Mito Maple X Rosewood

Autor Mensagem
anthony2
Veterano
# out/12


Gente quarta feira que vem agora vou comprar uma guitarra e já me decidi vou comprar uma sx strato sst... mas agora vem a duvida sst 57 (maple) ou sst 62 (rosewood) ????? Eu me decidi a Comprar a 62 (Rosewood) mas queria que vcs dessem uma explicação certíssima ai sobre qual a diferença, o que e sustain ??? o timbre influencia na (cor do braço) ??? o braço claro tem mais (som de fender) estalado e agudo ????..... Então eu peço ai que os (Brutais) do assunto tirem minhas duvidas Please.... por-favor,,, Anthony
Abçç
Obg...


............................................
EDITADO PELO MODERADOR

Por favor, utilize sempre a busca antes de criar um tópico, e leia as regras do fórum antes de participar.

Regras do Fórum Cifra Club

1. Criação de tópicos

1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

anthony2
Veterano
# out/12
· votar


respondam ai genteeeeeeeeeee...

leo.grazziani
Veterano
# out/12
· votar


maple - timbre mais estalado
rosewood - timbre mais aveludado

sustain - duração do tempo de cada nota. para ele ser maior é muito variado, depende da madeira (qualidade e tipo), captador, distorção.

é isso, quanto maior a qualidade, melhor o timbre e o sustain.

=)

Slash_1989
Veterano
# out/12
· votar


anthony2
cara, acho isso ai muito detalhe pra simplesmente tocar e se divertir, mas vamos lá!

normalmente quando a escala é maple, na verdade é uma madeira só usada tanto no braço quanto na escala. dessa forma, ao tocar uma corda, ela vibra o traste que vibra a madeira (maple) e só! temos entao um timbre mais estaladinho, o ataque é mais rapido. agora, quando a escala é de rosewood, normalmente é um pedaço de madeira (rosewood) colado no braço (maple). assim quando vc tocar a corda, ela vibra o traste, que vibra a escala de rosewood e depois vibra o braço. o timbre eh mais "aveludadinho"

SÓ QUE há muitos outros fatores que influenciam no timbre e sustain de uma guitarra. o que vc precisa ter em mente é que escala clara = ataque rapido e escala escura = ataque mais lento.
mas de boa, o importante é tocar, testa as duas e ve qual te agrada mais!

abraços

anthony2
Veterano
# out/12
· votar


mas afinal o que er um timbre mais aveludado????

anthony2
Veterano
# out/12
· votar


E qual deles e melhor Aveludado ou estalado ???

anthony2
Veterano
# out/12
· votar


escala clara = ataque rapido e escala escura = ataque mais lento.
mas de boa, o importante é tocar, testa as duas e ve qual te agrada mais!

escala clara = ataque rapido e escala escura = ataque mais lento.
mas de boa, o importante é tocar, testa as duas e ve qual te agrada mais!


### mas posso ter um ataque mais rapido na escala escura ??? ou nao fica legal ????

anthony2
Veterano
# out/12
· votar


mas agora entendi ## se eu pego uma guita com escala clara som estalado vai ser pra mim tocar um blues rapido ou fazer uns solos ne ????

mas e se eu pego uma de escala escura para tocar uns blues nots e solos rapidos... da mesma forma que toco na clara nao vai ficar legal na escura ????

anthony2
Veterano
# out/12
· votar


me de mais explicações ai por favor estou em duvida

## se pego uma escala escura não posso ter um ataque muito rápido ???
## e se pego uma clara nao vai ficar legal eu fazer uamas bases e power acordes ???

anthony2
Veterano
# out/12
· votar


escrevam a sua opiniao : gosto de rock tambem gosto de blues e som estalados mais toco base e solos rapido tanto como lentos na igreja qual delas voce acha que devo ficar ????

anthony2
Veterano
# out/12
· votar


qual delas tem um som mais legal ??????????

The Man Who Sold The World
Veterano
# out/12
· votar


anthony2
qual delas tem um som mais legal ??????????
não tem essa... cada um tem uma caracteristica
depende do q vc procura na guitarra

Slash_1989
Veterano
# out/12
· votar


anthony2
mano, pelo amor de deus! nao fica postando repetidamente! isso eh extremamente irritante e ainda deixa a galera sem saco pra responder!

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


anthony2
Cara, você não vai nem sentir a diferença delas. Pare de se preocupar com esses detalhes. Preocupe-se em estudar primeiro, escala clara ou escura não vai fazer diferença no seu estudo!! Quer uma dica boa?? Compre aquela que tiver o visual mais legal. Eu iria na de escala clara, acho bem mais atraente, principalmente se o corpo for cereja ou branco. Veja qual te agrada mais visualmente e compre.

leo.grazziani
Veterano
# out/12
· votar


anthony2

simplesmente compre a q tu achar a mais bonita. A resposta vem junto a experiência!

=)

D.V.
Veterano
# out/12
· votar


Pessoal fala como se fosse uma grande diferença ¬¬' Eu gostaria de ver o pessoal fazendo um teste cego.

Brother vai na que tu achar mais bonita.

Tem vários guitarristas que tocam blues e tem guitarras com escala de maple e rosewood, vários guitarras que tocam metal from hell e tem guitarras com escala de rosewood e maple ¬¬'

.## se pego uma escala escura não posso ter um ataque muito rápido ???
## e se pego uma clara nao vai ficar legal eu fazer uamas bases e power acordes ???



