Projeto Jackson Soloist 2.0 (Luthieria)

    Autor Mensagem
    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/14


    Olá amigos, boa noite.

    Neste tópico gostaria de iniciar uma saga à respeito de uma mudança grande que farei em uma de minhas guitarras. No início deste ano, peguei com meu brother Alisson Zakka uma guitarra RÉPLICA da Jackson soloist.


    Gostei muito desta guitarra à primeira vista, pois vi muito potencial nela. Escala em ébano, lindos inlays, construção neck-through, braço ULTRA confortável, ferragens douradas, lindíssima. Porém no entanto, percebi que uma boa parte de suas peças necessitavam de troca. Os captadores são horríveis. Sei disso porque usava eles em outra guitarra que tive antes (Os captadores não são os originais dela, que imagino que devam ser ruins também), botei nesta guitarra apenas como solução temporária. O nut não esta fechando e está causando um trastejamento. A Floyd Rose dela é o modelo de Floyd Rose mais simplório e fraco que equipa as guitarras chinesas. Consequentemente, a guitarra não estava segurando afinação, a captação não fazia jus ao som real do instrumento, as oitavas não estavam bem reguladas e trastejada em alguns pontos por causa do nut.

    Fotos da guitarra:

    Inteira

    Inteira

    Headstock

    Ponte + Captadores

    Nut + Inlays

    Trastes + Inlays

    Junção braço neck-through

    Tarraxas + Headstock

    Ponte atual

    Resolvi então, separar umas economias e encomendei para esta guitarra algumas peças pois queria fazer-lhe renascer e ser uma grande guitarra pelo potencial que a mesma tem. Pensei por algumas semanas e cheguei à algumas peças com bom custo benefício e com boa qualidade que encomendei:

    * Captadores Malagoli HB6 - Já utilizei estes captadores no passado. São simplesmente fantásticos. Super versáteis, com coil split e uma saida equilibrada, levemente alta. Gosto muito deste par de captadores também pelo seu visual que se assemelha muito com os Dimarzio Paf Pro, que para mim são maravilhosos.

    Sound HB6

    Sound HB6

    * Ponte Floyd Rose Eden - A Eden é uma marca que já conheço a alguns anos e gosto MUITO dos produtos deles. Eles fabricam uma ponte, que visualmente é igual a uma Gotoh. Ela tem alavanca tipo "Push-In" e uma construção mais robusta. Muito superior as pontes FR convencionais que são vendidas na china e equipam as réplicas. A ponte já vem com Locking Nut dourado 42mm. Felizmente esta ponte possui a distancia de 74mm do encaixe dos pivos e todas as outras medidas importantes condizentes com as da guitarra.

    FR Eden

    FR Eden

    FR Eden

    * Molduras douradas - Bem, como a idéia era fazer a guitarra branca com ferragens douradas, em referência a um grande mestre que tenho na guitarra que é o Richie Sambora, decidi adquirir estas molduras também. Por serem de liga metálica ao invés de plástico, imagino que devam ter uma maior durabilidade.

    Gold Mounting Rings

    * Chave SPST - Como os captadores do Erico Malagoli possuem quatro fios, vi a possibilidade do Coil Split, que nesta guitarra traria uma boa versatilidade a mais. E diferente do Push Pull, para mim o split através de uma chave é mais veloz durante uma performance.

    SPST Switch

    Bem, é isso, vou equipar estas partes na guitarra, mandar para um bom luthier depois para passar por uma boa regulagem. Ao longo do processo postarei as fotos aqui e no final um vídeo com o demonstrativo da guitarra. É isso aí amigos, espero contar com a ajuda e os comentários de vocês por aqui.

    Um abraço!

    Delson
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    R. Carvalho
    Issae, brother! Vai fundo no projeto! Estamos acompanhando.

    Jhonaton
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    R. Carvalho

    Que guitarra linda! Arruma as capinhas cromadas para os captadores, acho que a malagoli vende, só lembra que o som vai ficar com um pouco menos de agudos, mas da uma encorpada. Parabéns brother eu queria ter sorte assim.

    krixzy
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Se a madeira for boa, e for bem construída vai ficar top.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Delson
    Fala meu caro!
    Fechou, acompanha aqui que vai ficar maneirassa :)
    Jhonaton
    Valeu cara! Mas eu quero ela justamente sem os covers cromados, acho feio paf fechado nesse tipo de guitarra. Um dos motivos de ter comprado estes captadores com polos hexa foi justamente pelo visual que gosto muito!
    krixzy
    A madeira é boa sim. A guitarra desplugada tem um som bem bonito. Com estes captadores meia boca que ela está, ela já mostra potencial. Com os HB6 que são bons captadores, tenho certeza que vai melhorar muito!

    Nefelibata
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    R. Carvalho

    Poxa, a guita é linda! Acho q merece um upgrade!

    Fiquei curioso nessa ponte. Eu tenho uma Gotoh e é idêntica. Sabe me dizer q se essa eden segura mesmo afinação? De que materiais é feita?

    Pela foto o bloco parece ser zamac ou pot metal (liga de zinco, estanho e afins), correto?

    abraço

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Nefelibata
    Cara, não sei o material. Mas já tive uma a uns anos atrás, que por não ter dinheiro para acabar um outro projeto, acabei vendendo para o Rodrigo Torresmo aqui do Forum! Ele usou num projeto que ele fez, e confirmou minhas suspeitas de que a ponte era excelente. Conversei com outro colega luthier que já teve experiência com esta mesma ponte e me disse que é o melhor custo benefício da china disparado, sendo melhor que pontes como FR Special!

    Cara, fiquei com dó de deixar esta guitarra com peças fuleiras e decidi gastar um trocado a mais. Principalmente quando achei esta ponte, que custa mais do que o dobro destas chinesas mais simples. Além da estabilidade, prezo muito pela alavanca push in que pode ser apertada ou afrouxada com uma chave allen. Alavanca de rosca me dá nos nervos! heheheh

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Frente

    Captadores

    Chegaram as molduras douradas da China! :D
    Tem os captadores também da Malagoli, então instalei já, para testa-los. Lindo som dos captadores, gostei MUITO mesmo. Só ta foda que por causa do nut atual e dessa ponte lixo a afinação da guitarra não segura, e as oitavas não tão legais. Acho que trocando o nut e a floyd e regulando resolve, espero eu, pq o som da guitarra ta foda!!!

    krixzy
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho
    Se ela tiver um pouquinho do som de uma Jackson autentica com certeza soa bonito, grava um sonsinho ai pra gente, a guitarra ta linda.

    As guitarras Jackson, pelo menos as mais recentes, mesmo da classe de entrada da marca, tem uma construção excelente, oitavas afinando perfeitamente com sobra nos carrinhos da ponte, alguns tem preconceito por elas serem fabricadas na Índia, apesar da ponte e captadores não ser tão legal, tenho uma da serie JS, depois que troquei um dos captadores, ela soa incrível, um conforto maravilhoso pra tocar, ação das cordas a 1cm, e nem precisei levar em luthier pra alinhar trastes nem nada, a guitarra já veio no ponto, penso em fazer um upgrade nela como vc está fazendo nessa ai, coloca uma ponte top, caps seymour. Acho que vai ficar muito top.

    Delson
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho
    Tá bonita demais, hein? Muito bacana mesmo!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Projeto Jackson Soloist 2.0 (Luthieria)