quero entender esse macete do eric clapton pra soar jazz ,sem sair da segurança do blues

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: rhoadsvsvai


    primeiro veja esse video ,os licks que ele solta de 1:22 a 1:32 (10 segundos só , vale a preguiça)

    http://www.youtube.com/watch?v=261C_JC8ftY&feature=relmfu

    ele ta claramente tocando a pentatonica simples que ele sempre toca , só que ele ta adicionando algumas coisas , e isso da um efeito incrivel , deixou o solo soando bem musiquinha do "toy story" e eu adorei isso.

    por onde (e como ) eu começo a fazer isso ?

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/12
    · votar


    rhoadsvsvai

    Amigo...hehehe, pois é, tudo é mar e areia, mas cada praia é uma praia.....rs

    Digo isso, porque, apesar de ter rock nas veias, sou um guitarrista de MPB em essência. Tenho mais facilidade em solar uma canção dessas do que um blues ou hard rock.

    Olha, vou ser sincero, poderia "torrar" linhas e linhas aqui, falando em escalas, progressões harmônicas e a inclusão de cromatismos que são fundamentais ao jazz. Mas esqueça...

    Solar sobre dissonâncias costuma ser meio enjoado para quem esta muito acostumado com o rock, blues e etc.

    Meu conselho é bem simples..... coloque BTs de músicas com acordes dissonantes, esqueça os desenhos convencionais e saia improvisando em cima.

    E muito, muito importante: Diferente do rock e do blues, o solo em Jazz, MPB samba e etc, precisa de ritmo, precisa de cadência... é preciso fazer as frases ritmicamente. Não é difícil é questão de acostumar com uma nova leitura.

    Cara, você me deu uma idéia:

    Eu ia postar meu primeiro vídeo aqui no FCC, depois de 12 anos sem botar a mão numa guita... vou começar com a guitarra em MPB.

    Tem muito cara bom de blues e rock aqui, você é um deles. Acho que posso contribuir um pouco, mostrando o pouco que sei (se ainda sei....rs), em ritmos não muito comuns por aqui.

    Abç!

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Amigão, so tem penta blues ai, nada alem disso. O sotaque que ele imprimiu e a timbragem grave do instrumento transpareceram como jazz.
    Alias, com as pentas vc toca e soa qualquer coisa em qualquer estilo.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Lelo Mig
    muito interessante a dica,vou tentar isso por umas semanas e ver no que da .
    quanto a tua ideia de postar um mpb , vai em frente que vai ser muito interessante!

    mateusstarling
    mas é justamente a minha dificuldade , como eu dou esse sotaque sem sair da pentablues ? (sei que a pergunta é generica demais e daria um livro , mas se tu puderes me dar um caminho ja ajudaria bastante)

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    rhoadsvsvai

    A origem do jazz e do blues é a mesma. Não é o blues moderno nem o jazz moderno que sairam imediatamente, foram as raízes e essa raíz passa pela penta. Como o Mateus disse, basicamente o que ele adicionou à penta blues foi um sotaque e a L-5 dele.

    Mais do que palavras e explicações, sugiro ouvir um pouco. Pegue os pioneiros, os velhões, para entender um pouco disso, tem muita penta ali.

    elchapa
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    rhoadsvsvai
    cara, eu toco blues ha alguns anos

    mas nunca fiz aula de nada, portanto tudo que sei vai do feling e da pegada, nao entendo muito de teoria

    mas posso explicar mais ou menos

    dentro da escala pentatonica, há algumas notas que sao chamadas de "blues notes", usadas para dar um fraseado mais amplo principalmente no blues

    eles ficam no meio de uma nota e outra na escala em algumas notas da escala
    eu nao sei explicar direito o porque, como disse nao fiz aula
    o erci clapton esta simplesmente usando essas blue notes nesse fraseado, o que da uma pegadinha de jazz

    mas o que deu mais a pegada de jazz foi a guitarra sem acustica dele, e a batida, nao soh esses licks

    uma dessa blue notes mais utilizadas é no lick famoso de "texas flood" do SRV, da uma olhadinha

    abraço

    ogner
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: ogner
    · votar


    mateusstarling
    Alias, com as pentas vc toca e soa qualquer coisa em qualquer estilo.

    Caraca, o mestre falou!!!

    Ajoelhem-se!! A Penta vai passar!!!!

    Hehehehe!!

    Boa!!!

    Penta + Bluesnote + Comatismos bem colocados + Conhecimento musical vasto = Tudo

    Hehehehe!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    rhoadsvsvai

    Essas vídeo aulas da True Fire são incríveis. Além dos vídeos, tem as BTs e PDFs com as tabs. A primeira aula abaixo eu não tenho, mas a segunda eu comprei. Acho que vale cada centavo. Ambos os instrutores são monstros!

