Tocando em pé - Palhetada Alternada

Autor Mensagem
PEMAMETAL
Veterano
# set/12


Eu sei que existem vários tópicos sobre tocar em pé, mas gostaria de uma abordagem diferente.

Normalmente vejo iniciantes reclamando de dificuldade em tocar guitarra em pé, só que eu já tenho mais de 13 anos de guitarra (apesar de não treinar tão regularmente) e mesmo assim algumas coisas eu simplesmente acho muito difícil de tocar em pé, como palhetada alternada rápida.

Quando vou ensaiar com a minha banda de classic rock é tranquilo, os solos não são muito complexos no sentido de palhetada, mas em casa eu curto tocar muito Zakk Wylde, Ozzy, Black Label Society e aí a palhetada alternada é foda, tem coisa que não sai. O angulo de ataque da palheta em pé é muito diferente de quando eu toco sentado, a palhetada sai toda mascada, é desanimador. Não sei se devo mudar a posição da mão direita e o jeito de segurar a palheta em pé, ou simplesmente treinar mais e mais até conseguir fazer em pé tudo que faço sentado.

E ae, quantos de voces guitarristas de longa data tem certa dificuldade em tocar em pé?

stannisbar
Veterano
# set/12
· votar


Mesmo se vc levantar a guitarra bem alto (ou seja, deixar a correia bem curta), você ainda tem os mesmos problemas?
Realmente é incrível como esses caras colocam a guitarra no joelho e conseguem o mesmo angulo de ataque, curvatura da mão e etc como se estivessem sentados.

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


PEMAMETAL
Cara, isso é altura da correia. Se tá desconfortável ou impedindo a realização de alguma técnica, tem que subir a correia. Tem gente que não abre mão de estilo, visual e tal , e prefere se esforçar mais pra tocar, pisar no retorno, levantar a guitarra na coxa e outros artifícios pra compensar a correia muito baixa. Eu subi muito a guitarra nos últimos anos, tudo por causa do conforto e tocabilidade. Hoje eu sou quase o Petrucci ou Tom Morello, se tratando da altura correia é claro.....

bezerrabru
Veterano
# set/12
· votar


Acho que o stannisbar falou tudo.

O ângulo do seu braço ajuda muito nas técnicas de velocidade, devido a pegada. Se você tem o hábito de tocar com a guitarra mais em baixo, suba um pouco a correia.

Se não agradar, por estilo por exemplo, crie métodos de quando for solar, conseguir subir um pouco a guitarra... O Slash por exemplo apoiava na coxa.
Já vi vários guitarristas que usam os "PA's" como apoio de pé para conseguir um angulo satisfatório.

PEMAMETAL
Veterano
# set/12 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


bezerrabru

É foda!!! E o que dizer disso???? Sem apoio na perna, sem P.A., guitarra lá embaixo, palhetada alternada fudida, só movimento no pulso. Quanto tento desse jeito, sai um lixo!!!



joao b.
Veterano
# set/12 · Editado por: joao b.
· votar


PEMAMETAL

Realmente ha uma grande diferença entre tocar sentado e tocar em pé em termos de pegada... Mesmo não tocando tão rápido no começo tive bastante dificuldade. Até que um dia tomei a decisão de tocar tudo em pé, mesmo em casa!

Hoje faço assim:

Estudar/Pegar um solo... - SENTADO.
Praticar/Treinar... - EM PÉ!

Tenho conseguido bons resultados!

Outra coisa que fiz depois de muito sofrer com o desconforto foi subir a guitarra encurtando a alça... No começo eu gostava muito do estilo "guitarra nos joelhos...", hoje, eu prefiro o estilo "tocar de forma confrotável"!


E tem mais uma que me ajudou muito "tocar em frente ao espelho". Coloquei um bem grande no meu quarto e sempre que vou praticar to me vendo ali... Ha quem diga que isso é frescura, mas passei a tocar com muito mais segurança depois de começar a fazer isso. Sem contar a melhoria de postura...


O jeito é tentar encontrar uma forma confortável de tocar...

Jinkxs
Veterano
# set/12
· votar


PEMAMETAL

É foda!!! E o que dizer disso???? Sem apoio na perna, sem P.A., guitarra lá embaixo, palhetada alternada fudida, só movimento no pulso. Quanto tento desse jeito, sai um lixo!!!

Por isso que tu não é o Zakk.... é o PEMAMETAL!!!!! Hehehehe.....

Fazer o que né!?!?!

