Raul Valeiro Veterano |
# dez/12 · Editado por: Raul Valeiro
Olá, meu Nome é Raul Valeiro e fiz um review da minha guitarra.
Memphis MG 130
Corpo : Basswood Braço : Maple (Parafusado) Escala: Rosewood Tarraxas: Blindadas Captadores : HSH (Ponte e Braço : Humburcker / Meio: Single) Nut : 42mm (Com Trava) Ponte: Floyd Rose System Licenced (Com Microafinação) Cores : Sumburst, Vermelho Metálico, Azul Metálico, Natural, Preto, Preto Transparente.
Vamos lá...
Acabamento (Nota 9) : A Minha é na cor Sumburst. - Nenhuma Falha na Pintura - Nenhuma Imperfeição ou Defeito - O Formato do corpo é muito Bonito, se parece com uma Strato, porém um pouco mais Agressiva. Fica entre uma Strato convencional e uma Ibanez rg.
Braço/Conforto (Nota 7): Ela possui Marcações em forma de Pássaros. - O Braço não é Largo, mas também não é fino, acabei tendo um pouco de dificuldade para acessar as casas mais agudas nas cordas de cima. - Se abaixar as cordas, ela trasteja muito, sendo assim eu mantenho as cordas bem altas. Esse detalhe é muito ruim, mas ela é relativamente Macia, apesar das cordas altas. - Também achei os Trastes um pouco altos, e isso dificulta os deslize dos dedos pelo braço.
Madeira (Nota 8) -A Madeira do corpo é Basswood, achei ela até pesada, é maciça, sem dúvidas não é compensado. -Mas o Sustain dela é fraco, porém isso se deve à Ponte, e o braço ser Parafusado.
Finalização (Nota 5) - A Guitarra é bem construída, mas não há um ajuste de fábrica. Ela chegou pra mim totalmente desregulada.
Ferragens (Ponte/Tarraxas/Trava/Parafusos); (Aqui eu vou dividir)
Ponte (Nota 4) : - É Uma Floyd Rose, mas aconselho a nem olhar pra ela. - A Corda é enfiada em um orifício da ponte e travada por um parafuso presente na ponte, o que não é muito confiável e pode se não for bem preso acabar soltando a corda. - Essa ponte é mais evoluída que as das primeiras MG130, porém ainda assim é problemática. Eu adicionei mais uma mola, ajustei a ponte, afinei e tudo, mas quando uso a alavanca não tem jeito, desafina mesmo. - A Alavanca possui uma travinha para não cair da ponte, mas essa travinha emperra e se não desrrosquear ela com jeito acaba se soltando a base desta alavanca, e depois é necessário o trabalho de abrir a parte traseira da guitarra e recolocar o parafuso. Lembrando que isso só acontece se a alavanca for removida de qualquer jeito. - O Ponto positivo é que se você não usar a ponte a afinação se mantém intacta por muito tempo.
Tarraxas (Nota 7) : - As Tarraxas são blindadas, são bem macias e parecem confiáveis. - Um ponto negativo delas é que são de plástico, e parecem se quebrar com facilidade.
Trava (Nota 7) : - É de fácil uso, e bem eficaz, matém mesmo as cordas presas. - Porém essa trava não é tão durável assim, os parafusos dela são meio vagabundos. - (A perda de afinação principal se dá principalmente pela ponte, não pela trava/tarraxas).
Parafusos (Nota 6) : - Os parafusos da Trava, e da Ponte parecem ser muito sensíveis. Um dos meus começou a espanar, não são muito duráveis. - O Restante, incluindo os da microafinação são bacanas.
Parte Elétrica (Knobs/Chave) - Os Knobs são aceitáveis, são dois (Volume e Tone). - O Knob de tone funciona muito bem, com ele fechado os médios e agudos são cortados completamente, e é possível variar bastante girando ele. - A Chave seletora de caps Funciona bem, porém a minha veio com um pequeno defeito, é necessário apertá-la um pouco para colocar no captador do braço (5ª posição).
