Review Gibson SG Standard

Autor Mensagem
Hendrixiano
Veterano
# dez/12


Galera, to muito feliz!

Comprei uma Gibson SG Standard!
Pra quem tem interesse em comprar uma guitarra de ponte fixa, com pegada cheia, relativamente versátil, e de afinação estável, eu recomendo.
Não foi muito caro. Comprei usada do primeiro dono que a trouxe dos EUA. O cara ta construindo e precisava de grana. Oportunidade única! =)
Ainda estou me acostumando com a tocabilidade. Nunca tive uma guitarra com ponte tune o matic ( tenho uma ibanez e uma sx sst57).

Acabamento: Nota 9,8 (Quase perfeito! acredito que poderiam caprichar um pouco mais no contorno da escala.. mas é mínimo... o resto é MUITO superior a qualquer guitarra DE PRODUÇÃO EM LINHA com a qual tenha tido contato)

Captação: 10. Perfeita. Caps de alnico com resposta fudida em amp valvulado. Meu velho giannini agradeceu quando a pluguei. Os falantes derramaram o crunch mais cremoso que já tirei. Sonzera.

Estabilidade da afinação: 10. Afinei a guitarra pra começar a testá-la e a mesma se manteve afinada após bends de 2 tons. Toquei nela por bastante tempo e não precisei afinar nenhuma vez.

Case muito bonito e com acabamento impecável tbm.

ae vai uma gravação curta dela ligada num amp Giannini thundersound (não tem pedal, só drive do próprio amp, q cruncha no volume).

http://soundcloud.com/andr-leite-2/sg-teste

renatocaster
Moderador
# dez/12
· votar


Hendrixiano

Parabéns, cara. Sem dúvidas foi uma boa aquisição que vc fez. Sobre a questão da versatilidade, realmente pode ser relativo dependendo do ponto de vista. Mas eu já vi gente tocando de Jazz a Heavy Metal com Gibson SG, talvez ela seja um pouco mais versátil até que a própria LP, se for para comparar...

Um dos detalhes que vejo muita gente falar da SG é sobre ergonomia. Tem o tal do fenômeno "neck dive", onde parece que o braço exerce uma força maior em relação ao corpo, o que acaba deixando ele mais "pesado" que o corpo. Vc sentiu algo desse tipo?

Symptom
Veterano
# dez/12
· votar


Parabéns pela compra.

Respondendo ao outro amigo, a SG tem um conforto muito bom em acesso às últimas casas, mas realmente incomoda o fato de que tem que ficar sempre segurando com as mãos. Se deixar só com a correia nos ombros, ela "cai" pro lado do braço mesmo.

De volta ao criador do tópico. Sabe qual a captação que veio na sua? Normalente a original da Gibson pra SG não me agrada muito, mas vai de cada guitarra e do amp.

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


Hendrixiano
Eu acho esta guitarra, muito fera, muito boa de tocar e otimo timbre, eu só não gosto muito do visual... no mais otima aquisição.
Ela é 2012? estão vindo com caps 498T e 490R?

Hitman
Veterano
# dez/12
· votar


Hendrixiano
Parabens!! To pensando em pega uma tambem!!

Led Zé
Veterano
# dez/12
· votar


Elas estão custando 899 dólares nas lojas online! Estou quase batendo o martelo em uma para o meu cunhado trazer no Natal

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# dez/12
· votar


Hendrixiano
Parabéns cara ! eu já tive a oportunidade de tocar nessa belezinha e ela é duka ! eu tenho uma Gibson também , só que a minha é a SG Junior .

Acabamento: Nota 9,8

Engraçado , todo Review que eu vejo de guitarra ralé de 200 reais , tipo Memphis , Condor Rx , o Acabamento sempre ganha notá 10 e falam que é perfeito , I Don't Know Why

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# dez/12
· votar


Led Zé
Na sweetwater tá 799 o/ .

Hendrixiano
Veterano
# dez/12
· votar


renatocaster

valew pelo comentário! Cara, não senti isso nessa sg. Em todas as sg que já toquei tinha sentido (uma epi g400, g310 e sx sg).

Symptom

caps 498T e 490R, como o Jeff.gomes. Cara, achei esses caps muito bons. Sem querer ser pai coruja q não ve os defeitos do bebe... o crunch do meu drive nunca foi tão saboroso como com esses caps. Gostei bastante!

Jeff.gomes

cara, a minha eh 2007. Vinham com esses caps q vc falou. Olhei o site da gibson antes de fechar a compra e não achei as standard como a minha. Não sei como estão no catálogo de 2012...

