guitarra nova, trastejando mto na 13°casa

    Autor Mensagem
    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/12 · Editado por: PguitarMaxx


    Ganhei uma guitarra nova ao apertar a corda misinha na 13° casa o som nem sai, parece estar trastejando, quando dou um bend de meio tom o som sai normalmente, mais quando dou um release é como se acorda encosta-se em algo, todas as cordas, estão normais em todas as outras casas, oque será que esta acontecendo? e como eu posso resolver? eu a ganhei de presente, acho que não poderei trocar :S

    EDIT

    a esqueci de dizer que a guitarra é uma CLP - 79(eu tenho outra dessa mais qdo eu comprei ela, veionormal)

    brunowebguitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    PguitarMaxx
    Existe um tipo de profissional muito indicado nesse caso, chamado luthier. Leve sua guitarra em um para uma regulagem geral.

    fedexshadow
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Pode estar acontecendo várias coisas. Pode ser a altura das cordas, braço empenado(ou tensor desregulado) ou até mesmo trastes desnivelados. O que eu recomendo, principalmente se é um iniciante, é levar a um luthier. Dependendo do que for, ele não cobra mais de 50 reais e ela vai voltar perfeita (y)

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    esqueci de por no primeiro post que é só a misnha

    fedexshadow
    então o problema´que eu não conheço nenhum luthier, e tenho medo de levar em qualquer um, será seguro?

    krixzy
    Veterano
    # out/12
    · votar


    PguitarMaxx

    acho bom vc levar num luthier, se ta tão critico na 13º casa pode ser que o braço esteja empenado numa forma de "rosca" não sei como explicar... é como se vc pegasse nas 2 pontas do braço e tocer como se faz pra tirar exesso de agua de uma flanela por exemplo...

    tive uma guitarra assim, e se eu baixasse as cordas qndo xegava nas ultimas da mizona trastejava como vc ta falando nem saia som, e era só com a mizona.

    ou pode ser algum traste mais alto que os outros..

    de qualquer forma leva num luthier, se tiver com problema de fabricação aproveita a garantia e troca.

    fedexshadow
    Veterano
    # out/12 · Editado por: fedexshadow
    · votar


    krixzy
    Boa sua dica. É recomendado mesmo levar a um luthier. Se for problema de fabricação, é só levar na propria loja que eles enviam pra garantia.

    PguitarMaxx
    Tenta dar uma olhada na internet em quem sabe em algum tópico daqui mesmo. Quem sabe encontre uma dica de um bom luthier. Caso não encontre, recomendo que vá a maior loja de música da sua região. Geralmente elas tem serviço de luthieria. Se não tiverem, o atendente com certeza vai saber te recomendar um bom luthier.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    acho que a loja mais proxima de onde eu moro é a playtech, a mais ou menos 1 hora, eles tem luthieria? se bem que posso dar uma ligada lah amanhã

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    krixzy
    então cara é que como eu ganhei, eu n queria dar trabalho pra pessoa que me deu, mais vou acabar fazendo oque vc recomendou

    fedexshadow
    talvez mexer na ponte poderia ajudar?

    krixzy
    Veterano
    # out/12 · Editado por: krixzy
    · votar


    PguitarMaxx

    cara acho que a pessoa msm que te deu trocaria se vc falasse com ela, afinal se ela te deu de presente ela gosta de vc, e não iria qrer te dar uma coisa com problema.

    e se é só em uma corda numa casa especifica axo que o problema não ta na ponte...

    sebber
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Nem sempre as guitarras saídas da loja estão com a regulagem ideal. O indicado é levar no molhor luthier que você puder.

    fedexshadow
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Como o krixzy citou, por ser apenas uma corda trastejando, mecher na ponte não vai ajudar em nada. O recomendado mesmo é levar a guitarra em um luthier pra ver se é problema de fabricação.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Galera, olhando hoje com mais calma, vi que a ponte esta tombada pra esquerda, tipo a lateral da misona esta alta, no talo mesmo, e a da misinha esta baixa

