Dificuldade com o vibrato

    Autor Mensagem
    Paperheart
    Veterano
    # out/12


    Olá, estou aprendendo guitarra sozinha há alguns poucos meses e estou tendo problemas em fazer o vibrato de pulso. Por mais que faça força ou mexa o pulso, a corda (principalmente se for as 5 e 6) sai muito pouco do lugar.
    Tento fazer um apoio com os dedos anteriores, mas mesmo assim não sai certo.
    Vocês sabem qual o problema? É preciso aplicar mais força ou apoiar o dedo de algum jeito especial para que a corda de mexa mais?
    Se puderem me ajudar, agradeço, é bem difícil, e as vezes desanimador, aprender sozinha, sem muita ajuda.

    ALF is back
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Paperheart
    essa terminologia de "vibrato de pulso" é meio polemica na guitarra...essa tecnica é a mais indicada pra violino, viola e violoncelo, pois são instrumentos sem trastes...entao eles soam bem expressivos...na guitarra a existencia de trastes prende um pouco a mobilidade da nota e esse vibrato soa mais suave...na guitarra, o vibrato de dedo acaba sendo mais expressivo, mais acentuado, sendo mais indicado pra estilos mais agressivos, como o rock/ blues (ai vem um e fala do BB King...ok, sempre teremos exceções)
    entao primeiro sugiro q vc saiba os vibratos q pode fazer...eu acho o de pulso "muito trampo pra pouco resultado"
    mas de qualquer forma, saiba q eles nao surtem muito efeito mesmo...
    sugiro q vc procure sobre os vibratos de pulso, quem sabe nao se dá melhor com eles?

    clebergf
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Vibratos, ah vibratos....xD

    Paperheart

    Bom eu não costumo me apegar muito a forma como estou fazendo, procuro aquilo que é mais confortável e que soa melhor aos meus ouvidos, já tentei seguir essa parada de vibrato de pulso, mas tem algumas regiões que não sai ele e não consigo fazer eles mto fortes qdo uso o pulso, pode ser questão de prática, mas acho que é lega tbm tentarmos fazer a técnica de uma forma que fique mais confortável aplicar...

    Paperheart
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ah, eu consigo ter um efeito muito maior com o de dedo, a corda ganha mais mobilidade. Mas como vejo várias pessoas dizendo que o de pulso é o certo, o de pulso é mais prático, o de pulso blá blá, eu acabei entendendo que o de dedo era tipo um desses 'vícios'. Então não seria nenhuma aberração se usasse o de dedo? Não vejo quase ninguém usar.

    renatoff
    Veterano
    # out/12
    · votar


    tenho 4 anos de guitarra e nunca vi diferença em vibrato de pulso e de dedo... cara, faz do jeito que vc quiser... desde q fique confortavel e o MAIS IMPORTANTE soe como vc quer q soe...

    alv2707
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Não sabia dessas terminologias de vibrato. Legal!!
    Eu só balanço a corda pra cima e pra baixo. kkkkkkkkkkkkkk

    Mensonstratosx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    alv2707
    idem

    caiodorn
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Eu também não tive quem me ensinasse... minha dica é: observe os mestres. Observação é uma ótima aula.

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Paperheart
    De dedo, ou de pulso, tanto faz, ambos estão corretos e tem efeitos diferentes. Eu utilizo ambos os dois. mas se você procura uma pegada "selvagem" de rock e blues eu te aconselho o vibrato de pulso. Tem um exercício que o nosso querido Zakk Wylde (Ex Ozzy Osbourne e atualmente no Black Label Society) passou em um vídeo. O exercício consiste em praticar o vibrato de pulso na 5a casa da corda sol e ir treinando com cada dedo. Lembre-se: Quanto mais dedos você usar atrás da nota que você esta tocando, mais selvagem soará seu vibrato mas, cuidado! Se você exagerar ele sai do tom correto. Ai vai:



    Outra video aula bem legal de um cara brasileiro no Youtube.




    Bons estudos!!!

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ah, e outra dica legal: Para vibratos de pulso e bend, põe seu polegar esquerdo por cima do braço que te facilita a pegada, e te dá a noção de força de forma mais apropriada. Observe o polegar do Zakk Wylde no primeiro video pra você entender. Outra dica interessante é fazer o vibrato com o pulso reto, nunca angulando o pulso, só "torça" o pulso pra um lado e para o outro segurando firme a corda com o dedo.

    ALF is back
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Migs_LesPaul
    pois é...como falei ali em cima, aí q ta a polemica do vibrato de pulso...esse vibrato do Zakk nao chama vibrato de pulso...ou nao deveria...apenas se relaciona a ele no nosso mundo da guitarra...só na guitarra existe esse vibrato...o tradicional vibrto de pulso e q muitos guitarristas usam (normalmente de jazz) é este (aos 1:56)



    Migs_LesPaul
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ALF is back
    Concordo.

    O correto seria dividir por vibrato lateral (violinistas, violão clássico, etc...) e vibrato vertical (Zakk Wylde, guitarristas em geral).

