Voltando após 10 anos Parte 3!

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jan/13


Voltando depois de 10 anos...com mais um improviso "Play/Rec seja o que deus quiser". (vocês vão ter que me aturar)

Bom galera.... na linha do meu primeiro vídeo, guitarra no samba, fiz mais um enfatizando o uso da guitarra em estilos não muito usuais por aqui.

Desta vez: Guitarra em ritmo latino, Caribean Music ou Latin Rock!

Se alguém disser que a BT é plágio do Santana, é mesmo...hehe. Eu não achei nenhuma BT nesse estilo que me agradasse, então eu mesmo fiz a trilha, mas para não ficar perdendo muito tempo em compor, já que o intuito não era esse, me utilizei de clichês básicos (os mesmo que o próprio Santana também plagiava nos anos 70... kkkk), só que coloquei um piano mais “cubano” prá evidenciar as progressões comuns ao estilo com maior ênfase.

Como no meu tempo não tinha essa de “guitarra solo e guitarra base”, e gosto igualmente de harmonia, não resisti em brincar com os acordes e ritmos nesse take, então, tome base e solo (mal feito os dois, mas é de “coração”... hehe). No entanto, diferente da BT, no solo, tentei fugir o máximo do “estilo Santana”, apesar de que alguns clichês são inevitáveis.

Finalizando, dessa vez não vai ter “mimimi”, (evolui uns 0,002% em relação ao último vídeo) vocês já sabem que sou um guitarrista tosqueira mesmo, vulgo “qualquer nota”, então azar de seus ouvidos, vai sem vergonha e sem desculpas.

Único porém, se alguém puder me ajudar, estou tendo uma “defasagem” na afinação (pitch) , ou seja, gravo a guita afinada direitinho, mas ela saí levemente do pitch, quando junto com a BT. Detalhe, gravo a guita original em WAV, depois converto para MP3, será que é algum pau nessa conversão? Ou algum outro problema?

Obs: Se alguém quiser a BT para brincar, só pedir, que eu libero “free”... é plágio, mas fui eu que fiz...rs.

Obs 2: Equalização meia boca, quando eu voltar a tocar com um mínimo de decência, e dominar melhor as ferramentas virtuais, aí sim me preocupo com maiores detalhes.

Abraço!




gizvanni
Veterano
# jan/13
· votar


Cara ta muito bom, principalmente pra quem ta voltando depois desse tempo todo. Adoro esse tipo de musica, mas não tenho a minima noção pra fazer fraseado latino. Parabéns.

Leomju
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig
Velho Lelo...

Você é um cara original, corajoso e muito sincero...
Muito bom ter você aqui no FCC...

Sou fão do Santana... já viu o vídeo de Woodstock? Muito dez!
Achei legal o vídeo, dá pra sentir a mão um pouquinho "presa", coisa da ferrugem mesmo, nada demais.
O timbre também foi plágio... hehe...
A questão de "qualquer nota" não causou furdunço não...
Se você toca "desrespeitando" as escalas, tem um puta ouvido, porque pra mim tá soando bem coerente!

Muito legal... um grande abraço e grave mais pra gente!

Ah... que fender é essa aí?

Valeu!

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig

evolui uns 0,002% em relação ao último vídeo

Na minha opinião foi mais que o dobro disso... kkkkkk

Méritos por ter feito a BT, a base e o solo, legal. Muita gente que tem capacidade para isso por aqui não faz.

Parabéns, daqui a pouco vai detonar e dar vergonha em muita gente aqui...

Abç

Lelo Mig
Membro
# jan/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


gizvanni

"não tenho a minima noção pra fazer fraseado latino"

Cara, não têm segredo. Eu sou "pedreiro" vou na intuição, mas um músico de verdade lhe diria que o segredo é o uso do que eles chamam de síncope, que é, básicamente, deslocar a acentuação, natural. Ou seja, o "costume" pede o tempo forte num ponto (como é no rock), mas você desloca prá outro, provocando essa quebra, que conhecemos por "ginga".

Um solo nesse tipo de música, você não pode pensar só melodicamente, tem que usar o ritmo para compor as frases.

