Luthieria, projeto Les Paul

Autor Mensagem
LucasLongo
Veterano
# out/12


bom gente

depois de anos tocando todo tipo de música em instrumentos inadequados decidi construir minha própria guitarra

Já me decidi por uma les paul porém encontro alguns problemas com medidas

se alguém puder me ajudar ficaria muito grato

-Qual a angulação do braço em relação ao corpo?

-Qual a espessura do braço?

-Qual a espessura do corpo (no centro)?

-Alguém sabe onde posso conseguir bons materiais em Porto Alegre?

-Alguém sabe onde conseguir as madeiras corretas em Porto Alegre?

-O braço deve ser colado ou parafusado?

-Onde arranjo um tensor e qual o modo correto de instalá-lo?



Como ainda nem comecei, gostaria da compreensão de todos, nunca fiz algo do tipo e estou disposto a comprar os melhores materiais e levar quanto tempo for preciso para que a guitarra fique perfeita!

LucasLongo
Veterano
# out/12
· votar


ngm pra ajudar?

Velvete
Veterano
# out/12 · Editado por: Velvete
· votar


LucasLongo

Rapaz, com tantas dúvidas, porquê vc não escolhe um projeto mais fácil?

Sem querer te frustrar, claro...

LucasLongo
Veterano
# out/12
· votar


tipo uma baqueta?

Velvete
Veterano
# out/12
· votar


LucasLongo

... pelo visto vc não vai conseguir muita coisa dessa forma.

Boa sorte.

Delson
Veterano
# out/12
· votar


LucasLongo
http://luthieriadiy.blogspot.com.br/search/label/Downloads

Aqui está a resposta para a maioria de suas perguntas.

Keith.Scott
Veterano
# out/12
· votar


LucasLongo
Amigao.... é mais facil pegar uma guita (ou várias), e meter a cara em medir cada pedaço minuciosamente!
Vai dar trampo...! Mas é mais do que alguem te passar um "tutorial" exato de como fazer!
Cada projeto é um projeto... nem sempre são pardão!

Boa sorte! ;)

LucasLongo
Veterano
# out/12
· votar


já pensei em tirar as medidas, mas n conheço ngm q tenha uma les paul e acho q os caras da loja n iriam curtir alguem medindo a guitarra inteira hehe

Keith.Scott
Veterano
# out/12
· votar


LucasLongo
Então aproveita o link que o Delson postou!!!
Deve te ajudar bastante!

joao b.
Veterano
# out/12
· votar


LucasLongo

Não é querendo te frustrar, mas analisando o que você disse:

e estou disposto a comprar os melhores materiais e levar quanto tempo for preciso para que a guitarra fique perfeita!


...eu pensaria em comprar uma boa guitarra, já prontinha pra tocar!

Gosta de lespaul? Alguma dessas deverá resolver o seu problema:

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars.aspx


Se mesmo assim não encontrar uma que te agrade, que tal encomendar uma com um bom luthier?

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


Keith.Scott
Cara, construir uma guitarra é algo muito mais complexo do que você está imaginando. Pelas suas perguntas, você não entende praticamente nada de luthieria certo?? Na minha opinião, você vai jogar um monte de dinheiro e material fora. É muito melhor pagar 4 ou 5 mil em uma guitarra feita por um bom luthier, você vai ter um baita instrumento, pro resto da vida. Não sei se posso citar nomes, mas tem um ótimo luthier ai na região sul, que faz as guitarras do De Ros, dá uma pesquisada e entra em contato com ele, que você não vai se arrepender...

LucasLongo
Veterano
# out/12 · Editado por: LucasLongo
· votar


meu maior problema é onde conseguir a madeira certa

sr. das caravelas
Veterano
# out/12
· votar


Seu maior problema está longe de ser onde conseguir os materiais...

Mas de toda forma, boa sorte.

LucasLongo
Veterano
# out/12
· votar


ngm de porto alegre conhece um bom lugar para comprar madeira?

renatoff
Veterano
# out/12
· votar


cara ta td mundo falando q n da certo construir uma guitarra... eu mesmo ja tive essa ideia mas vi q era besteira...
se vc quer mesmo uma guitarra "personalizada" manda um luthier fazer e diz pra ele como vc quer. apesar de q eu recomendo comprar uma na loja....

Led Zé
Veterano
# out/12
· votar


Desencana, vei...Se quiser montar uma Lespa, compre as peças separadas. Mesmo assim, sem experiência nenhuma, pode dar muita merda.

Quem aqui se lembra do Joel ESP?

Velvete
Veterano
# out/12
· votar


renatoff

Certo até dá. Só que não é fácil e os resultados nem sempre são dentro do esperado.

Les Paul então...

Keith.Scott
Veterano
# out/12 · Editado por: Keith.Scott
· votar


brunowebguitar
Eu não entendo????? o.O
Vc tá direcionando sua reposta pra pessoa errada, cara...!

