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Denninho Veterano |
# nov/12 · Editado por: Denninho
Olá pessoal!
Vou direto ao ponto, não sou um músico muito bom. Porém como músico, tenho um gosto sofisticado. Toco em igreja um estilo meio "Bossa Jazz" as vezes toco com Big Bands.
Enfim gosto de rearmonizar músicas antigas. Exemplo: Só vou gostar de quem gosta de mim.
Original Roberto Carlos: http://www.youtube.com/watch?v=WoVssitS3Fw Versão Caetano Veloso: http://www.youtube.com/watch?v=bmkYKsctbaQ
Bem, quem não tem DOM, aprimora a TÉCNICA. E minha técnica é usar fragmentos (interessantes) de algumas músicas. Uso também II - V para resolver em I e/ou IV. e tenho tido um bom resultado. Uso também empréstimo modal simples
Porém estou querendo mudar, e conto com a ajuda de vocês para atualizar essa progressão em C (Dó maior):
C / Gm C7 / F / Fm / Em (resolver em Em)
Meu problema é o 4° compasso, o Fm ou Ab7M (manjado tbm). Por mais que eu inventa, eu me limito ao Fm7, para resolver Em. [ Pois para resolver em C, eu uso (clichês): Ab7M, Bb7, Db7M, Bdim ].
C7M / Gm7 C7(9) / F7M // Fm // Em7 Ebm / Dm7 Db7(9) / C7M C7M / Gm6 C7(b9) / F7M // Fm // Em7 Ebdim / Dm7 G7(b6) / C7M C7M / Gm11 C7(9) / F7M(6) // Fm(b6) // Em7 Ebdim / Dm7 Db7(9,#11) / C7M
Por favor quem puder me ajudar com um empréstimo diferente, inversão de baixo, etc, agradeço. Postem progressões rearmonizadas interessantes!
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Dental Floss Tycoon Veterano |
# nov/12 · Editado por: Dental Floss Tycoon
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esquece, falei bobagem.
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Wanderer on the Offensive Veterano |
# nov/12
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Tá complicando coisa simples, fi.
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LeandroP Moderador |
# nov/12
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Denninho
Experimenta um Db7M no lugar do Fm.
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Denis Guitar Veterano |
# nov/12
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Denninho Daí depende demais da melodia... ou você só quer alternativas de harmonização pra depois ver se casa com as notas da melodia?
Teoricamente muuuuuita coisa funciona:
1 - Preparando o Em
B7 ou seus substitutos-> F7, F7(#11), D#m7(b5), Am7(b5), D#o, F#o, Ao, Co, F#m6, Cm6.
2 - Os emprestimos modais: Fm7, Ab7M, Bb7, Dm7(b5), Eb7M, Eb7M(#5), etc...
3 - Mudando a função: F7M, Fm7, Fm7M, F7, F7(#5), F7M(#5), Fm7(b5), F7alt, Fo.
4 - Usando acordes que tenham notas em comum com o acorde que será substituído. Fm7 tem as notas F, Ab, C, Eb.
F como tônica: todos do exemplo 3. F como terça: Db7M, Db7, Db7(#5), Db7M(#5), Dm7, Dm7(b5), Dm7M, Do F como quinta: Bb7M, Bb7, Bbm7, Bbm7M, Bm7(b5), Bo, A7(#5), A7M(#5) F como sétima: G7, Gm7, Gm7(b5), G7(#5), Gb7M, Gbm7M, Gb7M(#5), G#o
5 - Onde as notas do acorde a ser substituído representam tensão. Fm7 tem as notas F, Ab, C, Eb.
F pode ser 9, 11 ou 13 Ab pode ser 9, 11 ou 13 C pode ser 9, 11 ou 13 Eb pode ser 9, 11 ou 13
Leve em conta a tensão compatível, 1 tom acima das notas do acorde. Então alguns exemplos:
F é nona de G (G7M, G7, Gm7, etc...) F é decima primeira de C e Cb (Cm7, C7 ou Cb7, Cb7M, etc...)
6 - Progressões harmônicas:
Fm Fm7M Fm7 Fm6 | Em ou Ab7M - Fm - Db7M - Eb7(9) | Em
funciona qualquer clichê.
7 - Preparação II-V7-I
F#m7(b5) - B7 - Em
substituindo...
Cm7(b5) - F7 - Em
8 - Combinando acordes substitutos com os acordes "normais" da progressão:
Cm7(b5) - B7 - Em F#m7(b5) - F7 - Em
podes fazer:
F/G | F#m7(b5) F7 | Em
9 - Intenção modal:
D7M - Em D7 - Em F#m7 - Em F#m7(b5) - Em etc...