Captação (Nota 9) - Com o preço pago por essa guitarra não dá pra fazer milagre, mas achei os captadores bacanas diante do custo. O Captador do Braço tem o Som bem Aveludado (Ótimo para solo e som limpo) O Captador da Ponte é bem rasgado e estalado, (Ótimo para base principalmente pesada com distorção) O Captador do meio é ruim, muito baixo, mas ele funciona bem para balancear o som dos outros captadores quando usado junto a eles.
- Os captadores são muito versáteis, pois dá pra variar bastante o som. Dando pra viajar de Heavy Metal,Metal Vintage até um Grunge, Blues, e etc. Ou seja, dá pra se tocar vários estilos musicais.
- Um Ponto negativo é que os captadores sujam muito o som, sendo necessário bastante cuidado pra abafar as outras cordas no momento de fazer técnicas como Tapping ou alavancada.
Custo x Benefício (Nota 9) : -O Custo benefício da Guitarra é bacana, paguei na época uns R$ 580,00, agora ela está valendo uns 450,00. E é um preço justo, honesto pelo que ela oferece. -Dá pra usar por muito tempo, tem bons captadores, boa dinâmica, uma pegada rasoável. - Se você for comprar uma MG130 e não tiver grana pra comprar outra depois vale um investimento nela, porém se for customizar é inevitável ter que trocar a ponte. - O Maior problema da guitarra é a ponte mesmo, que faz a guitarra desafinar, pois quando é usada, as cordas são afrouxadas ou esticadas, e quando volta ao normal pode não voltar totalmente na posição correta. Além da falta de regulagem de fábrica. No Mais é uma boa guitarra.
Preço em Média : 450,00 Avaliação : Vale a pena comprar, se tiver pouca grana, é uma das melhores alternativas nessa faixa de preço
Eu gosto da Guitarra, acho ela muito bacana e acho que vale a pena. Meu review foi honesto, fiz questão de apontar os pontos negativos dela, porém acho que a guitarra possui mais pontos positivos do que Negativos.
Fico devendo Fotos, pois no pc que estou postando esse Review não tenho nehuma.
Eu fiz um Review em Vídeo a uns meses atrás, porém na época eu estava a muito tempo parado e não pode tirar um bom som da guitarra, e também fui totalmente gravado de forma caseira. Mas vale a pena conferir.
Link do Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=HiU9IhGGt3M
|
Paul.Gilbert Veterano |
# ago/17 · Editado por: Paul.Gilbert
· votar
Raul Valeiro
Raul, parabéns pela iniciativa. Concordo com algumas coisas e discordo de outras. Vou aproveitar o tópico e deixar minha opinião sobre:
Não trabalho com Lutheria há alguns anos, mas sempre regulo os instrumentos dos meus amigos. Recentemente regulei uma dessas, uma pretinha com um friso(binding) instalado.
Esteticamente, achei a guitarra agradável aos olhos. Mas uma vez que colocamos algum olhar técnico sobre ela, as imperfeições, folgas nas colagens dos pivôs da ponte, elétrica questionável, cavidades sem acabamento e dezenas de outros pequenos detalhes começam a aparecer, e enfeiar o instrumento.
Depois de algumas horas de regulagem, retífica de trastes e (re)acabamento das cavidades e da elétrica, talvez eu desse Nota 5 a ela(média). Ficou com um som ok e uma tocabilidade confortável, decente para estudos. Isso levando em conta a proposta da guitarra por si só, por que se fosse para comparar com todas as outras marcas, talvez um 3-4 sofrido... Uma guitarra 9 para mim é uma Parker Fly.
Por 450,00 ok, preço decente, mas some aí uma ponte melhor(opcional), uma captação decente(recomendável), uma elétrica nova(necessário), uma regulagem(imprescindível) e uma retífica de trastes(nem todo mundo sabe fazer ou conhece alguém que faça no preço de amizade rs) e imediatamente uma Yamaha/Jackson de 1000$ parece uma opção bem melhor.
Nesta faixa de preço é mais interessante, na minha opinião, adquirir uma stratocaster tradicional. A chance de terminar com bem menos despesas é muito maior.
De qualquer forma sugiro que a leve a um luthier para sanar todos estes pequenos defeitos que estão deixando a ação das cordas muito altas.
Existem guitarras bem piores no mercado, sem dúvidas. Mas não recomendaria este instrumento em particular que regulei, a ninguém.
|