Até onde o equipamento interfere no som do Guitarrista (duvida de amador)

Autor Mensagem
Vinibsm
Veterano
# set/12


[b]desculpem esse tópico tão amador,sei que existem milhares de tópico sobre qualidade e equipamentos. Mas como aqui ninguém se entende e nunca se chega em um consenso real.

Sabemos que: quem faz o som é o guitarrista.mas amplificadores,cabos,guitarras,captadores,pedais dentre outras coisas ajudam a modificar e personalizar o som que é tocado.

Quero saber até onde vai essa interferência,porque,existem vários tópicos sobre o melhor equipamento, a melhor guitarra e etc,resumindo ...

O som de quem toca com um captador cabrera é muito inferior que oque toca com um seymour duncan?
A mesma coisa com um amplificador warm music comparado com um marshall.etc

É possível tirar um som profissional usando um equipamento digamos inferior ?ou pra ser profissional é necessário mesmo comprar e usar equipamentos top de linha?

Não sei se compreenderam oque eu quis perguntar mas isso está tirando meu sono.o medo da qualidade do meu som ser ''diminuída'' por usar um equipe mais barato.

Desculpa o testamento mas é que temi não ser entendido.[/b]

Spect
Veterano
# set/12 · Editado por: Spect
· votar


Vai interferir quando você tiver um objetivo e não conseguir atingir ele por causa do equipamento.

Frank Zappa já gravou com amplificadores Pignose, Jimmy Page já usou guitarras Danelectro, etc. São equipamentos que, fora do contexto em que foram usados seriam ruins, mas foram usados com um objetivo: ter aquele som específico.

É óbvio que se você tentar tirar som de Marshall com Warm Music vai ficar uma merda completa, mas tentar tirar som de Marshall Plexi com um Fender Twin também não vai dar muito certo. Você tem que se preocupar em conseguir extrair o que o equipamento oferece, enquanto se concentra em aprender a tocar. O resto é resto.

Practus
Veterano
# set/12 · Editado por: Practus
· votar


Vinibsm

Presinto que o tópico pode ser fechado em breve pois o tema é mais que recorrente, mas...

...Claro que quem faz o timbre é o guitarrista, ou melhor, a técnica do guitarrista. Imagina um Stevie Ray Vaughan tocando com uma guitarra Eagle, com cabos genéricos... Ele ainda soaria como SRV, e o timbre dele estaria uns 80% próximos do que ele conseguia com o equipamento dele... mas chega um ponto onde o equipamento impede que o guitarrista execute técnicas mais complicadas (imagina em Clapton tentando dar bends de 2 tons e 1/2 no solo da música "While my guitar gently wheeps" em uma guitarra que não segura a afinação nem a pau? Pois é... não rola!

Assim, chega um ponto onde você precisa de um equipamento de melhor qualidade para continuar progredindo em seus estudos (quem disse isso não fui eu... foi o Clapton em uma entrevista que ele deu há alguns anos)...

... mas não diria que um estudante só poderia começar a estudar com um equipamento top... isso é gradual... a medida que você sente que o equipamento não está mais ajudando o seu desenvolvimento, é quando se torna necessário partir para algo melhor... a um ponto onde você irá acabar tendo equipamentos de ponta para poder soar exatamente como você quer!!

Vinibsm
Veterano
# set/12 · Editado por: Vinibsm
· votar


ENTÃO ANTES QUE APAGUEM O TÓPICO VOU APROVEITAR.

[b]Practus
guitarra que não segura a afinação nem a pau? Pois é... não rola![/b]

MAS SE A GUITARRA ESTIVER BEM REGULADA ?POIS OQUE VEJO AQUI NO FCC É ASSOCIAR GUITARRAS BARATAS A MÁ QUALIDADE. POR EXEMPLO EU TENHO UMA RX -20 DA CONDOR,BOA PRA COMEÇAR,ELA FOI REGULADA E SEI QUE É PRECISO FAZER REPAROS NELA.