Mas o toque da galera está correto. Suba um pouco a guitarra se necessário.... afinal, tocar com a guitarra lá embaixo é estilo..... só vale se você tem conforto. Tocar com ela no joelho se sentindo desconfortável é coisa de Poser!!!!

PEMAMETAL
Veterano
# set/12
· votar


joao b.
Realmente ha uma grande diferença entre tocar sentado e tocar em pé em termos de pegada... Mesmo não tocando tão rápido no começo tive bastante dificuldade. Até que um dia tomei a decisão de tocar tudo em pé, mesmo em casa!

É cara, vou ter que fazer isso tb,tocar só de pé, treinar só de pé. Com o tempo acho que vou melhorando.

E tem mais uma que me ajudou muito "tocar em frente ao espelho". Coloquei um bem grande no meu quarto e sempre que vou praticar to me vendo ali... Ha quem diga que isso é frescura, mas passei a tocar com muito mais segurança depois de começar a fazer isso. Sem contar a melhoria de postura...

Isso ajuda mesmo a ver como ta posicionada sua mão na guitarra etc. eu tenho um no meu quarto tb, mas no quarto aí só daria pra tocar com o Guitar Rig. No quartinho onde ta meus amps não tem espelho. Taí outra coisa diferente, o amp de verdade é muito mais barulhento que o Guitar Rig e a execução fica mais poluida.

Jinkxs

Por isso que tu não é o Zakk.... é o PEMAMETAL!!!!! Hehehehe.....

Fazer o que né!?!?!

Mas o toque da galera está correto. Suba um pouco a guitarra se necessário.... afinal, tocar com a guitarra lá embaixo é estilo..... só vale se você tem conforto. Tocar com ela no joelho se sentindo desconfortável é coisa de Poser!!!!


Eu não uso tão baixa assim. A ponte da guitarra fica bem no pinto hahaha, fazer o que mas é verdade. Mas o lance é que eu quero tocar com o braço esticado relaxado, eu consigo isso quando toco classic rock, o foda é quando a palhetada é mais complexa, aí fica mais dificil. Eu vou subir a correia um pouco quando for tocar sons mais dificeis e espero que treinando apenas de pé eu consiga melhorar isso, mas é foda. Não to satisfeito ainda não

Bob Mauley
Veterano
# set/12 · Editado por: Bob Mauley
· votar


deixa a guitarra mais entre as pernas, posicionando mais para a esquerda do que para a direita (isso se for destro

Treina isso e conte se ajudou em algo, pra mim fez uma puta diferença o/

Jeff.gomes
Veterano
# set/12
· votar


PEMAMETAL

Cara, deram dicas boas, mas só para comentar...

Eu nunca tive dificuldade em tocar em pé, porque sempre ensaiei em pé... e palhetada alternada sempre foi facil porque sou canhoto... ja coisas simples como salto de corda e tapping com a mão direta sempre foi horrivel para mim... agora ta ficando mais tranquilo.

Mas a questão é de costume... as técnicas que mais usamos, e o modo que mais tocamos, sempre vão ser os mais facieis... =]

alv2707
Veterano
# set/12 · Editado por: alv2707
· votar


Ninguém falou até agora, mas o principal fator pra regulagem aparentemente é a altura do guitarrista. Pelo que eu pude reparar ao longo dos anos os guitarristas mais alto tem mais facilidade com a guitarra mais baixa.

Então não tem nada de anormal nos caras que tocam guitarra no joelho, o físico do cara é que propicia isso. Se você não tiver uma proporção adequada entre braço e tronco você NUNCA vai conseguir fazer o que os caras fazem. Então minha dica é procurar uma altura que te deixe confortável pra tocar, não é demérito nenhum tocar com a guitarra mais alta.

diegostick
Veterano
# set/12
· votar


Zakk é Zakk, não tentem imitar! HEHE

Prezando pelo meu conforto, eu toco com a guitarra quase no pescoço. Serio, tipo Tom Morello mesmo. Crie seu próprio estilo, contanto que se sinta bem tocando e toque certo. Esse é o caminho.

Del-Rei
Veterano
# set/12
· votar


PEMAMETAL

Fala!!!!
Acho que tocar sentado é o mal do século para os guitarristas, hehe.

Eu acredito que seja simplesmente prática. Se você acostumar a tocar só em pé, naturalmente seu corpo vai se adaptando aos poucos. Sentado (ou com a guitarra no peito) obviamente é muito mais fácil, por isso as palhetadas saem com facilidade.
Se acostumar com o confortável é fácil.

