Autor |
Mensagem |
Kachimbo Veterano |
# nov/12 · Editado por: Kachimbo
Tenho um afinador que só trabalha com esses tons mas quero afinar um tom abaixo, o que devo fazer?
Eu sempre afinei pelo pc (porém agora estou sem adaptador p2-p10) colocando na afinação padrão pelo ap turner e afinando normalmente só que apertando a segunda casa pra afinar um tom abaixo (ou a primeira para meio tom), agora não sei o que fazer..
É isso, Valeu :)
|
assacinodeemos Veterano |
# nov/12
· votar
Afina de ouvido rsrsrs Que porcaria de afinador voce esta usando??
|
Kachimbo Veterano |
# nov/12
· votar
assacinodeemos
Se eu soubesse até faria mas não sei =s
É um groovin gmt 200p.
|
strinbergshredder Veterano
|
# nov/12 · Editado por: strinbergshredder
· votar
Kachimbo cara, vc deve estar usando algum modo de afinação diferente...
use o modo cromático do afinador, e vai afinando as notas normais...
|
Migs_LesPaul Veterano |
# nov/12
· votar
Kachimbo Então eu vou te ensinar um método de afinar de ouvido bem simples...
Pegue uma referência da corda Lá (Sabe quando você tira o telefone do gancho e fica aquele tom? Pois é, aquilo é um Lá). Afina a corda lá de modo que fique do mesmo tom do telefone. Agora pressione a 5a casa na corda Lá e toque a corda Ré solta. Afine a corda Ré de modo que soe igual a corda Lá na 5a casa. Faça o mesmo no conjunto de cordas 5a casa Ré/afina Sol. Pra afinar a Si você vai fazer quase o mesmo, mas irá colocar o dedo na 4a casa da corda Sol. Na mizinha é na 5a casa da corda Si.
Era assim que eu afinava no começo, depois que aprendi a usar os harmonicos da 5a e da 7a casa eu nunca mais fiz assim, mas é bom pra começar a afinar desse jeito... Abraço!
|
Kachimbo Veterano |
# nov/12
· votar
strinbergshredder
Como assim??
Migs_LesPaul
E para afinar um tom abaixo, como eu faço =s ?
|
maspn Veterano |
# nov/12
· votar
lol'
ApTuner afina em todas... ruim que tem que ficar levando notebook ou usar apenas no pc.
|
Kachimbo Veterano |
# nov/12
· votar
maspn
Sim, como eu disse eu usava o ap tuner mas agora no momento não estou podendo usar..
|
Migs_LesPaul Veterano |
# nov/12
· votar
Kachimbo Ai você afina a corda Lá e toca a 5a casa da corda Lá, e faz o processo de afinar pela Mizona, ai a corda Lá você afina pela sonoridade da 5a casa da Mizona, etc.... Mas ao invés de você afinar a Ré, você afina a mizona. meio tom abaixo a mesma coisa, mas põe o dedo na 6a casa da corda Lá.
|
Migs_LesPaul Veterano |
# nov/12
· votar
Exemplo: Corda lá 5a casa. Toca a mizona, e afina ela (vai dar um ré.)
Ai da corda mizona, você afina a lá pela 5a casa da mizona (vai dar um sol). e assim vai...
|
Denis Guitar Veterano |
# nov/12
· votar
Kachimbo Tem certeza que são os tons? Acho que são as transposições para instrumentos em Bb, Eb (maioria dos sopros) ou para afinação convencional (C). Se queres afinar 1 tom abaixo use Bb e seja feliz.
|
krixzy Veterano |
# nov/12
· votar
Kachimbo
1 tom abaixo com seu afinador é muito simples, ele tem a afinação Eb certo?
vai afinando todas as cordas em padrão Eb segurando na primeira casa, quando vc soltar o dedo da primeira casa a corda vai ta 1 tom abaixo.
|
Denis Guitar Veterano |
# nov/12
· votar
krixzy "vai afinando todas as cordas em padrão Eb segurando na primeira casa, quando vc soltar o dedo da primeira casa a corda vai ta 1 tom abaixo."
Você quer dizer casa 2, correto?