É POSSÍVEL COM UMA GUITARRA DESSA FAZER UM SOM PROFISSIONAL?
OU NO FUTURO TEREI QUE COMPRAR UMA FENDER?

OUTRO EXEMPLO
PEDAL DE WAH WAH:TENHO UM MUITO BOM O HELLBABE DA BEHRINGER
MAS SEI QUE O MELHOR É O CRU BABY DA DUNLOP.
POSSO FAZER UM SOM DE QUALIADE(TOCAR EM SHOWS,GRAVAR,ETC) USANDO O HELLBABE? OU TEREI QUE COMPRAR O DA DUNLOP?

CAPTADORES MALAGOLI,CABBRERA,ENTRE OUTROS PODEM SER USADOS PARA TOCAR PROFISSIONALMENTE?
OU TENHO QUE APELAR PROS SD,EMG ETC?

É MAIS OU MENOS ISSO QUE QUIS PERGUNTAR.


____________________________

EDITADO PELO MODERADOR

2. Respondendo tópicos
2.4. Não use LETRAS MAIÚSCULAS em toda sua resposta.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# set/12
· votar


Vinibsm

Se sua guitarra Condor e seu wah te dão o som que você quer e você se sente satisfeito com isso, e se você gosta do resultado final, não vejo problema em usar isso profissionalmente.

Na minha opinião, o equipamento deve ser trocado ou melhorado quando o cara sente que não consegue mais tirar o seu som do equipo, ou quando ele sabe que vai conseguir resultados melhores e que vão agradar mais se tiver um equipo melhor. Ou quando o equipamento atual realmente atrapalha, como uma guitarra que desafina, um captador que apita, um pedal que faz ruído demais, cabos que dão problema, etc.

sebber
Veterano
# set/12
· votar


Vinibsm, não precisa usar caixa alta, é contra as regras inclusive.

Sobre o assunto do tópico, cara, aconselho a usar a busca e ler bastantes, pois cada vez que esse assunto é discutido vai ficando mais superficial, como a minha resposta.

vintagentleman
Veterano
# set/12
· votar


Vinibsm

Acho que o cara sendo um guitarrista a partir do razoável um bom equipamento já ajuda muito...

No seu exemplo, de um pickup Cabrera para um Seymour ou outros melhores (sim eles existem e não são poucos, aprendi com o MMI), a diferença é mínima numa guitarra bem ajustada.

É possível tirar um som profissional usando um equipamento digamos inferior ?

O Jack White faz isso o tempo inteiro, ele é um experimentador... Só que ele sabe tocar um pouco rsrsrs

O que faz diferença mesmo é um bom ampli. Aí você sente mesmo...
No resto você vai gastando um dinheirão para melhorar um pentelhezimo rsrsrs

Isso não é à toa, as empresas de gear musical não faturam com artistas e sim com aficionados amadores como eu, gente apaixonada e sonhadora, hobbistas etc.

Abraço

Vinibsm
Veterano
# out/12 · Editado por: Vinibsm
· votar


Meu exemplo em relação a esse assunto é o GILNEY PARSON, o cara é profissional,toca muito,e usa um set com pedais não muito conceituados,muitos de plástico.

http://www.youtube.com/watch?v=jQ9BLLKPKps

esse video gerou muita polemica entre os guitarrista,muitos insistindo para que ele pare de usar os tais pedais da behringer.Mas já comprovei que ele tira um som exelente usando esses pedais.

Por isso realmente acredito que no fim das contas o predominante é o guitarrista mesmo.

Charles de SOusa
Veterano
# out/12
· votar


Cara, eu vejo a relação seguinte:

Guitarristas tocam para Guitarristas - bem como
Mulheres se arrumam para outras mulheres.

O que isso quer dizer?
Que muitas vezes o "tocador de guitarra" busca usar o seu equipamento para obter mais respeito dos outros que estão assistindo seu desempenho.

---------------------------------------------------------------------- ---------------

Um bom equipamento é fácil de regular e timbrar. Isso é fato. Mas a ordem do que é bom ou ruim é você quem define.

