acorde acrescenta uma quarta nota, p.ex C : C E G e C7M : C E G B

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


eduardodff
ata , eu tbm ia falar do ch de f sendo q esqueci , quanto a sonoridad edos modos ?

eduardodff
Veterano
# jan/13
· votar


Aquele material que você postou fala bem sobre isso!
Já escutou isso aqui?
É lidio puro, até o propio Satriani fala , se vc entender um pouco de ingLes perceberá!
It´s pure modal !
http://www.youtube.com/watch?v=Y64z0hJzQ-M

E essa aula dele aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=jE0qLKHnflo

ele fala de todas as sonoridas, é melhor escutar do que escrever

eduardodff
Veterano
# jan/13
· votar


Repara que ele dá o bordão em E e toca qualquer modo!

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


eduardodff
Então tipo cada modo terá sua sonoridade própria , como o Lídio q pude perceber é um som parecido com o jônio só q mais aberto certo ? Mas ai vem a duvida , Se eu estiver tocando um F lídio , nn será a mesma coisa de tocar um do jonio ? qual sonoridade saira ? jonio ou lidio ? :D

eduardodff
Veterano
# jan/13 · Editado por: eduardodff
· votar


Pra vc ver a diferença vc tem que tocar F lídio e Fá Jônio
Pra notar a sonoridade tem que ser no mesmo acorde

eduardodff
Veterano
# jan/13
· votar


Se vc assistir a aula do Satch, ele toca só o E e sola em todos os modos E Jônio, E dórico, E Frígio, E Mixo, E Lídio

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


eduardodff
Ok ,então para ouvir a sonoridade lidiana preciso estar no arcorde da tal ne ? então se o acorde for fa e eu estiver em fá , em seguida passar para o do jonio , ele possuiria a tonalidade jonica ou lidiana ? grato :D

Musicoo
Veterano
# jan/13
· votar


Muito bem, curto muito teoria..

bielcamboim
Como sempre , seria interessante utilizar um modo para cada acorde
Mas a onda da improvisação modal é por ai mesmo, você ve a harmonia, e em cima dos acordes que estão sendo utilizados você utiliza os arpejos e escalas convenientes, dependendo da musica você tem que pensar por acordes, em que para cada acorde voce usa uma escala ou arpejo, pegue uma harmonia como a da musica "Eu sei que vou te amar", do Tom Jobim, encrenca solar nesta musica, a mudança de escalas é praticamente por acorde.

Mas ai vem a duvida , Se eu estiver tocando um F lídio , nn será a mesma coisa de tocar um do jonio ? qual sonoridade saira ? jonio ou lidio ?
Cara eu também tinha esta duvida, mas perceba que agora quem 'manda" na escala(no caso citado por vc) não é mais o Dó, e sim o Fá, logo todas as notas estarão subordinadas ao Fá, consequentemente os acordes também. Um bom exemplo é o modo mixolidio, que é bem conhecido, aquele usado muito no baião, no exemplo de "asa branca", vamos colocar no tom de Dó mixolidio, é como se musica estivesse em Dó maior e com uma nota alterada, ou seja, continua em Dó, porem com aquela sonoridade da setima menor ali soando todo o tempo e dando aquela diferença, e com certeza da pra ver que a tonalidade claramente não é o Fá maior, apesar de ter as mesmas notas, pois toda a harmonia está girando em torno do Dó e não do Fá, que de certa maneira se torna um "coadjuvante". rçrç

flws

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Musicoo
ata vlw cara ajudou bastante mesmo !! mas tipo posso misturar modos menores com maiores? exemplos por favor :D


Grato =D

Musicoo
Veterano
# jan/13
· votar


bielcamboim
cara depende do que você está querendo dizer com isto. No blues acontece o seguinte quando se tem aquela harmonia I7 IV7 V7, você pode usar uma penta m7, ou uma penta m7 com blue note, este é um exemplo bem esdrúxulo, mas rola.. isso é caracteristica do blues, é mais uma vez um assunto de sonoridades, mas não vou aprofundar..
Cara nada na musica é proibido, já vi até o Randy rhoads usar uma escala menor bem encima de um acorde maior(terça menor encima de terça maior), e não chocou. Mas nem sempre rola..