E, claro, o tio Zakk não está onde está à toa. O cara é foda no que faz. Querer fazer o que ele faz é foda.
Provavelmente o cara devia ficar com a guitarra pendurada até pra cagar. Se duvidar, num dia ele tocava mais do que eu numa semana. Aí, não dá pra competir.

Um aceno de longe!!!

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


alv2707

Então não tem nada de anormal nos caras que tocam guitarra no joelho, o físico do cara é que propicia isso. Se você não tiver uma proporção adequada entre braço e tronco você NUNCA vai conseguir fazer o que os caras fazem.

Esse é o meu caso. Sou baixo (1,69 m) e meus braços são curtos, logo nem se eu quisesse tocar com a guitarra arrastando no chão fisicamente não conseguiria, hehehehe.

Esqueceram também de citar que em pé vc tem há dois fatores que influenciam: Suporte do peso do instrumento e o equilibrio do mesmo em relação ao corpo, coisas que sentado vc não precisa fazer, já que apoia a guitarra nas pernas. Enfim, acho que para corrigir essas coisas só treinando...em pé. Não existe outra forma.

A altura da correia, tem caras que tocam muito tanto com a guitarra alta, quase como um pingente (Frank Gambale, Tom Morello) quanto outros que tocam com a guitarra arrastando no chão (Nuno Bettencourt, Zakk Wylde). O Nuno Bettencourt é mais foda ainda, porque toca coisas muito mais difíceis tecnicamente do que o Zakk Wylde e com a guitarra mais baixa ainda, hehehe. Aí vai do gosto de cada um, da maneira que mais lhe convém a tocar e que seja confortável.

Aí vai um vídeo do mestre! o/



PGilbert
Veterano
# set/12
· votar


Eu tinha o mesmo problema.. hoje só toco e treino em pé.. acabou o problema.

PEMAMETAL
Veterano
# set/12
· votar


Del-Rei

É cara, não da pra competir com esses caras, eu toco de final de semana, as vezes uma coisa que eu evoluí num dia de treinamento se perde pelo tempo que eu fico sem tocar.

renatocaster

Tomar no cú!!! Que porra foi essa cara? Eu não conheço muito o trabalho do Nuno Bittencourt, mas essa guitarra aí ta muuuuuuuuuuuito baixa, caralho!
A unica coisa que eu acho desse video, é que o som ta perfeito demais, será que não teve regravação de estudio pra corrigir erros? Esses DVDs mais produzidos normalmente são todos editados, normalmente o que se ouve não era o som real do local. Eu nunca vi ninguem tocar a guitarra tão baixa e tão limpa desse jeito, tem alguma coisa ao vivo "vivo mesmo" gravação amadora que de pra avaliar? Tipo que nem a do Zakk que eu mandei? Aquilo é live mesmo hehehe, gravação amadora sem edição

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# set/12
· votar


PEMAMETAL

Cara, deixa eu ver se eu entendi... Teu problema de tocar em pé e por causa da palhetada? Da mão direita?

No meu caso, o problema maior em tocar em pé e com a guitarra mais baixa era a mão esquerda, que não abria muito e eu não alcançava alguns locais, e ficava difícil tocar depois da 12ª casa nas cordas mais graves.

Ajustei a altura da correia pra ficar confortável e meus problemas acabaram (ou pelo menos diminuíram muito).

ALF is back
Veterano
# set/12
· votar


PEMAMETAL
essa discussão é muito interessante, porem eterna...rs
acho q quem acostuma tocar sentado, quando vai tocar em pé, só estranhará menos se usar a correia alta...ai entra a tal estetica que, se for combinar com o estilo musical, até tem mesmo sua importancia...eu nao toco com a correia no pescoço, mas tbm nao toco com ela no joelho...é uma posição meio assim: o mais baixo possivel de forma q nao me atrapalhe em nenhuma tecnica...
quanto ao Zakk, eu nao acho ele foda por causa da correia dele...isso é apenas um detalhe...acho ele foda pelas composições e tecnica, além da pegada, claro...
repare que sempre q possivel ele toca sentado...é claro q ele prefere tocar sentado...e repare tbm na mão direita dele q fica apoiada quase em baixo da ponte e virada toda pra cima...isso certamente é fruto de anos e anos tocando da mesma forma...nao há nada q ele faz no posicionamento q nao possamos reproduzir se passarmos um tempo suficiente (demora pra cacete) treinando...mas a questão é se vale a pena ou nao...na minha visão, nao vale a pena...o Zakk teve varios problemas de tendinite na mão direita e esquerda...como foi nas 2 mãos, talvez nao tenha relação com a altura da guitarra, mas sim com falta de aquecimento e alongamento...mas mesmo assim, devemos tomar cuidado ne...rs

