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LeandroP Moderador |
# fev/13
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thms555
Se você estiver pensando em Dó mixolídio, a nota que você "intensifica" é a nota Dó, bem como as demais notas que formam a tétrade C7, que é Dó, Mi, Sol e Si bemol.
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SpectrosGuitarman Veterano |
# fev/13
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gostei desse método, agora eu preciso bolar um jeito disso entrar na minha cabeça na hora de improvisar
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thms555 Veterano |
# fev/13 · Editado por: thms555
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LeandroP entendi, independente da escala que tu ta tocando, sempre se 'intensifica' ou mantem em evidencia no começo e/ou no final (não necessariamente claro) as notas do próprio acorde que originou o modo, certo?
Só mais uma pequena dúvida, estou começando a realmente entender os modos (eu acho).
Por exemplo voltando ao meu exemplo Dó Mixolídio, tendo como base o campo harmônico de Dó na progressão de acordes. Meu antigo professor sempre falava que modos era uma abordagem modal e não tonal, logo o efeito de dó mixolídio só será alcançado durante a execução do próprio acorde de Dó.
Quando os outros acordes estiverem sendo usados deve-se escolher outra escala, ou seja o efeito do mixolídio vai durar aquele acorde de Dó, no próximo acorde da base se escolhe outra escala para fazer outro modo, ou a própria escala do acorde, ou ainda toca a mesma escala de Fá, podendo assim caracterizar outro modo e não o mixolídio, para aquele outro acorde, certo?
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LeandroP Moderador |
# fev/13 · Editado por: LeandroP
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thms555
Você obteve o modo mixolídio invertendo uma escala maior, certo?!
Se você pegar o campo harmônico desta escala maior que gerou o modo mixolídio, você terá o campo harmônico do modo mixolídio.
Pois bem, daria na mesma, porque os acordes gerados na harmonização são os mesmos, mudando apenas a ordem. Só que apenas esta mudança já faz uma enorme diferença, porque os acordes mudarão de "função harmônica" em relação a escala maior de origem.
Por exemplo:
Campo harmônico de Fá jônio: . I II III IV V VI VII F7M - Gm7 - Am7 - Bb7M - C7 - Dm7 - Em7(b5) . . Campo harmônico de Dó mixolídio: . I II III IV V VI VII C7 - Dm7 - Em7(b5) - F7M - Gm7 - Am7 - Bb7M
As funções do acordes (graus de função tônica,função subdominante e função dominante) são diferentes. E partindo disso você pode determinar uma sonoridade, uma tonalidade pra canção ou pro trecho musical.
Dê uma lida no tópico sobre "cadências harmônicas" que você vai entender melhor.
Cadência Harmônica - Pra entender!
Só pra você ter uma breve ideia, Um "IV, V, I" de Fá jônio, mesmo tendo os mesmos acordes, é diferente de um "IV, V, I" de Dó mixolídio.
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thms5555 Veterano |
# set/13
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Galera, to com uma dúvida de modos. Tava vendo um vídeo de mixolídio e como é um modo maior ele só vai funcionar sobre um acorde maior. Por exemplo: Lá mixolídio é a escala maior natural de Ré, logo se estiver sendo tocado um acorde de Lá menor (Am), eu não posso usar o mixolídio, e devo buscar outro modo que seja menor, ta certo isso né?
Mas além dessa dúvida, o acorde maior por exemplo Lá maior, ele tem q ser necessariamente com sétima (A7), ou pode ser um lá maior 'normal' (A) com apenas as três notas da tríade?
Valeu
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LeandroP Moderador |
# set/13
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thms5555
Usar o Lá mixolídio sobre o Am não fica legal por causa da nota Dó#, que é a terça maior do Lá, entrando em conflito com a nota Dó, que é terça menor de Lá.
O acorde maior de Lá não precisa necessariamente ter a 7a, seja ela maior ou menor. Tocar as notas da tríade é um toque certeiro, pois todas as notas naturalmente combinam. Na verdade nem seria uma escala, mas um arpejo.
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Filippo14 Veterano |
# set/13
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thms5555 Vale ressaltar que um A7M vai ter a sétima chocando com a 7ª do A7 mixo, portanto o mixo funciona ou com a tríade ou com a tetrade dominante.
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Filippo14 Veterano |
# set/13 · Editado por: Filippo14
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post duplo
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