ciberon5 Veterano |
# out/12
· votar
Marthin87
Tentei ver o video mas não consigo, nem mesmo no youtube. Nao sei se é o flash player ou se algum virus; fica pedindo pra atualizar o flash sendo que ja esta atualizado... Bom, pelo comentarios no youtube, deduzi que esse video fala sobre tipos de musico em função da fama, certo? A questao que quero abordar é como podem surgir bons musicos que tem como referencia apenas o universo regional onde viveram e cresceram, mesmo sem um estudo formal (dai a referencia de artesaos e intelectuais). E mesmo depois que passam por um estudo formal, isso ainda fica presente no trabalho do cara. Um exemplo da literatura: Guimarães Rosa cresceu no interior, foi para cidade, estudou, se formou; mas sua obra prima foi Grande Sertão: Veredas. Certa vez vi um guitarrista (não lembro se foi o Kiko Loureiro) falando que quando faz trabalho no exterior, outros guitarrsitas percebem algo diferente na musica do cara, algo tipico, regional. O De Ros poderia falar disso melhor do que eu. Grandes estilo musicais, blues e chorinho por exemplo, tiveram uma origem popular, que passaram pelas mãos de "musicos artesãos" que tiveram a capacidade de transformar algo regional em universal, pois tinham uma competencia resultante de ter vivido naquele meio, e não por simplesmente ter aprendido sobre ele.
|