Você que vai decidir o que vai tocar independentemente da escala pois o guitarrista é você.

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


anthony2

Para o luthier tiguez nao ha diferenca, para ele som de guitarra eh corpo e traste...

Eu toco com guitarra strato de duas formas, uma delas usando humbucker e escalope que eh o meu estilo mesmo e a outra a strato convencional que eu procuro me aventurar na linguagem do hendrix, srv, kotzen, johnny lang, john mayer, eric gales e por ai vai que diga-se de passagem sou um desastre hehehe, inclusive admiro bastante alguns companheiros do forum como o ogner que expressam bem essa linguagem, requer uma pegada e um sentimento e tanto...

Agora respondendo a sua pergunta, no caso das stratos de verdade, as guitarras com rosewood sempre funcionaram melhor pra mim, agora eu sinceramente nao sei se nao passa de questao psicologica, se se deve a uma coincidencia do fato das guitarras em rosewood que eu peguei estarem mais legais ou se eh realmente a questao da madeira, pra mim essas guitarras soaram com mais presenca, um timbre mais "pra fora" com muito mais corpo....

Mas tambem ja vi gente arrebentando de tirar som com escala clara, entao eu vou apostar antes de tudo no guitarrista, em todo o caso meus resultados com escala escura foram mais satisfatorios.

Desculpe a falta de acento, meu teclado ta em outro idioma

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Garanto que se eu der várias guitarras, uma de cada madeira, para qualquer guitarrista com os olhos vendados, não têm um só filadaputa no mundo que acerta qual madeira de cada guitarra!

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


Lelo Mig

Sem duvida, mas muito do glamour da guitarra ta nesses misterios babacas, nessas discussoes bestas, eh o que sempre gera polemica entre os companheiros quando a unica coisa que se precisa mesmo eh que se toque bem, eu conheci um sujeito que sente diferenca na questao do conforto entre as duas escalas hehehe

TatoPetry
Veterano
# out/12
· votar


Cara nesse blog vc vai tirar a maior parte das suas duvidas.
http://www.guitarra99.blogspot.com.br/

MMI
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig

Garanto que se eu der várias guitarras, uma de cada madeira, para qualquer guitarrista com os olhos vendados, não têm um só filadaputa no mundo que acerta qual madeira de cada guitarra!

O Eddie Van Halen assombrou os master builders da Fender ao fazer isso com os protótipos da Wolfgang no desenvolvimento dessa nova guitarra. Só conheço esse filadaputa no mundo que faz isso, mas tem ao menos um.

A verdade é que existe sim diferenças sutis, mas existem. São diferenças que é preciso conhecer o instrumento para notar claramente. Claro que dá para tocar as mesmas coisas com uma escala clara ou escura, mas com a experiência e uma maior exigência a gene vai achando uma que se adequa mais. Mas se fosse tudo igual, as guitarras seriam feitas de madeira de caixa de fruta, da pior espécie das mais baratas e fáceis.

Plank
Veterano
# out/12
· votar


cara, devia ter pesquisado no forum antes, tem muita coisa já.

nem liga pra isso não, pega a guitarra mais pela estetica. não tem uma diferença consideravel no som não.

o pessoal aqui do forum tem mania de encher um cara que não sabe nem tocar pentatonica com madeiras, captação, pontes, tarraxas enquanto a unica coisa que a guitarra precisa é estar bem regulada e segurar afinação ao ponto de tocar algumas musicas sem desafinar.

Drinho
Veterano
# out/12
· votar


MMI

Entao cara, acho que muitas das conclusoes vem de enormes baterias de testes com diversos instrumentos, comparando em tempo real...

Dificil pra nos fazermos isso...

MMI
Veterano
# out/12
· votar


Drinho

Exato, vem de conhecer muitos instrumentos. E conhecer não é no sentido de tocar numa loja ou na guitarra de um amigo, mas de conviver, passar dias, meses, anos conhecendo as virtudes e limitações do instrumento. E, obvio, comparando com outros.

Eu posso dizer que hoje não é difícil fazer isso. Até por ter conhecido alguns dos melhores luthiers do mundo e conhecer grandes caras dessa área no Brasil, acho lamentável um luthier falar que guitarra é só corpo e traste, se isso é serio, jamais passaria perto da loja dele. Depois de ter possuído um montão de guitarras, eu dou valor para madeiras sim, especialmente em modelos mais sofisticados como archtops. Acredito que existe uma diferença sensível nas madeiras, dependendo do modelo da função a diferença pode ser pequena. Mas não posso endossar que a diferença seja só estética.

Drinho
Veterano
# out/12
· votar


MMI

voce nao mora no brasil?

MMI
Veterano
# out/12
· votar


Drinho

Moro sim, mas viajo bastante e já morei fora.

anthony2
Veterano
# out/12
· votar


mas aq vcs acham uma boa eu compra uma sx strato sst 62 ???

anthony2
Veterano
# out/12
· votar


ja me decidi quero a escala escura, mas vcs acham que a escala escura tem mais tibre e ela por ser roosewood nao vou conseguir um som estalado de blues tipo usando uma (penta e blue nots ) ?????

anthony2
Veterano
# out/12
· votar


e tambem e se comprar uma de escala clara maple nao vou conseguir um pessado como na escura usando (uma escala menor e power acordes ) ??

anthony2
Veterano
# out/12
· votar


E nao iniciante como vcs acham ja consigo diferenciar um tibre de outro... ja toco a 2 anos

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mito Maple X Rosewood