Eu só queria saber solar igual ao Clapton

Autor Mensagem
Migs_LesPaul
Veterano
# out/12
· votar


Clapton, SRV, BB King, Buddy Guy, Muddy Waters, Albert Collins, Albert King e John Lee Hooker são guitarristas ruins pra você? =\

leo2505
Veterano
# out/12
· votar


Pow, falando em SRV & Albert King... A primeira vez que eu vi aquele In Session do SRV & Albert King eu quase chorei vendo, os caras humilharam hehehehe

Felippe Rosa
Veterano
# out/12
· votar


Ramsay
Cara, eu sei disso, mas o que gosto mais nesses caras é que eles não se prendem a técnica como esses que você citou, eles tocam o que eles sentem, aliás, técnica não é o único modo de se avaliar um guitarrista, para mim, os solos de caras como malmsteim soam sem vida, extremamente técnicos e velozes mas sem nada a dizer, talvez o único "fritador" que sabe unir perfeitamente técnica e sentimento é o Vai...
Enfim, para mim não tem graça ficar de fritação se você não se expressa, não toca a alma de quem ouve, não mesmo...

kami_hiey_bakura
Veterano
# out/12
· votar


SRV toca muito mais que todos os outros

esse tópico acaba aqui.

Leomju
Veterano
# out/12
· votar


Ramsay
Eu não sei o que vcs tanto vêem no Eric Clapton!!
Aí que tá... tem coisas que são pra poucos verem mesmo... passa despercebido pela grande massa!
Por isso Clapton é tão refinado!
Procure descobrir o segredo cara, não é esse Fórum que vai te mostrar, procure ouvir música com mais sensibilidade!

Obs: O riff de "River Of Tears" na versão estúdio, é um dos mais emocionantes que já ouvi!

leo2505
Veterano
# out/12 · Editado por: leo2505
· votar


SRV toca muito mais que todos os outros


Tocava, infelizmente agora não mais hehehe

Leomju
Veterano
# out/12
· votar


Migs_LesPaul
Albert Collins
Olha aí, você citou um cara, que me fez querer ouvir Blues pro resto da vida...
Uma lenda das Teles!

Plank
Veterano
# out/12 · Editado por: Plank
· votar


mas, como solista, convenhamos que ele não é nada demais, e os solos que ele faz, ou fez, qualquer um tira sem maiores dificuldades!!



Copiar da primeira tab que acha internet é facil. quero ver compor isso.

-
em relação ao clapton, não há nem o que comentar. uma lenda viva, chegando aos 70 e fazendo show excepcionais ainda. aguardo o dia em que eu achar uma improvisação melhor do que em "Old Love" do 24 nights.

Felippe Rosa
Veterano
# out/12
· votar


Plank
Pois é né cara....
Acho que eu nunca iria compor um blues como Since I've Been Loving you, nunca mesmo.

Led Zé
Veterano
# out/12 · Editado por: Led Zé
· votar


Felippe Rosa
Acho que eu nunca iria compor um blues como Since I've Been Loving you, nunca mesmo.


Cara, sabe que sempre pensei a mesma coisa! Nunca consegueria colocar aquele drama, quase trágico, que dá o clima da música de acordo com a letra. Eu acho fantástico isso no Led. O solo é ótimo, mas é só um detalhe, o conjunto da obra que importa e nisso o Page dá uma aula pra galera.

rhoadsvsvai
Veterano
# out/12
· votar


Plank
pior que a guitarra dessa musica nem é composição , é improvisação pura , e ainda sim é melhor q muita composição...

Plank
Veterano
# out/12
· votar


rhoadsvsvai
de fato me expressei errado, o que eu realmente tentei chamar atenção ao postar essa musica é justamente a musicalidade do page, a maneira que ele desenvolve o fraseado e esse tom dramático da musica.

ah, acredito eu que since i've been loving you foi algo mais pensado, talvez não de fato uma composição, mas não foi apenas uma improvisação. No Wikipedia cita isso:

"Uma das histórias menciona o guitarrista Jimmy Page desistindo brevemente após inúmeras tentativas de gravar o solo. Aparentemente incapaz de conseguir o que queria, ele deixou o instrumento de lado e começou a caminhar pelo estúdio para tentar organizar as idéias. Do lado de fora da área de gravação havia um amplificador desligado, e foi este que ele acabou usando na gravação que ficou famosa. O engenheiro de som Terry Manning considerou o solo "o melhor solo de guitarra do rock de todos os tempos"."

carece fontes, mas acredito que eu que de fato a musica foi mais bem trabalhada pelo page do que um simples improviso.

rhoadsvsvai
Veterano
# out/12
· votar


Plank
sim o solo principal , mas tipo , a musica é cheia de frases de guitarra espalhadas junto com o vocal , que são muito lindas tambem , eu tou falando delas ..

