Sobre desfretamento de guitarras

    Autor Mensagem
    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Scrutinizer


    Quais seriam os possíveis problemas que eu enfrentaria se eu* fizesse isso? Tipo desgaste do braço e duração máxima de cada nota.
    Btw, existem cordas flatwound ou ground wound para guitarra?

    PS.: Eu não sei o termo correto, quando falei isso eu tava lendo coisas em inglês e me veio "fret" no lugar de "traste", e destrastejamento é tirar o trastejamento, certo? Então sei lá. Mas o que quero fazer é tirar os trastes, deu pra sacar, né?

    (*) Não eu, um luthier, eu não tenho habilidades ou ferramentas pra isso.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12
    · votar


    Scrutinizer

    Não entendi direito a dúvida, desculpe, mas você quer transformar ela numa Fretless?

    Se for isso, pelo pouco, que sei, o ideal é trocar a escala inteira por uma desenhada para ser Fretless e não simplesmente "fechar" os cortes onde estavam os trastes.

    Normalmente, as originalmente Fretless, possuem uma escala mais dura, algumas até em metal ou liga de carbono.

    Se fechar os cortes, improvisadamente vai dar certo também, só que aí não saberia responder com relação a desgaste, timbre, duração e etc.

    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Lelo Mig
    Eu sei que fazem isso com baixos e dão resultados aceitáveis.
    Mas imagino que a madeira do braço seja o que faça com que os resultados sejam aceitáveis, e a pergunta é, qual tipo de madeira seria mais adequada? (sei de guitarristas que usam vidro também, mas consideremos apenas madeiras)

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12
    · votar


    Humm....entendi.

    Minha dúvida era só se vc ia "tapar os cortes" ou trocar a escala.

    Olha, não sou Luthier, então prefiro não emitir opinião a respeito, da qual não teria nenhum embasamento técnico para dar.

    Mas, apenas por curiosidade, até vir alguém que entenda do assunto, todos os baixistas que toquei que usavam baixo Fretless a escala era de Jacarandá ou Pau Ferro.

    Aguardemos quem entende...também fiquei curioso.

    Mensonstratosx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Scrutinizer
    por que fazer isso?

    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Mensonstratosx
    Por que não?

    fconde77
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Scrutinizer

    Para retirar os trastes e deixar freetles o cuidado maior é em não marcar muito mais a escala, depois preencher o vão com um filete de madeira ou até PVC (Cartão de crédito por exemplo) e depois no acabamento colocar massa pra cobrir as marcas do traste e lixar a escala pra nivelar ou raiar com oura angulação.
    A madeira apropriada não sei informar, mas acredito que pode ser feito com todas que vemos por ai, apesar que as escalas claras o acabamento fique mais complicado.
    Quanto ao som, usando escala de madeira o som tende a ficar mais opaco já que a resposta sonora da madeira é totalmente diferente da que temos com os trastes, afinal quando "marcamos" uma nota nosso dedo fica dentro da casa e quem dá o "tom" e o contato da corda com traste... já uma fretless a nota e o tom e dado quando marcamos a corda direto na madeira, talvez por isso usem metal e vidro.

    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    fconde77
    Eu só perguntei sobre a duração da nota porque imaginei que poderia ficar mais ou menos como a família de cordas numa orquestra com pizzicatos (notas curtas demais), mas pelo jeito não é um problema, visto que existem guitarristas que usam escala de madeira sem trastes.

    Mensonstratosx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Scrutinizer
    correr um risco desnecessario é fogo, quero saber qual vantagem você ganharia com isso?

    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Mensonstratosx
    As mesmas vantagens de qualquer outro instrumento sem trastes.

    Mensonstratosx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Scrutinizer
    e seriam....

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Eu tenho uma, com escala em ébano, era uma superstrato antigona que transformam em fretles. nao teve nenhum problema, dano ao instrumento nada. Só usar cordas 0.13 e já era.

    dibass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Scrutinizer
    A lógica de madeira das guitarras e baixos é a mesma. Portanto a única diferença vai ser na execução da música em si.
    Quanto à madeira, sempre se é sugerido madeiras mais escuras, como Rosewood, Pau-Ferro e Ipê.
    Madeiras como marfim e maple pode ser danificadas por causa do atrito das cordas com a escala.
    A madeira do braço não sofre influencia por ter trastes ou não.

    Já toquei em uma guitarra defretada, o resultado é fantástico. Tudo bem que eu sou suspeito a falar, por ser um amante do fretless. Fiz isso em um baixo meu e fui muito feliz.

