Autor |
Mensagem |
Olipp Veterano |
# nov/12
Opa galera, blz? Então, estou fazendo aula de guitarra já a uns 5/6 meses, mas estou com um probleminha aqui e gostaria da opinião de vocês.
Eu estou aprendendo pentatônica já faz um tempo, improvisação e tal, como base pra treinar o professor está usando o Blues, então, já faz uns 2 ou 3 meses que eu SÓ estou tocando blues, só riffs de blues, backing tracks de blues, estudando guitarristas de blues... e agora eu só consigo tocar blues, se eu colocar um backing track de rock ou metal e for tentar tirar algo, vai ficar com cara de blues...
Não que eu não goste, eu reconheço a importância do estilo para a guitarra, dos guitarristas, até gosto de ouvir, mas esse não era bem o meu objetivo quando decidi aprender guitarra, já que eu tenho mais afinidades com guitarristas como Petrucci, Kiko e Mark Tremonti. E como não tenho interesse em me tornar um guitarrista profissional (trabalhar na area), não vejo motivos para me aprofundar tanto no blues, e isso desanima em treinar. E para o tempo que eu estou tocando, aliás, até consigo executar os bends, ligados e etc razoavelmente bem.
Então, o que acham? devo conversar com o professor? alguma dica para "resolver" esse problema? outras formas de treinar improvisação e tal...
Abraços
|
leo.grazziani Veterano |
# nov/12
· votar
cara, se tu ja ta tocando legalzinho, sabe teoria, consegue entender tudo o que o blues te proporciona, fala com o professor. Se tu não fala, ele não vai conseguir dar o melhor dele pra tu aprende.
=)
|
eo. Veterano |
# nov/12
· votar
Fala com ele cara, o estudo tem que ser prazeroso, claro que sempre haverá dificuldades, mas se você acha que já sabe o suficiente dessa onda e quer uma coisa nova, conversa com seu professor, se ele não puder te ajudar na "área" que você está afim, procure outro. Realmente deve se diversificar, pois se não acontece isso que você disse, a desmotivação vem com tudo!
Abraço.
|
john Norum Veterano |
# nov/12
· votar
cara tem sim que falar com ele antes era para ele perguntar qual era seu estilo musical , mas acho que ele esta tem ensinando primeiro blues porque e a maneira mais facil de se aprender esaclas na opinião dele mas se não que continuar no blues peça para ele mudar o estilo pra outro que voce goste.
abraço
|
eduardodff Veterano |
# nov/12
· votar
Cara, a maioria dos licks de rock são derivados do blues. O que o seu professor ta fazendo é criar uma base de blues pra você poder passar mais facilmente pros outros estilos. Se você escutar AC/DC vai ver que 90% dos licks do Angus são de blues só que ritmado pra rock! Satriani, Clapton, por exemplo também usam muitos licks de blues adaptados pro rock e pra música instrumental! Paciencia!
|
eduardodff Veterano |
# nov/12
· votar
Cara, a maioria dos licks de rock são derivados do blues. O que o seu professor ta fazendo é criar uma base de blues pra você poder passar mais facilmente pros outros estilos. Se você escutar AC/DC vai ver que 90% dos licks do Angus são de blues só que ritmado pra rock! Satriani, Clapton,Gilmour, por exemplo também usam muitos licks de blues adaptados pro rock e pra música instrumental! Paciencia, guitarra é um curso difícil e exige dedicacão e paciência!
|
Insolence Veterano |
# nov/12
· votar
Bom, como já disseram acima, blues é importantíssimo. É um jeito bom pra aprender escalas, muito utilizado por aí. É a base de diversos estilos, bla bla bla. Mas vamos deixar isso de lado.
Enfim, o negócio é o seguinte. Você, aparentemente, está sendo passivo demais, cara. A relação professor/aluno não deve ser unilateral. Você tem que dar o feedback também, ir atrás de material, dizer o que quer aprender, perguntar sobre algo que viu por aí, pesquisar mais a fundo o que foi passado em aula etc. É daí que vem aquele papo de que professor, às vezes, aprende com aluno também. O professor fica incentivado a melhorar, aprender coisas novas pra te passar e tudo mais. Isso, é claro, se ele for um bom professor.
Na sua situação, eu acho que você deveria conversar com o professor e explicar seu lado. Mas, ao mesmo tempo, tentar ser mais ativo: não custa nada pegar uma backing track de rock/metal no youtube e experimentar tocar em cima dela. Dá até pra levar ela pro professor e mostrar suas dificuldades.
|
Olipp Veterano |
# dez/12
· votar
E ai galera, olha eu aqui denovo, reupando o tópico.
Então, desde que postei, fui conversar lá com o professor, expressar meu lado e tal, ele aparentemente entendeu, mas aí surgiu um problema, o modulo da escola é baseado em blues, ou seja, ou eu toco MUITO BEM uma improvisação que soe blues na pentatônica, ou eu não vou passar pro nivel 2 (que teria escala maior e tal). Eis que eu resolvi me esforçar mais pra pegar o estilo logo e passar de modulo, e o professor tentou me passar mais técnica em cima da pentatônica, como cromatismo com 3 notas por corda, mais padrões, fazer os padrões com ligados pra tocar mais rápido... isso ajudou muito mesmo, minha técnica está muito melhor agora.
Mas meu, não dá, eu não tenho feeling pra tocar blues (eu consigo bolar solos fodas ouvindo outros backintracks, mas não tenho técnica pra passar pra guitarra ainda, e eles não são no estilo do blues), e me "forçar" a ouvir os guitarristas (excelentes músicos, isso é fato) pra ter a pegada (quando isso era pra ser prazeroso, e não um dever) ou a treinar o estilo está sendo um atraso de vida!
Então estou pretendendo trocar de escola, dessa vez irei perguntar sobre a didática da mesma antes de entrar xD
Vou fazer besteira ou não? Opinem aí! Quem já passou por situação parecida, compartilhe a experiência, por favor!
|