Leomju
"O timbre também foi plágio... "

Cara, incrível, testei mais de 20 configurações de efeitos, nada ficava legal. No fim, o timbre ficou muito próximo ao que o "mestre" consagrou. Quem sou eu para inventar a roda?...hehehe

Já com a base, deu prá brincar legal... apimentei os agudos com um Flanger, para brilhar bem os acordes e até arrisquei um delay "à La The Edge", com 500 ms, quando entra o piano, para encher o som. Só que uso só em dois compassos, para não poluir.

A Fender é uma MIJ - Strato Contemporary 1986, toda original!

Abraço!

clebergf
Veterano
# jan/13 · Editado por: clebergf
· votar


Lelo Mig

Ficou bacana cara.
Fazer a bt é mto bom.
Para quem está retornando está excelente, está melhorando. o/


Não costumo fazer isso (só no tópico do bar do Nich que aviso o pessoal..xD), mas acho que vc nunca comentou um som meu e tenho curiosidade para saber o q vc acha...rs..
Escuta lá se der:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/299534/

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


MMI

"Na minha opinião foi mais que o dobro disso... kkkkkk"
Larga a mão de ser puxa-saco!! Tá fazendo 3 meses que voltei...."menos, bem menos"...hehhe

" Muita gente que tem capacidade para isso por aqui não faz."
Nas "entrelinhas" você educamente quis dizer que eu não tenho capacidade?...kkkkk, de certa forma, tenho que concordar!

Poxa MMI, justamente você, era um dos que eu pensava que iria responder a minha dúvida quanto ao pitch!

Valeu, amigo, obrigado!!

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig

Nada disso! Quero dizer que se melhorou 0,005% melhorou bem mais que o dobro! huahuahua (brincadeira, melhorou sim, eu achei)

Nas "entrelinhas" você educamente quis dizer que eu não tenho capacidade?...kkkkk, de certa forma, tenho que concordar!

Nas entrelinhas, eu quis dizer que achei muito legal e corajoso da sua parte ter feito isso. Mais nas entrelinhas ainda, quis dizer para outros como o amigo clebergf que sabia que ia aparecer aqui, para tomar vergonha na cara e fazer sua BT e solo. kkkkkkk

Poxa MMI, justamente você, era um dos que eu pensava que iria responder a minha dúvida quanto ao pitch!

Aí sim, justifica sua frustração. Não faço nem ideia. Qual programa está usando? Como é que você está fazendo, é VST, né? Não era para dar isso...

clebergf
Veterano
# jan/13
· votar


MMI
Nas entrelinhas, eu quis dizer que achei muito legal e corajoso da sua parte ter feito isso. Mais nas entrelinhas ainda, quis dizer para outros como o amigo clebergf que sabia que ia aparecer aqui, para tomar vergonha na cara e fazer sua BT e solo. kkkkkkk


Eu sabia q vc estava falando da minha pessoa tbm nessa sua colocação, me fiz de morto mas não adiantou...xD

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig

Perai, tu grava e converte para mp3? Porque??

Lelo Mig
Membro
# jan/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI
De Ros

Ainda não tenho uma lógica, que sigo sempre, cada vez gravo de um jeito e mudo uma ou outra coisa na etapa. Minha visão de "studio", ainda que no pc, é limitada ao stúdio real, ou seja, gravo um take guia, neste caso a BT, como base para eu colocar as guitarras. Depois equalizo numa mesa virtual, com toda instrumentação separada por canal.

(Sou iniciante no "virtual guitar", então deêm um desconto):

- Fiz a BT no FL Studio: Midi>Vsts>MP3
- Gravei as guitas no Guitar Rig 4, via USB, meu Fender Mustang age como interface de audio: Wav

Aí volto tudo para o FL Studio, para colocar as trilhas de guitarra na mesa e mixar... ao final, converto para MP3.

As vezes, antes de mixar, mexo no áudio (tirar algum chiado, silenciar inicio, etc) em algum programa de Áudio tipo Adobe SoundBoth ou Audacity... e já converto em MP3, antes de voltar ao FL.

De Ros

Eu converto para o arquivo ficar mais leve,,,,

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig

A principio, o youtube vai converter o teu arquivo para o formato dele (acho que é .fl, ou algo assim). Nesse formato ele vai converter o que tu enviar, então, o teu som mp3 vai ser convertido para outro mp3, o que acabo por avacalhar de vez , hehehehe!!!