    ALF is back
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Migs_LesPaul
    pois é...o vibrato de pulso na guitarra modela de forma aguda a pressão da corda...ao esticar, dar mini bends, vc faz o efeito usando o pulso...nos instrumentos classicos, nao da pra ficar esticando corda toda hora pq elas são muito mais calibrosas e encapadas...entao o vibrato de pulso deles é o q seria o slide vibrato ou vibrato lateral, como vc falou...
    o vibrato de pulso (da tecnica classica) na guitarra nao surte quase nenhum efeito...o dedo só dança dentro da mesma casa e o efeito se da timidamente pela pressão q acaba variando...numa guitarra escalopada, ele teria mais expressão...é sempre complicado falar em vibrato de pulso aqui no forum pq um ta falando de uma coisa e o outro ta entendendo outra! kkkkk

    Ramsay
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Ramsay
    · votar


    ALF is back

    Só que, na prática, fazer o vibrato de pulso, não é nada fácil.
    Eu só consigo fazer o vibrato de dedo.

    Vinnas
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ALF is back - concordo contigo, o vibrato de dedo é mais efetivo. Tem caras, no entanto, que gostam desse vibrato lateral (é o "de pulso", não?) pq ele soa mais sutil, mais 'violino'. Ex. Allan Holdsworth.

    guitar380
    Veterano
    # out/12 · Editado por: guitar380
    · votar


    bem no meu caso eu costumo ultilizar dedo 1 e dedo 2 pra dar mais apoio no vibrato com o dedo, ja no vibrato de pulso o segredo nao e forca, e vc treinar bastante para adquirir a flexibilidade do pulso. Treine depois vc mim conta como foi. Vibrato d pulso e semelhante ao vibrato d violino e tem um efeito bem bacana. Valeu!

    ALF is back
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Vinnas
    isso ai cara! na verdade nao tem mto pra onde correr, pq tbm existe o vibrato lateral na guitarra q é diferente desse q vc citou! rs
    na minha forma de interpretar, os vibratos "disponiveis" na guitarra são:

    vibrato de dedo: onde o dedo "chacoalha a corda" pra cima e pra baixo, fazendo movimentos verticais...é o mais facil e efetivo (custo beneficio)...vc faz pouco esforço e tem um bom resultado...o vibrato do Zakk Wylde se enquadra nesse vibrato, na minha opiniao, pois independente da acrobacia q vc faz, o resultado é o mesmo, o movimento causa deslocamento vertical na corda...
    exemplo: aos 0:56


    vibrato de pulso: tecnica apurada de instrumentos de cordas classicos (sem trastes)...consiste no movimento do pulso pra deslocar a corda lateralmente e isso gera uma amplitude enorme no vibrato pois cada pequena deslocada lateral num instrumento sem fret soa como pequenas alavancadas na guitarra...é muito efetivo apenas em instrumentos fretless...na guitarra, essa tecnica nao surte um efeito grande pois a corda continua "presa" no mesmo fret...o q da o vibrato dessa tecnica na guitarra é o fato do dedo afundar e soltar na casa conforme o vibrato é feito (um movimento nem vertical e nem lateral, seria um movimento de profundidade)...o resultado é timido, mas soa lindamente em varios estilos "nao rebeldes", como o jazz e alguns blues...pra mim vibrato de pulso é exatamente esse (aos 0:17):


    Vibrato lateral (conhecido tbm como slide vibrato): seria o mesmo principio do slide de pulso, só q pra "resolver" o problema do dedo ficar preso numa casa só, vc faz multiplos slides indo e voltando casas vizinhas da nota...dependendo do quanto vc exagera no alcance dos slides, maior ou menor o efeito...mas apenas nas casas vizinhas ja da um efeito monstramente expressivo...sem duvida o mais expressivo dos vibratos! só q ele pode soar enjoativo demais se abusar! ele nao chega a ser mais dificil, mas da mais trabalho pra fazer do q o slide convencional de dedo...mas é muito legal!

    exemplo (aos 0:05...isto nao é uma propaganda hein =p)


    ai tem os vibratos de alavancas, mas esses são para os fracos =p
    zueira!
    essa é minha opiniao sobre os vibratos...muitos chamam o vibrato do zakk de vibrato de pulso...mas eu acho errado pq o de pulso é o de instrumentos classicos...é mais conveniente inventar outro nome pro vibrato dele (q nao vejo nada demais...é um vibrato normal de dedo)!

    guitar380
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ta valendo meu brother!!! mais o importante e vc se identificar com uma dessas tecnicas, e procurar a q conbine mais com seu estilo, e gênero de musica. tipo por exemplo: acho q nao tem nada ver, o cara tocando um rock fazendo um vibrato lateral ou um vibrato de pulso! ne verdade?

    guitar380
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ta valendo meu brother!!! mais o importante e vc se identificar com uma dessas tecnicas, e procurar a q conbine mais com seu estilo, e gênero de musica. tipo por exemplo: acho q nao tem nada ver, o cara tocando um rock fazendo um vibrato lateral ou um vibrato de pulso! ne verdade?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade com o vibrato