    Dicas:

    Jazzed Blues (talvez esse seja o que procura)
    http://truefire.com/jazz-guitar-lessons/jazzed-blues-assembly-lines/

    Juiced Blues (esse é mais como usar outsides e escalas foras da pentatônica. Demais, por sinal)
    http://truefire.com/blues-guitar-lessons/juiced-blues/

    Abs

    elciosouza
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    cara, é Penta de E maior e Menor em alguns momentos...isso é prática pura.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Me pareceu que toda a sonoridade jazz do negócio veio do acompanhamento.

    walgoth
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Eaew, para entender mesmo vc precisa entender um pouco de história, evolução do blues para o surgimento do jazz, do rock.

    Um vídeo muito legal para começar é esse,



    []'s

    vintagentleman
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    rhoadsvsvai

    Com aquela guitarra até um acorde G vai parecer jazzístico...

    O Starling pode explicar melhor, mas o Clapton não sai muito disso não em escalas.

    Ele é um pentablues expert.

    Agora os caras realmente fodões do jazz incluem nos fraseados dissonâncias, como que pequenos erros conscientes (embora improvisados) nos solos.

    Dependendo do bom gosto do músico isso pode tornar a música mais interessante e menos previsível. Mas um desavisado diria que o cara desafinou, ou que não foi técnico ou outras bobagens do gênero...

    Denis Guitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling
    "Amigão, so tem penta blues ai, nada alem disso."

    É isso mesmo, sem mistérios.

    elciosouza
    "cara, é Penta de E maior e Menor em alguns momentos..."

    Falou tudo.

    Música em E maior, ele começa tocando a penta de C#m7 (ou Penta maior de E) e depois coloca a penta de Em7 + nona.

    Usa um pouco de double stop (2 notas tocadas juntas) e slides.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    caramba um monte de gente comentou :) , não vou responder 1 a 1 pq se não seria muito longo , mas agora saquei o caminho , valeu pessoal!

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    elchapa Na verdade só existe uma nota que se chama blue note que é a quarta aumentada

    ogner Exagerado esse rapaz, rs....
    rhoadsvsvai Ja escrevi um pouco sobre novos caminhos com as pentas em meu blog: http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/126-escala-pentatonica-soland o-em-novos-caminhos
    Talvez ajude.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: mateusstarling
    · votar


    A blue note foi o primeiro cromatico a aparecer no jazz, pois é a junção continua de 3 notas: 4 #4 5
    Nessa video aula aqui eu falo sobre isso e demonstro, esta aqui a primeira parte da aula:
    Falo sobre a penta blues em 5:15 do video



    rhoadsvsvai
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling
    muiito util , estou lendo! abc!

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Alguma coisas que valhem a pena resaltar sobre essa musica em questão.
    A progressão é:
    E ! C#7 ! F#m7 ! B7 !

    Eric Clapton viu essa progressão de 2 maneiras:
    Primeiro ele começa tocando a penta de E maior que é a possibilidade mais obvia.
    Depois ele toca a penta de Em que é a possibilidade mais bluseira, que é exatamente tocar a penta menor sobre o acorde maior do mesmo tom, ou seja Progressão em E maior ele tocou Em penta blues.

    Um jazzista possivelmente exploraria mais a questão do acorde por acorde, principalmente quando tocar o IIm7 V7 indo para o I.
    Essa progressão é bem popular no jazz:
    I VI-7 IIm7 V7
    So que ao inves de tocar o VIm7 esta rolando um dominante VI7 o que não mudou nada para o Clapton que esta ignorando a questão de tocar acorde por acorde para pensar no centro tonal, algo que é comum no rock e no blues.

    Velvete
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling

    Excelente! Suas participações sempre contribuem muito para nosso aprenzidado.

    Abraços

    Denis Guitar
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Denis Guitar
    · votar


    mateusstarling
    Legal teu material e parabéns pelo trabalho!

    Um detalhe, a blue note que se popularizou foi a quarta aumentada, mas existem outras. Toda essa terminologia Blues, blue note, feeling blue, se confundiu um pouco na tradução.