Tenta manter um pouco mais a integridade do teu audio e usa wave. Talvez demore mais para subir, mas, se tu pensar que vai ficar lá por muitos e muitos anos, não custa muito demorar umas horinhas a mais...

Abração!

P.S.Tu será citado no video da próxima segunda feira...

renatocaster
Moderador
# jan/13
· votar


Lelo Mig

Maneiro, hein? Gostei pra caramba, sério! Ficou numa praia bem "Santanesca" mesmo, mas isso é bom demais! Méritos pela construção da BT, hoje em dia a comodidade impera, e mesmo quem tem capacidade de criar uma BT, prefere baixar uma que já existe.

O fraseado da "guitarra solo" ficou bem legal, e a execução está melhorando bem. Daqui a pouco tu tá com essa mão soltinha (ui! hehehe). Brincadeira, hehehe. Mas falando sério, ficou muito legal essa gravação.

Parabéns mano velho!

Juh_Cruz
Veterano
# jan/13
· votar


eu vi o comentario do Leomju d relance e pensei: O
Lelo Mig ta comentando pra ele msmo? O.o hsauhusha

muito bom! massa esse estilo!

fla3d
Veterano
# jan/13
· votar


Eu também gostei Lelo, e acho que vc ja se soltou bem mais, ainda deu umas travadas umas horas mas vc parece estar tocando bem mais solto que nos outros videos, segue firme que tá indo!

Eu nunca vi esse problema de pitch, mas eu gosto mais de gravar tudo no reaper, da pra usar os vsts dentro dele e fazer a edição diretamente nele.

Abs!

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig

Não sei o que está saindo errado nisso tudo aí... De toda forma, faça como o De Ros disse, evite o MP3, essa conversão não bem para seu áudio. Claro, se for gravar um áudio de 20 minutos, a coisa começa a ficar realmente pesada, daí é de se pensar em converter, mas manda uma MP3 pouco compactado mesmo assim, 256 kbps ou mesmo FLAC. Como disse o
De Ros (quem sou eu para contrariar???) é um video seu, vale um capricho. Aliás, tá podendo, hein? Vai para o video da segunda do cara? Já estou esperando esse video para ver!!!

Sugestão agora... Muda para uma DAW de verdade, mais moderna. Pode ser o Reaper mesmo, gratuito, sucesso absoluto de vendas no FCC, grandes professores disponíveis aqui - o clebergf, que está na moita aqui, é um, kkkk. Tá com cara que esse erro vem do FL, estou chutando, mas pode ser. Mesmo o MIDI/VST, não transforma o bicho em MP3 não, trabalha em WAV ou direto no DAW, faça tudo ali, mas se quiser importar algo do FL também pode.

Não precisa se preocupar para o arquivo ficar mais leve neste momento, garanto que umas 20 tracks de áudio vai muito bem, daí pra frente que vai depender da sua máquina, da memória, mas geralmente 5 a 10 tracks qualquer computador segura com tranquilidade. Lembra do "ping-pong" de antigamente, quando se tinha 4 canais para gravar tudo? Se o arquivo Lelo1 pesar, mixa umas 5 tracks, converte em 1 só e continua num arquivo Lelo2 com essas faixas "mixadas", ou seja transforma 5 ou 10 tracks em 1 só e continua (dá para rever essa "mix" depois). Nada de MP3 na parada, certo?

Olha só, a gravação da música com o pessoal daqui do fórum que mexi está com 38 tracks, aqui no MacBook pro rodando Logic, nada foi preciso ser convertido ou mexido, mesmo na mix com compressores, equalizadores, limiter, tape simulator, cada track pede uma coisa. E não é nenhum super computador não, é um i5 2.3 MHz com 8 Gb.

Lelo Mig
Membro
# jan/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


De Ros
MMI

Valeu as dicas.... pode parecer que não servem prá nada, mas me fez pensar no óbvio, que não tinha pensado:

1- Fez testes, curtos, de várias maneiras prá ver o que dá melhor resultado? Não!
2- Converteu para MP3 pq o WAV tá pesando no seu micro? Não!..kkkk. Antigamente WAV era pesado prá burro, e acho que fiquei com esse conceito.
3- Metodologia de trabalho, chegou a melhor solução e segue esta rotina para não ter erro? Não! Cada vez gravo de um jeito e as vezes "vou até outra cidade prá dar uma volta no quarteirão".