GuitarristaGuitarreiro

então cara, esse é o meu ponto de vista. Talvez eu seja mais exigente..hasuahus.. brincadeiras a parte, a guitarra só perde, no quesito acabamento, pra guitarras custom shop, cara.
Tive a felicidade de visitar a fabrica da zaganin e o acabamento deles é fora do comum. Então não dei 10 pra minha gibson, mas passou muito perto.

Symptom
Veterano
# dez/12
· votar


Hendrixiano

São exatamente os que eu não gosto, hehehe. Acho um combo que não combina. O da ponte muito mais ardido do que eu gostaria e o do braço muito menos brilhante do que eu gostaria. hehehe. Mas se você gosta, é o que importa. =)

renatocaster
Moderador
# dez/12
· votar


Hendrixiano

Cara, não senti isso nessa sg. Em todas as sg que já toquei tinha sentido (uma epi g400, g310 e sx sg).


Legal. Se puder, depois coloca umas fotos da criança aí pra gente ver! o/

Led Zé
Veterano
# dez/12
· votar


renatocaster
Olha, eu senti em qualquer Gibson SG que toquei. Desde as mais caras até as Standard. O problema é o centro de gravidade da guitarra. Ela pende para esquerda (direita no seu caso), em todos os modelos. Isso é do design dela . Dá pra minimizar bem o problema escolhendo o tipo de correia adequado. A textura da correia não deve ser muito lisa, tipo nylon, para que não escorregue sobre a camisa. Uma correia de couro larga diminui bem o problema.

Hendrixiano
Veterano
# dez/12
· votar


Led Zé

pode ser isso então.. uso uma correia basso estilo jimi hendrix (com "x" branco").

renatocaster

logo mais coloco umas fotos!

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


Hendrixiano
Para meu gosto pessoal, estes são os melhores caps da gibson, o timbre que eu mais curto e ainda são muito versateis...
2007, se tiver inteira, acabamento perfeito, se deu muito bem, quanto mais antiga, melhor a guitarra, quando se trata de fender e gibson...

abç

Led Zé
Veterano
# dez/12
· votar


Jeff.gomes
A única coisa que não me agrada muito nessa combinação de caps é a posição do meio cm drive. Na minha Les Paul, quando uso a posição central, eu coloco o volume do cap do braço no 7 e a ponte no 10. Assim equilibra mais o som e o cap do braço não se sobresai ao da ponte. Aí fica bom. Minha ressalva é só essa. Não acho ardido como disseram aí. Quer captador ardido? Coloca um Jb na ponte...

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


Led Zé
mas isso tem que ver que amp, que pedais, como regula, ai já é muito gosto e o todo uma imensa variavel por trás... mas não são ardidos mesmos, são tem um brilho muito legal, e são gostosos de ouvir e tocar....
O Jb é o louco para ser ardido, todos os Seymour Duncan, tem aquela pontinha de agudinho extras, mas Jb e Jazz são demais ao meu ver, e são os mais usados do mundo, junto com a dupla Jb e 59'....
eu curto o 59' na ponte, to pensando em colocar na minha com seth lover no braço;

Mas tudo depende da guitarra...
Qual clean melhor, Passivo ou ativo?
Entre uma Ltd com passivo e uma ESP com ativo, prefiro a segunda...
olha ai


Jeff.gomes
Veterano
# dez/12 · Editado por: Jeff.gomes
· votar


Led Zé
Como o caps se porta depende muito da guitarra, ja vi relatos, de alguem que tinha um Jb na ponte por exemplo e estragou, (sei lá oque fez) e colocou outro e soou muuito diferente.

Led Zé
Veterano
# dez/12
· votar


Jeff.gomes
Entre uma Ltd com passivo e uma ESP com ativo, prefiro a segunda...
Hahaha! Eu preferi a LTD com passivo! Mais cheião, mais corpo, menos agudo. Aliás, a minha birra com emg ativo é a falta de peso, de corpo. Eu acho muito "magrelo" .

renatocaster
Moderador
# dez/12
· votar


Led Zé

Olha, eu senti em qualquer Gibson SG que toquei. Desde as mais caras até as Standard. O problema é o centro de gravidade da guitarra. Ela pende para esquerda (direita no seu caso), em todos os modelos. Isso é do design dela . Dá pra minimizar bem o problema escolhendo o tipo de correia adequado. A textura da correia não deve ser muito lisa, tipo nylon, para que não escorregue sobre a camisa. Uma correia de couro larga diminui bem o problema.