Calime
Veterano
# out/12
· votar


Felippe Rosa

Acho que eu nunca iria compor um blues como Since I've Been Loving you, nunca mesmo.

blues?

kami_hiey_bakura

SRV toca muito mais que todos os outros

Tocava mto, mas perto de kras como B.B. King, Albert King, Buddy Guy e até mesmo o próprio Eric Clapton ele era apenas mto bom. Enchia mto as músicas. Mta técnica, feeling e pegada, musicalidade tbm, mas pecava pelo excesso de notas na minha opinião, o que por vezes enchia um pouco o saco.

Led Zé


Nunca consegueria colocar aquele drama, quase trágico, que dá o clima da música de acordo com a letra. Eu acho fantástico isso no Led. O solo é ótimo, mas é só um detalhe, o conjunto da obra que importa e nisso o Page dá uma aula pra galera.

Concordo plenamente. Uma das músicas mais lindas que já ouvi. Mta gente se apega apenas a nalisar os kras tecnicamente e critica pelo Page ser um kra um pouco sujo, um pouco embolado no timbre, mas se analisarem o som como um todo, verão que o kra tá extremamente acima da média, chegando a genialidade em diversos momentos.

rhoadsvsvai
Veterano
# out/12
· votar


enfim voltando ao topico...

eu tambem , morro de curiosidade pra saber oque se passa na cabeça do clapton quando ele improvisa ... e pra piorar , são muito raras as entrevistas dele e mais raras ainda as que ele fala especificamente de guitarra... geralmente essas entrevistas acontecem quando ele grava um album novo e os reporters das revistas fazem perguntas sobre a gravação , conceito e etc.. e quando fazem pergunta relacionada a guitarra , é sobre timbre e equipamento pqp!

eu quero saber oque o cara tem a falar sobre a guitarraa porra! :(

o unico video q vejo ele falando de guitarra , é um dos anos 60 ainda com o cream q ele fala do woman tone

Led Zé
Veterano
# out/12
· votar


Calime
blues?
HAHAHA! Aí é que tá! É um blues! Repare no tempo! É um blues bem lento, e o Page inseriu uma melodia pra dar dramaticidade ao som!

kami_hiey_bakura
Veterano
# out/12
· votar


Mta técnica, feeling e pegada, musicalidade tbm, mas pecava pelo excesso de notas na minha opinião, o que por vezes enchia um pouco o saco.
...

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Eba!!! Mais um tópico recheado de comparações de vários guitarristas wanna be com todo mundo se de-gladiando, querendo provar que o seu gosto pessoal é melhor do que o gosto alheio. Maravilha!

TheRover
Veterano
# out/12
· votar


Ramsay
O Jimmy Page, como solista, é um tremendo ritmista, ele tem riffs de ritmo que nenhum ritmista de guitarra conseguiu igualar, mas, como solista, convenhamos que ele não é nada demais, e os solos que ele faz, ou fez, qualquer um tira sem maiores dificuldades!!


Beleza, tira lá pra mim o solo de Dazed and Confused ao vivo no MSG então.

Calime
Veterano
# out/12
· votar


kami_hiey_bakura

Kra, vc deu sua opinião e eu a minha, não é pra concordar ou discordar, faça o que quiser...eu apenas disse o que acho sobre o kra.

Led Zé

Sim, mas não se pode afirmar que é um blues apenas pelo ritmo. No meu entender são usados mtos elementos que não são naturais no gênero. Tem sim uma grande influência de blues, mas não é um blues.

Calime
Veterano
# out/12
· votar


renatocaster

Eba!!! Mais um tópico recheado de comparações de vários guitarristas wanna be com todo mundo se de-gladiando, querendo provar que o seu gosto pessoal é melhor do que o gosto alheio. Maravilha!