Não sou eu que estou querendo construir uma lespaul..... é o LucasLongo!!!!
(A minha soloist tá prontinha aqui, e perfeita..... eu e meu pai acabamos em 2005!!! ;])

Prestenção, rapá!!!! hauioaHAIh =PPP


Não sei se posso citar nomes, mas tem um ótimo luthier ai na região sul, que faz as guitarras do De Ros, dá uma pesquisada e entra em contato com ele, que você não vai se arrepender...

Peruzzo Custom Guitars, é o nome!!!!

;)

kiki
Moderador
# out/12
· votar


LucasLongo
cara, se voce pretende construir uma guitarra sozinho tem que ter mais iniciativa e jogo de cintura.

-Qual a angulação do braço em relação ao corpo?
-Qual a espessura do braço?
-Qual a espessura do corpo (no centro)?

ou seja, voce nem sequer encontrou algum desenho ou medidas da guitarra. se pesquisar por aí vai encontrar desenhos completos de varias guitarras tradicionais.

-Onde arranjo um tensor e qual o modo correto de instalá-lo?
o modo de instalar depende do modelo do tensor.
pra comprar, pode ser no ML, no ebay, no stewmac, ou em lojas de peças de guitarra na sua cidade.
tanto tensor como qualquer outra peça necessaria.

-O braço deve ser colado ou parafusado?
como voce quiser que seja.

meu maior problema é onde conseguir a madeira certa
não é nao. a madeira é o menor dos problemas. é que voce ainda não vislumbrou o tamanho da encrenca.

e estou disposto a comprar os melhores materiais e levar quanto tempo for preciso para que a guitarra fique perfeita!
desculpa, mas nao vai ficar perfeita nunca.
a primeira guitarra voce faz pra aprender (assim como qualquer outra primeira vez). sempre vai dar alguma coisa errada.
gaste menos dinheiro comprando tudo do bom e do melhor; compre do bom, e gaste mais tempo pesquisando e lendo ao inves de perguntar e ficar sentado esperando.

- existe o topico oficial de luthieria do seiji e do bertola. é enorme, tem muita postagem, mas se voce der uma lida vai ajudar muito.

- existem milhares de blogs sobre luthieria (como o postado acima). se voce tivesse lido algum deles nao teria metade dessas duvidas.

- existem inumeros sites sobre construção de guitarras. alguns:
www.projectguitar.com
www.guitarbuild.com
www.buildyourguitar.com

- existe muito material solto por aí. eu já vi aqui nesse forum uma pasta 4shared com muito material excelente sobre o assunto, suficiente pra qualquer pessoa começar do zero e sair com uma guitarra pronta.

Velvete
Rapaz, com tantas dúvidas, porquê vc não escolhe um projeto mais fácil?
eu tambem acho. minha opção foi uma telecaster, que é beeeeeem mais simples.

renatoff
cara ta td mundo falando q n da certo construir uma guitarra... eu mesmo ja tive essa ideia mas vi q era besteira...
dá, mas tem que ser mais realista. nao vai ficar perfeita, e nao vai ser facil.

Velvete
Veterano
# out/12
· votar


kiki

Cara, eu não sei se vc sabe mas o meu projeto Telestrato (postei até um tópico aqui) foi inspirado também na sua Telekiki.

Abraços

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


Keith.Scott
Mal cara, cliquei no nick errado, era pra ele mesmo!!! Kkkkkk e o nome é esse mesmo, o Peruzzo é fera, e não cobra os olhos da cara !!!!!

Slash Hammett
Veterano
# out/12 · Editado por: Slash Hammett
· votar


Pera aí, pelo o que eu entendi, você mesmo quer por a mão na massa e construir a guitarra? É isso mesmo? E, apesar da sua pouca idade, depois de anos tocando todo tipo de música em instrumentos inadequados você vem em um fórum peguntar se o braço de uma Les Paul deve ser colado ou parafusado? Velho... vai com calma. Pelas suas dúvidas básicas você não deve conhecer muito sobre construção de instrumentos. Se aventurar no projeto (de uma LP ainda por cima) não tem muita lógica.
Com todo respeito, repensa essa ideia aí. Se ainda assim quiser uma guitarra custom vá a algum bom luthier e encomende o instrumento do jeito que você quer.

LucasLongo
Veterano
# out/12
· votar


meu objetivo é me ocupar, e escolhi construir uma guitarra e curti a les paul!
se vai dar certo? Não sei, mas o que me importa é a tentativa!
Se puderem me ajudar obrigado, se não, por favor, não tente me fazer mudar de ideia, pois estou decidido a seguir com o projeto!

Velvete
Veterano
# out/12 · Editado por: Velvete
· votar


LucasLongo

Eu te apoio!!!

Aguardamos fotos do passo a passo.

