Guitarra SG com captação Seymour (JB/59) - som baixo na ponte

    Autor Mensagem
    Toilete
    Veterano
    # nov/12


    Comprei uma SX Sg e já de cara troquei os captadores por Seymours 59 e Jb zerados, porém o som da ponte ficou muito inferior ao do braço. Pensamos ser os potenciômetros, já que esses que vem da China não são muito bons. Troquei por potenciômetros Epiphone zerados e ainda assim o som do Jb fica com muita diferença do som do 59. To pensando em trocar o Jb por um SH-6 Duncan Distortion ou um SH-15 Alternative 8, porém não sei se ficaria melhor.

    Peço ajuda ae pra galera. O som que quero tirar da guitar é mais voltado ao Hard Rock e ao Metal.

    juninholiveira
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Toilete

    estranho . . . . . . é uma dupla muito famosa, não é normal isso. Refez a parte elétrica? se trocar os potenciomentros não adiantou, verifique se não tem mais nadaq na elétrica, nenhuma mal contato, solda mal feita.

    renatoff
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    tenta equilibrar eles deixando um mais alto e outro mais baixo... sei la... leva em um luthier

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Toilete
    Cara, leva num luthier... talvez deve ser a altura dos captadores velho.
    tentar dar uma baixada de leve no 59" (braço) e levantar um pouco o JB (ponte).

    Pede para dar uma olhada nos potenciomentros também.. se mudar para o Sh6 terá menos saida ainda. Então não ira resolver, o unico jeito de resolver e vendo a altura de ambos e dar uma olhada nos potenciomentros.

    abç

    Blonde Hammet
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara, na minha epiphone eu coloquei o kit hot hodded com o JB e o jazz e o jazz precisou ficar um pouco mais baixo que o JB por causa dessa diferença de volume mesmo cara. Tenta dar uma abaixada na altura do 59 pra ver se melhora.

    Abraços!

    Toilete
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    juninholiveira
    Pois é cara... vou ver com o luthier que instalou pra dar uma olhada...

    renatoff
    Cara... até já fiz isso, já abaixei o 59 e levantei o JB e nada... o que acho estranho é que desde a troca, soldagem, troca de potenciometros, tudo foi feito com um luthier bem recomendado aqui na cidade.

    Agradeço a atenção galera...

    Toilete
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    estranho . . . . . . é uma dupla muito famosa, não é normal isso.

    pois é... foi bem nisso que pensei quando coloquei eles na guitar... ia colocar uma dupla de duncan distortions, maaaaaaas pensei nessa dupla famosa e coloquei eles pra ter timbres mais versáteis...

    Toilete
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Jeff.gomes

    A questão de ser potenciômetros acho que não cara... pois são zerados, epiphone.... acho que até os originais estavam bons, quando voltar pra minha cidade vou dar uma olhada nos fios... valeu pela dica.

    Toilete
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Blonde Hammet
    Cara, na minha epiphone eu coloquei o kit hot hodded com o JB e o jazz e o jazz precisou ficar um pouco mais baixo que o JB por causa dessa diferença de volume mesmo cara. Tenta dar uma abaixada na altura do 59 pra ver se melhora.

    POis então... eu já abaixei bem o 59 e ele continua com aquela somzera doida... linda... e de timbre fantástico e cristalino... levantei o JB e ele continua "apagadão"..... o ganho que o 59 manda é muito superior ao que o JB tá mandando, tipo... o som abafado do JB é bem morto, como se estivesse com nível do drive bem baixo, daí jogo a chave pro 59, toco do mesmo jeito e sai um som ótimo (aquilo que pedi pra Deus... hahaha)... não acho que tenha possibilidade de ser o captador, pois antes de trocar, os de fábrica também tinham essa diferença... tô suspeitando da fiação... vamos ver no que dá...

    Blonde Hammet
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Blonde Hammet
    · votar


    Toilete

    Se tá assim não é normal não! o JB é bem forte e o timbre dele animal cara! Será que o luthier instalou ele certo? as vezes inverteu algum fio ali e ele ta funcionando só uma bobina...

    Abraços!

    *edit. Agora que vi que vc disse que já tinha esse problema antes! Aí então pode ser alguma coisa na parte elétrica mesmo, talvez a chave seletora, alguma solda fria no pot ou pot com problemas mesmo...

    Symptom
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara, sinceramente. Se tem um problema tão grave como você tá falando e o luthier não viu nada de errado, ele não pode ser bem recomendado.

    Mas, baseado no que você falou, aí vão algumas dicas:

    1 - altura dos captadores: é normal o da ponte ficar bem mais alto que o do braço
    2 - verificar a chave seletora
    3 - verificar a ligação dos captadores (no caso dos seymour verde ligado com o prateado no terra, preto ligado no potenciometro e o vermelho e o branco soldados um no outro
    4 - pode parecer meio bobo, mas não custa checar: tem certeza de que não foi instalado o jb no braço e o 59 na ponte? isso faria com que o do braço fosse MUITO mais alto e com MUITO mais ganho.

    Por sinal, bela escolha o 59 para o braço. Tenho uma SG também com ele. Só não gosto muito do JB em SGs, mas, se tá legal para você, tranquilo. =)

    Toilete
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Blonde Hammet

    Pois é cara... o problema é que as chaves, potenciômetros, são todos novos. Tô achando que possa ser os fios mesmo. Essa semana vou estar na minha cidade, dai vou trocar uma idéia com o luthier... mesmo assim agradeço a força...

    Toilete
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Symptom

    Desde já agradeço as dicas...

    Pois então... até achei que pudesse ser erro na instalação (inversão dos caps, mas tirei o escudo e eles estavam corretos sim)...

    Quanto a ser erro do luthier, acho que não cara, pois o 59 ficou show de bola no braço, somzão mesmo, enquanto o Jb ficou "xoxo"... quando coloco distorção com volume alto, ele sai... mas o 59 é muito superior... e outra, como relatei acima, o som abafado do Jb, parece não ter nada de ganho de distorção...

    Quanto a colocar o JB na ponte... também fiquei meio assim... dizem ter muitos médios (não pude ver muito bem por esse problema que ando tendo de 'som morto')... qual você tá usando na ponte???

    Symptom
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Toilete
    Quanto a colocar o JB na ponte... também fiquei meio assim... dizem ter muitos médios (não pude ver muito bem por esse problema que ando tendo de 'som morto')... qual você tá usando na ponte???

    Um Seymour Duncan Custom 5, que eu troquei o ímã para um Alnico 8.

    Toilete
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Symptom
    Um Seymour Duncan Custom 5, que eu troquei o ímã para um Alnico 8.

    Top hein... esse era o set que eu ia fazer... fiquei meio assim e coloquei o JB mesmo... por ser o famoso "casal perfeito"...

    Symptom
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Toilete

    O que importa é que você ficou satisfeito. =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra SG com captação Seymour (JB/59) - som baixo na ponte