Pode ficar tranquilo pq o tópico tá tranquilaço, galera trocando idéia numa boa sobre os guitarristas citados. Tudo isso é apenas questão de análise pessoal e crítica sobre os mesmos.Ao menos eu não estou tentando provar nada pra ninguém, estou apenas dando minha opinião sobre o assunto e os guitarristas.

conandrade
Veterano
# out/12
· votar


O grande lance do Clapton, na minha opinião, é o domínio do Tempo. Seus solos não costumam ser dificeis de tirar... mas a execução... a precisão, o estilo, o tempo que cada nota dura - sem contar o valor delas;... isso é muito único no Clapton. "Parece fácil mas não é". E não existe ninguem como ele!

O David Gilmour até tem um estilo parecido... mas dá pra diferenciar um do outro, de bem longe.

O Jimmy Paige... bem, acho que está alguns anos luz a frente do Clapton, por não ter se limitado a ser um guitarrista "apenas" de blues/rock. Acredito que o conhecimento musical que o Jimmy Paige incorporou em suas músicas, é bastante vasto, em uma comparação meio idiota com o Clapton. O Jimmy Paige fez sucesso em uma banda de rock pesado que, além de blues e hardrock, tinha bandolim, violão e 300 composições fodas para vários estilos.

Isso... por que antes de tudo, era "O guitarrista de estúdio" da época...

Demorei um bom tempo da minha vida pra entender que o Jimmy Paige, é realmente um ponto fora da curva no Rock. Assim como Clapton dentro do Blues.

Geist
Veterano
# out/12
· votar


Pra mim a maior influência atualmente é o Kirk Hammett.

Led Zé
Veterano
# out/12
· votar


conandrade
Falou tudo.

Spect
Veterano
# out/12
· votar


Desvirtuando um pouco, mas se for para citar o Clapton, esses dois outros também devem ser citados:



kaleo.
Veterano
# out/12 · Editado por: kaleo.
· votar


algumas coisas são relativas


renatocaster
Moderador
# out/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Calime

Pode ficar tranquilo pq o tópico tá tranquilaço, galera trocando idéia numa boa sobre os guitarristas citados. Tudo isso é apenas questão de análise pessoal e crítica sobre os mesmos.Ao menos eu não estou tentando provar nada pra ninguém, estou apenas dando minha opinião sobre o assunto e os guitarristas.

Minha crítica foi ao rumo que o tópico tomou como um todo, não critiquei ninguém isoladamente. Mas tudo bem, eu só acho (minha opinião apenas) que a coisa perde o fio da meada quando entra no mérito das comparações. Acho bacana citar as qualidades, virtudes, e até defeitos de um determinado guitarrista analisando-o individualmente, e não em detrimento a um outro guitarrista. Por exemplo, nesse tópico aqui eu vi comparações bizarras (apenas minha opinião, novamente) do tipo Zakk Wylde x Eric Clapton, Jimmy Page x Malmsteen, etc. Ou seja, começa uma comparação com guitarristas de universos distintos, que nem estão inseridos no mesmo contexto, guitarristicamente falando.

O post do conandrade foi um bom exemplo para uma boa discussão. Primeiro ele citou as características do Clapton, suas virtudes e qualidades e depois fez uma comparação "aceitável", digamos assim, pois comparou Clapton a um outro guitarrista do mesmo "universo" que está inserido, ou pelo menos bem parecido. E ainda soube descrever muito bem os motivos pelos quais ele considera o Page melhor que o Clapton.

Enfim, eu acho que são posts assim que enriquecem bem a discussão, mas é uma pena que nem todo mundo tem essa sensatez.

Lu_Soares
Veterano
# out/12
· votar


Spect
Ouço muito Jeff Beck, em questão de estilo ele realmente tem um diferencial. Comparações são bem complicadas, mas o legal é ser receptivo há varios estilos e técnicas, eu ouço de tudo e procuro trazer algum aprendizado dentro dessas variações no meu som, na boa e tranquilo.

kaleo.
Veterano
# out/12
· votar


Copiar da primeira tab que acha internet é facil. quero ver compor isso.
o tópico já deveria ter sido fechado -.-

Calime
Veterano
# out/12
· votar


renatocaster

Ok, vc tem sua opinião. Não acho que da forma que está sendo o debate haja algum tipo de insensatez. Na verdade qdo falamos e chegamos a comparar alguns guitarristas não é desmerecendo o guitarrista ou admirador, e sim dizer o que gosta ou não. Não vejo problemas nisso. Mas cada um tem sua opinião (ótimo isso). Vida que segue....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eu só queria saber solar igual ao Clapton