10 - Baixo pedal:
Fm - Bb/F - Em F - Db7M/F - Em
11 - Mudança da tensão:
Fm7(9), Fm6(9), F4, F74, F74(9), Fm(b6), Fm(#5)
12 - Substituição de subdominante 1 trítono acima:
F7M | Fm7 | Em fica F7M | Bm7 | Em podes justificar colocando inversões... F7M | Bm7/F# | Em/G G7 | C
13 - Acorde surpresa-> qualquer um que não seja esperado... F7M | A7M | Em
Sem a melodia fica muito fácil, teoricamente qualquer acorde funciona e é possível explicar a sua função dentro da cadência. Se tiveres uma linha escrita de melodia pro quarto compasso em questão fica mais interessante a discussão. Abraço!
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LeandroP Moderador |
# nov/12
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Sem a melodia fica muito fácil, teoricamente qualquer acorde funciona e é possível explicar a sua função dentro da cadência.
Verdade!
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eo. Veterano |
# nov/12
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marcando pra "digerir" mais tarde!
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LeandroP Moderador |
# nov/12
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Denis Guitar
Sugeri pra ele o Db7M por causa daquilo que você postou num outro tópico sobre 6a napolitana. Agora tô pirando nesse acorde, dando uma atenção diferente. Valeu por ajudar a "dar uma quebrada" numas ideias fixas que eu tinha!
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Denis Guitar Veterano |
# nov/12
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LeandroP Massa Leandro, fico feliz em ajudar. Ele na verdade já tá usando um formato parecido, chamou de Fm(b6).
"C7M / Gm11 C7(9) / F7M(6) // Fm(b6) // Em7 Ebdim / Dm7 Db7(9,#11) / C7M"
Fm(b6)-> F Ab C Db = Db7M-> Db F Ab C
Claro, está invertido, mas o jeito que ele usa é como expliquei no surgimento da sexta napolitana, que é o uso de sexta menor em acorde subdominante de quarto grau como uma tensão interessante.
Mas vou com você, prefiro o sabor desse Db7M, acho que o Db ganha força estando na tônica do acorde.
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LeandroP Moderador |
# nov/12
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Denis Guitar
Show de bola! Quando você utiliza o acorde de forma intuitiva é uma coisa, mas quando você entende o porquê é muito mais legal.
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Denninho Veterano |
# nov/12
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Denis Guitar
Sem a melodia fica muito fácil, teoricamente qualquer acorde funciona e é possível explicar a sua função dentro da cadência. Se tiveres uma linha escrita de melodia pro quarto compasso em questão fica mais interessante a discussão. Abraço!
Valeu Denis Guitar! Horrou o nome kkkk
A melodia no momento não é tão importante, eu gosto de criar alguns "conflitos" para embelezar minhas rearmonizações.
Eu também gosto de trocar a altura da música de Maior para Menor, acho que é uma Modulação temporária, sei lá. (Ex.: de D para Dm) Cria uma super tenção, climax, ou peso.
Se você tiver alguma técnica ou exemplo agradeço.
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sidguitar1 Veterano
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# nov/12
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Denninho eu usaria um F7 alt ali, com b9 ou #9, ou #11,ou alguma tensao q case com a melodia,abraço
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Denis Guitar Veterano |
# nov/12
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Denninho "Se você tiver alguma técnica ou exemplo agradeço."
Desculpe, não entendi, exemplo do quê? De modulação para menor?
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Denninho Veterano |
# jun/13 · Editado por: Denninho
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Olá Pessoal!
Consegui resolver meu conflito. A pergunta que eu deveria ter feito era a seguinte: Como resolver uma cadência no IIIm (3º grau), sem usar o IV seguido do IVm7???
Bem a resposta é bem lógica, usar o II-V (two-five). Estudei uma partitura do Raphael Andre Barbosa, um maestro bem conhecido no meio evangélivo em Curitiba. Ele resolveu o dilema com um two-five (menor): IIm7(b5) V7 Im7. Para resolver no IIIm (3º grau), foi preciso emprestimos modais, porém o resultado é muito satisfatório. Fica assim:
C / Gm C7 / F / F#m7(b5) B7 / Em
Utilizando como referência a música de Cartola, O Mundo é um Moinho, fica assim:
C / C7/G / F#m7(b5) / G/F / Em
Valeu pessoal!!!
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Denis Guitar Veterano |
# jun/13
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Denninho Dê uma olhada nas minhas sugestões acima:
"7 - Preparação II-V7-I
F#m7(b5) - B7 - Em"
Podes ainda experimentar as outras, são várias!
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