    Eu só perguntei sobre a duração da nota porque imaginei que poderia ficar mais ou menos como a família de cordas numa orquestra com pizzicatos (notas curtas demais), mas pelo jeito não é um problema, visto que existem guitarristas que usam escala de madeira sem trastes.
    é fato que a durabilidade das notas ou sustain, como é chamado, é bem menor que o de um instrumento com trastes.

    De preferencia, encontre um luthier que já tenha feito isso. Para não correr riscos ao instrumento.

    dibass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ptz, que que eu to fazendo aqui??? hehe até breve.

    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Mensonstratosx
    Não ser condicionado à escala de 12 sons, glissandos e vibratos acentuados, coisas assim.
    Obviamente existe também a questão timbrística, som "opaco" e com menor "sustain", mas dependendo da pessoa pode ser uma desvantagem, pra mim é vantagem.

    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    A madeira do braço não sofre influencia por ter trastes ou não.
    Pô, imaginei que como o amortecimento acontece no dedo e diretamente no braço, e não nos trastes, pensei que isso seria uma questão mais crítica.

    Eu não comprei a guitarra ainda, assim que comprar eu vou levar num luthier pra fazer isso. Imagino que existam muitas recomendações para luthiers aqui em rj pelo fórum, vou dar uma olhada.

    Arimoxinga
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Mensonstratosx

    tipo isso:




    Além dessa do Guthrie govan ser muito bonita e tira um som com uma articulação bem diferente, acho que essa é a intenção e principal vantagem! =D

    dibass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Scrutinizer
    Não ser condicionado à escala de 12 sons,
    uma das maiores vantagens é o acesso Às comas. Uma pena que eu não sei usar isso hehe (ainda)

    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Arimoxinga
    Argh, tira isso daí, esse cara é horrível.

    Uma boa dica é David Fiuczynski.

    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Uma pena que eu não sei usar isso hehe (ainda)
    Cara, mas essa é a graça, existem sistemas pra isso, mas não há "padrão", cada um faz de um jeito diferente, uns usam quartos de tons, outros usam just intonation, outros usam coisas completamente diferentes, a questão é experimentar.

    fconde77
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Scrutinizer

    Blz, eu entendio mal a sua pergunta então, mas parte da resposta foi para esclarecer um post acima que falaram que tinha que trocar a escala.

    Quanto a duração das notas não sei bem como ficaria já que nunca me atentei a esse detalhe e os já que instrumentos sem trastes em orquestras, como violoncelo e violino, é comum o uso do arco.

    Quanto a duração das notas não sei dizer... fui até ver no Youtube vídeos de guitarras fretless com escala de madeira pra ver como fica... não vou tecer comentários sobre a duração das notas, mas abaixo vai os links dos vídeos que assisti, veja e tire a suas conclusões.

    Com efeitos:
    https://www.youtube.com/watch?v=Nde_qAk6pKc
    https://www.youtube.com/watch?v=a9guYFg43pg

    Sem efeito:
    https://www.youtube.com/watch?v=3YKeZjR89UI
    https://www.youtube.com/watch?v=BXrMMusTsr8&feature=relmfu

    Keith.Scott
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Keith.Scott
    · votar


    Scrutinizer
    Cara... sempre gostei da ideia!
    Não tive como coloca-la em pratica ainda... mas ainda terei minha Teleca Fretless... se Deus quiser!
    A graça do négocio é essa msm.... criar uma nova concepção de execução em cima do instrumento, e tirar dele um novo som...!

    Saca esse tópico...
    Pode ser que enriqueça esse papo tbm!
    Ajuda Guitarras fretless com escala de metal?

    ;)

    EDIT: Ahhh... procure tbm os trampos de um cara chamado Tim Donahue...! Acho que vc vai curtir!

    dibass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Scrutinizer
    onde eu encontro algum material sobre essas aplicações?

    Scrutinizer
    Veterano
    # out/12
    · votar


    dibass
    Cara, eu não sei, até porque não estudei muito sobre cada uma delas e só tenho uma idéia de como funcionam.
    Mas isso se chama "microtonalismo" (microtonality, microtonal music), dá uma olhada no google que você deve achar mais informação.
    O Just Intonation é o mais aplicado por aí pelo que vi, talvez você queira começar por lá.
    Mas se você quer entender o que tá acontecendo por trás disso você vai acabar se esbarrando em matemática, mesmo que simples.

    Preciso
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Scrutinizer

    Rapaz, não tenho nenhum conhecimento técnico para emitir opiniões, mas...

    porque você não tenta pôr uma escala de metal, igual a do Guthrie Govan, no vídeo acima?

    Ao menos visualmente, fica fenomenal!

    Mensonstratosx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Entendo, deve ser bastante estranho pegar uma guitarra dessas, uma adaptação enorme para tocar, mas visando as vantagens..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre desfretamento de guitarras