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


ALF is back
nao há nada q ele faz no posicionamento q nao possamos reproduzir se passarmos um tempo suficiente (demora pra cacete) treinando...
Não é bem assim não não , cara... Existe uma proporção tronco/braço/mão que te possibilite fazer isso. Eu já tentei e é fisicamente impossível pra mim. Tenho 1,90, 95 kg (não sou fatty hehehe mas o ombro é largo) e não rola. Nem pra tentar imitar.

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


PEMAMETAL

tem alguma coisa ao vivo "vivo mesmo" gravação amadora que de pra avaliar?

Hehehehe, Nuno Bettencourt não é fake não, cara! o/

Arpejos com salto e tapping, com a guitarra arrastando no chão e sem xuxinha para abafar as cordas! \o/



ALF is back
Veterano
# set/12
· votar


Led Zé
Eu já tentei e é fisicamente impossível pra mim
bom...eu nunca tentei entao nao sei dizer...até ja vi uns guitarristas brucutu tocando death fuck satan metal com a guitarra no tornozelo, mas eles nao faziam nada alem de socar a mizona...rs

Kaique.Chainsaw
Veterano
# set/12
· votar


Tenta ajustar na mesma altura que voce toca com ela sentado.

RennanRdC
Veterano
# set/12
· votar




Uma dica legal é fazer o que o petrucci faz, coloca o pe em cima de alguma coisa, caixa etc. ja fica bem melhor

kami_hiey_bakura
Veterano
# set/12 · Editado por: kami_hiey_bakura
· votar


note que sempre que o wyld vai tocar um solo ele inclina as pernas para poder ter uma maior precisão nas cordas e na palheta,tente tocar guitarra sentado só que com ela no meio das pernas.
a palhetada do nuno parece a do sinyster gates



post pro cobaim que tbm tocava a guitarra nos joelhos para parecer mais style

clebergf
Veterano
# set/12
· votar


Realmente isso é complicado.
Eu praticamente só estudo e treino sentado, esses dias fui tocar em pé, até que não foi tão ruim, mas deixo a guita um pouco alta....não igual o Tom, mas tbm não mto baixa....
Acho que é o físico da pessoa + treino mesmo....

PEMAMETAL
Veterano
# set/12
· votar


renatocaster
Hehehehe, Nuno Bettencourt não é fake não, cara! o/

Arpejos com salto e tapping, com a guitarra arrastando no chão e sem xuxinha para abafar as cordas! \o/


Esse matou a pau. Muito foda esse solo! Tem uma coisa que eu não consegui entender direito, a musica parece muito mais rapida que a palhetada dele, ele ta usando algum tipo de delay, ou são só ligados mesmo?

Kaique.Chainsaw
kami_hiey_bakura
clebergf

Tenho treinando em pé esses dias, acho que ta melhorando aos poucos, uma coisa que tem funcionado pra mim é desencostar a palma da mão da ponte da guitarra, ficar com ela solta e tentar palhetar só com pulso nas palhetadas alternadas

PEMAMETAL
Veterano
# set/12
· votar


RennanRdC

Hahaha Desnecessário o Petrucci fazer isso, a guitarra dele em pé ta mais alta que a minha quando to sentado. Mas se ele se sente melhor, quem sou eu pra falar hehe.

Luc Armstrong
Veterano
# set/12
· votar


é questao de acostumar mesmo!
to com o pessimo costume de cada show, dependendo do humor, tocar com uma altura de guitarra e sinto q isso ta me prejudicando.
mas nao sei cara, me sinto muito mal tocando com a guita acima da cintura... me sinto q nem aqueles cara q toca viola raiz com o instrumento la em cima haha

MtPrimo
Veterano
# set/12
· votar


O Zakk é praticamente um viking. A guitarra fica pequena quando ele segura ela, e ele pode segurar o corpo da guitarra com uma mão, só utilizando o indicador e o mindinho. Então pra ele é facil SHBSHBS

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


Luc Armstrong
Ah, toca com ela na "barriga/cintura"... Não precisa por a guita nas canelas igual o Zakk bicho... O importante é estar confortavel pra você.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocando em pé - Palhetada Alternada