Alan_Domingues
Veterano
# out/12
· votar


Olha, vou expor uma opinião pessoal minha. E sempre passei para alunos.

Quando você está começando, é primordial a ajuda de alguém que saiba bastante. Não adianta que o amigo que sabe um pouco mais não irá ajudar tanto.

Use o professor para dar dicas. Não vão na onda da internet com essa galera nova formadora de opinião.

Assim como um médico me falou. A internet fala sobre todas as doenças, mas quem realmente vai diagnosticar é o médico e não você mesmo.

Não caiam na asneira dos formadores de opinião. Se vocês já tem um bom conhecimento, ouvido, etc. vão na loja e testem os equipamentos.

Isto influencia e muito no quesito "músico profissional" "equipamento profissional".

Não existe equipamento para amador e profissional, é tudo igual.

Eu nunca fui respeitado por meu equipamento, acredito eu que sou respeitado pela minha forma de tocar (minha beleza que não é).

Então, peguem suas guitarras e equipos e façam um som!

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Vinibsm

Concordo com o Alan_Domingues.

A acrescentar só uma coisa, que se você pensar a fundo, responderá tudo o que você quer saber:

1- Se você têm um "som" em sua cabeça, esse som é seu e você que irá descobrir o equipamento para consegui-lo, não importando se é uma Gibson ou uma Eagle, um Marshall ou um Warm.

2- Se você quer ter o som de "fulano", ainda que tenha o mesmo equipo dele, poderá chegar perto, mas nunca soará idêntico.

Coloque seus ouvidos à frente de seus olhos, o som à frente da logomarca. Leva muitos anos para a gente saber o que é realmente bom e se livrar dos conceitos pré estabelecidos pelo mercado.

Ainda assim, algo pode ser bom para mim e não ser para o Alan_Domingues, por exemplo, e vice e versa.

Quem esta certo? Provavelmente ele, porque ele toca mais que eu...

ao fim, tudo se resume em tocar!

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Alan_Domingues

Não vão na onda da internet com essa galera nova formadora de opinião.

Falou tudo. E ainda tem gente que compra Gibson, Fender, etc, de olhos fechados depois de obter a "bênção" desses formadores de opiniões. Mas não levam em conta que nem todas as Gibsons ou Fenders e outras são essa maravilha toda. Algumas são bem ruins (e caras), para falar a verdade. Mas aí é tarde né, já comprou de orelhada, sem testar, sem ver o instrumento de perto...

Alan_Domingues
Veterano
# out/12
· votar


Escrevi uma parte porca.

Olha, vou expor uma opinião pessoal minha.

Se é pessoal, é minha por...

DUH

kkkk

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


Alan_Domingues
Escrevi uma parte porca.

Relaxa cara ningém nem percebeu, e se percebeu,o erro foi camufllado pela sua contribuição ao tópico.

Rafa-Ban
Veterano
# out/12
· votar


O interessante é tirar o melhor som que vc puder de acordo com o equipamento que vc tiver em mãos, e procurar usar o mínimo possível de referencias, melhor dizendo, usar como referencias, não tentando copiar.
Quem é iniciante não vai ter muita noção, mas conforme for aprendendo, interagindo com músicos mais experientes vai ser capaz de apontar o que sente falta no seu equipamento.
Acho que uma das poucas unanimidades no que diz respeito a um instrumento é que ele deve ser capaz de ser afinado e permanecer assim por um bom tempo, além de ser confortável de ser tocado. O resto é questão de gosto, inclusive o que determina pra uma pessoa o que é um instrumento confortável pra se tocar

kevinluis
Veterano
# out/12
· votar


Vou dar a opinião que eu acabei criando e que provavelmente ainda mudarei ela pois ainda sou bem novo e ainda leigo no mundo da musica.

Essa historia que o timbre vem do guitarrista e não do equipamento é uma verdade em partes, para os leigos não músicos isso é quase uma verdade absoluta, agora para quem é musico o equipamento faz muita diferença no resultado final.