Não tem regra, mas dificilmente uma harmonia encima de um D jonio por exemplo, vai casar com um D eolio.(exemplo grotesco pra ficar bem na cara) Pois entre um modo maior e um menor se forem comparados tem intervalos muito tensos entre si, por exemplo um Dó menor(EÓLIO) e um Dó maior(JONIO):

M - C D E F G A B C
m - C D Eb F G Ab Bb C

A no maior temos como terça: E , no menor: Eb; estas duas notas formam entre si um intrvalo de segunda menor, um intervalo muito tenso, toque-as juntas e veja, agora imagine isso em uma musica, estes intervalos tensos rolando no meio de uma musica, exemplo:

Tu toca um acorde de C7M

e toca uma melodia na escala de Dó eolio perceba o choque de notas..

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Musicoo
mas eu estava falando tipo do jonio e la eolio entendeu ?

Musicoo
Veterano
# jan/13 · Editado por: Musicoo
· votar


bielcamboim

Pensei que pudesse ser isso também..Cara com certeza sim pow, as notas vão colar, mas na verdade é a mesma escala, vai tudo soar como jonio, D dorico no do jonio, e frigio no do jonio, é a mesma coisa neste caso!! ai nem seria modal seria tonal!

é como se fossem modos relativos..

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Musicoo
Ata ok , mas então o q vai diferir os menores e maiores? , em todas as ocasiões podem ser utilizadas juntas ? e quanto ao lócrio ? ele pode ser incluido ?

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Que estranho , um tópico com um assunto tão questionado mas ninguém se interessa ¬¬' . Bem aqui vai minha Pergunta :

Tipo eu sei que tem 2 maneiras de utilizar os Modos na hora de improvisar , Um modo especifico para cada acorde e o Modo Tonal , Queria que alguém que se interessasse pelo assunto pudesse me responder com palavras claras e nítidas para que eu entenda por favor , já faz um tempão que eu " Travei " em modos gregos e queria poder esclarecer minhas dúvidas . Se puder me der exemplos por favor , Mas precisamente nesses acordes : ( G Bm C D ) Tom em G .

Grato a todos que responderem , BielCamboim

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Alguém pode responder minha pergunta acima ?

grato =D

Musicoo
Veterano
# jan/13
· votar


bielcamboim
Ata ok , mas então o q vai diferir os menores e maiores? , em todas as ocasiões podem ser utilizadas juntas ? e quanto ao lócrio ? ele pode ser incluido ?

Cara modos são sonoridade, a diferença é que cada um tem uma caracteristica sonora. Ele tem que estar de acordo com a harmonia, onde vc ve que da pra usar use.

G Bm C D
Harmonia tonal, mas nada impede de usar outras escalas, desde que se adequem no contexto. No casso você poderia simplesmente usar a escala de G maior(jonio) e sair tocando, seria mais pratico e você ia ter uma sonoridade legal que nao ia chocar, poderia também pensar por acordes, no caso teria inumeras opçoes, enquanto tava rolando o G você poderia usar a penta maior do dominante, a penta da dominante da dominante, .. usar o Bm eolio enquanto rolava o Bm, fora os arpejos, etc etc.. Só que as vezes fazendo isto em uma harmonia tão simples o solo pode ficar muito tenso e pode ser que não fique legal...

ps: ta mimado em mano?! tem que correr atras tbm pow!

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Musicoo
Cara vlw , agr ja to sabendo :D

bielcamboim
Veterano
# jan/13
· votar


Musicoo
Agora vou estudar improvisação Modal e arpejos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improvisação Tonal e Modal [Modos Gregos]