De Ros & Graphtech! Resomax, Tusq, String Saver e muito mais! Parte 1

    Autor Mensagem
    De Ros
    Veterano
    # dez/12


    http://www.tommyguitars.com.br/site/

    Esse video é a primeira parte de um rápido review sobre alguns produtos da Graphtech. Abordei aqui a ponte Resomax, os nuts Tusq (e o Black Tusq) e os saddles String Saver. Também o material com Teflon é comentado!.



    astrataranis
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    De Ros: graphtech ; emuito bom, poucos tem a chance de usar qualidade assim em suas guitas. Teria sem sombra de dúvidas. Mas se me permitir gostaria de realizar algumas semi-correções, só para ficar mais técnico.

    O Teflon não deixa mais liso, ele deixa menos aderente ou como voce quis explicar mais DESLIZANTE. Parece besteira mas não é, segundo as leis da física, dois corpos lisos ou muito lisos ao se tocarem irão expulsar o oxigenio para fora e se grudarão, como por exemplo dois pedacos de vidros que depois de molhados e secos se grudam e só soltam com força aplicada, quanto mais liso fosse o vidro, mais força precisaria para soltar, um vidro perfeito (que nao existe e nunca vai existir), seria capaz de grudar tao forte a ponto de nunca se soltarem.

    O teflon é um acabamento anti-aderente e um dos mais deslizantes encontrados na terra, mas pode ser melhorado (nem vou discutir a respeito pq prevejo garotos passando oleo no nut hhehehe).

    Dessa forma, não são criados maior área de contato, ainda que microscópicamente isso seja realidade, o resultado final seria impossível de ouvir, devido a baixíssima área disponível, seja no chapiscado do muro ou no teflon (exemplos que voce deu no video). o que temos é uma maior facilidade em transmitir a vibração da corda por ela escorregar mais prum lado e pro outro e frente e tras.

    Ser leve ou pesado é muito dificil mensurar, isso é mais complexo que madeira X, Y ou Z, pois depende de densidade, resiliencia, material, elasticidade, dureza enfim, de tantos fatores que só com um exame aprofundado de laboratório seria possível tentar diferenciar e jamais pelo peso e sim de produtos X e Y.

    O que temos nesse caso. IMAGINO EU, por suposição é que encontraram um material duro o suficiente para diminuir a quantidade de material (e consequentemente seu peso final) com o intuito de gerar menos obstáculos para a vibração percorrer e chegar a madeira.

    Em termos geral, vamos supor que fosse um material VAGABUNDO, tipo ferrão de sucata, ou seja, densidade variavel, grande resiliencia, dureza razoavel etc etc etc, quanto maior a quantidade de material melhor seria, pois teria mais tempo a vibracao sendo propagada e portanto corrigindo defeitos como bolhas de ar, densidades diferentes etc etc etc etc.

    No caso da grafitech (IMAGINO EU), temos exatamente o contrario, um metal de boa qualidade sonora devida suas caracteristicas fisico-quimicas, sem bolhas, com altissima resiliencia, alta dureza, densidade alta etc etc etc, onde mais material iria fazer com que as vibracoes tivessem uma dificuldade tao grande de percorrer que tiraria o som, por isso, neste caso, menos é mais, menos material, facilita a propagacao, e como é muito bem feito, ele demonstra todo o potencial das vibracoes com pouco material, portanto, sendo mais leve.

    Fisicos e engenheiros de plantao, corrijam-me se estiver errado.

    De Ros: inveja (das boas, claro) do teu equipo e de tuas magicas escondias, um dia eu chego la!0

    abracos

    astrataranis
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    lembrando que, se fosse tambem tao liso ou ainda mais anti-aderente, o resultado final seria muito ruim pois as cordas passariam pelo contato e nao produziriam som.

    por isso alguns relatos onde se ouve que consideram produtos grafitech um pouco enfumacados no som ou smooth ou se preferirem um pouco apagado perto do osso, justamente pq de tao deslizante, ele se torna mais dificil algumas frequencias aparecerem ou aparecem mais suavizadas.

    particularmente, acho que tem mais vantagens que desvantagens, nunca havera algo perfeito, sempre ha vantagens e desvantagens. A afinacao mais presente, a protecao da corda e a maciez ao tocar, acho q valem a perda auditiva.

    astrataranis
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    (nao gosto de editar, embora ja tenha lido varios erros de portugues hhehe)

    muitos usam grafite nos nuts para deslizar melhor. funciona? sei la, acho que para alguns minutos sim, mas no fim, sai muito rápido, tem pouco ou nenhum resultado palpavel e lembrando que o grafite quando umido (oleo, suor, umidade etc), se aglutina e vira uma lixa das mais poderosas, portanto, desaconselho totalmente a pratica, vai destruir o nut ou pestana ou bloco ou sei la onde colocar alem de obviamente a corda. fora que fica sujo pra caramba.