Eu cheguei nessa conclusão atravez do empirismo caseiro mesmo, eu tenho 3 guitarras, uma memphis mg32, uma cort x6 (com dimarzio air norton na ponte) e uma fender standard mexicana.

Eu comprei a fender faz uma semana e claro, percebi muitas diferenças dela comparando a memphis, e eu não digo que toco melhor na fender, mas sim que ela me da mais emoção de tocar, o timbre me agrada muito mais, eu consigo tocar por muito mais tempo por ela ser mais confortável, e não tem aquelas coisas que tiram o tesão de tocar, como por exemplo uma corda desafinando a cada encostão na alavanca ou você não conseguir chegar naquele timbre que você sonha tanto, com a fender eu consigo.

Enfim, eu percebi varias diferenças, mas cada pessoa que eu mostro a mesma musica nas duas guitarras, elas não percebem nenhuma diferença, as vezes a diferença que eu escuto é tão gritante que eu fico extremamente indignado.

Então pra uma pessoa comum não importa o timbre do guitarrista ou qual equipamento ele ta usando e sim a musica, nós por tocarmos em diferentes instrumentos durante a vida ficamos com os ouvidos mais apurados e criamos a necessidade de sempre conseguir o melhor para agradar a sí mesmo, ou vai dizer que você nunca sentiu um arrepio na espinha ao tocar um E com uma guitarra top em um valvulado? pergunte para sua mãe e ela dirá que só fez um barulho legal...

Enfim essa é só a minha opinião, eu vou continuar sempre em busca do melhor que eu puder comprar para mim, eu to perto de completar 3 anos de guitarra e já tenho um equipamento interessante pra tão pouco tempo, mas mesmo assim quando eu tenho as minhas piras experimentais eu não consigo realizar elas por falta de efeitos :\ e não me mandem comprar multiefeitos, eu quero tocar uma coisa viva que eu sinta com a alma, não um som todo comprimido e "bonitinho"

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# out/12
· votar


Apesar de q mt já tenha sido colocado aki no tópico, vou acrescentar mais uma coisa: de nada adianta um bom equipamento se a pessoa q o está usando n souber tirar som dele, vejo mtos alunos reclamarem q n conseguem timbrar suas pedaleiras por isso ou akilo, mas mtas vezes(quase sempre na verdade) o indivíduo sequer leu o manual de instruções. Antes de se preocupar em demasia com a questão do q usar pra tocar, é importante q tenhamos noção de como usar primeiro, e isso só se consegue com estudo e experiência, espero ter ajudado.

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


É eu entendo o ponto de vista de vocês
brunoepronto
kevinluis
Rafa-Ban

Provavelmente essas duvidas venham da minha inexperiência mesmo,talvez eu entenda menos de musica que um macaco segurando um tambor,Mas na minha cabeça oque importa realmente é O QUE o cara tá tocando e COMO ele está tocando,sendo quase(eu disse QUASE) irrelevante COM O QUE ele está tocando.

Me digam uma coisa vocês já pensaram assim,ou isso é loucura minha?

a visão de quando começaram a tocar mudou muito do que é atualmente pra vcs?

NoIdeaS
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm

velho , vai la tocar guitarra.

q q adianta compra um marshall se tu nao sabe tocar?
aprende na boa la cara, como MUITOS ja disseram, depende do teu gosto.
Se o som q ta saindo ta ruim pra vc, mexe no amp. Ai se nao achar mesmo vai atras de outro poxa.

Não sei se compreenderam oque eu quis perguntar mas isso está tirando meu sono.o medo da qualidade do meu som ser ''diminuída'' por usar um equipe mais barato.

euri do perder o sono uAEAeUEhuAEheuaehu

krixzy
Veterano
# out/12
· votar


Minha humilde opinião é:

Há estilos musicais que vc toca até com amp multiuso e com qualquer guitarra lixo, tipo esses forro nordestino que só usa guitarra clean e raramente um overdrive pra um solinho meia boca....

