dicas para um luthier iniciante ?

    Autor Mensagem
    leolgc
    Veterano
    # jan/13


    Olá pessoal estou em um projeto para montar minha primeira guitarra nunca fiz curso afinal hoje em dia com todas informaçoẽs que temos na internet conseguimos improvisar.ja encomendei a serra tico-tico tenho furadeira e gostaria de saber quais outras ferramentas vou presisar ,acabei de comprar uma pedaleira e meu orçamento esta no ponto final então vou comprando aos pouco me falem de algo barato mesmo e se souberem algum site que ensine bem a montagem de uma guitarra. Agradeço a todos desde já .Obrigado Att.LeonardoGC.

    atmospherick
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: atmospherick
    · votar


    Tenha um luthier por perto em algum caso de emergência.

    silasamilcar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Bom, aqui mesmo no Forum tem o tópico sobre Luthiaria que sempre dá boas informações. Porém vou deixar minha opinião.

    Serra Tico-tico
    Furadeira
    Tupia
    Plaina
    Lixadeira (melhor se for a de Fita)
    Serra meia esquadria
    Serra Circular de mesa
    Desengrosso
    Ferro de solda

    Além disso você terá que adquirir várias brocas, lixas de granulações diferentes, terá que fazer algumas ferramentas, tipo moldes e etc.
    É um trabalho extenuante e por vezes frustrante mas ao final valerá a pena.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    leolgc
    e se souberem algum site que ensine bem a montagem de uma guitarra.
    pesquisa no fórum que tem vários sites com dicas.

    GabrielRhoads
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Bom, não sei talvez um bom estudo sobre madeiras irá lhe ajudar, aprendi muito aqui, ai vai minha contribuição: http://reidalespaul.blogspot.com.br/

    Iwar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    leolgc
    Leve a um luthier

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    leolgc
    cara ,qualquer coisa que mecha com serras é perigoso , não se guia pela net não , procura algum luthier ,pede pra ele montar uma guitarra pra ti com material barato e diz que quer aprender com ele , enquanto ele monta a guitarra.... se tiveres sem grana é melhor deixar a ideia pra la , uma serra vertical que vc passa errado a madeira superaquece e voa da maquina vc ja era.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    leolgc
    cara ,qualquer coisa que mecha com serras é perigoso , não se guia pela net não , procura algum luthier ,pede pra ele montar uma guitarra pra ti com material barato e diz que quer aprender com ele , enquanto ele monta a guitarra.... se tiveres sem grana é melhor deixar a ideia pra la , uma serra vertical que vc passa errado a madeira superaquece e voa da maquina vc ja era.

    GabrielRhoads
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    É o mais correto, seria você estudar um pouco pela net, e ter o auxílio de um Luthier para o aprendizado.

    leolgc
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    uma serra vertical que vc passa errado a madeira superaquece e voa da maquina vc ja era.
    Amigo isso que vc falo me fez repensar meus conseitos valeu pela dica.deu medo hehe

    leolgc
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Obrigado a todos vou estudar um pouco mesmo e ver se encontro um luthier para me auxiliar obrigado a todos que comtribuiram!

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    seria você estudar um pouco pela net, e ter o auxílio de um Luthier para o aprendizado.
    ou pelo menos ter alguem que entenda de marcenaria pra dar um apoio tecnico.

    a luthieria em si é coisa leve, exige só bastante estudo.

    mas marcenaria é mais perigoso, precisa ter algum dominio das ferramentas e máquinas.

    Bonnerfl
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ah cara se vc não tem muito jeito com ferramentas ainda é melhor vc comprar um corpo e braço já prontos e fazer só a pintura e montagem das peças pra ganhar alguma experiencia no assunto.

    eu mesmo ainda vou comprar algum kit desses pra brincar em casa kkkkkk :
    http://guitarfetish.com/Guitar-And-Bass-Kits_c_74.html

    Drinho
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    leolgc

    O que eu percebo é que cada fabricante tem uma filosofia de fabricação, acho que a melhor forma de você aprender é você ver videos das grandes fábricas, ler muito sobre madeira, entender sua ressonância e comportamento, pesquisar sobre a estrutura do instrumento matematicamente falando e claro colocando a mão na massa, errando muito pro serviço da sua mão ficar refinado com o tempo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dicas para um luthier iniciante ?