Espessura do corpo da guitarra

    Autor Mensagem
    Mrdbm001
    Veterano
    # dez/12


    Galera, eu to com idéia de fazer uma guitarra, e eu disponibilizo de uma peça de mogno de uns 45 à 50 anos de quando meu pai tinha uma marcenaria.
    Minha dúvida surgiu porquê vi no fórum que a espessura do corpo tem que ser mais ou menos 45 mm e essa peça tem 40 mm.
    Vocês acham que vai prejudicar o instrumento ? ou ficará ruim ? Se sim oqe posso fazer para aumentar a espessura ?
    Desde já agradeço.

    ogner
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Mrdbm001
    Tanto faz velho, madeira não influi no som da guitarra!!
    Hehehe!!

    Mas da um procurada no tópico do Bertola, ele é luthier e tem a gentileza de ajudar o pessoal aqui no forum

    Mrdbm001
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    A peça de mogno é boa, de acordo com meu pai ela esta livre de nós na madeira, e também não vai ter floyd rose, pelo meu ver precisa de mais espessura por causa do bloco. Vai ser bem simples apenas um Captador uma ponte wraparound e um botão de volume hehehe

    ogner
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: ogner
    · votar


    Mrdbm001

    Bacana!! Pô, podia ser tipo uma lespaul Jr. Com um P-90 na ponte!!!
    EDIT: Só da uma encerada deixando a cor natural.

    Ia ficar roots!!!

    o/

    ogner
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    http://portal.royalmusic.com.br/wp-content/uploads/2010/08/Les-Paul-Ju nior-Satin-Cherr.jpg

    Mrdbm001
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Eu gosto muito das lespaul Jr. e das melody maker, porém eu vou fazer essa pra tocar Death/Black metal que é minha vertente preferida. Porém mais pra frente penso em adquirir uma daquelas belezinhas ehehehehe

    Mrdbm001
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Essa lespaul Jr. não parece ser muito espessa...
    Então acho que minha pergunta ja foi respondida. Obrigado !!!

    JJJ
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ogner
    Tanto faz velho, madeira não influi no som da guitarra!!

    Lá vamos nós de novo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Diego Young
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Põe uma lâmina de flammed maple, pronto ! hehehe

    Marthin87
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Tem guitarra com laminas de Alder e Maple (compensado) e ninguem fala nada, quanto mais uma peça bruta de mogno de 40mm... Vai ficar um pouco mais leve também.

    Marthin87
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Marthin87
    · votar


    Post duplo.

    alfacorrea
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Se vc tem uma peça de mogno com 40mm e precisa de mais espessura que isso, vc pode colar alguma coisa, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo se o seu problema for somente complementar a espessura da madeira para atingir algum valor determinado e obrigatório.

    Exemplo: Vc tem 40mm e seu projeto determina que vc obrigatoriamente precisa de um corpo com 50mm de espessura. Eu colocaria uma placa de cedro de 10mm colada no fundo.

    Exemplo 2: Vc tem 40mm e seu projeto determina que sejam 45mm. Colaria um tampo de maple de 5mm na parte superior.

    Entendeu? Se for colar na parte de cima, uma fina folha que "abra" o timbre. Se for colar embaixo, uma folha que tenha mesmo timbre ou próximo do mogno.

    Pelo menos estas são minhas ideias.

    Abraxxx

    alexdiffer
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    http://gitbuddy.files.wordpress.com/2008/03/ibz3.jpg


    ate com floyd da....olha ai essa ibanez

    Mrdbm001
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    então deixarei com 40 mm mesmo, talvez coloque o flamed maple pra ficar bonito. Obrigado pessoal !!!

    kiki
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    Mrdbm001
    provavelmente vai ter menos sustain, porque a "tabua" do corpo vai ser um pouco mais "mole", o que faz a corda vibrar menos.

    na pratica acho ate que dá, nao vai chegar a dar um problema (braço é muito mais fino e aguenta). deve ficar ate mais leve!
    só que a espessura de 45mm ficou consagrada nao é por acaso, deve ter sido um ponto ótimo que encontraram entre peso, resistencia mecanica e som.

    eu tambem tinha uma peça com 40 mm, e ela era grande, eu cortei no meio e colei. fiquei com uma peça de 80mm e passei no desengrosso ate chegar no 45.

    faça isso ou cole um top, como sugeriram, com 1 cm, como sugeriu nosso amigo e ja era.

    Pedro Pvsk
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Man, coloca um tampo de Maple/Flamed Maple de uns 5 cm e de quebra você vai ``abrir`` mais o som da futura guitar !

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Pedro Pvsk
    tampo de Maple/Flamed Maple de uns 5 cm

    o.O

    alexdiffer
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    provavelmente vai ter menos sustain,
    Se quiser SUSTAIN eu indico instalar o sistema "Sustainer" da Fernandes.



    What is the Fernandes Sustainer?

    The FERNANDES SUSTAINERTM is a uniquely designed electronic system that enables the controlled sustain of any single or group of notes within the guitar’s sound range. At your discretion, strings will emit sound at a consistent intensity until stopped, regardless of output and/or location, even if the guitar is not connected to an amplifier!

    O Fernandes Sustainer eh um sistema eletronico projetado unicamente que permite o controle de Sustentacao de qualqer grupo de notas dentro da escala. As cordas irao emitir som constantemente ate que voce pare, independente do volume ou altura das notas mesmo se a guitarra nao estiver ligada a um amplificador
    (Desculpem a traducao chula kk)

    Mais informacoes: http://www.fernandesguitars.com/sustainer/sustainer.html

    Demonstracao


    deboraiommi
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Marthin87
    Tem guitarra com laminas de Alder e Maple (compensado) e ninguem fala nada, quanto mais uma peça bruta de mogno de 40mm... Vai ficar um pouco mais leve também.
    Essa de laminas de todo mundo mete o pau,les paul e sg special...que são lixo.
    guitarra laminada(lado a lado ou sanduichada como as specials) é diferente de ter só o top em cima de uma madeira solida

    Mrdbm001
    Eu colocaria um top e back de imbuia pra dar um acabamento legal , ou louro mas o ideal seria o maple na minha opinião.

    silasamilcar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Como já foi dito eu também optaria por um top mas se você conseguir encontrar canela loura vai dar um acabamento maravilhoso tipo o flamed maple. A espessura é importante sim por causa das cavidades que serão feitas no corpo. Se for muito estreito você poderá ter problemas com a furação...
    Outra coisa é o fato que você poderá ter que aplainar, lixar e isso vai acabar deixando o bloco ainda mais estreito. Portanto preste bastante atenção.

    Mrdbm001
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Onde vou achar maple aqui no brasil ?

    deboraiommi
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Mrdbm001
    Onde vou achar maple aqui no brasil ?


    É melhor importar , ou então compre aqui http://luthierexpress.blogspot.com.br/
    ou nabde um e-mail para:
    vendas@musictools.com.br
    abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Espessura do corpo da guitarra