Abraços

LucasLongo
Veterano
# out/12
· votar


com certeza, já estou por conseguir a madeira, semana q vem provavelmente já inicio!

Slash Hammett
Veterano
# out/12
· votar


Bom, se você possui disponibilidade de tempo e principalmente dinheiro e realmente tem vontade de fazer isso, que seja. Vá em frente e não se esqueça de voltar aqui para mostrar-nos o resultado final.
Boa sorte.

Metallover1000
Veterano
# out/12
· votar


O importante eh tentar, mesmo que va a dar m*rd4.. Bom, tenho 15 anos e ja tens uns dois anos que venho estudando isso, acho que vou começar com uma Cigar Box Guitar, aqui onde eu moro tem umas madeiras boa, vai ser facil consegui-las, depois me aventuro em algo mais dificil. ^^, tenho vontade de uma SG hehe..

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


LucasLongo

o problema não é achar um projeto com os números reais, uma les paul é um modelo padrão que dita padrões....

a dificuldade vai ser passar os número para a matéria e sair o resultado como uma fábrica faz padronizadinho e sem falhas (lembrando que mesmo em uma fábrica alguns exemplares são rejeitados).....

a lespaul no meu ponto de vista é o modelo sólido mais complexo de ser fabricado (dai a soberania da gibson com relação a fender na minha opinião, naturalmente são instrumentos totalmente diferentes e não haveria nem o porque de comparação pois são focos diferentes, mas quando você analisa o termo construção a diferença de capricho e primorosidade é brutal a favor da gibson), não fabrico instrumentos mas sou um cara extremamente curioso por esse assunto então já pesquisei bastante sobre isso.....

pontos a serem considerados para construir o instrumento para que valha a pena o gigantesco trabalho e se tenha um resultado digno (no meu ver)

1 - escolha da madeira, você precisa saber escolher uma peça que esteja bastante seca (principalmente para o braço) para que não haja torções e empenamentos exagerados, o instrumento TEM que ser estável, fazer uma boa escolha requer experiencia portanto eu sugiro que pesquise bem sobre isso.....

2 - emendas, dificilmente você encontrará uma prancha que caiba um corpo inteiro, então você terá que usar duas (ou mais) peças de madeira para fazer o corpo e a tampa.... as fabricas fazem essas emendas com prensas, no seu caso você deverá usar morsa para fazer a pressão, é importante que as emendas sejam muito bem feitas se não as partes deslocam com o tempo o que não é desejável.....
o mesmo para o braço, caso você não ache um bloco comprido o suficiente para fazer o corte com o headstock já inclinado, deverá fazer uma emenda em diagonal no fim do braço e colar a escala por cima....

3 - escala, deixar a prancha de madeira perfeitamente plana para que seja colada de forma correta sobre o braço e o tensor, curvar a escala a seu gosto com cuidado para não lixar madeira demais, divisão dos trastes... muita atenção nessa hora pois qualquer culionésimo errado na medida o instrumento não vai afinar nem por decreto, se for marcar a escala com os blocos tradicionais da lespaul muito cuidado na hora de escavar a escala para tirar apenas a quantidade necessária de madeira.....

4 - junção do braço com o corpo, pesquise muito sobre como proceder nessa parte pois em uma lespaul o braço não é reto com relação ao corpo, existe uma angulação, se vai parafusar ou colar, eu sugiro parafusar por ser algo menos complicado e não é algo que prejudica a qualidade, claro que braço colado é o glamour para uma les paul, mas no parafuso você anula o risco de muita dor de cabeça.....

5 - shape da tampa..... fazer isso na mão é triste velho, tome cuidado se não você mata a aparencia do instrumento.....

basicamente acho que é isso....

e o maior dos conselhos... quando se fabrica instrumentos o seu melhor amigo é o paquimetro.... a cada passo dado confira com o paquimetro... construção é número .... olhômetro é coisa de brasileiro preguiçoso... a grande dificuldade em se construir o instrumento é estrutura... caras que talham madeira e fazem instrumentos fantásticos com o minimo de ferramentas se conta nos dedos acredite....

se isso sair bom acredite, fazer uma replica de fender ou ibanez vai ser fichinha pra voce....

sr. das caravelas
Veterano
# out/12
· votar


"meu objetivo é me ocupar, e escolhi construir uma guitarra e curti a les paul!
se vai dar certo? Não sei, mas o que me importa é a tentativa!
Se puderem me ajudar obrigado, se não, por favor, não tente me fazer mudar de ideia, pois estou decidido a seguir com o projeto!"

Ai eu gostei hein, hahaha! Isso aí, vá em frente rapaz e mostre-nos os resultados...
Quem sabe daqui uns tempos não encomendo uma Lespa contigo, rs.

DogMan
Veterano
# out/12
· votar


Que tal começar com um KIT da GFS?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Luthieria, projeto Les Paul