    Johnny_Awake
    Veterano
    # out/12
    · votar


    PguitarMaxx

    é foda quando isso acontece... já tive uma ibanez gio que tinha esse problema na 15 casa da mizinha.. mas leva num luthie, que eles podem verificar isso e arrumar tranquilamente... foi o que fiz quando resolvi colocar cordas 0.10 nela e muitos anos atras hehe...

    abraço cara

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ae galera, tomei coragem e resolvi o problema, eu só regulei a pontee parou de trastejar, eu ia mesmo levar em um luthier, mais liguei no cara e ele tinah viajado por causa do feriadão, mais dps de encher mto o saco dele, ele falo que talvez eu mexendo na ponte eu poderia resolver, e foi tiro e queda, mto obrigado a todos pessoal !

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Johnny_Awake

    pode crer cara, sorte que foi só mexer na ponte da minha

    AndrewG1
    Veterano
    # out/12
    · votar


    deve ser defeito no carinho, leve nun luthier

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    AndrewG1

    Então cara é que ele veio toda desajeitada, os caps vieram tombados, assim como a ponte. A impressão que tive foi que o empregado da strimberg que montou minha guitarra instalou os caps errados, e depois da merda resolveu tombar a ponte pras cordas não encostarem no captador e passar batido rsrs

    Filippo14
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Gente, minha lespa ta trastejando quando eu faco bend na 14a casa da corda sol, isso é algum traste mais alto ou altura das cordas mesmo?

    abracao

    Soultunes
    Membro
    # fev/16 · Editado por: Soultunes
    · votar


    Filippo14

    Pode ser traste, altura das cordas ou braço.

    Faz a pergunta no topico de ajuda do Bertola e do Seiji, mas tentando ajudar aqui...

    Quando ocorre comigo geralmente é braço, mas um quarto de volta no tensor resolve.

    A minha LP estava trastejando mais para o meio do braço, cordas si e mizinha, dei um toquinho de leve no tensor e resolveu.

    Filippo14
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Soultunes

    O foda é que eu tenho a chave do tensor, mas nunca mexi, tenho um leve cagaço mesmo as pessoas falando que é de boa, só nao mexer mais de 1/4 ou 1/2 de volta e nao sei pra qual lado eu faco determinada mudanca

    Soultunes
    Membro
    # fev/16
    · votar


    Tambem tinha cara.

    Ultima vez que levei no luthier todo preocupado, uma guitarra minha estava parecendo um berimbau, horrorosa pra tocar.

    Já cheguei lá meio que pedindo para trocar de calibre de cordas, pq a guita não estava com um braço legal e muito pesada pra tocar.

    E enquanto eu chorava o cara deu um toquezinho de leve no tensor e me devolveu dizendo, veja se assim fica do seu agrado, mudou da agua para o bom vinho.

    Depois deste episódio, passei ter coragem de dar um toquinho de leve e ver se melhora.

    Tenho uma que fiz isto e ainda acho que não ficou legal, nesta não mexo mais, vou levar lá para eles avaliarem, mas em outras que ocorreu a solução foi realmente bem simples.

    Soultunes
    Membro
    # fev/16
    · votar


    e nao sei pra qual lado eu faco determinada mudanca


    Encaixando bem a chave no tensor :

    Girando sentido horario ele aperta e faz o braço ir para cima ;
    Sentido anti horario ele solta e faz o braço ir para baixo.

    Como você reclama de trastejamento, a indicação é de que o braço esteja curvado um pouco para cima, colando a corda no traste, neste caso teu toquinho no tensor seria no sentido anti horario.

    Faz o teste, com menos de 1/4 de volta e testa no braço, se for este o problema você vai ver a solução bem rapido, não é o lance de ter que dar um giro inteiro no tensor, pelo menos nas vezes que precisei fazer foi só um toquinho mesmo, no maximo meia volta,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a guitarra nova, trastejando mto na 13°casa