Afinador só tem tons C,F Bb e Eb, oque faço?

    Autor Mensagem
    Kachimbo
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Kachimbo


    Tenho um afinador que só trabalha com esses tons mas quero afinar um tom abaixo, o que devo fazer?

    Eu sempre afinei pelo pc (porém agora estou sem adaptador p2-p10) colocando na afinação padrão pelo ap turner e afinando normalmente só que apertando a segunda casa pra afinar um tom abaixo (ou a primeira para meio tom), agora não sei o que fazer..

    É isso, Valeu :)

    assacinodeemos
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Afina de ouvido rsrsrs
    Que porcaria de afinador voce esta usando??

    Kachimbo
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    assacinodeemos

    Se eu soubesse até faria mas não sei =s

    É um groovin gmt 200p.

    strinbergshredder
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    Kachimbo
    cara, vc deve estar usando algum modo de afinação diferente...

    use o modo cromático do afinador, e vai afinando as notas normais...

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Kachimbo
    Então eu vou te ensinar um método de afinar de ouvido bem simples...


    Pegue uma referência da corda Lá (Sabe quando você tira o telefone do gancho e fica aquele tom? Pois é, aquilo é um Lá). Afina a corda lá de modo que fique do mesmo tom do telefone. Agora pressione a 5a casa na corda Lá e toque a corda Ré solta. Afine a corda Ré de modo que soe igual a corda Lá na 5a casa. Faça o mesmo no conjunto de cordas 5a casa Ré/afina Sol.
    Pra afinar a Si você vai fazer quase o mesmo, mas irá colocar o dedo na 4a casa da corda Sol. Na mizinha é na 5a casa da corda Si.

    Era assim que eu afinava no começo, depois que aprendi a usar os harmonicos da 5a e da 7a casa eu nunca mais fiz assim, mas é bom pra começar a afinar desse jeito... Abraço!

    Kachimbo
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    strinbergshredder


    Como assim??

    Migs_LesPaul


    E para afinar um tom abaixo, como eu faço =s ?

    maspn
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    lol'

    ApTuner afina em todas... ruim que tem que ficar levando notebook ou usar apenas no pc.

    Kachimbo
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    maspn

    Sim, como eu disse eu usava o ap tuner mas agora no momento não estou podendo usar..

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Kachimbo
    Ai você afina a corda Lá e toca a 5a casa da corda Lá, e faz o processo de afinar pela Mizona, ai a corda Lá você afina pela sonoridade da 5a casa da Mizona, etc.... Mas ao invés de você afinar a Ré, você afina a mizona. meio tom abaixo a mesma coisa, mas põe o dedo na 6a casa da corda Lá.

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Exemplo: Corda lá 5a casa. Toca a mizona, e afina ela (vai dar um ré.)

    Ai da corda mizona, você afina a lá pela 5a casa da mizona (vai dar um sol). e assim vai...

    Denis Guitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Kachimbo
    Tem certeza que são os tons? Acho que são as transposições para instrumentos em Bb, Eb (maioria dos sopros) ou para afinação convencional (C). Se queres afinar 1 tom abaixo use Bb e seja feliz.

    krixzy
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Kachimbo

    1 tom abaixo com seu afinador é muito simples, ele tem a afinação Eb certo?

    vai afinando todas as cordas em padrão Eb segurando na primeira casa, quando vc soltar o dedo da primeira casa a corda vai ta 1 tom abaixo.

    Denis Guitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    krixzy
    "vai afinando todas as cordas em padrão Eb segurando na primeira casa, quando vc soltar o dedo da primeira casa a corda vai ta 1 tom abaixo."

    Você quer dizer casa 2, correto?

