Autor |
Mensagem |
Educassiano Veterano |
# dez/12
Toco uma Tagima t-635, se eu colocar um nut novo sem marcaçoes e ir regulando, vai ajudar a deixar a ação das cordas a mais baixa possível? Senão, que outras coisas posso fazer pra deixar a ação das cordas bem baixa?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# dez/12
· votar
Educassiano Cara, a pestana precisa ser usinada com precisão e experiência. Portanto, leve a sua guitarra a um luthier experiente. Abç
|
Educassiano Veterano |
# dez/12
· votar
Beleza, valeu!
|
vintagentleman Veterano |
# dez/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Portanto, leve a sua guitarra a um luthier experiente.
Falar é fácil... Quem me dera! Aqui no interior é dureza! Tenho que me virar sozinho mesmo. Uma vez levei num curioso (único da cidade) e deu merda... Bom, pelo menos vou aprendendo...
Abraço
|
Will Bejar Veterano |
# dez/12
· votar
vintagentleman Levei num aqui no centro de SP e o cara encheu de gambiarra na porra do nut. Eu mesmo vou trocar o meu, já que a guitarra é a que sempre quis montar do meu jeito e serviu de experiência...
|
# dez/12
· votar
Will Bejar
O cara daqui se meteu a instalar um roler nut da Fender numa das minhas stratos. Demorou um tempão e no fim disse que não conseguiu, perdeu um dos parafusos do nut, colocou o antigo desalinhado e ainda acertou com a chave de fenda a escala da guitarra...
Nunca mais levei lá...Tenho me virado sozinho... Não conheço um luthier decente num raio de 3000 Km (moro na Amazônia).
|
guitarluiz Veterano |
# dez/12
· votar
Aqui no interior é dureza! Tenho que me virar sozinho mesmo. Somos dois , é melhor mecher por conta própia !
|
Will Bejar Veterano |
# dez/12
· votar
vintagentleman Caraca, que zica... ontem, fiz meu mestrado em Gambiarrística e consertei a meleca que o sujeito fez na minha guitarra!!! Vou tirar uma foto e posto aqui depois!!!
|
JJJ Veterano
|
# dez/12
· votar
vintagentleman Will Bejar guitarluiz
mais um na mesma situação... tive que aprender a fazer um monte de coisa por não confiar em ninguém o suficiente pra mexer nas minhas guitarras... Sorte que eu gosto de mexer com madeira e tal...
|
# dez/12
· votar
JJJ
Então, nessa linha acabei investindo numas ferramentas das quais se destacam o ferro de solda, chaves de fenda e philips, alicates, inclusive de corte, multímetro etc.
Mas o principal, que eu tenho usado muito, é uma microrretífica Dremel, que é aquela máquina rotatória que serve para serviços precisos de furação, lixação, corte etc. Tá aí um negócio útil para um luthier improvisado.
|
123nove Veterano |
# dez/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Bertola, se comprar um NUT do mesmo tamanho do original da guitarra, porem com altura menor, pode dar problemas?
|
JJJ Veterano
|
# dez/12
· votar
vintagentleman Mas o principal, que eu tenho usado muito, é uma microrretífica Dremel
Eu tenho uma desse tipo, mas é bom avisar pra galera: CUIDADO!!!
Essa ferramenta tem um giro MUITO rápido e é extremamente perigosa, se manuseada por pessoas inexperientes. Quebrar um disco de corte, por exemplo, não é nada incomum. E quando acontece, voa pedaço pra todo lado em altíssima velocidade. Fica o aviso...
|
|
# dez/12 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
123nove Pode... "regular" isso não é fácil e exige experiência... Eu mesmo já cometi erros, para mais e para menos... JJJ EXATAMENTE! Muito bem lembrado! Abçs
|
123nove Veterano |
# dez/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola E oq pode acontecer se estiver errado? Desafina?
|
# dez/12
· votar
JJJ
É verdade. Os óculos de proteção são imprescindíveis.
Quanto à questão da altura do nut, também já tive problemas. Ele baixo é trastejamento na certa e alto traz desconforto devido à ação elevada das cordas.
Realmente não é muito simples e o roler nut da Fender, por exemplo, vem com calços metálicos para fazer um ajuste fino dessa altura. É coisa pra gente meticulosa mexer... É um trabalho delicado no bom sentido rsrsrs
|
Necrophagic Veterano |
# dez/12
· votar
Um nut regulável não seria uma boa opção? Iria possibilitar os ajustes ao seu gosto. Acho mais viável do que uma possível frustração ao fazer um novo.
|
|
# dez/12
· votar
123nove Não, trasteja ou fica alto... Necrophagic Isso é mais comum em baixos... Abçs
|