Kachimbo Faça o seguinte. Primeiro coloque na afinação convencional, depois mude teu afinador para Bb, coloque o dedo na corda 6, casa 4 e toque. Se ele acusar que o instrumento está afinado (nota A, corda 5) quer dizer que o Bb é a regulagem para instrumentos transpositores. Quer dizer, instrumentos como sopros que são afinados 1 tom abaixo. Daí basta ir tocando as cordas soltas, soltando a tarraxa, até entrar na afinação.
|
Jonas F. L. Veterano |
# nov/12
· votar
O "C" do afinador não é um tom, mas sim "Chromatic", onde você pode tocar qualquer nota no instrumento que ele te diz qual é e se tá afinada ou não. Coloca ele no modo "C" e afine as cordas na afinação desejada:
1ª Corda - E - (D# caso 1/2 tom atrás) 2ª Corda - B - (A# caso 1/2 tom atrás) 3ª Corda - G - (F# caso 1/2 tom atrás) 4ª Corda - D - (C# caso 1/2 tom atrás) 5ª Corda - A - (G# caso 1/2 tom atrás) 6ª Corda - E - (D# caso 1/2 tom atrás)
|
kiki Moderador |
# nov/12
· votar
Kachimbo dica pro futuro: aprenda a finar de ouvido.
treine com um desse: http://www.gieson.com/Library/projects/utilities/tuner/ é só clicar, ouvir e tentar deixar igual.
muito melhor do que virar refem de um aparelho que acende luzes ou mexe ponteiros.
|
krixzy Veterano |
# nov/12 · Editado por: krixzy
· votar
Denis Guitar Ele quer um tom abaixo, ou seja, em padrão "D", afinando em Eb na primeira casa, quando ele soltar o dedo vai descer pra D, que é onde ele quer chegar, se colocar o dedo na segunda casa vai ficar em Db.
Isso se esse tom Eb que ele falou seja realmente a afinação, se for outra coisa ai não sei.
|
Denis Guitar Veterano |
# nov/12
· votar
Instrumento transpositor: são os instrumentos que soam numa altura diferente do que estão tocando. Por exemplo, um saxofone em Bb-> o saxofonista toca a nota Dó mas a nota que vai soar é a Bb (1 tom abaixo). Outro instrumento afinado em Eb usa a mesma lógica, enquanto o músico articula a nota Dó o que realmente está soando é a nota Eb (1 1/2 tom acima). O violão e a guitarra são instrumentos transpositores de oitava, ou seja, soamos 1 oitava abaixo da nota que estamos lendo na partitura.
Leiam mais nesse link
Então se o afinador é cromático seu funcionamento é relativamente simples.
Pra afinar de forma convencional selecione afinação em C e afine. Pra afinar 1 tom abaixo selecione afinação em Bb e afine. Pra afinar 1 1/2 tom acima selecione afinação em Eb e afine. Pra afinar 1/2 tom acima selecione afinação em F e afine.
Nota: assim que escolher o Bb para afinar 1 tom abaixo afine as notas de forma convencional. Como ele tá tratando o instrumento como transpositor ele vai indicar as notas sem as alterações, vai dizer que a sexta corda é E, quando na verdade é um D, que a quinta corda é A, quando na verdade é G, e assim por diante.
Não tem lógica pra um afinador cromático ter seleção de tonalidades, por isso acredito fortemente que a seleção é para transposição. Agora se for pra tons, jogue o afinador na parede, hehehe.
|
Guinervauscko Veterano |
# nov/12
· votar
Sinceramente eu não entendi por que tanto rolo. Mesmo com esses tons citados no título do tópico dá pra afinar tranquilo, isso se a guitarra estiver devidamente oitavada. Agora, na boa, se você não sabe nem o que é cromático, ou o método de afinação sem usar afinador só afinando de ouvido, ou ainda está querendo afinar um tom abaixo sem nem saber a que tom isso corresponde ou ainda a quantas casas do tom original isso corresponde, cara, estuda um pouco. Não é possível que você esteja com essa dúvida com um afinador na mão. Ah, e qualquer coisa se for impossível mesmo, vai numa loja e compra um "diapasão" desses de assoprar que é bem mais barato que um afinador boom. O vendedor vai te explicar o que é isso, caso você não saiba. E no mínimo seu ouvido ficará mais treinado. Me desculpa mas achei sem lógica essa sua pergunta. De qualquer forma, boa sorte para afinar...
|
krixzy Veterano |
# nov/12
· votar
Denis Guitar
Valeu pela aula eu não conhecia isso :)
|
Denis Guitar Veterano |
# nov/12
· votar
krixzy Opa, valeu!
|