Pq não utilizar captadores iguais?

    Autor Mensagem
    pansani007
    Veterano
    # nov/12


    E ai pessoal...

    Estou querendo trocar os captadores da minha guitarra, 2 Humbucker, e li bastante coisa sobre os cabrera...especialmente o V8 e Classic 2.

    Ai surgiu a duvida do pq ter 2 captadores com timbres e configs diferentes e não ter os 2 iguais mas próprios para ponte e braço???

    Ex:
    Classic 2 na ponte e Classic 2 no braco

    Eu posso fazer isso? Colocar captadores diferentes ajuda a ter um som mais amplo e versátil??

    Obrigadão
    Abs

    Filippo14
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    pansani007
    Tem gente que tem, mas a versatilidade cai bastante. O Slash por exemplo usa 2 Alnicos 2 da Seymour Duncan.

    Abraço

    bezerrabru
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Eu uso 2 Custom 59, ponteo e braço...

    Pra versatilidade comprei uma guitarra com caps "genéricos"...

    bluesmanjf
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Acho que é o lance de poder explorar mais o instrumento e deixá-lo mais versátil. Eu tenho o Classic 2 no braço, mas na caixinha, diz que ele é pra ponte. Mas, após ler inúmeros relatos sobre usá-lo no braço, optei por esse local e achei muito bom!

    TatoPetry
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Velho, tenho 2 guitas com jogos iguais e uma com jogos diferentes.
    No caso minha telecaster tem 1 Sergio rosar King mid T na ponte e um Walczak 59 no braço, qual a vantagem disso? Bom o Sergio rosar destroi em sons pesados então eu tenho uma guitarra que se sai muito bem em hard rock e chega até um metal na ponte, um som que lembra muito a N4 do nuno bettencourt, Já o 59 tem um som mega estalado perfeito pra um funk, country, blues...
    Pontos positivos: Vc tem uma possibilidade de sons muito maior em uma guitarra só, isso é ótimo pra estudar pois vc consegue qualquer timbre mudando apenas o cap e mexendo no tone e volume é ótimo pra quem tem bandas que necessita de uma variedade grande de timbres, quem toca na noite por exemplo que vai de charlie brown a ivete ou no meu caso que minha banda propria tem musicas que vão de blues a hard rock com uma forte influência do country.
    Pontos negativos: Vc perde aquela possibilidade, pelo menos no meu caso, de usar o cap do braço pra limpa o som nos solos por exemplo, ele já não vai ter uma função complementar junto ao captador da ponte, então caso vc toque apenas um tipo de som, um dos caps pode ficar obsoleto.

    Bom essa é a minha experiência com captadores diferentes.
    Espero ter ajudado.


    Grande Abraço!!

    Cotoin
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Mas o espaçamento dos polos não é diferente entre captadores de ponte e braço? Colocar um captador tipicamente de ponte na posição do braço não deixaria as cordas um pouco fora do polo?

    fconde77
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Tem casos e casos.. em Strato e comum colocar os 3 captadores iguais, já em LP o pessoal gosta de mesclar já que, mas vc pode captadores "iguais" respeitando a posição já que mesmo sendo do mesmo modelo eles tem configurações diferente só pelo fato de ser pra ponte ou braço, já que a vibração das cordas nessas regiões são distintas.

    Quanto a não ficar versátil isso não existe, pelo mesmo motivo que falei acima... são modelos com mesmo nome mas com características diferentes, sem falar que guitarras com sistema "tipo Les Paul" com controles individuais para Volume e Tone vc pode explorar muitas nuances do som só com esses controles.

    O que não dá pra fazer é colocar um captador da ponte no braço e vice versa... Além do espaçamento dos polos ser diferente a altura do captador também é... por exemplo se colocar um captador de braço na ponte provavelmente ele vai ficar muito próximo as cordas.

    Bolívar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cotoin

    Geralmente sim, mas a diferença é despresivel e varia de instrumento pra instrumento.

    Plank
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    você pode montar qualquer combinação de captadores, só tem que tomar alguns cuidados como em relação a diferença de volume dos captadores por exemplo. Com 2 captadores iguais para as suas respectivas posições já não tem que se preocupar com isso...

    é mais questão de gosto e não acho que ganhe mais versatilidade com captadores diferentes ...

    maspn
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    nao curto captadores mto diferentes. por exemplo, um alnico no braço e um ceramico na ponte, dá diferença de volume d+

    Led Zé
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    maspn
    nao curto captadores mto diferentes. por exemplo, um alnico no braço e um ceramico na ponte, dá diferença de volume d+

    Mas que eu saiba nem pode. Um desmagnetiza o outro. Têm que ser ou só cerâmicos ou só alnico. A diferença de volume fica por conta da saída. Se tiver muita diferença de saída vai ter diferença no volume.

    pansani007
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Obrigado pelas respostas pessoal...

    E isso é mais do gosto no final das contas...
    Pq eu to querendo colocar esses captadores numa epiphone special....q é uma guitarra bem simples, mas acho q com captadores melhores, do q os de fabrica, vai ajudar bastante. Não gostaria de me desfazer dela...hehehehe

    Eu vi videos e gostei bastante da sonoridade dos cabreras....principalmente do custom 2. Ai estava em duvida em colocar ele com um v8 ou com o Rock Pro. Mas to ficando mais pelo Rock Pro

    É um par legal?? E vai ajudar nessa guitarra??

    Vlw e Abraços

    Filippo14
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    pansani007
    Cara, eu tenho uma special, muda muito dela para uma epi standard, eu pensava em não me desfazer dela por sentimento, primeira guita e pá, mas financeiramente falando não vale a pena.
    Como o tópico não é sobre isso não vou adiante, falam muito bem desses caps e eles ajudaram no timbre da guitarra, sem dúvida, boa sorte aí.

    Abração

    daniel_guitar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    pansani007
    cara na verdade captadores iguais em posições diferentes vão ter timbragens diferentes até pela própria posição do captador e equalização do mesmo para aquele lugar específico, agora geralmente tipo jb/59 (na ponte um captador porrada no braço um mais leve melhor para o clean), 59/59 (não vai ter tanto ganho, e o 59 e mais grave mesmo na ponte) pelo menos foi isso que rolou na guitarra de um amigo

    Flavio Jr.
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    tenho o classic 2 no braço e é uma maravilha e um rock pro na ponte que tem um pouco mais de ganho e é mais agudo

    fconde77
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Desisti do tópico depois que o pansani007 confidenciou que os Cabrera eram para uma Les Paul Epiphone Special

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pq não utilizar captadores iguais?