E há estilos que precisam de um som bem encorpado e orgânico, natural quente... que vc realmente não vai conseguir com um amp multiuso e uma guitarra que mais parece pal com arame....

se o som que vc quer tirar é um bem simples vc não precisa de um equipamento muito caro não, agora se vc quer tirar um som mais complexo vc vai precisar de um equipamento caro, essa é a realidade nua e crua
Por isso a maioria fala, só depende do som que vc quer tirar, se vc tira o som que vc gosta de um amp barato e uma guitarra + ou - ta ótimo, é só testar os equipamentos antes de comprar e ver se ele vai te dar o que vc procura, só assim vc vai saber se vai precisar de equipamento caro ou não.

Se vc pretende tocar forro, seria jogar dinheiro fora comprando um mesa boogie...

Espero ter esclarecido como a coisa funciona, no fim, só testando pra saber suas necessidades.

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


NoIdeaS
velho , vai la tocar guitarra.
Como se eu tivesse alguma escolha,tocar é a única coisa que me faz feliz.
tô lendo os tópicos com a guita no colo.

eu ri do perder o sono uAEAeUEhuAEheuaehu

É, seria trágico se não fosse cômico.

Bog
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm

Meu modo de ver as coisas: equipamento = ferramenta.

Ferramenta certa na mão certa = ideal.
Ferramenta certa na mão errada = fail.
Ferramenta errada na mão certa = alguém tirando leite de pedra.
Ferramenta errada na mão errada = fail.

Moral da história: nas mãos certas, o equipamento não precisa ser "top", e sim adequado ao objetivo buscado. Mas nas mãos erradas, qualquer coisa será um fracasso.

MauricioBahia
Moderador
# out/12
· votar


"Até onde o equipamento interfere no som do Guitarrista (duvida de amador)"

A pergunta é: "Até onde o Guitarrista interfere no som do equipamento?"

:)

kevinluis
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm
,Mas na minha cabeça oque importa realmente é O QUE o cara tá tocando e COMO ele está tocando,sendo quase(eu disse QUASE) irrelevante COM O QUE ele está tocando.

Você ta pensando certo, eu penso mais ou menos assim, se bem que eu penso de uma maneira tão confusa que até eu acabo me perdendo na linha de raciocínio, por exemplo eu não gosto nem das musicas nem do timbre da maioria dos guitarristas de musicas instrumentais, pra mim é tudo muito igual e parecido, é só uma decida e subida de escala infinita, um grande exemplo de musica instrumental que eu gosto é o macaco bong, que é um timbre e execução bem diferente de steve vai, malmsteen, satriane e cia...

acho que isso até responde a sua segunda pergunta, acho que todos nós estamos em uma constante mudança de pensamento, se eu ler coisas que eu falei nesse fórum a um ano atrás eu vou ficar com vergonha de mim mesmo por pensar daquela forma, e é provável que isso aconteça daqui a um ano também...

Enfim acho que todos já tiveram duvidas como as suas, eu já cometi varias gafes quando comecei a tocar guitarra, achava que o slash era o melhor guitarrista do mundo, sendo que hoje eu acho isso ridiculo, não se pode dizer que existe um guitarrista que é melhor que os outros, cada um tem seu estilo e forma de tocar e por isso deve ser respeitado, ah viu só já ficou outro post sem pé nem cabeça :\

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


kevinluis
ah viu só já ficou outro post sem pé nem cabeça :\
Calma cara deu pra entender,nós pensamos de um jeito parecido,mil pensamentos por segundo,kkkk.

não se pode dizer que existe um guitarrista que é melhor que os outros,

Pode sim JIMI HENDRIX

Drinho
Veterano
# out/12
· votar


Até onde o equipamento interfere no som do Guitarrista

interfere muito, cada guitarra, cada pedal, cada amplificador soa diferente

o que esquecem é que se o guitarrista for bom qualquer equipamento vai soar bem, vão continuar soando diferentes entre eles, porém todos soarão bem....