    De Ros
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    astrataranis

    Puxa, muito obrigado pelas observações!! Como eu realmente não saco nada de fisica, não tenho nem o que falar!

    Só um detalhe:

    "graphtech ; emuito bom, poucos tem a chance de usar qualidade assim em suas guitas."

    Dá uma sacada no http://www.tommyguitars.com.br/site/ ou no mercado livre - São tri baratos, qualquer um pode ter esse tipo de qualidade nas guitarras!!!

    astrataranis
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    de ros, nesse site tem no final fotos do endorses, vc ta segurando uma guita, linda ela, sabe qual é?

    alias, vendo o site, achei esse site http://www.edmarluighi.com.br/site.html

    nossa tem uma Les Paul ali que simplesmente é .... é .... sei la o que é, só se que desmoronou tudo que eu sei de guitarra, vai ser lindo assim lá longe... parece um couro ou sei la o que, EU QUERO, q se dane o som!

    De Ros
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    astrataranis

    Tu vai encontrar as especificações mais fotos dela aqui:

    http://www.peruzzoguitars.com.br/site/index.php

    Abixibarraba
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    DIme ROS Bag...vc toca mto cara....Comprei um NUt desses mas o corno do meu luthier perdeu e ai deixei de lado......ele pagou mas...foda...dexa pra la....

    De Ros
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Abixibarraba

    Pô, o luthier perdeu o teu nut??? Puta la merda, mas aí é brabo!
    Quando eu falo de luthier de confiança, certamente não estou falando desse cara aí não, heheheheheeh!!!

    Filippo14
    Veterano
    # fev/15
    · votar




    Vídeo novo do Torao sobre esses produtos.

    O que vocês acham desse tipo de produto? A Qualidade é mais ou menos de que nível? Trocariam ferragens da fender por esse tipo de produto? Bateu uma gas leve agora hahahah.

    Abração

    De Ros
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Filippo14

    Faço um monte de videos sobre os produtos, com opiniões e constatações e tu nem tchuns. Só porque o Torao fala que é legal tu ficou todo ouriçado!

    Sou uma merda de um endorsee...

    Filippo14
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    De Ros
    Hahahahah é pq ele lançou hoje, eu vi o seu faz muito tempo, desculpa!

    Abração

    De Ros
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Filippo14

    Uuhauhauhauhauhauh, é claro que eu to brincando!

    Mas assim, vai bem tranquilo, são os melhores nuts , strings trees e saddles do mercado.

    Hitman
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    De Ros
    Foi por causa de voce que entrei no site deles, descobri um monte de coisa louca (apesar de conhecer o nome, ouvi la e ca).
    Quando descobri que eram canadenses, fui correndo pra loja comprar coisa. hahaha
    Credito todo seu!

    Senhor Sanchez
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Filippo14
    Coloquei na minha Strato Walczak na ponte Wilkinson os string savers pretos e melhorou no geral. Também troquei os nuts das minhas guitarras por Black Tusq e ficou bem legal.

    Meu violão Caimbé já vem com o Nut de fábrica também.

    Em termos de qualidade é pau a pau com o que tem de melhor, é bem confiável também, comprei na Teodoro na caixinha coisa e tal. Vale a pena eu acho.

    Abx

    Filippo14
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Então, mas minhas stratos eu não percebo problemas com afinação, para mim elas afinam bem, esses tusq melhoram apenas isso, ou a sonoridade realmente fica com mais sustain e tal? Fora o sustain, o timbre muda de alguma forma ou só fica mais smooth como disseram?


    Abração

    De Ros
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Hitman

    Bah, valeu amigão, brigadão, hehehehehe!!

    Senhor Sanchez

    Bah, sinto muito mas vou discordar, não acho que seja "pau a pau com o que tem de melhor". Acho simplesmente melhor mesmo.
    O pau a pau fica em segundo lugar.

    Filippo14

    Cara, eu senti diferença no som sim. Não uma diferença gritante, mas o suficiente para valer o investimento.

    edsonlinha
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Peço me informarem qual tusq para nut é melhor para sonoridade.
    Pergunto isso porque a Graphtech tem as opções de nut preto, branco e com mais ou menos teflon na sua composição.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a De Ros & Graphtech! Resomax, Tusq, String Saver e muito mais! Parte 1