Altura das cordas novo nut

    Autor Mensagem
    Educassiano
    Veterano
    # dez/12


    Toco uma Tagima t-635, se eu colocar um nut novo sem marcaçoes e ir regulando, vai ajudar a deixar a ação das cordas a mais baixa possível? Senão, que outras coisas posso fazer pra deixar a ação das cordas bem baixa?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Educassiano
    Cara, a pestana precisa ser usinada com precisão e experiência. Portanto, leve a sua guitarra a um luthier experiente.
    Abç

    Educassiano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Beleza, valeu!

    vintagentleman
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Portanto, leve a sua guitarra a um luthier experiente.

    Falar é fácil...
    Quem me dera!
    Aqui no interior é dureza! Tenho que me virar sozinho mesmo.
    Uma vez levei num curioso (único da cidade) e deu merda...
    Bom, pelo menos vou aprendendo...

    Abraço

    Will Bejar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    vintagentleman
    Levei num aqui no centro de SP e o cara encheu de gambiarra na porra do nut. Eu mesmo vou trocar o meu, já que a guitarra é a que sempre quis montar do meu jeito e serviu de experiência...

    vintagentleman
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Will Bejar


    O cara daqui se meteu a instalar um roler nut da Fender numa das minhas stratos. Demorou um tempão e no fim disse que não conseguiu, perdeu um dos parafusos do nut, colocou o antigo desalinhado e ainda acertou com a chave de fenda a escala da guitarra...

    Nunca mais levei lá...Tenho me virado sozinho... Não conheço um luthier decente num raio de 3000 Km (moro na Amazônia).

    guitarluiz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Aqui no interior é dureza! Tenho que me virar sozinho mesmo.
    Somos dois , é melhor mecher por conta própia !

    Will Bejar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    vintagentleman
    Caraca, que zica... ontem, fiz meu mestrado em Gambiarrística e consertei a meleca que o sujeito fez na minha guitarra!!! Vou tirar uma foto e posto aqui depois!!!

    JJJ
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    vintagentleman
    Will Bejar
    guitarluiz

    mais um na mesma situação... tive que aprender a fazer um monte de coisa por não confiar em ninguém o suficiente pra mexer nas minhas guitarras... Sorte que eu gosto de mexer com madeira e tal...

    vintagentleman
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    JJJ

    Então, nessa linha acabei investindo numas ferramentas das quais se destacam o ferro de solda, chaves de fenda e philips, alicates, inclusive de corte, multímetro etc.

    Mas o principal, que eu tenho usado muito, é uma microrretífica Dremel, que é aquela máquina rotatória que serve para serviços precisos de furação, lixação, corte etc. Tá aí um negócio útil para um luthier improvisado.

    123nove
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Bertola, se comprar um NUT do mesmo tamanho do original da guitarra, porem com altura menor, pode dar problemas?

    JJJ
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    vintagentleman
    Mas o principal, que eu tenho usado muito, é uma microrretífica Dremel

    Eu tenho uma desse tipo, mas é bom avisar pra galera: CUIDADO!!!

    Essa ferramenta tem um giro MUITO rápido e é extremamente perigosa, se manuseada por pessoas inexperientes. Quebrar um disco de corte, por exemplo, não é nada incomum. E quando acontece, voa pedaço pra todo lado em altíssima velocidade. Fica o aviso...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    123nove
    Pode... "regular" isso não é fácil e exige experiência... Eu mesmo já cometi erros, para mais e para menos...
    JJJ
    EXATAMENTE!
    Muito bem lembrado!
    Abçs

    123nove
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    E oq pode acontecer se estiver errado? Desafina?

    vintagentleman
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    JJJ


    É verdade. Os óculos de proteção são imprescindíveis.

    Quanto à questão da altura do nut, também já tive problemas. Ele baixo é trastejamento na certa e alto traz desconforto devido à ação elevada das cordas.

    Realmente não é muito simples e o roler nut da Fender, por exemplo, vem com calços metálicos para fazer um ajuste fino dessa altura. É coisa pra gente meticulosa mexer... É um trabalho delicado no bom sentido rsrsrs

    Necrophagic
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Um nut regulável não seria uma boa opção? Iria possibilitar os ajustes ao seu gosto. Acho mais viável do que uma possível frustração ao fazer um novo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    123nove
    Não, trasteja ou fica alto...
    Necrophagic
    Isso é mais comum em baixos...
    Abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Altura das cordas novo nut