Posição dos Saddles.

Autor Mensagem
    romulo528
    Veterano
    # jan/13

Tem uma posição correta pra deixar os Saddles? os da minha guitarra vieram todos alinhados, mas vejo várias guitarras que estão diferentes, uns mais pra frente que o outro. Minha ponte é Tremolo, Queria saber o seguinte, o que muda se eu pegar o saddle da mizona por exemplo e colocar mais pra frente( indo pro braço) e colocar mais pra traz? vlw

Victor Campana
    Veterano
    # jan/13
    · votar

O que muda são as oitavas .. as notas tocadas ''dps'' Da 12° casa.. Se voce chegar o sandle pra frente verá que a afinação das oitavas mudará ..Então afine a corda solta dps toque na 12° casa se tiver afinado não mecha , se não mecha nos sandle pra ajustar..
    abç

ogner
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Pesquise sobre entonação e afinação das oitavas.

o/

JJJ
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Normalmente eles acabam ficando mais ou menos com essa "cara":

-|
    --|
    ---|
    --|
    ---|
    ----|

Mas você deve ver como estão as oitavas (procure na web, youtube, ou aqui mesmo). Se não souber fazer, leve a um luthier.

GuitarHome
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Lembre-se de que se for realmente regular as oitavas da guitarra, faça o processo com cordas novas, se não você não conseguirá regular as oitavas com precisão.

Jaderson_guitar
    Membro
    # jan/13
    · votar

Tenha em mãos uma chave de fenda pequena, ou uma philips pequena tbm, é fácil cara, vai em frente!!!
    Segue o que nosso amigo ai GuitarHome falou e vai dar tudo certo, depois é só correr pro abraço!
    Abraço!

romulo528
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Certo, mas e quanto a altura deles? tanto faz?

Victor Campana
    Veterano
    # jan/13
    · votar

a altura q vc quiser desde q a corda não vibre ou o bend nas ultimas casas falhe .. as minhas sao baixinhas

romulo528
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Putz a porcaria da 6° corda tá trastejando na 2° casa.

Victor Campana
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Victor Campana
    · votar

Então sobe um cadinquinho de nada a corda ..mas cara testa com o amp ligado as veses trasteja apenas com ela desligada : )

Victor Campana
    Veterano
    # jan/13
    · votar

não esqueça de regular as oitavas após regular a acção das cordas (altura)

Abç

romulo528
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Pior que com o amp ligado tbm trasteja, acho que vou procurar um luthier.

Victor Campana
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Que isso leva no luthier não ... regulagem simples cara..só vc subir a corda um pouco até parar de trastejar

Victor Campana
    Veterano
    · votar

qualquer dúvida me fala cara ... ação das cordas , regulagem de oitavas e troca de corda é feito em casa msm : )

obs : ve se o braço não esta empenado !!!

romulo528
    Veterano
    # jan/13
    · votar

As cordas eu troco numa boa, mas tbm tenho que levar ela pra dar uma regulada, pq comprei e nem levei kkkk e me disseram que assim que compra é bom levar num luthier.

Victor Campana
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Sim .. ai é bom msm.. ela deve tar com o braço um pouco empenado pq ta vibrando na 2 casa ..

romulo528
    Veterano
    # jan/13
    · votar

É... por acaso vc conheçe algum Luthier bom em Campinas, SP? ouvi falar em um chamado Celso Freire, mas onde ele atende é longe d+ da minha casa, fica ruim ir lá, bem que poderia ter algum no centro ia ficar melhor...

Victor Campana
    Veterano
    · votar

Unh.. conheço não cara .. qual sua guitarra? é de floyd rose ? se não for tenta regular sozinho ai tipo se der errado ai vc leva : )

O que ele pode regular pra vc é a ponte , as oitavas , a altura das cordas e os trastes se tiverem com problemas ..

Victor Campana
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Ve se o breço ta empenado se tiver leve num luthier não mecha no tensor ..

romulo528
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: romulo528
    · votar

Victor Campana
    Como faço pra saber se está empenado? kkk

Victor Campana
    Veterano
    # jan/13
    · votar

romulo528

Pega uma régua de no minimo 30 cm , ( preferivel se pegasse o braço todo ,)
    poe sobre o braço e ve se ta sobrando espaço na frente , se tiver é pq ta empenado ..
    De uma olhada nesse video ele ensina a ver ..
    http://www.youtube.com/watch?v=D431X7NVhH8

Victor Campana
    Veterano
    # jan/13
    · votar

OBS : Mais não tire as cordas da guitarra igual ele , faça com as cordas ...ele só tirou pq ele vai arruamar os trastes

romulo528
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Victor Campana

Cara, sei que não deveria fazer isso, mas eu mechi no tensor, consegui arrumar, parou de trastejar, agradeço a todos que me ajudaram, muito obrigado. Mas Victor, mesmo assim vc me aconselha a levar em um luthier?

Victor Campana
    Veterano
    # jan/13
    · votar

romulo528

Cara se você tem dinheiro e não tem experiencia leve , mais eu prefiro arrumar minha propria guitarra e não é nada dificil se você mecheu no tensor e parou de trastejar e as cordas não estão altas vc fez corretamente,o mais ''perigoso '' você ja fez o resto de regulagem é super facil :) , anão ser que sua guitarra tenha floyd ? se tiver leve no luthier sim..

Abç

romulo528
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Victor Campana

Tem floyd não... já que parou de trastejar nem vou levar, muito obrigado pela ajuda, obrigado a todos que me responderam.

Victor Campana
    Veterano
    # jan/13
    · votar

romulo528

Denada : ) , olhe videos no youtube ensinando regular as oitavas .. é super facil

Iwar
    Veterano
    # jan/13
    · votar

Cara, faça o seguinte, se não puder levar a um luthier para ele dar uma olhada, faça isso:
    Verifica as oitavas ( as vezes nem precisa mexer, mas é bom dar uma olhada), se o harmônico natural da 12ª casa estiver com a mesma afinação da corda solta, deixe como está (verfique SEMPRE com um afinador, NUNCA com o ouvido, porque essa regulagem deve ser feita com o máximo de precisão), se estiver mais aguda, jogue o saddle para a direção da ponte com uma chave allen ou o que vc tiver pra mover ele usando o parafuso dele. Se o harmônico estiver mais grave, traga o saddle na direção do braço. Faça isso em todas as cordas e terá regulado as oitavas ;)

Agora para regular o tensor, faça o seguinte, coloque um capotraste na primeiracasa da guitarra e coloque um dedo na última casa e veja a distância da corda para a superfície do traste, se estiver colado, quer dizer que o braço está fazendo um arco convexo, então aperte o tensor, mexendo no sentido horário olhando da ponte para o headstock, sempre fazendo apenas 1/4 de volta de um círculo (90°), e espere uns 7 minutos para a madeira acomodar e verifique novamente, se estiver muito alta a cardo, faça o processo inverso do citado anteriormente

Obs: tente sempre deixar o arco UM POUCO côncavo. Um luthier me disse que um braço reto não é bom para todas as guitarras e pode muitas vezes causar trastejamento, mas não deixa muito côncavo se n vai trastejar também, o nível de trastejamento vai ser um arco de parábola, muito côncavo ou reto pra convexo causam trastejamento.

É isso! Boa manutenção!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Posição dos Saddles.