    Blue (de feeling blue) em inglês quer dizer triste, melancólico. Blues é um estilo derivado do negro afro-americano que é a exposição da alma através da música, é a tradução da natureza do homem e do seu sofrimento. O termo blues já era usado a muitos anos e é uma referência a uma expressão - "Blue Devils" ou seja, espíritos maléficos. Blue note é nota de tensão (nota triste, melancólica).
    Não se sabe se o estilo ganhou o nome devido ao uso de blue notes ou foi o acaso lógico decorrente da força da terminologia. De qualquer forma o termo foi inicialmente mais adotado pelos brancos do que pelos proprios negros.
    Essas notas de tensão eram efeitos passageiros que entregavam linguagem, tempero. Muitas delas ficavam em distâncias menores que o meio tom e resolviam na terça maior, na sétima menor, na tônica (mais comuns). Também se popularizaram nas distâncias médias, como 1/4 de tom.
    Nosso sistema tonal e temperado "arredondou" essas notas para caber dentro da escala cromática. Mesmo assim os blueseiros continuam a desafiná-las na mão. Em potencial, qualquer nota que não esteja na tonalidade em questão é potencialmente uma blue note, algumas ficaram mais populares que outras.
    Outro termo equivocado é chamar a penta m7 + blue note de penta blues. Blues é expressão e articulação, blues é relação nota X harmonia, blues é um conjunto de aproximações e efeitos, é alma, e tudo isso vai muito além de uma mera modificação na pentatônica.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Denis Guitar
    Obrigado.
    Mas me permita discordar de vc, blue note é a #4. Blues é um "label" e Feeling blues é uma conotação blues dentro de um outro estilo, por exemplo quando se esta tocando uma musica que não seja um blues e sobre o acorde maior do primeiro grau ou na progressão de tornaround final se usa a penta menor sobre a progressão que inicialmente seria maior, dai o pessoal fala "feeling blues". É a sonoridade bluseira fora do "label" blues.
    A caracteristica principal sonora do blues é o confronto da terça maior e menor e no começo a blue note nem aparecia no contexto do blues. Com certeza a blue note foi algo consagrado no jazz principalmente no começo do movimento onde as progressões harmonicas eram basicamente as mesmas progressões do blues mas com swing feel. Os brancos dividiram espaço com os negros no jazz e no Blues com mais força só muito mais tarde, depois dos anos 50, até então eram poucos brancos que faziam parte do movimento como David Brubeck, Benny Goodman e algumas big bands.
    O que é uma terminologia "errada" é dizer que a nossa penta: T b3 4 5 b7 é penta menor, tanto que a Berklee nos proficiencys considera penta menor a penta com sexta por causa das paronias do Mick Goodrick que criou os testes de proficiencia para os guitarristas, mas eu acho uma incrivel bobeira ja que não tem como mais bater de frente com uma terminologia consagrada e consolidada.
    Em qualquer lugar do mundo você pede uma pessoa para tocar a blue note ela vai tocar a #4 dentro da penta menor.
    Concordo com a questão dos mircrotons que foram incorporados dentro do padrão das 12 notas, ate porque o Blues é ocidental e esse padrão é ocidental.
    A questão do ser desafinado era muita mais uma perspectiva da falta de qualidade dos violões usados por negros pobres de 1 seculo atrás e das cordas velhas do que uma intenção de soar microcromatico.

    Denis Guitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mateusstarling
    Olá Mateus. A quarta aumentada é uma blue note, se popularizou como o estereótipo de blue note, mas a sua origem e definição vão além disso. Olhe alguns links:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Blue_note

    Achei um texto legal aqui:

    http://www.uio.no/studier/emner/hf/imv/MUS2601/v07/undervisningsmateri ale/blue-note-artikkel.pdf

    http://oxforddictionaries.com/definition/english/blue+note?region=PE

    http://www.britannica.com/EBchecked/topic/70330/blue-note

    http://www.thefreedictionary.com/blue+note

    http://oald8.oxfordlearnersdictionaries.com/dictionary/blue-note

    "A questão do ser desafinado era muita mais uma perspectiva da falta de qualidade dos violões usados por negros pobres de 1 seculo atrás e das cordas velhas do que uma intenção de soar microcromatico."

    O Blues não nasce com o violão, é bem mais antigo (sei que você não falou isso, só estou complementando). Veio das plantações de algodão, etc... da voz improvisada dos escravos negros que usavam suas raízes africanas. Muitas dessas músicas africanas usavam os microtons que foram naturalmente incorporados na música. No instrumento tentou-se através da articulação e de ferramentas como o slide (bottleneck) recriar esses efeitos da voz. Até hoje essa relação com a voz existe e por isso o blues é tão difícil de ser tocado bem. O músico precisa ter controle pleno do instrumento para entregar as nuances que o estilo exige.

    Texto sobre microtons:

    https://www.princeton.edu/~achaney/tmve/wiki100k/docs/Microtonal_music .html

    "Em qualquer lugar do mundo você pede uma pessoa para tocar a blue note ela vai tocar a #4 dentro da penta menor."

    Sim, inclusive eu, hehehe. Mas não posso ignorar a origem do termo porque uma das notas ganhou popuralidade.

    O elchapa falou:
    "dentro da escala pentatonica, há algumas notas que sao chamadas de "blues notes", usadas para dar um fraseado mais amplo principalmente no blues"

    E concordo com ele. Ele diz que não tem estudo teorico pra explicar melhor, mas a sua vivência musical incorporou essas notas e tenho certeza que pra ele a definição de blue note vai além da colocação estática de uma única nota. Tenho certeza também que se eu ouví-lo tocar a #4 ao longo de uma improvisação vou notar diferentes execuções moldadas através das sutilezas de quem aprendeu usando o ouvido, escutando as grandes referências. Coisas que muitas vezes perdemos quando explicamos de forma sistemática.
    Na video aula do BB King ele constantemente muda a afinação das notas e diz que soam melhores assim.
    É por isso que passamos a penta + blue para um aluno que está começando a improvisar e não soa nem perto do que deveria. E o BB King toca uma nota e já soa blues, hehehe. Música não é estática, precisa de contexto, de interpretação, pegada, feeling. É nos detalhes que está a diferença.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a quero entender esse macete do eric clapton pra soar jazz ,sem sair da segurança do blues