Saquei. Ano passado quando eu estava para comprar a LP Tribute, eu tava de olho numa SG Standard também. Mas tava dando uma diferença de preço de mais de 1000 reais. Na época ficou inviável, aí peguei a Tribute mesmo. Mas é uma guitarra que eu tenho uma certa queda, qualquer dia desses eu pego uma, hehehehe.

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


Led Zé
é que muito drive, embola com muito grave... os emg 81 e 85 foram feitos para derrubar paredes rsrsrs...
Mas eu não curto som magrelo também.. só falei que a qualidade da guitarra muda muito, se os caps passivos fossem na Esp e os ativos na Ltd, seria muito grande a diferença rsrs

Mas, Ltd esta mais perto de uma Esp que uma Epiphone esta para uma Gibson, mas as Esp são muito fordas, eu quero uma rsrsr...
Pena que ela vem ou com emg 81 e 85 ou Seymour Jb e 59'... nenhuma das duas duplas me agrada.. sou mais mid/low =]

renatocaster
Moderador
# dez/12
· votar


Jeff.gomes
Led Zé

Acho que o maior problema dos caps ativos é a falta de dinâmica. Estou doido pra trocar os ativos da minha Ibanez por uns passivos bacanas.

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


renatocaster
Para mim é falta de tudo...kkk
Para mim ter uma amp valvulado e pedais anolog e caps ativos é blasfemia, sou purista kkk'
Então que usa um rack kk

Sou purista nada, mas prefiro valvulado, efeitos digitais me convenceram, nao simulações e drives, mas os caps ativos não me convenceram ainda, para guitarra, porque eu curto ativo no baixo.

Led Zé
Veterano
# dez/12
· votar


Jeff.gomes
Mas eu não curto som magrelo também.. só falei que a qualidade da guitarra muda muito, se os caps passivos fossem na Esp e os ativos na Ltd, seria muito grande a diferença rsrs

Mas, Ltd esta mais perto de uma Esp que uma Epiphone esta para uma Gibson, mas as Esp são muito fordas, eu quero uma rsrsr...


Cara, já fiz um lado a lado com uma LTD 1000 ctm com caps ativos e a primeira ESP correspondente em specs. Achei a mesma coisa. Mesmo acabamento, mesmo som, mesma pegada. Acredito que as ESP tenham um controle de qualidade melhor haja visto o enorme número de ltds "b - stock" á venda no Ebay. Mas uma LTD perfeita é bem próximo á uma Esp de entrada, ao meu ver. A diferença entre as Epi e Gibsons começa nos caps. As epis com caps Gibson, tipo as prophecy, soam infinitamente superiores as std com caps da epiphone. Captador pra mim é fundamental se quisermos começar a comparar. Têm que ser do mesmo nível senão é covardia. Já as LTD top e as Esp usam os mesmo caps e hardware, o que já uma boa nivelada.

Led Zé
Veterano
# dez/12
· votar


renatocaster
Acho que o maior problema dos caps ativos é a falta de dinâmica. Estou doido pra trocar os ativos da minha Ibanez por uns passivos bacanas.

Engraçado é que eles foram , inicalmente, projetados para Jazz que é um estilo que usa bastante dinâmica. A idéia era equilibrar as frequências no som limpo, coisa que os passivos não fazem pois tendem a enfatizar certas frequências. A introdução no metal veio depois.

Hendrixiano
Veterano
# dez/12 · Editado por: Hendrixiano
· votar


Fotos da bendita:

Foto 1

Foto 2

Foto 3


o/

.

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


Muito linda, o case também muito fera...
Parace estar em estado de nova mesmo... o ruim dele é a estradado do cabo/jack. o resto, é só maravilha lol

Del-Rei
Veterano
# dez/12
· votar


Hendrixiano
Fotos da bendita:

Linda, heim camarada!!! Essa cor é clássica, hehe. Gosto muito!
Se eu fosse comprar uma SG, certamente seria essa cor!

Parabéns pela guitarrona!!!

Um aceno de longe!!!

renatocaster
Moderador
# dez/12
· votar


Hendrixiano

Muito linda mesmo, cara! Um guitarrão!

Parabéns!

Hendrixiano
Veterano
# dez/12
· votar


Del-Rei
renatocaster
Jeff.gomes

Valew!

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


Hendrixiano
Qual o resto do equipo agora? (amp e pedais)
vai sair uns sons a mais?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review Gibson SG Standard