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


Drinho
o que esquecem é que se o guitarrista for bom qualquer equipamento vai soar bem, vão continuar soando diferentes entre eles, porém todos soarão bem....

Concordo em gênero número e grau.

GustavoDavi
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm
Cara, eu estou no mesmo patamar que vc!!

Mas só digo uma coisa, não existe equipamento melhor ou pior que os outros, existe o equipamento ideal pra vc, tipo, se vc já tem uma boa técnica um bom ouvido, já consegue tirar todo o "caldo" do seu instrumento mas ainda não te agrada o som que sai dele, essa seria a hora pra dizer que seu equipo esta interferindo no seu som, ou seja, ainda não está como vc quer, mas pra saber ao certo se chegou ou não esta hora vc deve testar todas as configuraçães possíveis do seu set! pois só assim vc conseguirá saber se já chegou no timbre ideal ou não, se não chegou no timbre ideal vc deve começar a pensar em upgrades!!!

Kleber Blacklock
Veterano
# out/12
· votar


Aproveitando o tópico, lanço uma pergunta mais batida ainda: até que ponto determinado equipamento lhe ajudará a treinar mais, tocar melhor, fazer uma música que realmente faça a diferença ou que seja lembrada como um clássico?

Nossa, tenho postado pouquíssimo no fórum, porém, a preocupação por equipamentos top de linha, boutique ou até mesmo pelas "febres" do momento é tanta que o retorno da aquisição desses equipamentos (vídeos, gravações em áudio, etc.) são tão poucas que a pergunta permanece: a aquisição desses equipamentos tem realmente feito a diferença?

Sou de uma época em que a internet não existia. Vi bandas usando Gianninis, Ciclotrons e coisas do tipo, muitas vezes até mesmo por falta de conhecimento de aparelhagens top de linha. Na época, adquirir uma "pedaleira" (antigamente mais conhecida como "módulo para guitarra") era coisa de rico. Adquirir uma Fender, então, só para quem assaltasse um banco. Tocávamos com Goldens, Eagles, etc, minha maior realização há quinze anos foi adquirir uma Washburn Lion, isso porque carregava o nome "Washburn". E vou contar, vi muita gente tocando muito com aparelhagem vagabunda. Hoje vejo o contrário, muita gente com aparelhagem excelente tocando de forma vagabunda.

Perdão se desvirtuei o tópico, só acho que ter um Marshal ou uma Gibson não fará com que fulano toque mais ou melhor do que com uma Cort e um Laney, pelo contrário, existem pedaleiras "meia-bocas" que fazem com que o som fique excelente para ouvidos não treinados (classifico "não treinados" como platéia formada em sua grande maioria por "não músicos" que não estão nem aí para um Marshal ou para uma Jackson signature) e, muitas vezes (e isso já foi provado várias vezes no próprio fórum) uma simulação não é identificada quando postada junto a uma gravação de um amplificador original.

Vamos tocar, pessoal, deixemos de frustração com o que temos e passemos a ter frustração com o que somos como músicos!

Abraços!


Kleber Blacklock

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


Kleber Blacklock
E vou contar, vi muita gente tocando muito com aparelhagem vagabunda. Hoje vejo o contrário, muita gente com aparelhagem excelente tocando de forma vagabunda.

Vamos tocar, pessoal, deixemos de frustração com o que temos e passemos a ter frustração com o que somos como músicos!


É disso que eu estou falando.

porra agora vc me fez lembrar quando comecei a tocar na igreja,com uma guita Austin e uma caixa multiuso TOP 500 onde agente ligava mic, guita, baixo e teclado.

GustavoDavi
Cara, eu estou no mesmo patamar que vc!!

Que isso cara,ainda tenho muito que estudar pra ''ESTAR'' em algum patamar,sou ruim demais.mas não desisto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Até onde o equipamento interfere no som do Guitarrista (duvida de amador)