Amanhã inicio os testes e uma metodologia para gravação, baseado nos melhores resultados encontrados... óbvio, né?

Valeu!

renatocaster
Brigadão!!


Juh_Cruz
Valeu Juh, obrigado pela visita! bem vinda!

fla3d
Valeu!!
O FL também dá para gravar e fazer as edições......mas vou experimentar o Reaper, mas sei, que no momento, é mais um problema de criar uma rotina de gravações, baseado nas melhores soluções, do que de softs.

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig
ficou bacana velhão!! Caracterizou bem o estilo!! A BT ficou bem legal!!

Issae!!

o/

clebergf
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig

O Reaper é excelente, curto tanto ele q comprei a licença dele esses dias... o/

Não sou perito no assunto, mas se quiser alguma ajuda é só falar ae....

MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Maracas!!!!!!! :) Muito bom! Fez a solo e base só na maciota. Me gusta! Manda mais tio!!!

ps. agora li que fez a BT! Eita... Isso dá trabalho. Parabéns!
ps2. me deu uma vontade danada de ouvir Jarabe de Palo. Conhece?

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig

Olha só... Esses caras acima são mestres no Reaper. O Bahia então é quase sócio. Outro que comprou. Eu só boto fogo, os caras te ajudam se precisar. kkkkkkkk

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig

Cara, ficou muito bacana seu som! E merece destaque também o seu conhecimento pra fazer uma BT de uma música típica, respeitando as características do estilo. Esse tipo de coisa não é pra qualquer um não.

Parabéns mesmo.

MauricioBahia
Moderador
# jan/13
· votar


MMI: O Bahia então é quase sócio. Outro que comprou.

Comprei mesmo! Pô, o que o Reaper já me deu de retorno em termos de felicidade vale muito mais do que eu paguei.

:)

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig

Pow, cara. Ficou bom, bem agradável de ouvir.

Pra mim, você me pareceu bem mais solto nesse do que nos outros dois. Na parte do solo você ainda parece um pouquinho preso, mas tá cada vez mais melhorando isso. O Lelo de vermelho no vídeo tava bem solto nas bases, muito legal.

No geral, considerando que você tá voltando de um longo e tenebroso inverno sem tocar, tá muito bom mesmo.

Abraço!

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


ogner
Valeu!! Obrigado!

MauricioBahia
Conheço Jarabe sim...hehe.....Valeu, brigadão!!

Die Kunst der Fuge
Valeu brother......treinando nos "virtuais" da vida, porque tenho mais de 50 composições registradas em cassetes e rolos...heheh, tá hora de começar a passa-las para o micro, rearranja-las e apresentar à vocês!!

GuitarristaDoNickEstranho
Valeu, brother....também achei que o Lelo vermelho se saiu melhor...hehehe

Felippe Rosa
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig
Cara, muito show, aproveitei que me mandou o link e vim aqui também :)
Tá muito bem pra quem tava anos parado, acho que autodidatas tem essa vantagem do conhecimento empírico, mesmo as vezes não sabendo escalas sabem como falar na "língua" de cada estilo, Vide caras como Jeff Beck e Jimmy Page...
Abçs

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


Felippe Rosa
"falar na "língua" de cada estilo"

Com relação a isso, não é o fato de ser autodidata não.... é apenas questão de encarar o instrumento de forma mais ampla. Mas, por coincidência, estou escrevendo um tópico sobre esse assunto. Logo postarei!

Valeu!!

Will Bejar
Veterano
# jan/13
· votar


marcandooooo!

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/13
· votar


otimo trabalho cara ,achei demais , ta indo muito bem a tua evolução continua assim!

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


Lelo Mig
curti, bem estiloso o negócio! lembrou uns sons do santana.

o desafio nesse caso é rítmico e melódico, não exige tanta técnica ou velocidade, mas raciocínio musical mesmo! curti bastante!
a BT ficou bem bacana também, a guitarra base ficou bem gostosa de ouvir!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Voltando após 10 anos Parte 3!