    Kachimbo
    Faça o seguinte. Primeiro coloque na afinação convencional, depois mude teu afinador para Bb, coloque o dedo na corda 6, casa 4 e toque. Se ele acusar que o instrumento está afinado (nota A, corda 5) quer dizer que o Bb é a regulagem para instrumentos transpositores. Quer dizer, instrumentos como sopros que são afinados 1 tom abaixo. Daí basta ir tocando as cordas soltas, soltando a tarraxa, até entrar na afinação.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    O "C" do afinador não é um tom, mas sim "Chromatic", onde você pode tocar qualquer nota no instrumento que ele te diz qual é e se tá afinada ou não.
    Coloca ele no modo "C" e afine as cordas na afinação desejada:

    1ª Corda - E - (D# caso 1/2 tom atrás)
    2ª Corda - B - (A# caso 1/2 tom atrás)
    3ª Corda - G - (F# caso 1/2 tom atrás)
    4ª Corda - D - (C# caso 1/2 tom atrás)
    5ª Corda - A - (G# caso 1/2 tom atrás)
    6ª Corda - E - (D# caso 1/2 tom atrás)

    kiki
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    Kachimbo
    dica pro futuro:
    aprenda a finar de ouvido.

    treine com um desse: http://www.gieson.com/Library/projects/utilities/tuner/
    é só clicar, ouvir e tentar deixar igual.

    muito melhor do que virar refem de um aparelho que acende luzes ou mexe ponteiros.

    krixzy
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: krixzy
    · votar


    Denis Guitar
    Ele quer um tom abaixo, ou seja, em padrão "D", afinando em Eb na primeira casa, quando ele soltar o dedo vai descer pra D, que é onde ele quer chegar, se colocar o dedo na segunda casa vai ficar em Db.

    Isso se esse tom Eb que ele falou seja realmente a afinação, se for outra coisa ai não sei.

    Denis Guitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Instrumento transpositor: são os instrumentos que soam numa altura diferente do que estão tocando. Por exemplo, um saxofone em Bb-> o saxofonista toca a nota Dó mas a nota que vai soar é a Bb (1 tom abaixo). Outro instrumento afinado em Eb usa a mesma lógica, enquanto o músico articula a nota Dó o que realmente está soando é a nota Eb (1 1/2 tom acima).
    O violão e a guitarra são instrumentos transpositores de oitava, ou seja, soamos 1 oitava abaixo da nota que estamos lendo na partitura.

    Leiam mais nesse link

    Então se o afinador é cromático seu funcionamento é relativamente simples.

    Pra afinar de forma convencional selecione afinação em C e afine.
    Pra afinar 1 tom abaixo selecione afinação em Bb e afine.
    Pra afinar 1 1/2 tom acima selecione afinação em Eb e afine.
    Pra afinar 1/2 tom acima selecione afinação em F e afine.

    Nota: assim que escolher o Bb para afinar 1 tom abaixo afine as notas de forma convencional. Como ele tá tratando o instrumento como transpositor ele vai indicar as notas sem as alterações, vai dizer que a sexta corda é E, quando na verdade é um D, que a quinta corda é A, quando na verdade é G, e assim por diante.

    Não tem lógica pra um afinador cromático ter seleção de tonalidades, por isso acredito fortemente que a seleção é para transposição. Agora se for pra tons, jogue o afinador na parede, hehehe.

    Guinervauscko
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Sinceramente eu não entendi por que tanto rolo. Mesmo com esses tons citados no título do tópico dá pra afinar tranquilo, isso se a guitarra estiver devidamente oitavada.
    Agora, na boa, se você não sabe nem o que é cromático, ou o método de afinação sem usar afinador só afinando de ouvido, ou ainda está querendo afinar um tom abaixo sem nem saber a que tom isso corresponde ou ainda a quantas casas do tom original isso corresponde, cara, estuda um pouco. Não é possível que você esteja com essa dúvida com um afinador na mão.
    Ah, e qualquer coisa se for impossível mesmo, vai numa loja e compra um "diapasão" desses de assoprar que é bem mais barato que um afinador boom. O vendedor vai te explicar o que é isso, caso você não saiba. E no mínimo seu ouvido ficará mais treinado.
    Me desculpa mas achei sem lógica essa sua pergunta. De qualquer forma, boa sorte para afinar...

    krixzy
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Denis Guitar

    Valeu pela aula eu não conhecia isso :)

    Denis Guitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    krixzy
    Opa, valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinador só tem tons C,F Bb e Eb, oque faço?