Harmônia tonal, atonal e modal é o que eu estou pensando?

    Autor Mensagem
    Bilelo
    Veterano
    # abr/10


    Harmonia tonal, é quando a música tem um centro tonal maior e menor fixo?Harmonia atonal, é quando a música muda de tom várias vezes?E harmonia modal é quando a música tem um centro tonal sem ser o modo jônio ou o eólio (pode ser o modo mixolído, dórico, etc)?

    É isso mesmo ou eu estou errado?

    Minow
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Minow
    · votar


    Bilelo
    Harmonia tonal, é quando a música tem um centro tonal maior e menor fixo?

    Não necessariamente. É quando cada acorde da harmonia tem funções próprias, mas ela pode conter modulações (esdrúxulas, inclusive) e permanecer tonal.
    Outra coisa, "centro tonal" não é maior ou menor. O centro tonal de ré menor é ré. O centro tonal de Fá maior é fá (considerando eles como acorde de tônica).

    Harmonia atonal, é quando a música muda de tom várias vezes?

    Não, é quando a harmonia segue a melodia sem seguir padrão algum, o chamado "acorde som". Esse é um dos casos, isso considerando que a melodia faça algum sentido tonal, porque senão existem zilhões de definições diferentes, depende do caso.

    E harmonia modal é quando a música tem um centro tonal sem ser o modo jônio ou o eólio (pode ser o modo mixolído, dórico, etc)?

    Não. A harmonia modal tradicional segue obrigatoriamente algum modo, mas não mantém as regras de harmonia funcional que são usadas no que chamam de jônio (errôneamente). A música pode ser no modo jônico mas ter uma abordagem modal, composta de tons principais, secundários e evitados. Observe que não é porque você está usando uma escala maior ou menor natural que a música está em jônico ou eólio, muito pelo contrário.

    AlanGilmour
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Minow Mandou bem cara!!! eu nunca tinha entendido isso também!!! Obrigado!

    Bilelo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Não necessariamente. É quando cada acorde da harmonia tem funções próprias, mas ela pode conter modulações (esdrúxulas, inclusive) e permanecer tonal.
    Outra coisa, "centro tonal" não é maior ou menor. O centro tonal de ré menor é ré. O centro tonal de Fá maior é fá (considerando eles como acorde de tônica).


    Funções do acorde é tonica, dominate, subdominate, supertonica, superdominate, mediante, sensível ou subtonica?

    Minow
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bilelo
    Por exemplo, ou dominante extendido, sub V, secundário, emprestado, etc.

    Bilelo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    e harmonia modal é quando o centro tonal é um dos modos gregos?

    Minow
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bilelo
    Não necessariamente...
    Quer dizer, você pode fazer uma harmonia modal, sem necessariamente estar numa tonalidade modal.
    Como eu expliquei lá em cima, ao pensar modalmente você passa a pensar apenas em graus principais, secundários e evitados, cada modo tem seus clichês, mas não existe uma cadência baseada em tensões e resoluções como na música tonal.

    aldec
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Gente muito ótimo o assunto, legal mesmo...eu tbm tenho algumas duvidas.
    Eu gostaria de me aprofundar nas harmonias mas eu não sei por qual começar....tem que começar a estudar por etapa, na ordem certa? ou pode começar a estudar por qual eu quiser? esses tipos de harmonia é útil independente do estilo que vou tocar ou devo estudar o tipo de harmonia conforme o estilo de música?....eu ficaria mto grato se alguém tirassem essas minhas duvidas...mto obrigado.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    aldec

    É importante conhecer um pouco de teoria elementar, como intervalos (análise e classificação dos intervalos), formação de escalas (por intervalos), formação dos acordes (por empilhamento de intervalos de terças). Tendo estudado pelo menos isso, aí acho que já pode partir pra harmonização de escalas, funções harmônicas, cadências, etc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmônia tonal, atonal e modal é o que eu estou pensando?